Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

guilhermefkn

4 vias ativo cortado pelo player de 3 vias

Recommended Posts

Postado em (editado)

Saudações amigos foristas ! !

Estou pensando em partir para um set de 3 vias + sub, mas pretendo fazer todos os cortes pelo player, Alpine 9884 com o processador pxa-h100, que possibilita 3 vias, T.A, equalizador gráfico e paramétrico, e atenuações em 6, 12, 18 e 24 Db. fuçando no player, encontrei uma função chamada "filter type", na qual é possível o modo "normal" e "individual". Ativando o modo "individual", o player passa a fazer todas as regulagens de crossover e equalizador independentes por canal, ficando da seguinte forma:

Low L

Low R

Mid Low L

Mid Low R

Mid Hi L

Mid Hi R

Hi L

Hi R

o que possibilitaria dividir o canal low em dois, com corte LP de até 200Hz. um para o sub e outro para os mids, que eu pretendo fazer em 50Hz e 200Hz respectivamente, fazendo para os fulls corte band pass a partir de 200Hz, e corte Hi pass normalmente para os tws.. .

Gostaria da opinião do pessoal que manja de 3 e 4 vias se isso é possível, e também quais falantes seriam ideais para esses cortes, visto que já possuo os tweeters scanspeak illuminator, ainda sem full e sem mid, e com intenção de usar um JL 10w3v3 para sub, em fase de negociação para os amps stéreo, estão dois xtant 202M e 404M ..

Obs. os Mids serão colocados em pezinhos, tw e full em coluna on-axis. cada falante alimentado individualmente.

O texto ficou meio confuso, mas acho que dá pra identificar a dúvida.. . .

Desde já agradeço ..

Editado por guilhermefkn
Postado em

Estou planejando um 4 vias também com um set parecido,

Para Mid Range (mid high) eu pegaria um full, o Tang band bamboo 3" (o Diego Alves esta com um a venda) eu o utilizaria em 300Hz até uns 5 ou 6 kHz, já para Midbass dedicado eu ainda estou a procura de um adequado...

Talvez o melhor seja voce pegar o 404M e utilizar no Tw + Mid High e comprar um amplificador um pouco mais potente para o Midbass (mid low).

Postado em

deixa eu ver se entendi: tu pretende usar um corte de frequencia diferente no SR e SL pra usar 1 rca pro sub e um rca pro mid bass?

dá pra fazer, mas não vai ficar bom!

o certo nessa tua situação é usar ou um cross ativo antes do amplificador ou um cross passivo após o amplificador.

o que ocorre é o seguinte: nem sempre o que toca no canal direito é o mesmo que toca no canal esquerdo e vc estaria utilizando cada canal para uma coisa diferente nesta tua idéia, vc pode fazer assim:

usar os rcas do sub como sub, usar os rcas do mid bass como mid bass e os rcas do tw num corte baixo, entre 600hz e 1,2khz (dependendo do teu projeto, e usar um cross de kit 2 vias na saida do amp q está ligado neste rca, fazendo assim um corte passivo entre mr e tw, isto te trava um pouco os recursos q vc tem mas é uma solução, ou se vc tiver um cross ativo 2, 3 vias, dependendo da capacidade do cross vc vai usar pra sub/mid bass, ou mid bass/mid range ou mid range/tweter...

outra opção é vc usar um 9886 com 2 pxa-h100 o que permite 3 vias dianteiro+ 2 vias traseiro+sub. o unico desse série q aceita 2 processadores assim é o 9886...

Postado em

Valeu Leandro pela força, engraçado que a maioria das ideias que to tendo, vieram do seu tópico . kkk

Para Mid Range (mid high) eu pegaria um full, o Tang band bamboo 3" (o Diego Alves esta com um a venda) eu o utilizaria em 300Hz até uns 5 ou 6 kHz, já para Midbass dedicado eu ainda estou a procura de um adequado...

A dica do falante é boa . . o problema é o corte do Mid bass, que tem que ser em no máximo 200Hz, sendo que vou usar um canal do sub para ele, em que 200Hz é o máximo.

