Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme_Surdo

[artigo] Entendendo mais sobre Pneus

Recommended Posts

Caros amigos, observo que há muitas pessoas com dúvidas sobre pneus, e há muitos que acham por exemplo, que um pneu 195/55 tem a mesma altura de um 205/55, pois acham que a medida do perfil, é em MM, ou simplesmente por ser a mesma numeração de perfil, o pneu tem a mesma altura, diferenciando apenas na largura, um GRANDE ERRO, e muito comum.

 

=> 195/55 tem 107,25mm

=> 205/55 tem 112,75mm

 

a diferença em números pode ser pouca, mas isso faz uma grande diferença.

 

Já sabia disso, mas não sabia como fazer uma boa explicação, por isso fiz uma pesquisa sobre esse assunto, e vou postar uma parte de uma explicação que achei muito boa.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: PneusFácil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

-Como ler a medida de um pneu?

A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste de largura/rácio do tamanho da parede do pneu comparado com a largura e o raio.

 

Exemplo: 175/70R13

175 é a largura do pneu.

70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5 (175x70%)

13 é o diâmetro do pneu, neste caso 13 polegadas.

R significa que o pneu é radial

 

Medida%20do%20Pneu%20Dunlop.JPG

 

Medida%20do%20Pneu.jpg

 

-Como ler medidas com “X” na medida? O que significa o “X” na medida do pneu? É em polegadas?

Sim, estas medidas estão em polegadas.

Exemplo: 31x10.5R15

31 é o diâmetro total do pneu,

10.5 é a largura do tread do pneu,

R15 é o diâmetro da roda.

Obs. Essas medidas são comuns em Pickup's, Caminhonetes, entre outros, mais abaixo, irei explicar melhor como se fazer a leitura.

 

-Qual é a velocidade máxima do meu pneu? Como saber a velocidade máxima do meu pneu? Como ler as letras de velocidade no meu pneu?

 

Indice%20de%20Velocidade%20do%20Pneu.JPG

 

Para encontrar a velocidade máxima que você pode dirigir com seu pneu veja a tabela de códigos abaixo. Você encontrará uma destas letras estampada no seu pneu depois da medida. Exemplo: SP Sport Maxx 100Y Y e a letra que designa a velocidade do pneu, neste caso Y representam 300 km/h na tabela. Sistema automático de índice de velocidade.

 

pneusy.jpg

 

-Qual é o peso máximo que posso por no meu pneu? Índice de peso por pneu? Como ler índice de peso?

 

Indice%20de%20Carga%20do%20Pneu.JPG

 

Para saber o peso máximo que você pode por no seu pneu veja a tabela de códigos em baixo. Você encontrará um destes números estampados no seu pneu depois da medida.

Exemplo: Grandtrek AT3 112S 112 é o número que designa o peso máximo por pneu, neste caso 112 representa 1120kg. Sistema automático de índice de peso.

 

pneus2.jpg

 

continua...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse anteriormente, agora vamos para os pneus com medidas em Polegadas, e para Pickup's, Caminhonetes, entre outros:

-------------------------------------------------------------------------------------------

Flotation System (LT) Light Trucks

 

Há dois sistemas de denotar um pneu para camioneta leve (Light Truck) usado no momento, LT-Metric e Flotation. Veja a diferença abaixo.

 

LT-Metric

Este sistema denota a medida do pneu em milímetros e polegadas mas usa a mesma tabela de Índice de Peso que o sistema Flotation.

 

LT 245/75R16 E

LT Designação de pneu Light Truck (Camioneta Leve)

245 Largura da banda de rodagem (tread) em milímetros

75 Perfil (%) (Altura da parede/largura da banda de rodagem)

16 Diâmetro da roda em polegadas

E Indicador de Peso (Veja tabela de Indicador de Peso)

 

Flotation System

Diferente do sistema LT-Metric, o sistema de Flotation descreve a medida de um pneu para camioneta leve (Light Truck) em polegadas invés de métrico/polegadas. Um pneu descrito neste sistema vai aparecer no formato abaixo.

