Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

THIAGOHOLANDA

LIGAÇÃO CORRETA DE UM SUB H-BUSTER KILLER

Recommended Posts

Postado em

Aew galera, preciso tirar algumas dúvidas sobre a ligação correta do meu sub com o meu módulo.

Comprei um H-Buster Killer 650W Rms 4+4 Ohms e um módulo Boog TMP2080.

O modulo tem dois canais de 200W Rms cada a 2 Ohms e um bridge de 380W Rms a 4 Ohms.

Eu mandei fazer a caixa e a instalação com o mesmo montador. Usei por 1 mês e o sub começou a feder a queimado e fazer um barulho por dentro nas bobinas.

Ele não parou de tocar, mais ficou com esses dois "sintomas".

Quando eu fui desmontar ele pra mandar pra garantia, vi que as bobinas estavam ligadas em paralelo, ou seja, baixou a impedância pra 2 Ohms.

Resumindo: poderia ter queimado o meu 2080.

Ai eu pergunto: Essa ligação errada pode ter contribuído para a queima do sub?

Quando o sub voltar da garantia, qual seria a ligação mais adequada para ele com o máximo de aproveitamento:

*Ligo em série e aumento a impedância pra 8 Ohms ligando no canal bridge de 380w Rms a 4 Ohms???

*ou ligo cada bobina em cada canal do módulo gerando 200w rms totalizando 400w rms totais para o sub???

Desde já, agradeço a todos do fórum.

Abraços.

Postado em

Aew galera, preciso tirar algumas dúvidas sobre a ligação correta do meu sub com o meu módulo.

O modulo tem dois canais de 200W Rms cada a 2 Ohms e um bridge de 380W Rms a 4 Ohms.

Eu mandei fazer a caixa e a instalação com o mesmo montador. Usei por 1 mês e o sub começou a feder a queimado e fazer um barulho por dentro nas bobinas.

Quando eu fui desmontar ele pra mandar pra garantia, vi que as bobinas estavam ligadas em paralelo, ou seja, baixou a impedância pra 2 Ohms.

Quando o sub voltar da garantia, qual seria a ligação mais adequada para ele com o máximo de aproveitamento:

*Ligo em série e aumento a impedância pra 8 Ohms ligando no canal bridge de 380w Rms a 4 Ohms???

*ou ligo cada bobina em cada canal do módulo gerando 200w rms totalizando 400w rms totais para o sub???

Abraços.

sim ligaram errado e o ampli estava mandando bem mais que seus 380w e como não tem clip e subsônico :(

Postado em

Poder ter contribuído sim, pois assim o sub puxou uma potencia maior do que o módulo pode entregar, então com certeza ele recebeu um som com muita distorção o que pode provocar sua queima, até mesmo com potencias menores do que o sub suporta.

O melhor é ligá-lo em série na bridge mesmo até vc poder trocar de Sub, por um bobina simples, ou dupla de 02 ohms (2+2 ohms).

Ligar uma bobina em cada canal pode também ocasionar a queima do sub, caso cada canal mande um som diferente pro sub.

Postado em

Abraços.

Olha brother, pode ser sim.. Mais eu sei que o sub queima por 2 coisas;

Distorção

Excursão

O mais adequado seria você ter uma Bobina (2+2) Ligando em serie daria 4Ohms, e você fecharia na Bridge do amp. Se deixa a ligação como está o mais provável é queima o amp, então se você não trocar de sub liga em serie pra ele ir pra 8Ohms ai vai tocar só que com menos potência, se deixa 2Ohms vai queimar o Amp !

:legal: Divirta-se ! Qualquer coisa é só perguntar.

Postado em

Galera, valeu mesmo pelas respostas!

Me tiraram muitas dúvidas que tinha!

mas agora surgiu outra:

Como o "jpchiullo" disse, ligando cada bobina em cada canal do amp, pode dar problema, porém, se eu ligar um cabo "y" na entrada RCA do amp, não resolveria essa questão ou mesmo assim há o risco do próprio amp mandar sons diferentes para cada canal?

Valew galera,

Abraços!

Postado em

Galera uma Duvida

To Com Um H-buster de 15' , 700RMS ( Dizem ) ,não conheço nada , meu primeiro som em um carro legau ....

Como ligalo no roadstar 840 , akele roxinho ?

to meio sem dinheiro pra comprar uma potencia legau e queria quebrar o galho com ela mesma ..

toca legau ? corro risco de perder algu equipamente ?

Obrigado pela atenção galera

Postado em

Galera uma Duvida

To Com Um H-buster de 15' , 700RMS ( Dizem ) ,não conheço nada , meu primeiro som em um carro legau ....

Como ligalo no roadstar 840 , akele roxinho ?

to meio sem dinheiro pra comprar uma potencia legau e queria quebrar o galho com ela mesma ..

toca legau ? corro risco de perder algu equipamente ?

Obrigado pela atenção galera

Toca sim !

O amp, vai trabalhar forçado, então vai dar muita distorção.. !

:legal:

Postado em

o amplificador fornecerá 200W em cada canal se você ligar uma bobina de 2 Ohms.

Como você estará ligando uma bobina de 4 Ohms, ele fornecerá menos.

E tem outro detalhe: Se cada canal fornece 200W em 2 Ohms, então a bridge deverá fornecer 400W.

Para a bridge fornecer 380W, então cada canal deveria fornecer 190W em 2 Ohms... Provavelmente "arredondaram" esses 190W para 200W :-)

Resumindo: No SEU CASO, e em termos de potência, dá na mesma associar as bobinas em série e ligar na bridge do amplificador ou ligar uma bobina em cada canal.

Att,

Renato S. Yamane

Postado em

Cara, fui pesquisar e achei o seguinte módulo:

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=258

Esse Boog envia 200 RMS na Bridge a 4Ohm... deixando em 8Ohm ele vai enviar 100WRMS (teoricos)

Cada canal em 4Ohm envia 70WRMS.

Se você ligar cada canal em uma bobina, vai enviar 140RMS para o Sub.

Para você ligar cada bobina em 1 canal, verifique exatamente a tensão que cada bobina envia, eu aconselho você colocar uma frequencia de teste de 60Hz e medir com o multimetro e deixar os 2 canais com exatamente a mesma tensão.

Mas Muito provavelmente, vc queimou seu sub por distorção. O Módulo é muito fraco para o Sub, conclusão BASS +12 LOUD no máximo, distorção pro falante!

Tenta trocar o módulo! ou pegar um sub mais fraco que toque melhor com menos potencia!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...