Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fiapo

Bateria Auxiliar e Reles

Recommended Posts

Bom tarde pessoal!

Vou abrir um tópico novo porque quero compartilhar algumas informações que ainda não vi pelos tópicos sobre esse assunto, sem contar que os tópicos sobre relês, são relativamente antigos.

Bom, vou começar explicando a minha situação e depois vou expor algumas coisas que aprendi pesquisando, não sei se na pratica é assim que funciona, mas teoricamente acho que não tem erros.

Resolvi botar uma bateria auxiliar na mala, porque meu prisma é sem A/C e a bateria do cofre é de apenas 42Ah. Não toca nem meu radinho de pilha, mas tudo bem.

Ganhei uma outra bateria de 60Ah relativamente nova do meu coroa e resolvi passar fiação pensando em Ups futuros já.

Comprei cabos residenciais Pirelli flexiveis de 35mm, pra garantir uma boa instalação e entrei no dilema de proteção do sistema com disjuntores, fuses, diodos, relês.

Fui atrás de estudos pra isso, e conversei com meu professor de eletromagnetismo na facul. Depois de explicar toda situação, acabei descobrindo uma informação que até então não tinha visto no fórum:

- Se você ligar uma bateria com outra, elas tem que ser pelo menos de mesmo fabricante, isso não é lei, mas é recomendado.

Porém, isso não acontece muito no fórum, temos baterias diferentes na maioria dos casos, mas ai vem um outro problema, que se aplica quando ligamos uma bateria velha com outra nova, independente da marca, a velha sempre vai ter piores condições, vai estar sempre com um sistema 'mais fragil'.

Sendo assim, podemos estragar a bateria boa (nova), visto que ela está sempre tentando suprir as deficiencias da ruim.

Com o carro ligado e o alternador em funcionamento, isso não seria um problema, mas desligando o carro, ai sim, seria um problema potencialmente alto.

Com base nisso pensei num sistema que desligasse a conexão das duas baterias enquanto o carro estivesse desligado, e a forma mais pratica que encontrei, foi com disjuntores, porém, teria que desligar o disjuntor sempre que eu fosse sair do carro, não ia ser legal. Então cheguei aos relês, e o problema? É que a maioria suporta correntes até 40A.

Fui até de um relê de 70Ah ou mais, demorei mas encontrei numa auto peças.

O pessoal lá me emprestou o catálogo da DNi, e eu fui folhando pra achar os reles.

Tem varios de 70Ah, a maioria são pros corsas.

Tem um da Kombi a diesel, não me lembro a aplicação, mas a referencia dele na DNi é 0192. Me custou 18 reais.

Tem também um rele de 80Ah, a referencia é 8121, mas o cara me disse que não era tão comum e era um pouco mais caro, que ele nem sabia se ia conseguir.

A ideia é ligar no pós-chave, aterrar na lata, e passar o cabo de 35mm por ele, com terminais de pressão.

Não sei se a ideia vai dar certo, mas é uma corrente aceitavel, visto que meu sistema não vai ser tããão forte,

vou estar gastando 800wrms no máximo, como é em amplificadores classe ab, consideramos 60%, então 70Ah é suficiente pra guentar a corrente que vai passar, visto que o sistema elétrico do carro consegue, e o alternador é de 60Ah.

Me corrijam se eu estiver equivocado, mas pelos estudos os resultados foram estes.

Pra proteção usarei um disjuntor aut. de 100Ah em cada ponta do cabo, e mais fuses nos cabos dos amps.

Bom, queria acrescentar essa informação, ajudar o pessoal a achar os reles, e ver oque o pessoal pode acrescentar, ou criticar.

Abraços, assim que eu foi realizando as instalações vou comentando aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiapo, o seu post expressa parte de uma grande dúvida que tenho

Eu possuo uma Taramp's 2000WRMS que pucha 98 AH e, uma Taramp's 400WRMS que puxa 30 AH à máxima potência (PICO).