 

31x10.5R15LT C

31 Diâmetro total do pneu em polegadas

10.5 Largura da banda de rodagem (tread) em polegadas

R Construção da carcaça é Radial

15 Diâmetro da roda em polegadas

LT Designação de pneu Light Truck (Camioneta Leve)

C Indicador de Peso (Veja tabela de Indicador de Peso)

 

pneus4.jpg

 

Já que os dois sistemas são usado bastante, segue uma tabela de conversão de Flotation para Metric. É importante notar que as medidas métricos são um aproximação e não são os valores exatos. A razão que há uma coluna de medida similar é por que quase todas as medidas na coluna Metric não são fabricadas, por isso a coluna diz qual é a mais parecida que é fabricado. Não há muito lapso entre medidas, ou eles fabricam em um sistema ou no outro, medidas maiores são normalmente fabricado no sistema Flotation.

 

pneus3.jpg

 

continua...

Editado por Guilherme_Surdo
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais informações:

 

Quantos anos duram um pneu? Durabilidade do pneu? Qual e a vida de um pneu?

Esta é uma pergunta muito difícil de responder por que depende de muitas variáveis como a marca, modelo, medida, especialmente a condição da pista e o terreno. As pistas no Brasil não são muito boas levando aos pneus durarem menos que em países como Estados Unidos e países da Europa.

 

Quantos anos de garantia têm um pneu?

O tempo de garantia de um pneu depende muito da marca, modelo e medida. Para saber quanto tempo de garantia têm o pneu específico que você está comprando por favor verifique na loja em que você estiver comprando. No entanto, a garantia depende muito de caso a caso.

 

Qual são os maiores perigos a um pneu? Situações a evitar? Problemas comuns a um pneu? Até que ponto é seguro usar um pneu?

 

-Sub-inflação; faz que um pneu se desgaste mais na parte de fora do tread, deixando a área central do tread muito menos desgastado.

 

-Excesso de Inflação; no pneu resulta na área central do tread sendo forçado em contato com a estrada causando desgaste rápido no centro e ombros do tread.

 

-Os Erros de Alinhamento; um exemplo típico do desgaste provocado por o erro de alinhamento na roda da frente é um desgaste progressivo a partir de um lado. O desgaste pode ser sentido por passar a mão em cima do tread da roda.

 

-Fim de Vida; um pneu atingiu o final da vida depois de chegar ao padrão mínimo legal de profundidade de 1,6 milímetros. O pneu ainda pode ser usado mais não e seguro usá-lo.

 

-Travagem de Emergência; uma manobra de travagem de emergência pode causar que os pneus se desgastem rapidamente através do revestimento causando a perda de ar de dentro do pneu.

 

-Pedaços; objetos afiados podem causar danos consideráveis tornando um pneu avariado e pode causar que explodão em velocidades mais rápidas.

 

-Danos de Impacto; esse dano é causado por um impacto para o flanco. O bojo ou "ovo" indica a localização do dano.

 

É comum meu pneu fazer barulho? Por que meu pneu faz barulho?

Sim. O barulho causado pelo seu pneu depende muito da pista e do desenho da banda de rodagem. Cada desenho de pneu faz uma quantidade de barulho diferente.

 

É comum meu pneu vibrar? Por que meu pneu vibra?

Não. Se seu pneu vibrar pode ser que não está calibrado corretamente e dever ser levado a um mecânico especializado para tê-los calibrado.

 

É importante alinhar meu pneu? Por que alinhar meu pneu?

Pneus desequilibrados causam vibrações no pneu e podem causar que os pneus se desgastem mais rápido e que tenham uma vida mais curta. Também pode causar danos a suspensão do veículo. É importante que os pneus sejam alinhado quando primeiro montado na roda do carro o quando haver um reparo o trocou de roda no carro.

 

Como saber se meu pneu é direcional? Há uma direção específica para montar meu pneu na roda?

Depende do tread do pneu. Veja os tipos de tread. Pneus com tread assimétrico não tem um direção específica então podem ser montados apontando para qualquer direção. Pneus simétricos e unidirecionais só podem ser montados apontando para uma direção já que é o jeito que o tread foi desenhado para melhor performance. Abaixo há uma foto de um pneu direcional.

 

Pneu%20Direcional.jpg

Pneus que só podem ser usados em um direção normalmente vem com uma flecha estampada no pneu com a direção em que tem que rodar.

Pneu%20Rotation.jpg

Pneu%20Direcao.jpg

 

Por que um pneu liso é perigoso?