Talvez o melhor seja voce pegar o 404M e utilizar no Tw + Mid High e comprar um amplificador um pouco mais potente para o Midbass (mid low).

Também pensei nisso. .. gostaria de um mid que descesse bem, até uns 50Hz pelo menos . .

Postado em

deixa eu ver se entendi: tu pretende usar um corte de frequencia diferente no SR e SL pra usar 1 rca pro sub e um rca pro mid bass?

dá pra fazer, mas não vai ficar bom!

É exatamente isso que eu pretendia fazer.

o certo nessa tua situação é usar ou um cross ativo antes do amplificador ou um cross passivo após o amplificador.

E é exatamente isso que eu não queria fazer. . hehehehe

o que ocorre é o seguinte: nem sempre o que toca no canal direito é o mesmo que toca no canal esquerdo e vc estaria utilizando cada canal para uma coisa diferente nesta tua idéia,

Mas no player eu tenho outra opção, que no canal do sub, é deixá-lo em "Stereo" ou "mono", dessa forma, deixando-o em "mono", tanto tanto SL como SR seriam identicos, ou to errado ??

vc pode fazer assim:

usar os rcas do sub como sub, usar os rcas do mid bass como mid bass e os rcas do tw num corte baixo, entre 600hz e 1,2khz (dependendo do teu projeto, e usar um cross de kit 2 vias na saida do amp q está ligado neste rca, fazendo assim um corte passivo entre mr e tw, isto te trava um pouco os recursos q vc tem mas é uma solução, ou se vc tiver um cross ativo 2, 3 vias, dependendo da capacidade do cross vc vai usar pra sub/mid bass, ou mid bass/mid range ou mid range/tweter...

é justamente dessa limitação de recursos que vc citou que eu queria fugir, pois da forma que eu imaginei, eu só perderia o T.A. do Mid bass. e não precisaria de corte fixo com cross passivo.

outra opção é vc usar um 9886 com 2 pxa-h100 o que permite 3 vias dianteiro+ 2 vias traseiro+sub. o unico desse série q aceita 2 processadores assim é o 9886...

Apesar de parecer um pouco absurda essa idéia, não é de se descartar, visto que tenho dois pxa. . ..heheheh

Obrigado pela atenção Léo . ..

Postado em

É, uma pena que não consegui concluir aquele Set, acabei vendendo tudo antes de montar...

Agora pretendo realmente montar um 4 vias e estou trabalhando no projeto, não postei nada ainda porque a ideia está muito crua e vai levar um tempo para eu conseguir todos os equipos que pretendo montar (4-vias com produtos cxb).

De midbass dedicado o melhor que encontrei pelas buscas que fiz foi o mesmo do meu outro set, o peerless SLS, no entanto é dificil de encontrar um e o valor está acima do que espero gastar no meu futuro set, no entanto seria uma boa no seu set.

Vou dar uma olhada se encontro algum full que desça até 200 e posto para você.

Postado em

É, uma pena que não consegui concluir aquele Set, acabei vendendo tudo antes de montar...

Agora pretendo realmente montar um 4 vias e estou trabalhando no projeto, não postei nada ainda porque a ideia está muito crua e vai levar um tempo para eu conseguir todos os equipos que pretendo montar (4-vias com produtos cxb).

De midbass dedicado o melhor que encontrei pelas buscas que fiz foi o mesmo do meu outro set, o peerless SLS, no entanto é dificil de encontrar um e o valor está acima do que espero gastar no meu futuro set, no entanto seria uma boa no seu set.

Vou dar uma olhada se encontro algum full que desça até 200 e posto para você.

Pois é .. . eu também vou demorar pra concluir esse, até por que tenho que concluir essa idéia antes, e hoje estou com um set que até que está me agradando,

alpine 9884 + pxa

RF T162S em bi-amp, colunas e pezinho on-axis

400x4 pro kit

P3d412 e mtx jh-600

Mas pretendo montar algo mais focado em qualidade. .

Valeu a ajuda . . . vou dar uma olhada nesse SLS .. .

