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tiagomakoto

Subs com Baixo Fs

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Não seria legal, alguém que possua uma boa referência, de repente criar um tópico aqui no hi-fi para dar suas opiniões e pareceres sobre isso?? Para não desvirtuar mais o tópico, a não ser que a idéia do Tiago seja essa, discussão mesmo..

 

Abraços.

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O fato da Fs ser mais alta, implica algumas restrições, mas não quer dizer que ele não consiga descer, em devidas condições, e ser utilizado com propósitos de fidelidade, estou errado? Favor me corrijam.

 

Bruno,

 

Não impede mesmo, se bem ajustado (caixa, cortes, midbass, posição da caixa, potência aplicada, Xmax e etc).

 

Enfim, o que quero dizer é: Creio que ele não utilizaria um sub para SPL neste set, e se usasse, talves não se sairia tão bem na competição, mas enfim, realmente, somente pelas specs não dá para ter MUITA noção da resposta do sub.

 

Podemos discutir em dois pontos:

 

1- De qquer jeito aquele sub é pra SPL, rs! Depois abri as specs dele e ele tem essa finalidade mesmo. Ou seja, a leitura GROSSO MODO pôde ser utilizada nesse caso pra identificar um sub de SPL :legal:

2- Campeonato é subjetivo. De repente, dada a situação de ajustes ele pode, por exemplo, ter cortado ele bem baixinho (50Hz) pra reproduzir tão e somente subgraves. No conjunto total da obra, ele conseguiu encaixar a integração dos falantes bem e conseguiu agradar ao ouvido subjetivo dos juízes. Isso não quer dizer q ele chegou torrando 1000w no sub. Provavelmente o ganho estava ajustado para tão é somente estender a batida dos midbasses.

 

Como bem dito pelo Miashiro, nada melhor do que o ouvido pra dizer se o sistema está bem ajustado ou não. Specs, são paliativos... :mac1

Editado por tiagomakoto

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Não seria legal, alguém que possua uma boa referência, de repente criar um tópico aqui no hi-fi para dar suas opiniões e pareceres sobre isso?? Para não desvirtuar mais o tópico, a não ser que a idéia do Tiago seja essa, discussão mesmo..

 

Abraços.

 

É isso aí, o importante é participar!

 

Citando os subs posso ir buscar as specs e tentarmos decifrar as impressões com os T&S dele, rs!

 

Friso novamente: é tudo análise, nada de conclusivo! :pirou:

 

Abs!!!

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Esclarecendo...

 

Não sou muito adepto do sub, costumava deixar ele desligado ou no -8db. Ou seja, por vontade própria não colocaria sub se o objetivo fosse apenas o meu bel prazer. (o sub seria quase inútil)

 

Porém, como sempre gostei de participar de campeonatos, meu carro sempre teve sub. E como na época do último campeonato eu já tinha vendido o Scanspeak/Radiador passivo, sobrando apenas o ML 3000 em casa (tenho um pioneer perdido em algum lugar tb...rsrs). Ele era o único que eu tinha que atendia o objetivo do projeto - ganhar o campeonato, ora pois.

 

Gostei do resultado, ele é parecido com o W6, apesar de eu nunca ter tido um pessoalmente. Ambos podem ser aplicados para hi-fi se devidamente ajustados, vulgo LP lá em baixo. Agora se o camarada for para o lado negro da força, ele vai dar um SQPL bem forte...hehehe

 

Agora em relação ao tópico, não vejo pq catalogar a Fs de um monte de sub se isso não revela muito coisa...

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Bruno,

 

Não impede mesmo, se bem ajustado (caixa, cortes, midbass, posição da caixa, potência aplicada, Xmax e etc).

