Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Kbsa

Slope - pra que serve?

Recommended Posts

Nao encontrei nenhuma definiçao para o mesmo que respondesse minha pergunta:

qual a diferença real do slope em 6db/8 ate 24db/8 ? sei que um fica mais alto que outro ou sei la algo parecido, mas qual a melhor definiçao possivel para um SQ usando kit 2 way nas portas e pentaxiais na tampa, o sub tambem claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu so ruim pra explicar, mas vamos la.

Se voce cortar seu sub em 63hz com slope 6, frequencias acima de 63hz ainda irao passar pro sub. Quanto mais voce aumentar o slope, menos frequencia a cima de 63hz irao passar. Se voce colocar um slope de 24db/8 seu sub vai tocar apenas frequencia de 0 a 63hz e nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Determina a taxa que o falante diminui a resposta nas 8ªs acima/abaixo do ponto de corte.

Um falante cortado em 60Hz com um slope de 6dB/8ª vai ter 50% da força em 120Hz. Com um slope de 24dB/8ª, perde 99,X% da força em 120Hz.

É um decaimento gradual e exponencial, um slope de 12dB não causa o dobro da atenuação de um de 6dB.

Tem boa influência na resposta e na potência aplicável ao falante. Geralmente, quando maior o slope, melhor.

E note-se que são matematicamente relacionados, por exemplo: Um corte passa alta em 200Hz a 12dB/8ª equivale a um 100Hz a 24dB/8ª.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmmmmm entendi, mas no caso do SQ qual seria a melhor configuraçao, para musicas diversas como romanticas internacinais, musicas ao vivo, etc, etc...

O meu eu dexei front e rear com corte em 60 hz HP com slope 12/oct e o sub com corte em 60 hz LP com slope 12/oct.

Ta bom assim ou devo mudar?

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmmmmm entendi, mas no caso do SQ qual seria a melhor configuraçao, para musicas diversas como romanticas internacinais, musicas ao vivo, etc, etc...

O meu eu dexei front e rear com corte em 60 hz HP com slope 12/oct e o sub com corte em 60 hz LP com slope 12/oct.

Ta bom assim ou devo mudar?

Parece estar bom sim. O importante é se está te agradando.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente como o Fred disse. Além do gosto, que para mim é o principal, é bom cuidar do alinhamento de fase. Cada tipo de slope altera a fase. No meu caso eu estou usando uma mistura de 18 e 12dB, e achei que o resultado ficou muito bom. Se você tem como ajustar os slopes, teste para ver como lhe agrada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava testando aqui mas como vim do SPL estou meio surdo kkkkkk, percebi uma diferença no som sim mas nao sei qual me agrada mais, por via das duvidas resolvi deixar do jeito que esta hehehehe, talvez por eu ter um SQ basico o som nao de tanta diferença, mas obrigado pelos esclarecimentos, fica o topico para futuras duvidas dos nossos capanheros...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...