Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rui

Posição dos Tweeters

Recommended Posts

Sim, tem o anel radiador!

:legal:

Blz, valeu pela confirmação...Eu já tava ficando preocupado!!!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal,

Eu montei minha bancada de testes (minha mesa da sala - a mulher ficou muito contente com isso o-o-). E n~ao percebi quase nenhuma diferenca entre totalmente "on axis" e cruzado como o Kleber sugeriu... Entao vou usar cruzado mesmo.

Agora, uma dica muito bacana para quem n~ao tem muita intimidade com acertos de sistemas, ou seja, palco, imagem e etc... Montem uma bancada e facam os testes... Claro que em cima da mesa tudo fica muito mais facil, e so vc colocar a cabeca um pouco pro lado que vc acerta o palco facil facil o-o- . Mas o resultado com as faixas de teste sao esclarecedores...

Eu peguei o CD do Quality (o Diogo que me enviou) e comecei a fazer os testes... Fica muito claro como devem ser as coisas, e isso ajuda muito pra futuras regulagens, pois vc fica com a referencia "perfeita", ou seja, tudo como deve realmente ser (e que no carro e tao dificil de conseguir).

Claro que eu sei que isso nao e facil de se conseguir (bancada de teste), pois nem todo mundo tem fontes e baterias sobrando e nem tao pouco um bom espaco... Mas sei la, tentem com o home, ai vc vai acertando o pocisionamento das caixas e vai "enchergar" tudo como deve realmente ser!

No meu caso, se vc colocar a faixa das batidas (por exemplo), elas ficam perfeitas...Impressionante como ficam equidistantes uma das outras... Nunca consegui isso num carro, n~ao desta forma, com tanta precisao... Para uma referencia isso e muito bacana!! Imagem, dinamica, palco...Fica tudo muito claro e definido...Quem dera eu conseguir isso no meu carango!!!

[]s

Rui

PS: desculpem a pontuacao, mas as vezes aqui no forum eu nao consigo colocar acentuacao...

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Fazendo um teste em uma "sala" e em um carro fica muito diferente, no carro vc tem muita coisa envolvida, eu não gosto de offaxis.

Compartilhar este post

Link para o post

Mdiana,

Em nenhum momento eu quiz fazer qualquer tipo de compraração entre sala e carro, até porque são ambientes totalmente diferentes...

Apenas acho importante para que se tenha a referencia certa... Apenas isso...Uma vez que vc escuta tudo como deve realmente ser, fica mais facil identificar as falhas.

Eles não vao ficar totalmente off...Nao sei a angulacao certa ainda, mas algo em torno de 20 graus pra dentro...Talvez eu chegue nos 15 que me sugeriram...Mesmo sendo o carro bem diferente, como vc mesmo disse, pelo o que eu vi (ouvi), para este tweeter em especifico, nao tem problema em usar cruzado...

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

cuidado com esse cd do qs...

Rick,

Porque?

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Ouça spanish harlem de outro cd, pode ser até o do kleber.

Uma boa são os cds da focal.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Mdiana,

Em nenhum momento eu quiz fazer qualquer tipo de compraração entre sala e carro, até porque são ambientes totalmente diferentes...

Apenas acho importante para que se tenha a referencia certa... Apenas isso...Uma vez que vc escuta tudo como deve realmente ser, fica mais facil identificar as falhas.

Eles não vao ficar totalmente off...Nao sei a angulacao certa ainda, mas algo em torno de 20 graus pra dentro...Talvez eu chegue nos 15 que me sugeriram...Mesmo sendo o carro bem diferente, como vc mesmo disse, pelo o que eu vi (ouvi), para este tweeter em especifico, nao tem problema em usar cruzado...

[]s

Rui

Tem um colega nosso aqui do forum que inventou uma maneira bem legal de usar o twt posicionado:

-utilizando ventosas de GPS, eh possivel instalar o twt na posicao desejada e ir testando. Eh a melhor coisa. Bancada fica dificil ter uma real ideia, eh bom para matar a curiosidade, mas nao para ser determinante em alguma escolha.

Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um colega nosso aqui do forum que inventou uma maneira bem legal de usar o twt posicionado:

-utilizando ventosas de GPS, eh possivel instalar o twt na posicao desejada e ir testando. Eh a melhor coisa. Bancada fica dificil ter uma real ideia, eh bom para matar a curiosidade, mas nao para ser determinante em alguma escolha.

Abracos.

Concordo...

Mas a intenção da bancada era a de ver se "on axis", "off axxis" e cruzado tinha muita diferença...Daí, como já tava tudo lá, resolvi fazer uns testes a mais... :legal:

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estou dando um UP neste tópico, para ver a coisa andar, não é mister Rui??

Acompanhando, com certeza.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, estou dando um UP neste tópico, para ver a coisa andar, não é mister Rui??