 

 

 

Podemos discutir em dois pontos:

 

1- De qquer jeito aquele sub é pra SPL, rs! Depois abri as specs dele e ele tem essa finalidade mesmo. Ou seja, a leitura GROSSO MODO pôde ser utilizada nesse caso pra identificar um sub de SPL :legal:

2- Campeonato é subjetivo. De repente, dada a situação de ajustes ele pode, por exemplo, ter cortado ele bem baixinho (50Hz) pra reproduzir tão e somente subgraves. No conjunto total da obra, ele conseguiu encaixar a integração dos falantes bem e conseguiu agradar ao ouvido subjetivo dos juízes. Isso não quer dizer q ele chegou torrando 1000w no sub. Provavelmente o ganho estava ajustado para tão é somente estender a batida dos midbasses.

 

Como bem dito pelo Miashiro, nada melhor do que o ouvido pra dizer se o sistema está bem ajustado ou não. Specs, são paliativos... :mac1

 

:+1

 

Acho que ele resumiu bem o que eu queria dizer.

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Isto não é regra...

 

Vc pode usar o sub-woofer, dentro do limite dele óbvio, para a faixa de resposta que melhor se adequar a seu sistema.

 

Um sub-woofer que responde (supostamente) de 20Hz a 150Hz a -3dB, vc pode corta-lo (LP) a 25Hz se for isto que seu sistema pedir. Ou 30, 35, 40, 45, 60, 70Hz...

 

Eu tenho tido ótimas experiências com dois 13w1v2 com bastante potência aplicada e cortes em cima do ponto de -3dB deles. Eles nunca sobem alem da F3.

Isso torna-os muito planos e "fortes" em baixa frequência.

 

Abraços.

 

 

x2

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Bom, o tópico está parado a alguns dias, então vou apimentá-lo um pouquinho.. hehehehehe

 

Estive dando umas pesquisadas e olhadas em alguns manuais, algumas specs de subs conceituados e encontrei algumas coisas interessantes, que seguem:

 

Specs - Hertz ML3000 (apenas a título comparatório)

Size mm 300 (12”)

Power peak 1500

Handling cont. program 750(Watt)

Impedance Ω 4

Frequency Hz 25 ÷ 900

response

Sensitivity dB/SPL 89

Outer mm 318

diameter Mounting mm 284

hole diameter Total depth mm 207

Mounting mm 179

depth Total driver l 3,1

displacement Weight of one kg 12,8

component Voice mm 65

coil diameter Magnet Double magnet high density flux ferrite

Cone Polypropylene with Talco injection

Xmech* mm 28

D mm 253

Xmax mm 19

Re Ω 2,6

Fs Hz 32

Le mH@1kHz 1,67

Le mH@10kHz 0,83

Vas l 39

Mms gr 197

Cms mm/N 0,12

BL T-m 14

Qts 0,51

Qes 0,53

Qms 10,40

Spl (1m/2,83V) 89,1

 

Specs - TH 10 basso:

Component Single Coil Subwoofer

Size mm 250 (10”)

Power W peak 1000

Handling W continuous 500

Impedance Ω 4

Frequency Hz 30 - 500

response

Sensitivity dB/SPL 92

Outer Ø mm 261

Mounting Ø mm 235

Magnet size mm 170

Total depth mm 138

Mount. depth mm 124

Total driver l 2,6

displacemet

Weight of one kg 7,96

component

Voice coil Ø mm 65

Magnet High density flux ferrite

Cone X-pulp® + Polycrystal®

X-mech* mm 18

D mm 215

Xmax mm 10

Re Ω 3,5

Fs Hz 34

Le mH@1kHz 1,57

Le mH@10kHz 0,61

Vas l 49,00

Mms g 84,0

Cms mm/N 0,26

BL T-m 15,10

Qts 0,27

Qes 0,28

Qms 4,80

Spl (1m/2,83V) dB 92

 

Specs - Brax Matrix 10.1:

Gleichstromwiderstand R dc 3.6 Ω

DC resistance

Nennimpedanz Z N 4.0 Ω

Nominal impedance

Resonanzfrequenz f s 35.75 Hz

Resonance frequency

Spulendurchmesser 65 mm

Voice coil diameter

Spulenbreite 33 mm

Voice coil height

Mechanische Güte Q ms 10.32

Mechanical Q factor

Elektrische Güte Q es 10.56

Electrical Q factor

Gesamtgüte Q ts 10.53

Total Q factor

Dynamisch bewegte Masse m d 93.76 g

Moving mass

Effektive Membranfläche S m 346 cm2

Effective piston area

Mechanischer Widerstand R ms 2.04 Kg/s

Mechanical resistance

Nachgiebigkeit C ms 0.21 mm/N

Compliance

Antriebsfaktor BL 11.64 Tm

Force factor

Äquivalentvolumen V as 35.35 dm3

Equivalent air volume

Wirkungsgrad η 0,28 %

Efficiency

SPL 1W/1m 86.46 dB

SPL 2,83V/1m 89.93 dB

Xmax 12.5 mm

 

Bom, pelo que EU entendi é que Brax Matrix 10.1 e Audison Thesis Basso, são dois subwoofers muito cobiçados entre aqueles que curtem hi-fi automotivo, sendo que suas especificações não são exatamente as mais procuradas, digamos assim, como por exemplo suas Fs's de valores 35.75 Hz e 34, respectivamente.

 

Não faz muito sentido para mais alguém??

 

Se alguém puder me dar uma explicação de o por que estes subs tocam tanto com especificações assim, agradeço. A não ser que EU é quem não esteja sabendo assimilar/identificar algumas coisas que justifiquem entre outras coisas, os valores cobrados pelos mesmos, se é que isso pode ser um sinal de qualidade!!

 

Abraços.

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Não é bem o assunto do tópico, mas alguém sabe dizer se existe problema ou vantagem de usar uma caixa em que F3 é igual a Fb e também igual a FS do sub ?

 

nenhum! se a excursão do cone estiver controlada, tente deixar a resposta o + plana possível e pronto! isso seria um modelo de caixa ideal! + lembre-se de que ideal pra que e pra quem!! certo?

abraço

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Não é bem o assunto do tópico, mas alguém sabe dizer se existe problema ou vantagem de usar uma caixa em que F3 é igual a Fb e também igual a FS do sub ?

 

Aí tem algum erro conceitual.

 

Fb e F3 normalmente são a mesma coisa, nomes diferentes. Fs é Fs. F3 é o ponto na resposta de frequência que está 3dB abaixo da Fs. Normalmente alguns Hz menor.

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Aí tem algum erro conceitual.

 

Fb e F3 normalmente são a mesma coisa, nomes diferentes. Fs é Fs. F3 é o ponto na resposta de frequência que está 3dB abaixo da Fs. Normalmente alguns Hz menor.

 

Fb não é F3! Salvo engano Fb é a frequência de sintonia da caixa.

 

Um abraço,

Sérgio.

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Aí tem algum erro conceitual.

 

Fb e F3 normalmente são a mesma coisa, nomes diferentes. Fs é Fs. F3 é o ponto na resposta de frequência que está 3dB abaixo da Fs. Normalmente alguns Hz menor.

 

Fb é o ponto de maior ressonancia da caixa Pad...

 

E quanto a F3, ela não é relativa a Fs, mas sim ao ponto de resposta plana. F3 é o ponto, em Hertz, onde a resposta do sub-woofer sofre 3dB de atenuação em relação a sua resposta plana. Geralmente está bem longe do Fs do sub-woofer.

 

Abraços.

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Fb não é F3! Salvo engano Fb é a frequência de sintonia da caixa.

 

Um abraço,

Sérgio.

 

Um lugar que eu vi dizia que era. Tambem achei estranho, por isso o "salvo engano".

 

Mas que uma delas é o -3dB, isso é.