Postado em (editado)

dae guilhermefkn ta ligado que to nessa tambem né o meu set ja ta montado e to gostando muito dos mids que por sinal iria trocar , mas depois de instalados jogados direto no amp, vichi mudei de ideia, to usando o hertz ev165 do kit esk ta maneiro hein descendo bastante e tocando abusurdo(na minha opnião) amanhã vo la no imo pra começar a fazer o box pros subs de 8 que segurei, se quiser passar la pra dar uma escutada no conjunto , estarei lá viu camarada, a partir das 10 !!!!!

ps: vc postou o topico que queria postar kkkkkkkk, massa acompanhando atentamente!!!!!

Editado por claytonzmvox
Postado em (editado)

dae guilhermefkn ta ligado que to nessa tambem né o meu set ja ta montado e to gostando muito dos mids que por sinal iria trocar , mas depois de instalados jogados direto no amp, vichi mudei de ideia, to usando o hertz ev165 do kit esk ta maneiro hein descendo bastante e tocando abusurdo(na minha opnião) amanhã vo la no imo pra começar a fazer o box pros subs de 8 que segurei, se quiser passar la pra dar uma escutada no conjunto , estarei lá viu camarada, a partir das 10 !!!!!

ps: vc postou o topico que queria postar kkkkkkkk, massa acompanhando atentamente!!!!!

E aí Claytão. .. blza? ?

Essas 10 horas que vc diz é da manhã ? ?

Então cara. .. fo** pra mim é horario. .. só consigo me livrar depois das 19h .. .

quanto ao mid. . vc tá usando o cross do kit ? ?

eu to querendo fazer tudo pelo player. . . assim consigo montar um 3 vias sem ter que necessáriamente ser um kit pronto. . . .

se vc for lá no Felipe á noite pode crê que eu vo lá trocar uma idéia. .

Outra coisa. . qual player vc tá usando ? ? é DVD neh ??

Editado por guilhermefkn
Postado em (editado)

O meu set da pra voce tirar uma boa ideia...

MIDBASS** ==> SUB JL6w0 ==> 40hz HP 24db/oitava / 200hz LP 12db/oitava

FULL Tangband Bamboo 3" ==> 250hz HP 12db/oitava (da pra usar tranquilo em 200hz HP 24db/oitava)

TW Dayton cortado por um Capapacitor Solen 2.0uf (por volta dos 13khz)

SUBWOOFER 12" JL12W6V2 ===> 40HZ LP 24db/oitava

e está bem equilibrado...

os FULLs tangband todo mundo que escuta fica de boa aberta...tenho 1 par zero pra venda caso queira...

QUANTO AO MIDBASS...PEGARIA UM PEERLESS SLS...ele toca como meu SUB JL6w0...da pra cortar de 40 a 200hz tbm...

qualquer coisa da um grito...vlwwwwwww

Editado por Diego Alves
Postado em

O meu set da pra voce tirar uma boa ideia...

MIDBASS** ==> SUB JL6w0 ==> 40hz HP 24db/oitava / 200hz LP 12db/oitava

FULL Tangband Bamboo 3" ==> 250hz HP 12db/oitava (da pra usar tranquilo em 200hz HP 24db/oitava)

TW Dayton cortado por um Capapacitor Solen 2.0uf (por volta dos 13khz)

SUBWOOFER 12" JL12W6V2 ===> 40HZ LP 24db/oitava

e está bem equilibrado...

os FULLs tangband todo mundo que escuta fica de boa aberta...tenho 1 par zero pra venda caso queira...

QUANTO AO MIDBASS...PEGARIA UM PEERLESS SLS...ele toca como meu SUB JL6w0...da pra cortar de 40 a 200hz tbm...

qualquer coisa da um grito...vlwwwwwww

Valeu Diego.. ..

Tô bem propenso a estes equipos que vc falou. . .

como eu disse. . já tenho os tw scans-speak illuminator. ..

e to olhando com carinho os SLS.. acho que em pezinho vai descer legal neh ??

e esses tang band que vc tem. . . será que ia casar legal ? ? manda o valor pra mim por MP. . frete 83005-370

valeu.. .