Acompanhando, com certeza.

Abraços.

Entre esta semana e semana que vem devo começar a montar o som...

Tô esperando chegar algumas coisas (quem devem ta chegando) e aí "mãos a obra" !!

Só que não tem jeito....Como o tempo é curto o lance vai demorar mesmo...Um pouquinho por vez!

Conforme for fazendo, vou postando....

Valeu Bruno,

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho este tweeter em meu home, posso dizer que ele é bem arejado, acredido que não necessita estar on-axis, uma pequena inclinação tu não irás perder em qualidade. Ele é um otimo tweeter, mas não sobe tanto. Cuidado com um corte abaixo de 3khz(mais recomendado), por minha experiencia em 2,5khz mesmo 12db/oit gerou picos nos medios, deixou o som fadigado, perdendo extensão nos agudos.

Minha recomendação, um pequeno "buraco" nos cortes com os mids não deverá ter problemas, porque este tweeter naturamente gera bons medios, mesmo cortando em 3Khz.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho este tweeter em meu home, posso dizer que ele é bem arejado, acredido que não necessita estar on-axis, uma pequena inclinação tu não irás perder em qualidade. Ele é um otimo tweeter, mas não sobe tanto. Cuidado com um corte abaixo de 3khz(mais recomendado), por minha experiencia em 2,5khz mesmo 12db/oit gerou picos nos medios, deixou o som fadigado, perdendo extensão nos agudos.

Minha recomendação, um pequeno "buraco" nos cortes com os mids não deverá ter problemas, porque este tweeter naturamente gera bons medios, mesmo cortando em 3Khz.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela dica!!! :legal:

A principio, vou partir de 2.5K mesmo...Depois vou ajustando e mudando...Claro que depois do seu toque vou ficar bem atento nas diferencas entre 2.5K e 3K (ou mais...)

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela dica!!! :legal:

A principio, vou partir de 2.5K mesmo...Depois vou ajustando e mudando...Claro que depois do seu toque vou ficar bem atento nas diferencas entre 2.5K e 3K (ou mais...)

[]s

Rui

Tche, eu testei ele no carro tambem com o corte ativo do Pionner. Para o meu gosto ele se portou melhor em 3,15kHz 18db/oit. Como disse outro colega, em 2,5kHz ele fica um pouco "cornetado".

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tche, eu testei ele no carro tambem com o corte ativo do Pionner. Para o meu gosto ele se portou melhor em 3,15kHz 18db/oit. Como disse outro colega, em 2,5kHz ele fica um pouco "cornetado".

Abs

Cara, a principio, na bancada, em 2.5k já ficou bem bacana, mas, hoje se fosse para eu chutar um corte eu chutaria o 3.1K. Daí só ouvindo e testando pra saber, né?

Derrepente eu aumento a atenuaçao do corte do 2.5K.

Eu já começei a fazer a colunas, e depois vou tratar as portas...Logo logo eu começo e mexer no som...Não vejo a hora!!!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal,

Já começei as colunas para os tweteers (estão quase prontas para a pintura) e começei a instalação (passagem) dos cabos...

Depois vou fazer um topico mais completo e postar lá na galeria de projetos'.

Agora aqui comigo eu tenho só as fotos da instalação, vou colocar algumas aqui, porque acho que ficou bem bacana.

Aqui a fotos do Carnival Silverscreen ao lado do cado de 21mm da Shok. Tive que passar 5 cabos de 21mm no carro, tarefa nada fácil!!!

cimg3051m.jpg

Aqui os 4 cabos Chord Carnival Silverscreen já finalizados com techflex e termoretratil:

cimg3054b.jpg

Cabos já passados... Com Techflex Preto o positivo e o negativo. Roxo Claro são os cabos speakers. Vermelho e Cinza Chumbo são os RCA (Chord Crimson Plus) e o Roxo Escuro é o remote:

cimg3064e.jpg

Deu muito trabalho (como fiz sozinho, levei 10 horas pra terminar de desmontar tudo, passar os cabos e remontar...Começei as 17:00 e terminei as 03:00 da manhã :blink:), mas depois que vc ve pronto, aí tudo compensa!!!

Nunca fiz uma instalação neste nível, pois sempre acabava fazendo alguma gambiarra pela falta de paciencia...Mas desta vez, nem que demore 1 ano, vou fazer tudo certinho!!!

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola! muito bem feito!

uma pergunta, fazer a instalação a noite não atrapalhou por causa da iluminação?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola! muito bem feito!

uma pergunta, fazer a instalação a noite não atrapalhou por causa da iluminação?

abraços

:legal: Valeu Davi...

Cara, atrapalha um pouco, mas eu comprei uma lanterna de led`s que liga no ascendedor do carro...Ela já ajuda muito.

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...