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Minha contribuição:

 

DLS Ultimate 12" Nobelium 12i - 20hz

 

JBL W12GTI MKII - 18hz

 

Hertz ML3000 - 25hz

 

Audison AV 12 - 25Hz

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Minha contribuição:

 

DLS Ultimate 12" Nobelium 12i - 20hz

 

JBL W12GTI MKII - 18hz

 

Hertz ML3000 - 25hz

 

Audison AV 12 - 25Hz

 

 

Edit.: Amigo, onde pegou estas informações??? pasmafaute

 

Corrigindo:

 

ML3000 - Fs: 32Hz

 

ML3800 - Fs 28Hz

 

Nobelium - Fs: 33Hz

 

JBL W12GTi MkII - Fs: 31.83

Editado por Bruno Malachini

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Image Dynamics IDMAX 12V.3 D4

Fs 20Hz

93.1dB 1w/1m

1.000 Watts RMS

Dual 04 ohms

Qes .40

Qms 2.1

Qts .34

Vas 5.81 cuft (165 liters)

Xmax 24.9mm

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Com o Qts de 0.34 ,Fs em 20hz e o Vas em 165L. Essa caixa teria que ser no MINIMO de 130L para fazer o sub descer ate a Fs.

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Ele é baum pra IB..

 

é... confundi com o IDQ

Editado por Edgrau

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A caixa que fiz foi pra um IDQ e nao um IDmax :legal:

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O NAR 1204sw-2

 

tem Fs de 23hz

Vas 168L

Qts 0.45

 

Esse eh o perfeito exemplo, de que para descer a 23hz ele precisa de uma caixa de 168L.

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Com o Qts de 0.34 ,Fs em 20hz e o Vas em 165L. Essa caixa teria que ser no MINIMO de 130L para fazer o sub descer ate a Fs.

 

Caixa Selada

Ideal 1.3cu.ft.

Pequena 1.0cu.ft.

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tava vendo a listinha e vi o ARC 8D2

fui pegar os parâmetros no manual e me deparei com outra informação

http://www.arcaudio.com/productpics/ArcReviews/productreviews/archives/8.07ARC8D2-testReport.pdf

FS 32,8 e não 22,7

mas aí no site diz os 22,7

http://www.arcaudio.com/productdescription_pages/subwoofers/arc-series/arc8.asp

o que vale afinal?

Editado por CristianoLO

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Dificil um sub de 8 com FS em 22.

32 já está mais aceitavel, dentro da realidade.

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KENWOOD SUB KFC-W2512 10" 4OHMS

 

Subwoofer Type 10" PP Cone

Nominal Impedance 4 Ω

Maximum Peak Power 1,000 W

Maximum RMS Power 300 W

Sensibilidade 83 dB/W at 1m

Free Air Resonance 44 Hz

Resposta em Freqüência 37 - 300 Hz

Net Weight 3,840 g

Recommended Enclosure (See Installation Manual)

- Sealed 1.0 cft (25.3 L)

- Ported 1.25 cft (35.4 L)

 

Nominal Impedance 4 Ω

DC Resistance 3.5 Ω

Voice Coil Inductance (mH) 1.15

Piston Area (Sd) 0.035

Force Factor (Bl) 7.5

Volume Acoustic Compliance (Vas) 19.7 liters (0.696 cu. ft.)

Moving Mass (Mms) 99.2 g

Resonance Frequency (Fs) 48 Hz

Mechanical Q Factor (Qms) 14.047

(Qes) 1.821

Total Q Factor (Qts) 1.612

Maximum Peak Power 1,000 W

Peak Excursion (Xmax) 12.9 mm

Volume da carcaça 2,776 cc (0.098 cu. ft.)

Mounting Depth 134.7 mm

Weight of Magnet 1,230 g

Voice Coil Diameter 50 mm

 

Quero abandonar o meu P3D212, um ou dois desses kenwood forneceriam um grave agradavel? o p3 é muito duro, para spl, já estou irritado e quero trocar. Quero apenas para completar o grave, sem escutar o sub vindo de tras do carro. abraços. (cada sub desse custa 50 uss no py).

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