Postado em

Valeu Diego.. ..

Tô bem propenso a estes equipos que vc falou. . .

como eu disse. . já tenho os tw scans-speak illuminator. ..

e to olhando com carinho os SLS.. acho que em pezinho vai descer legal neh ??

e esses tang band que vc tem. . . será que ia casar legal ? ? manda o valor pra mim por MP. . frete 83005-370

valeu.. .

Sim casa muito bem...o Peerless SLS desce muito bem em um pezinho selado com uns 6L ou um pouco mais...era o que eu ia colocar se não tivesse achado o JL 6w0...

E no DIYMA o SLS ganhou até do ScanSpeak 18w Revelator (isso pra 3-way) pq pra 2-way o revelator é melhor...

O full TB é um caso a parte...é bem plano e toca muito bem de 200 a uns 12/13khz...a partir da ai vai morrendo...por isso cortei o TW bem alto mesmo...

Eu arriscaria nesse SET

Peerless SLS

FULL TB

TW ScanSpeak

Acho q deve ficar bem interessante viu...

Postado em

cara nem to usando cross os mids estão direto no amp, cortados em 300hz no meu gosto ta descendo bem , os tw estão com capacitores de 2.5uf e os fulls cortados em 350hz hp ,ta massa o som está bom, mas pode melhorar, estou esperando a chegada de um pxe-h660 semana q vem acho q ta ae ,meu player não tem t.a nem cross então ja sabe pra ter um dvd no carro que tenha todos os atributos é meio caro , resolvi pegar um processador, alias to usando 2 amps um mde 4 ch e outro pro sub, mas ja vou mudar , vou colocar outro amp que tenho aqui, um clarion 2 ch pra tocar os mids, ae terei um canal pra cada falante 7 ch ao todo espero conseguir deixar o set agradavel, tendo em vista q ele é um set frankenstein como alguns dizem pelo forum,(fica mais barato) acho q é + ou - isso que vc pretende fazer né , mas usando 2 amps só !!!!!

Postado em

cara nem to usando cross os mids estão direto no amp, cortados em 300hz no meu gosto ta descendo bem , os tw estão com capacitores de 2.5uf e os fulls cortados em 350hz hp ,ta massa o som está bom, mas pode melhorar, estou esperando a chegada de um pxe-h660 semana q vem acho q ta ae ,meu player não tem t.a nem cross então ja sabe pra ter um dvd no carro que tenha todos os atributos é meio caro , resolvi pegar um processador, alias to usando 2 amps um mde 4 ch e outro pro sub, mas ja vou mudar , vou colocar outro amp que tenho aqui, um clarion 2 ch pra tocar os mids, ae terei um canal pra cada falante 7 ch ao todo espero conseguir deixar o set agradavel, tendo em vista q ele é um set frankenstein como alguns dizem pelo forum,(fica mais barato) acho q é + ou - isso que vc pretende fazer né , mas usando 2 amps só !!!!!

é . . . pretendo usar um amp 4ch + um amp 2ch para stéreo e um amp mono para o sub . . que por enquanto vai continuar o p3 + jh-600. . . só vou passar o sub pra uma selada. ..

e aí. . é de manhã ou a noite que vc vai lá no Felipe???

Postado em (editado)

FalaGuilherme,

esse teu scanspeak é esse aqui não é? https://www.madisound.com/store/product_info.php?products_id=8512

Se for cara, acho que vale mais a pena montar um 2 vias com ele, o bixo desce pra caramba.

