Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
thiagotrile

Subwoofer - sensibilidade

Recommended Posts

o que é sensibilidade descrita nos parametros do SUB? quanto maior melhor?

li que quanto mais sensibilidade maior a capacidade de resposta do sub em relação ao amplificador.

Entao um sub com sensibilidade 89 tem menos respota que um 91 p.ex, certo?

já li também que quanto menor a sensibilidade mais subgrave e que quanto maior a sensibilidade mais SPL, tem alguma coisa a ver?

além da sensibilidade, tem algum outro parametro que possa ser utilizado para saber se um SUB é melhor ou pior ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior a sensibilidade, menos potencia ele precisa para gerar um SPL alto, no entanto, sensibilidade alta = fs alto, não lembro direito os motivos.

Se voce ver subs como JL W6, Morel Ultimo 12, todos eles tem sensibilidade e fs baixos, 85 de sensib/ 20fs para o ultimo, e o jl é algo em torno disso, 85/86 com fs baixo tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto maior a sensibilidade, menos potencia ele precisa para gerar um SPL alto, no entanto, sensibilidade alta = fs alto, não lembro direito os motivos.

Se voce ver subs como JL W6, Morel Ultimo 12, todos eles tem sensibilidade e fs baixos, 85 de sensib/ 20fs para o ultimo, e o jl é algo em torno disso, 85/86 com fs baixo tb.

hum.. o q eh fs? quanto maior pior?

Entao.. sensibilidade alta é melhor para sub SPL e sensibilidade baixa é melhor para qualidade, eh isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, da uma lida aqui:

http://autosom.net/artigo.asp?cod=92

em resumo o falante possui dificuldades em reproduzir frequencias abaixo do Fs.

Sensibilidade alta facilita o SPL, com o mesmo amplificador voce consegue uma pressao sonora maior com subs de sensibilidade mais alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria exatamente o que o LEORBOLATO disse...

Em resumo seria isso mesmo

Sensibilidade alta = FS alto e precisa de menas potencia pra gerar alto SPL

Sensibilidade Baixa = FS baixo e precisa de mais potencia pra gerar Alto SPL

um exmeplo ao meu ver seria os WOOFERS DE TRIO...que em geral tem alta sensibilidade e desce bem menos

e um SUB MTX T9515 por exemplo...que tem Baixa sensibilidade e desce MUITO

hum.. o q eh fs? quanto maior pior?

Entao.. sensibilidade alta é melhor para sub SPL e sensibilidade baixa é melhor para qualidade, eh isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade a sensibilidade é dada a X db 1m/1w

Ou Seja, quando colocado o driver a 1m e aplicado 1w

Ele gera X dbs.

Então, quanto maior a sensibilidade, maior a pressao sonora (dB)

Desde que aplicada a mesma potencia.

Ou seja, um sub de 150w e um de 1000w. Se voce aplicar a mesma potencia para ambos, o de maior sensibilidade ira tocar "mais alto" nao importando a potencia.

Já Fs é a frequencia de ressonancia, teoricamente, quanto menor essa frequencia mais o sub desce.

Claro que a resposta de frequencia nao depende só da Fs mas ele é um parametro para tal.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria exatamente o que o LEORBOLATO disse...

Em resumo seria isso mesmo

Sensibilidade alta = FS alto e precisa de menas potencia pra gerar alto SPL

Sensibilidade Baixa = FS baixo e precisa de mais potencia pra gerar Alto SPL

um exmeplo ao meu ver seria os WOOFERS DE TRIO...que em geral tem alta sensibilidade e desce bem menos

e um SUB MTX T9515 por exemplo...que tem Baixa sensibilidade e desce MUITO

Na verdade a sensibilidade é dada a X db 1m/1w

Ou Seja, quando colocado o driver a 1m e aplicado 1w

Ele gera X dbs.

Então, quanto maior a sensibilidade, maior a pressao sonora (dB)

Desde que aplicada a mesma potencia.

Ou seja, um sub de 150w e um de 1000w. Se voce aplicar a mesma potencia para ambos, o de maior sensibilidade ira tocar "mais alto" nao importando a potencia.

Já Fs é a frequencia de ressonancia, teoricamente, quanto menor essa frequencia mais o sub desce.

