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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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warte

Saveiro Trooper

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Tudo bom foristas,

 

Estou pensando em instalar pneus R16 195/75 em uma Saveiro Trooper.

 

Saberiam me dizer se é possível utilizar sem maiores problemas?

 

Sei que muitos daqui não gostam de carros altos, mas do jeito que anda as ruas de minha cidade, essa é a melhor solução...rs rs rs...

 

Obrigado pela atenção de todos.

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Essa medida 195/75R16 é muito maior que a original da Saveiro Tropper.

O pneu original da Saveiro Tropper já é grande (205/60R15) e essa medida que você quer tem quase 36 milímetros a mais de Raio!!!

Eu acho que esse pneu é muito grande e vai encostar em praticamente tudo dentro das caixas de roda.

Procurei pneus nessa medida e vi que em sua grande maioria são modelos para veículos utilitários como Mercedes-Benz Sprinter e Fiat Ducato.

Pneu-michelin-aro-16-quot-195-75r16-agilis-107-105r-grnx__g261213.jpg

O problema? O índice de velocidade desses pneus é muito baixo, tornando-os perigosos para a Saveiro.

 

Outro problema é que quando você precisar do estepe, o carro vai ficar todo torto por causa desses 36 milímetros de diferença de raio. Vai ficar puxando FORTE a direção quando precisar do estepe.

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Tudo bom Hyco.

 

Obrigado pela resposta.

 

Realmente a diferença é bem grande, por isso estou na dúvida. A Saveiro ainda não chegou, mas a caixa de rodas dela não parece muito grande.

 

Também encontrei apenas pneus de utilitários de carga nessa medida. Não fiquei muito preocupado quanto ao índice de velocidade, pois esses pneus geralmente são para até 170 Km/h (não lembro a letra que representa esse índice) e dificilmente atingirei essa velocidade. Creio que por serem pneus de carga, devam até durar mais.

 

Quanto ao estepe, posso comprar na mesma medida, para não correr o risco. Obrigado por lembrar, não havia observado isso.

 

Saberia dizer qual seria a maior medida que consigo instalar utilizando aro 16? Gostaria de deixá-la o mais alto possível, mas sem afetar a parte mecânica.

 

Obrigado pela atenção.

 

Abs.

 

Essa medida 195/75R16 é muito maior que a original da Saveiro Tropper.

O pneu original da Saveiro Tropper já é grande (205/60R15) e essa medida que você quer tem quase 36 milímetros a mais de Raio!!!

Eu acho que esse pneu é muito grande e vai encostar em praticamente tudo dentro das caixas de roda.

Procurei pneus nessa medida e vi que em sua grande maioria são modelos para veículos utilitários como Mercedes-Benz Sprinter e Fiat Ducato.

Pneu-michelin-aro-16-quot-195-75r16-agilis-107-105r-grnx__g261213.jpg

O problema? O índice de velocidade desses pneus é muito baixo, tornando-os perigosos para a Saveiro.

 

Outro problema é que quando você precisar do estepe, o carro vai ficar todo torto por causa desses 36 milímetros de diferença de raio. Vai ficar puxando FORTE a direção quando precisar do estepe.

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Certamente esses pneus durariam muito mais que os originais. Você está correto nesse ponto.

Mas se você está tão preocupado com a resistência a buracos, vai aumentar os aros de 15" para 16"?

 

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, você pode mudar o tamanho dos aros e pneus, desde que mantenha o diâmetro dos pneus homologados para aquele carro.

 

Para manter sua Saveiro dentro da Lei (nem precisaria mudar o estepe, por consequência) o tamanho correto dos pneus para rodas de 16" seriam 205/55R16 (mesma medida que vem original no New Civic e Corolla).

 

Analisei os pneus nas medidas maiores mais próximas, e vi que o preço é muito maior que o original.

O pneu com o preço melhor foi o 215/60R16, que já é grande demais pra Saveiro e custa só cerca de R$50,00 a mais que o original:

159121g0.jpg

 

Na minha opinião vai ficar horrível. Vai forçar demais a suspensão por causa do maior peso dos pneus (e falo isso com propriedade no assunto, já estraguei a suspensão de 3 carros com essa história de colocar pneus maiores), o motor vai sentir demais o alongamento da relação final de transmissão causado pelos pneus 6% maiores e ainda corre o risco de ficar encostando o pneu quando esterçar e quando a suspensão baixar (seja por peso, seja por buracos).

