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Beto TunningWay®

Brasil aumenta barreira à importação de veículos e autopeças

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Brasil aumenta barreira à importação de veículos e autopeças, diz Anfavea

 

Priscila Dal Poggetto e Mariana Oliveira Do G1, em São Paulo e em Brasília

 

 

"A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou nesta quinta-feira (12) que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) adotou nesta semana mais uma medida de barreira à importação de veículos e autopeças, o que inclui pneus. A partir de agora, para tais produtos entrarem no mercado nacional, o fabricante terá de pedir uma licença prévia para a liberação de guias de importação. Até então, o procedimento era feito de forma automática.

 

O ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior não confirma oficialmente a medida. O ministério da Fazenda, também consultado pelo G1, respondeu que não tem informação sobre o assunto.

 

Segundo a Anfavea, o aumento de barreira à importação é uma resposta ao governo argentino, que tem dificultado a entrada de produtos brasileiros em seu mercado. “Temos 2,5 mil máquinas agrícolas paradas na Argentina e que não podem entrar no país”, argumentou ao G1 o diretor de relações institucionais da Anfavea, Ademar Cantero. De acordo com ele, foi a própria entidade que alertou o governo sobre a posição adotada pelo país vizinho e principal importador de produtos oriundos do Brasil no setor.

 

No entanto, a imposição de licença prévia deve valer para todos os mercados, já que a Organização Mundial do Comércio (OMC) proíbe que a medida seja adotada para um país especificamente. Ainda de acordo com as regras da OMC, o Brasil tem até 60 dias para permitir a entrada dos produtos. Segundo Cantero, essa regra não é cumprida pela Argentina. “Quando alertamos o governo, dissemos que a Argentina não tem cumprido o prazo de 60 dias”, acrescentou.

 

Apesar da reclamação da Anfavea, Cantero ressaltou que esta é uma medida governamental, que trata “da relação simétrica de comércio entre os dois países”.

 

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) diz que não vai se pronunciar por enquanto. A entidade representa 30 marcas importadas para o Brasil, entre elas, as alemãs BMW e Porsche, a italiana Ferrari, a sul-coreana Kia Motors, a sueca Volvo e a chinesa Chery.

 

No setor, entre as medidas que protegem o mercado nacional da invasão de produtos importados existe a alíquota de importação de 35% sobre o valor do veículo. No entanto, se o produto vier de algum país que tenha relações comerciais bilaterais com o Brasil e a fabricante possuir unidade industrial no território nacional, ele fica isento. É o caso de veículos oriundos da Argentina e do México."

 

Fonte:

 

http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/05/brasil-aumenta-barreira-importacao-de-veiculos-e-autopecas.html

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Vamos continuar andando de carroças, galera!

 

Impressionante a força do lobby da Anfavea e das montadoras "nacionais"...

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Estas questões de mercado bilateral é ótimo quando não se tem uma crise, Argentina está com problemas financeiros e a inflação está nas alturas, quer proteger suas indústrias do produto Brasileiro. O Brasil tem que tomar certas atitudes (não sei se esta é a correta) mas tem que mostrar quem é o lado forte desta relação...

Editado por rjrmotta

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se foi uma reação contra a argentina eu concordo, Brasil aceita tudo calado...

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Certo, mas isso inclui peças de vários carros japoneses, franceses, coreanos e chineses. Vocês acham que não há interesse algum da Anfavea nisso?

 

Só pra lembrar, cerca de 39% da importação da Argentina para o Brasil é de veículos ;)

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