Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Recommended Posts

Postado em (editado)

E ai galera blz???

Desculpa estar incomodando novamente, mas é que é meio sério.

Eu sempre levei meu carro pra fazer o som em auto-elétricas e sempre confiei no serviço dos caras, mas agora devido a um problema que deu resolvi começar a pesquisar.

Seguinte:

Tinha 2 TS W307 12".

Primeiramente em uma caixa de 47Lts por sub com dutos redondos de 3" x 16cm (1 por sub). Tocava legalzinho.

Ai dei PT no carro (kadett) e acabei comprando outro (celta), e como a caixa não "cabia", fui numa "especializada" pra fazer caixa nova.

Foi feita uma caixa de 53Lts por sub com dutos retangulares de (base= 4cm, x altura= 38cm, profundidade = 30cm) tava tocando horrores no celtinha, mesmo com as configs do rádio (pioneer) desfavorecendo os graves eles estavam tocando muito mais que antes, mas acabou queimando a bobina de um dos pioneer.

Levei o carro para o cara que fez a 1ª instalação que constatou de cara o erro, a ligação estava a 2 ohms, ou seja o cara que fez meu som deixou o módulo mandando os 1800 Wrms a 2 ohms, mas os subs suportam 400Wrms cada ou seja mandando 1800 p/ algo que suporta 800W, já fiquei louco da vida, pq ele falou que tinha feito a ligação de modo que mandasse só 900 como tava na 1ª instalação.

E agora o pior. Comecei a pesquisar muito sobre som e constatei que os dutos retangulares tem uma área de 152cm2, e antes tinha51 cm2 (o que pedia no manual), e os retangulares tem o dobro de profundidade.

Como eu cuidava com a distorção, acredito que foi os dutos muito grandes tanto em área como em profundidade que queimaram meu sub.

Pode ser isso mesmo???

Agora que vou por 2 RF P3 12", os 53lts da caixa estariam certos??? O diâmetro será de 4" mas com que comprimento???

Lembrando que a intenção é explorar ao máximo os graves... "Avisar que estou chegando sem que me vejam..."

obs: Desculpe o texto ENORME, mas acho que explicando bem, fica mais fácil de obter ajuda.

Obrigado pela atenção.

Editado por Viní Casonatto
Postado em

Então, o duto atual, ratangular possui a area de 2 dutos de 4", nessa configuração deviam estar tocando meio "secos" os subs devido ao comprimento dele. Agora vc quer saber se a caixa vai servir pros 2 P3???? Qual é o modulo q vc possui??

Postado em

Então, o duto atual, ratangular possui a area de 2 dutos de 4", nessa configuração deviam estar tocando meio "secos" os subs devido ao comprimento dele. Agora vc quer saber se a caixa vai servir pros 2 P3???? Qual é o modulo q vc possui??

Possuo um Banda ICE 1800 Wrms 2 ohms.

Eu iria pegar a medida de dutos redondos do manual e converte-los para retangulares, alguém tem outra medida que favoreça graves longos e encorpados???

Postado em

Possuo um Banda ICE 1800 Wrms 2 ohms.

Eu iria pegar a medida de dutos redondos do manual e converte-los para retangulares, alguém tem outra medida que favoreça graves longos e encorpados???

55L.. 2 dutos de 3"x 36/38cm

caixa testata pelo ernany aqui do forum, cara muito esperiente. Pode i certo.

Postado em (editado)

Cara eu tava vendo e me corrijam se eu estiver errado.

Duto redondo de 3" tem uma área de 45,3 cm2 = (raio ao quadrado x 3,14"PI").

Duto retangular que tinha minha caixa 38 Altura x 4 Largura, tinha uma área de 152 cm2 (base x altura).

Essa conversão está certa??? Porque se estiver certo era como se eu tive um duto de Ø 5 1/2". (Ø 140mm)...

Então no caso, para um duto retangular ter a área igual a um redondo de 3" ele teria que ter aproximadamente 12 Altura x 4 Largura???

No caso dos P3 meu próximo set, fica bom com duto de 4"???

Pq se for duto de Ø 3" a melhor opção mesmo vou ter que mexer em toda caixa.

Editado por Viní Casonatto
Postado em

Cara eu tava vendo e me corrijam se eu estiver errado.

Duto redondo de 3" tem uma área de 45,3 cm2 = (raio ao quadrado x 3,14"PI").

Duto retangular que tinha minha caixa 38 Altura x 4 Largura, tinha uma área de 152 cm2 (base x altura).

Essa conversão está certa??? Porque se estiver certo era como se eu tive um duto de Ø 5 1/2". (Ø 140mm)...

Então no caso, para um duto retangular ter a área igual a um redondo de 3" ele teria que ter aproximadamente 12 Altura x 4 Largura???

No caso dos P3 meu próximo set, fica bom com duto de 4"???

Pq se for duto de Ø 3" a melhor opção mesmo vou ter que mexer em toda caixa.

Quanto maior o duto, maior vai ser o comprimento pra sintonia da caixa, 2 dutos de 3"x36 cm precisaria ter 72 cm de comprimento se fossem dutos de 4"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...