 

Se eu estivesse no seu lugar e precisasse realmente de proteção extra contra os buracos, continuaria com as rodas 15" e colocaria pneus 195/70R15 da marca Michelin (reconhecida como a mais resistente a impactos). Aí sim ficaria despreocupado com relação aos pneus e os buracos. Só tem que tomar cuidado com os aros, porque dependendo do buraco, é capaz do aro amassar e deixar o ar escapar. Mas o pneu fica intacto [""]

Editado por HYCO

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Tudo bom Hyco,

 

Pensando bem, acho que vou ficar com o aro 15 mesmo. Gasto menos dinheiro e arranjo menos dor de cabeça.

 

Vou testar pneus 205/70 e 205/75. Quero um visual mais robusto.

 

Obrigado pelas valiosas dicas.

 

Obrigado pela atenção.

 

Abs.

 

Certamente esses pneus durariam muito mais que os originais. Você está correto nesse ponto.

Mas se você está tão preocupado com a resistência a buracos, vai aumentar os aros de 15" para 16"?

 

Pelo Código de Trânsito Brasileiro, você pode mudar o tamanho dos aros e pneus, desde que mantenha o diâmetro dos pneus homologados para aquele carro.

 

Para manter sua Saveiro dentro da Lei (nem precisaria mudar o estepe, por consequência) o tamanho correto dos pneus para rodas de 16" seriam 205/55R16 (mesma medida que vem original no New Civic e Corolla).

 

Analisei os pneus nas medidas maiores mais próximas, e vi que o preço é muito maior que o original.

O pneu com o preço melhor foi o 215/60R16, que já é grande demais pra Saveiro e custa só cerca de R$50,00 a mais que o original:

159121g0.jpg

 

Na minha opinião vai ficar horrível. Vai forçar demais a suspensão por causa do maior peso dos pneus (e falo isso com propriedade no assunto, já estraguei a suspensão de 3 carros com essa história de colocar pneus maiores), o motor vai sentir demais o alongamento da relação final de transmissão causado pelos pneus 6% maiores e ainda corre o risco de ficar encostando o pneu quando esterçar e quando a suspensão baixar (seja por peso, seja por buracos).

 

Se eu estivesse no seu lugar e precisasse realmente de proteção extra contra os buracos, continuaria com as rodas 15" e colocaria pneus 195/70R15 da marca Michelin (reconhecida como a mais resistente a impactos). Aí sim ficaria despreocupado com relação aos pneus e os buracos. Só tem que tomar cuidado com os aros, porque dependendo do buraco, é capaz do aro amassar e deixar o ar escapar. Mas o pneu fica intacto [""]

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E tem mais um detalhe, com pneus mais altos e rodas maiores, você aumenta a relação das marchas também (o carro vai ficar bem manco hehe...) e o velocimetro vai ter que ser reaferido.

 

Se você quer só ganhar altura, o meio mais fácil e colocar um kit de calços para a suspensão, ou uma suspensão de rosca, feita sob medida para elevar mais a altura do carro.

 

Tu poderia também, colocar os pneus da Saveiro Cross...

 

Mas de boa, não creio que nada disso seja necessário. Eu já andei por lugares que até Deus duvida com um Mille fire originalzinho hehehe, a Saveiro é mais alta e acredito que até mais robusta que ele, sendo assim...

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E tem mais um detalhe, com pneus mais altos e rodas maiores, você aumenta a relação das marchas também (o carro vai ficar bem manco hehe...) e o velocimetro vai ter que ser reaferido.

 

Eu citei isso no meu post:

Na minha opinião vai ficar horrível. Vai forçar demais a suspensão por causa do maior peso dos pneus, o motor vai sentir demais o alongamento da relação final de transmissão causado pelos pneus 6% maiores e ainda corre o risco ...

 

 

Tu poderia também, colocar os pneus da Saveiro Cross...

Só muda o desenho da banda de rodagem e modelo do pneu. Na Saveiro Cross é equipada com Pirelli Scorpion ATR e na Tropper é um Pirelli P3000, mas são do mesmo tamanho 205/60R15.

Pode até melhorar alguma coisa em resistência a buracos, mas a altura não muda. pasmafaute

Os Scorpions são bem mais caros que os P3000 e não vai mudar muita coisa, acho que não vale a pena.

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