Como no passado já tive grandes problemas e gastos com baterias, estou tentando montar um sistema que "mantenha" a bateria do porta malas sempre carregada, enquanto o som está tocando ao máximo. Acredio que assim a bateria tenha muito mais tempo de vida util.

O alternador do meu carro é de 45 AH, fraco, e não quero ficar tendo que ligar o carro para carregar a bateria do porta malas.

Já fiz consultas com pessoas entendidas e cheguei a mesma dica que você teve, as duas baterias tem que ser "iguais", se possível, até serem compradas e instaladas juntas (mesmo dia), caso contrário uma prejudica a outra.

Já tive várias idéias, fonte, carregador, já até pensei em comprar o alternador do novo vectra que é de 120 AH pra ligar em um motor de tanquinho e deixar girando enquanto o som toca, rsrs gambiarra da po*** kkkk . . .

Enfim, motor tanquinho gira a 1630 rpm não sei se à esta velocidade o alternador do vectra fornecerá energia suficiente para "manter" a bateria carregada enquanto o som estrala. Tenho que ver com alguem que entende a qual velocidade o motorzinho tem que girar o alternador para que ele forneça carga suficiente para manter a bateria carregada.

Carregadores, bom tem que ser de 5 AH para carregar na lenta se não esquenta demais e até derrete a bateria e, já fui ver eles não aguentam PICO, ou seja, só servirá para carregar a bateria após o uso, prá mim não dá.

Estou pensando na fonte, tem uma no site da Taramp's que pelo que percebi, ela consegue manter a bateria carregada, tem de 50 AH e de 100 AH, enviei um e-mail pro suporte e estou esperando retorno para ver qual das duas fontes dá conta do recado.

Se tiver alguma ideia postae fmz

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, seu caso consegue ser mais crítico que o meu hahaha

Eu ia justamente recomendar uma fonte, pode ser que seja sua solução.

Ou em ultimo caso, pensei em você trocar o alternador para o de 120Ah do vectra novo, e deixar o carro sempre ligado!

Bom, eu ja fui atrás, e acho que não temos realmente nenhum TECNICO aqui no fórum que possa falar a respeito de baterias diferentes.

As informações que tenho, são de pura teoria, adquiridas de um professor da faculdade onde estudo (PUCRS) que tem doutorado em alguma coisa em física, não lembro agora.

Mas o pessoal diz que isto não se aplica na prática, que as baterias funcionam, e que pra uma estragar a outra, de inicio uma já deveria estar estragada, perdendo as duas assim.

Como pretendo um set mais simples que o seu, vou tocar apenas com o carro ligado, e estou colocando um sistema de um relê de kombi (novo), de 12V x 70A, como disse anteriormente.

Vou fazer as minhas experiencias, com todo cuidado possivel, se eu ficar satisfeito, beleza, e se isso não mudar em absolutamente nada pra um sistema sem relê, paciencia, estou tranquilo pelo menos! haha

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra acrescentar uma informação;

Estou montando com um sistema de relê, como já havia dito anteriormente.

Bom, precisava de um sinal 12V que ligasse apenas depois do carro ligado;

Pra pegar o sinal do pós chave, eu precisaria desmontar todo o painel, tirar o volante e etc.

No meu caso, Prisma, o acendedor de cigarros, é ligado com um plug, eu só desencaixei a manopla do cambio (só a parte sanfonada na verdade), abri, tirei o plug, e já tava pronto um fio de espera 12V, acredito eu que fosse pra outro acendedor.

Fiz todos os testes com multimetro, com o carro desligado, apenas no primeiro setor da chave, ele tava dando 11,8V; Já com motor ligado, tava dando 13,8V~13,9V.

Da um trabalhinho chato encaixar o plug sem desmontar o console, mas é tranquilo.

Ai esse fio, passei junto com os outros de energia.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...