Pneus lisos têm menos tread e um menor canal por onde água e ar podem passar enquanto o pneu está girando. Sem o tread, o pneu torna-se mais perigoso em dias chuvosos ou quando a pista estiver molhada e o motorista estiver em alta velocidade, ocorrerá que o pneu não irá conseguir dispersar tão rapidamente a água embaixo do pneu. Quando isso acontece ele irá parar de ter contato físico com a pista, escorregando na água (em um caso como esse, diminua sua velocidade gradualmente e NÂO freie o carro).

 

Como saber se está na hora de trocar meu pneu? Que teste posso fazer para ver se meu pneu está muito liso?

Para facilitar a vida dos condutores, a maioria dos pneus já vêm com um indicador de vida, agora, se o usuário irá prestar atenção ou não, é outra história. Veja a imagem abaixo para entender a expliacação. A maioria dos penus hoje vêm com uma barinha bem no centro, quando o tread do pneu chegar ao mesmo nível que a barra, é hora de trocar seu pneu. Esta barra indica quando seu pneu pára de ser seguro.

 

Indicador%20da%20Vida%20da%20Banda%20de%20Rodagem.jpg

 

Ponto amarelo no pneu? O que significa o ponto amarelo no pneu? Marca de peso?

Pelo incrível que pareça pneus não são fabricados perfeitamente. Normalmente você encontra um ponto amarelo no seu pneu, este e o ponto mais fino no pneu (área com menos peso). Isto e importante quando montando o pneu na roda.

 

Ponto vermelho no pneu? O que significa o ponto vermelho no pneu? Marca de uniformidade?

Como explicado anteriormente, pneus não são fabricados perfeitamente por isso é bem provável que você encontrar um ponto vermelho no seu pneu. Este é o ponto mais alto no seu pneu. Isto é especialmente importante quando montando o pneu na roda.

 

Ponto%20Vermelho%20e%20Verde.jpg

 

Como saber se meu pneu foi certificado pelo Imetro? Qual é a estampa do Imetro no

pneu?

Para saber se seu pneu foi aprovado pelo Imetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) procure um logo parecido ao da foto. Do lado do logo do Imetro há um código específico a cada empresa de pneu. Todo pneu vendido no Brasil tem que ter a estampa do Imetro, se não tiver, o pneu não foi aprovado para uso no Brasil.

Pneu%20Inmetro.jpg

 

O que é protetor de borda (Rim Protection)? Para que serve?

Primeiro quero esclarecer que pneu com protetor de borda não é o mesmo que um pneu Run Flat. Pneu com protetor de borda é um pneu com parede reforçada (parede mais grossa), que torna mais difícil o pneu rasgar no meio fio o em um buraco. Normalmente só pneu de perfil 50 para baixo tem protetor de borda. Pneu com protetor normalmente tem uma parede rígida, pneu sem tem uma parede flexível. Vejas as fotos abaixo para ver a diferença.

 

Pneu%20com%20protetor%20de%20Borda.jpg

Pneu%20sem%20protetor%20de%20borda.jpg

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

No site da fonte, encontrei algo interessante, um simulador de Pneus, onde se ve claramente as diferenças entre medidas, só conferir aqui. Pesquisa Pneus, tem que digitar Veja e a medida, exemplo Veja 205/40R17, usar R maiúsculo!

--------------------------------------------------------------------------------------------

É meio grande, mas é bem explicativo, espero que essas informações sejam úteis.

:legal:

Editado por Guilherme_Surdo
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guilherme,

 

Tenho um GOL G5 09/10 e estou querendo trocar meus pneus. Qual, levando em conta qualidade e preço, compensa mais?

 

Todos são 185/60/14.

 

1. Nexen para 80000km - R$199,00

 

2. Pirelli PG 1000 - R$240,00

 

3. Pirelli CSpide - R$172,00

 

4. Firestone - FW 900 - R$ 249,00

 

Se puder me ajudar eu agradeço!

 

Thiago

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eae Pessoal,eu tenho um celta e nele tenho pneus Goodyear,gosto muito deles,pra mim são os melhores.Eu queria saber se alguém conhece alguma loja Virtual que venda Pneus Goodyear e que seja de confiança. Alguem sabe alguma para me indicar ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...