Pelo que eu vi ele tem 4-way ativo...

sinceramente seria um disperdicio montar um 2-way...

e por melhor q seje o TW vai tocar em uns 1800hz +-

o FULL tocando a partir de 200hz a diferença é bem nitida viu...

a voz é muito encorpada...eu não trocaria meu 3-way por um 2-way não =D

Só pra complementar, meu 3-way está cortado pelo amp e pelo player (meu DVD não faz 3-way nem 4-way ativo)

Está assim

JL 6w0 ==> 40hz HP 24db oitava (pelo player) - 200hz LP 12db/oitava AMP

FULL 250hz HP 12db/oitava AMP

TW 13khz HP 6dboitava pelo Capacitor 2.0uf

SUB 40hz LP 24db/oitava (Pelo Player)

Editado por Diego Alves
Postado em

FalaGuilherme,

esse teu scanspeak é esse aqui não é? https://www.madisound.com/store/product_info.php?products_id=8512

Se for cara, acho que vale mais a pena montar um 2 vias com ele, o bixo desce pra caramba.

Daí Tugaria. . . tava esperando vc aparecer no msn pra trocar uma idéia. .

então. . tava pensando em montar um 4 vias nesse esquema que postei de dividir o canal low em dois . . um para sub e outro pra mid, cortando em 200, e usando um full que descesse bem pra completar a partir disso .. . daí tava vendo esse SLS que o pessoal comentou.. acho que ia puxar legal o grave pra frente. .. cortando o sub bem baixo, no máximo em 50Hz. . .

o que acha ? ?

Postado em

Então pia, não sei como esse tw sobe! Mas se voce quer da pra arriscar. Pega o bamboo do Diego, o pearless sls e ja era veio! Qualquer coisa agente faz jogada no scan speak 2004.

Eu prefiro um 2vias por causa que é mais desbaratinado e mais facil de acerta, mas se voce acerta o 3vias é como o Diego disse, não vai mais trocar hehehe.

Abraços.

Postado em

FalaGuilherme,

Pelo que eu vi ele tem 4-way ativo...

sinceramente seria um disperdicio montar um 2-way...

e por melhor q seje o TW vai tocar em uns 1800hz +-

o FULL tocando a partir de 200hz a diferença é bem nitida viu...

a voz é muito encorpada...eu não trocaria meu 3-way por um 2-way não =D

:+1

O meu era o 3004 que é um formato menor do mostrado pelo tugaria.

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_229_324&products_id=8497

Ele tem fs baixo e desce bem sim,

no entanto eu prefiro utilizar qualquer tw com um corte mais alto em torno de 3k pois eles ficam bem mais agradaveis.

Postado em

Esse é exatamente o set que eu estava montando, ehehehehehhe.

o unico que não consegui instalar foi o SLS, cheguei a montar o Illuminator + Tang Band na coluna empurrando o illuminator com um 202M e o TB com o pdx5, tudo via P99RS.

Como fiquei com eles apenas 3 dias não consegui ajustar tudo mas o resultado foi excelente, um som bem transparente com uma ótima dinâmica. Performance realmente dificil para um 2 vias atingir.

Postado em

outra pergunta. . . esses sls sendo 150w pelo que vi. . será que ficariam legais alimentados por duas bridges do 400x4, o qual manda 200rms por bridge ? ?

COM CERTEZA...o Markto tem os JL6w0 alimentados por 200rms de um Xtant..

e o dele é BEM. mais BEM mais presente que meus JL 6w0 (os meus estão sendo tocado por um APA2160 ou seja, 80wrms pra cada)

então 200rms pro SLS vai ficar TOP...

eu montaria esse set...acho que será o melhor custo beneficio que vc vai conseguir...vai aliar qualidade a baixo custo =P

Postado em

COM CERTEZA...o Markto tem os JL6w0 alimentados por 200rms de um Xtant..

e o dele é BEM. mais BEM mais presente que meus JL 6w0 (os meus estão sendo tocado por um APA2160 ou seja, 80wrms pra cada)

então 200rms pro SLS vai ficar TOP...

eu montaria esse set...acho que será o melhor custo beneficio que vc vai conseguir...vai aliar qualidade a baixo custo =P

Então acho que vou fechar o set stereo assim:

xtant 404M alimentando os tb bamboo 3" + illuminator 1" com 50rms por canal . . .

400x4 alimentando os dois SLS em um bridge de 200rms pra cada .. . .

Diego. . . me manda seus dados bancários que amanhã tá na conta. .. :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...