Claro que a resposta de frequencia nao depende só da Fs mas ele é um parametro para tal.

muito obrigado!!

eu tenho um EP4 com 190 de bridge.

tenho um NAR de 10, de 200 Wrms. o Som é legal ouvir dentro do carro, mas se abrir o porta malas o som desaparece.

Estou pensando em troca lo por um Sub Hertz es 250.. ele tem mais sensibilidade e mais FS que este NAR que eu tenho.

com este SUB hertz.. O som para fora deve ser mais alto, ou seja, renderia mais com o porta malas aberto, certo?

Vale trocar o NAR 200Wrms pelo hertz ES 250?

Editado por thiagotrile

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado!!

eu tenho um EP4 com 190 de bridge.

tenho um NAR de 10, de 200 Wrms. o Som é legal ouvir dentro do carro, mas se abrir o porta malas o som desaparece.

Estou pensando em troca lo por um Sub Hertz es 250.. ele tem mais sensibilidade e menos FS que este NAR que eu tenho.

O som para fora deve ser mais alto, ou seja, rende mais com o porta malas aberto, certo?

Vale trocar o NAR 200Wrms pelo hertz ES 250?

pra que voce tem um SQ e quer abrir o porta malas? Se seu objetivo é esse, definitivamente, seu lugaar não é no SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

pra que voce tem um SQ e quer abrir o porta malas? Se seu objetivo é esse, definitivamente, seu lugaar não é no SQ.

Aff.. para de viagem..

só ouço o som soh dentro do carro..

n to falando de abrir o porta malas e saii tocando..

vei larga de ser chato.. para de viajar com ideologias.

gostaria de ter algo que eu pudesse ouvir em churrasco de familia com poucas pessoas, nada de mais.. a prioridade é som interno..

se n tinha investido a grana e comprado 2 SUB 308 + drives selenium + 2 super tw + power onde.

Compartilhar este post

Link para o post

Aff.. para de viagem..

só ouço o som soh dentro do carro..

n to falando de abrir o porta malas e saii tocando..

vei larga de ser chato.. para de viajar com ideologias.

gostaria de ter algo que eu pudesse ouvir em churrasco de familia com poucas pessoas, nada de mais.. a prioridade é som interno..

se n tinha investido a grana e comprado 2 SUB 308 + drives selenium + 2 super tw + power onde.

voce que quer abrir o porta malas num sistema que não comporta isso e eu que to viajando?

Respondendo sua perguntar, nenhum subwoofer em caixa selada que seja voltado para qualidade vai responder bem pra fora. Se quer "animar um churrasquinho de familia" o som das portas ja vai servir.

DESCULPA AE "PROFIÇOR" :banghead :banghead <_< <_<

ta desculpado.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Sub nao foi feito pra abrir mala.

Se voce quizer faze-lo compre um Woofer

ou coloque dois 6x9 numa caixinha que voce possa colocar na mala.

Nem troque o sub pq nenhum outro vai servir

Compartilhar este post

Link para o post

Animar churrasquinho = 12246_400x400_Mini_System_Philips_AZ-5140_MP3_2V.jpg

:rolleyes:

:+1

Sem querer ser chato ou criticar o autor do tópico, mas faz mais sentido.

Por sinal; no final de janeiro estava em um churrasco, que não foi animado por som automotivo, e conversando com um norte americano ele não entendia direito esse lance do tal trio e som pra fora. Algo que já tinha notado usando foruns gringos basicamente ou é SPL ou SQ/HiFi.

Mas teve umas respostas legais nesse tópico sobre a pergunta inicial.

Abraço

OBS: Como é a caixa do NAR e onde (posição) esta usando? Digo pq lembrei desse artigo http://autosom.net/artigo.asp?cod=17 que li um tempo atrás. Não sei se usa uma caixa lateral de fibra, se é selada ou dutada, a frente do sub esta voltada para onde.

Mas...se for uma caixa que vc possa mexer na posição poderia testar outras posições. Se for o caso até construir outra caixa para ver o que acontece se for selada uma dutada mudar a litragem, tem a técnica de colocar saquinhos com areia para reduzir a litragem, sei lá, rsrs. Bem...só sugestões e espero não ter falado besteira, rs

Editado por fencsantos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...