Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Taviaum

(Projeto) Clarion + MTX - SQPL

Recommended Posts

Fala galera!

Seguinte, to meio que "fechado" em pegar um amp Clarion APX490M e um sub MTX TR5510 (simples 4ohms), e usar com um kitzinho "meia-boca" da assinatura, rsrs

Tenho algumas dúvidas, com relação à caixa, dutada ou selada e quanto à bateria.

Sei que alguns subs "se saem melhor" em determinados tipos de caixa. Procurei saber sobre esse MTX mas não achei nada que me ajudasse.

Assim, gosto de um grave Forte, e um bom sub-grave, ouvindo algumas músicas de hip-hop, eletrônica, etc.

Nunca ouvi esse sub, em nenhuma das caixas, então fica difícil comparar. Caso alguém saiba em qual tipo de caixa ele "se sai melhor"...

E outra coisa. Tenho uma bateria Moura prata 60Ah, e queria saber se aguenta tocar esse sistema.

O carro é um Palio G2.

Muito obrigado à todos!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Taviaum recomendo vc mudar o tópico lá para o SPL.

Apesar do MTX TR55 ser um bom sub, aqui corre o risco de não ter respostas sobre a caixa. Sua bateria esta meio no limite ou até um pouco fraca para esse set, se ela estiver na hora de troca (+/- 2 anos) recomendaria colocar um mais forte se couber no cofre.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu usei um MTX Thunder Road RT10-04, sub mais antigo que esse novo modelo que tem no mercado...

Eu usava em selada, era um sub agradavel, mas pra quem prentende ouvir um pouco mais alto, acho que seria mais conveniente projetar um dutada !

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

VCastro, vo deixar aqui pra ter algumas idéias depois mudo pro SPL, valews pela dica!

Então vinicius eu tava pensnado em fazer uma dutada mesmo, até pq acho que dá pra atingir frequências mais baixas com ela do que em selada, é isso?

Como assim tugaria? :P

Abraçoss!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha a selada possui uma atenuacao menor (Slope 12db/8) do que a dutada, entretanto a dutada(bass reflex), tem a capacidade de dar um ganho maior do que a selada !

Sendo assim, se seu subwoofer aliado a uma dutada conseguir ter um bom ganho em baixas frequencias, teoricamente ele ira descer mais em relacao a selada, mas a selada consegue ser plana facilmente, diferentemente da dutada !

Essa duvida vai sempre se persistir, eu mesmo ha semana estava nessa duvida, acabei optanto por dutada mesmo !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Eu tava usando um TR7512 com um T500BD do Fosgate em uma dutada...Posso procurar aqui nas minhas coisas e te falar a litragem e dimensssões do duto...Tava bem forte, e com uma qualidade interessante...EU RECOMENDO. Gostei muito do resultado, mas também nunca o escutei numa selada...Lembro que as medidas eram bem proximas (tanto a litragem como o duto) as do manual, mas de cabeça eu não me lembro...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Bom minha bateria tem uns 2 anos já. Vo instalar com ela e se ver que ta faltando vo ver se consigo fazer caber uma de 75Ah no cofre mesmo.

Sobre a caixa, acho que vou ver sobre projetar uma dutada, se vai ocupar muito espaço no pm e talz. Acho que com a dutada eu teria um resultado mais próximo do que eu quero.

Então Rui dá uma olhada lá e me dá um toque por favor, mesmo o seu sendo um sub mais forte dá pra tirar uma base.

Acho que com dutada eu conseguiria mais SPL do que em selada, certo?

É vinicius é meio o que eu tava pensando. Selada, vc acerta a litragem e já era. Dutada é bem mais difícil de conseguir né, litragem, sintonia, tamanho do duto, etc. Mas talvez o resultado final seja mais adequado ao meu gosto.

Vlws pela ajuda até agora galera.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Iae galera, alguma idéia/sugestão com relaçao à caixa? Dutada, selada, tamanho...

Já denunciei pedindo pra mudar pro sub-fórum de SPL, há alguns dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Iae galera, alguma idéia/sugestão com relaçao à caixa? Dutada, selada, tamanho...

Já denunciei pedindo pra mudar pro sub-fórum de SPL, há alguns dias.

Cara, experiência própria, vai de dutada sem medo...

Se vc gosta de grave forte a dutada terá um rendimento muuuuuuuuuuuuuuuito superior a uma selada em termos de pressão sonora...

É como o pessoal comentou, na selada o grave é mais plano, não tem picos e na dutada você pode projetar de forma que o pico dela esta numa frequência que mais te agrade...

Compartilhar este post

Link para o post

Então Palio eu tinha pensado da mesma forma.

Vc tem alguma sugestão de litragem, sintonia e tamanho dos dutos?

Compartilhar este post

Link para o post

Então Palio eu tinha pensado da mesma forma.

Vc tem alguma sugestão de litragem, sintonia e tamanho dos dutos?

Eu vou montar uma caixa com 4 subs da Clarion e vou usar as medidas do manual...

O K_Japz pegou um deste também e montou uma dutada diferente do manual, manda uma MP pra ele e perguntas as medidas, o rendimento, as impressões...

Compartilhar este post

Link para o post

Falae galera

Bom, vi no site da MTX que a litragem recomendada em caixa dutada é de 41L líquidos. Sendo assim, acho que uns 47-48L brutos daria legal (descontando sub e duto cairia pra uns 41L).

Pelo pouco que sei do winISD, eu simulei uma caixa com 48L brutos, sintonizada em 28Hz, duto de 4" circular (sem especificar o comprimento).

Seguem algumas fotos do "projeto" no winISD:

mtxdutspl2.jpg

mtxdutgain.jpg

Specs do sub MTX TR5510-04

Fs: 32.5Hz

Qms: 6.39

Cms: 0.178 mm/N

Mms: 134.3g

Rms: 4.30 kg/s

Vas: 37.6L

Xmax: 13.46 mm

D: 222.25 mm

Sd: 387.95 cm²

Vd: 0.53 L

Qes: 0.71

Re: 3.3 ohms

Bl: 11.26 Tm

Potência: 300Wrms

Qts: 0.640

No: 0.173%

SPL 1w/1m: 84.5dB

Desse jeito faria o sub, teoricamente, tocar forte, em frequencias mais baixas (até seus 35-40Hz), é mais ou menos isso?

Palio, vlws pela indicação, já falei com o K_Japz.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, essa sintonia esta muito baixa... confira a velocidade do ar no duto, o xmax e a impedancia ...

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius, o xmax tava errado mesmo, tava em 13,46 metros (o certo é mm), mas mesmo alterando no winISD, parece não mudar a sintonia automaticamente. A impedância parece estar certo e a velocidade do ar no duto não sei como calcularia, já que não tenho o Pe do sub, só o Qes. No winISD ele traz como 332mm.

Vi aqui que, sem mexer no volume da caixa, só aumentando a sintonia, a curva vai ficando mais "Picuda" próximo aos 50Hz, com +3, +4dB. Não entendo muito de caixas dutadas, menos ainda do winISD, rsrs

Vc tem alguma ideia ou sugestão de sintonia pra caixa?

Al!son, MP respondida!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

To indo pra faculdade agora, mas qq hora agente pode conversar sobre essa caixa !

viniciusaleixo@hotmail.com

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...