Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

DaniLowz!

Amaciar o Sub?

Recommended Posts

Postado em

Fala galera.. montei meu som há pouco tempo, e coloquei um sub NAR 1004-SW2...

vejo muito o pessoal falar sobre "amaciar o sub"... em q consiste isso de fato? como fazer para amaciar? o q fazer e o q não fazer durante este período, e como saber q já amaciou ou não?

O que acontece depois que o sub está amaciado?

Pergunto isso, pois montei meu set, com um Hertz EP-4.. no começo, o som estva mto bom, mto forte... porém, de uns tempos pra cá, notei que a intensidade do sub diminuiu bastante... não mexi em nenhuma regulagem no aparelho, e tampouco no ganho do módulo... será que isso aconteceu por esta questão de amaciamento?

Se alguem puder colaborar com alguma informação... ficarei grato!

Abraços!

Postado em

o amaciamento do sub voce nao pode ja pega o sub NOVO e coloca no volume maximo

pois a bobina ta nova nao ta acustumada a excursiona muito

muitas veses ainda tem "rebarbas" que vai se desgastando durante o amaciamento

um sub bem amaciado é depois de +/- 800horas de uso

para um bom amaciamento de sub use a musica que vo ira ouvir mais frequentimente um muscia normal pra vc

use so começo em um volume baixo(nao vai exagera e deixar em um volume muito baixo) de pois de um tempo voce vai aumentando o volume

:legal:

se voce ja começa ja com barbeiragem podera até queima o sub ou super aquece ele ocasionando até o travamento das bonbina

Postado em

Ok, obrigado pelas informações!

Mas isso explica o sub ter ficado mais fraco de repente? pode ter sido isso, ou seja, depois q amaciou ele ficar mais fraco?

Obrigado!

Postado em

Mas isso explica o sub ter ficado mais fraco de repente? pode ter sido isso, ou seja, depois q amaciou ele ficar mais fraco?

Obrigado!

Os parâmetros mudam um pouco, então até é possível que tenha perdido eficiência, ou diminuído o pico. Mesmo assim acho improvável que tenha assim tão perceptível.

Postado em

Obrigado!

Fala DaniLowz, então eu sempre amacio meus subs utilizando a potencia aplicada, se é certo não sei, mas rara as vezes que danifiquei um sub e quase sempre amaciando desta forma consigo usar mais potencia que o recomendado de boa. Coloque 1/4 da potencia do sub e use um bom tempo depois vá 2/4 da potencia do sub e use mais um bom tempo e assim vai.

(meu geito)

E se falando do sub perder a potencia, sera que não pode ser voce que ja acostumou com o grave(as vezes,vai saber) ??? ja aconteceu comigo pois ja gostei muito de spl e ouvia o som dia a dia e depois de algum tempo eu acostumava e achava que estava fraco.rsrs

Abs.

Postado em (editado)

Com uma simples pesquisa, encontrei o necessário, mas vamos lá...

"Matéria Técnica - Como Amaciar Auto Falantes"

Trecho específico:

"Como Amaciar componentes de audio

Com rapidez e sem ficar surdo Por Victor Mirol "

"...

SequÊncia prÁtica

• A partir da conexão normal do sistema, inverta a conexão de uma das caixas (somente de uma delas, e com o amplificador desligado!). Faça isso conectando o positivo ao negativo e vice-versa em um dos extremos dos cabos de falantes de um canal.

• Coloque uma caixa em frente à outra, sobre uma superfície pouco deslizante, de maneira que entre os falantes haja o menor espaço possível. Há duas maneiras de fazê-lo: a) a mais segura; b) a mais silenciosa. A forma mais segura consiste em manter as caixas com suas telas frontais colocadas e encostadas uma à outra. Desta maneira, os falantes estarão protegidos contra qualquer contato, caso as caixas sejam acidentalmente empurradas uma contra a outra. A outra forma, consiste em retirar as telas frontais e aproximar as caixas até que as suspensões dos woofers fiquem a um milímetro uma da outra. Verifique isso olhando lateralmente pela fenda entre as caixas, e também por cima, certificando-se, desse modo, de que ambas estejam absolutamente paralelas.

• Escolha uma faixa apropriada de um CD (ver abaixo) e coloque o CD Player no modo "Repetir a faixa".

• Regule o volume na posição em que você ouve normalmente, e faça o CD Player tocar.

• Certifique-se, olhando pela fenda lateral, de que os falantes não estejam encostando um no outro. Você deverá identificar os seus movimentos para trás e para frente ao mesmo tempo e de forma recíproca, sem que se encostem ou se afastem mais do que o milímetro inicial de separação.

• Certifique-se de que o balance de canais esteja perfeitamente centrado. Se não estiver, você ouvirá parte do som gerado pelas caixas. Por quê? É simples, ambas as caixas cancelam-se mutuamente desde que o som gerado por cada uma seja simétrico e oposto à do som produzido pela outra. Se há diferença de volume, esta simetria já não se verifica. Assim, a parte "excedente" do som da caixa que apresenta volume mais alto não será cancelada pela outra caixa. Quanto maior o desequilíbrio, maior o volume de som que será ouvido (Ver abaixo).

• Para verificar o anterior, convido-o a fazer um experimento. Será mais ilustrativo se você tiver um duplo controle de volume, ou um controle de balance que diminua o volume de um canal. Ouça o som produzido após estabelecer seu nível de volume habitual, e com o balance centrado. Agora, diminua o volume de um canal. O quê aconteceu? Surpresa, não?. O volume geral aumentou, e notavelmente. Ou seja, a potência aplicada às caixas diminuiu, porém o volume percebido é agora maior. A explicação está no parágrafo anterior.

• Cubra as duas caixas com cobertores ou qualquer tecido disponível que seja absorvente de som, para eliminar o som residual que vaza das caixas.

• Cubra também as aberturas dos túneis de sintonia (nas caixas refletoras de baixos ou sintonizadas) com o mais grosso e eficiente tecido isolante que encontrar. Se puder usar blocos de espuma nesses orifícios (como os que algumas caixas já trazem com esse propósito), insira-os totalmente.

• Deixar o aparelho tocando por 100 ou 200 horas em paz.

• Não esquecer de, após ter desligado o amplificador, refazer a conexão normal do falante que foi invertido."

A pesquisa é a melhor forma de obter este tipo de informação, pois é um assunto que certamente já foi tratado no forum, ok?

Espero que lhe seja útil, assim como me foi. :legal:

Sempre leia o manual do produto, lá deve conter informações importantes sobre esta dúvida também.

Grande abraço. Bruno.

Edit: Texto retirado do site Revista Digital Audio e Vídeo - http://www.clubedoaudio.com.br - Todo os direitos reservados

Editado por Bruno Malachini
Postado em

Agradeço a todos pelas informações passadas...

Bruno, vou ler com calma seu post.. e depois acessar o site recomendado...

Obrigado a todos! ;)

Postado em

acho pouco provável um sub perde eficiência ao amaciar... O mais comum é acontecer o contrário. Reveja os cabos rca... Se houver mal contato de rcas, ou rompimento interno do cabo, dependendo de como seu som está ligado, a potência da bridge pode cair mesmo.

Veja tbem se o sub excursiona normalmente, tanto com som aplicado como manualmente, empurrando o cone do sub c/ a mão.

Se conseguir, troque os canais do amp pra verificar se o amp está ok (e se for o casbo, teste todos os canais individualmente).

Boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...