Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rui

Caixa selada desce abaixo de 28Hz?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala aí pessoal...

Eu tinha postado lá no Geral, mas não tive muita ajuda, e como estou querendo uma caixa que desça bem e que toque com a melhor qualidade possivel, vou postar aqui e pedir para a moderação tracar lá...

Bom primeiro estes são os parametros do sub:

Sub: 12" (Peerless XXLS)

Impedancia: 4 Ohms

Re: 2,6 Ohms

Le: 1,8 mH

Sd: 466 cm2

Xmax: 12,5 mm

Fs: 19,4 Hz

SPL: 87,6 Db

Qms: 7,8

Qes: 0,360

Qts: 0,340

BL: 10,4 Tm

Vas: 169 L

Cms: 0,56 um/N

Rm: 1,86 Kg/s

P.: 175 rms

E estas são as duas recomendações de caixa:

1º) Car: If a 1 cubic foot sealed box is used in a vehicle, assuming 6dB of cabin gain, your F3 would be about 27Hz.

2º) Car: Sealed boxes are usually recommended for autosound applications as vented boxes can seem boomy.

Este é o grafico da curva de resposta de 4 simulações:

Linha AMARELA (Caixa recomendada pelo Winsd): SELADA / 51L / Qtc: 0,71 / F3: 40,4 Hz

Linha LARANJA (Caixa de 1 cubic foot - como recomendado pelo fabricante): SELADA / 28,3L / Qtc: 0,90 / F3: 42,4 Hz (e não os 27 Hz como citado - os ganhos de cabine alteram tanto assim uma resposta?)

Linha VERDE: DUTADA / 96L / Sitonia: 23 Hz / 1 duto de 4" x 40cm / F3: 24,50 Hz (recomandada pelo Winsd)

Linha AZUL: DUTADA / 60L / Sintonia: 23 Hz / 2 Dutos de 3" x 79cm (aqui uma duvida, este valor que sai no Winsd e´de cada duto ou dos dois juntos?) / F3: 30 Hz

----------------------------------------------------------

Mesmo o fabricante não recomendando eu simulei as dutadas pois queria uma caixa que descesse bastante....

O que devo fazer?

É possível descer bem com uma caixa selada? Pois o fabricante diz que com 1 cubic foot (28,3L) eu terei F3 de 27 Hz, mas simulando no Winsd eu tive uma F3 de 42,4 Hz....

Gostaria de uma ajudinha...

Obrigado,

Rui

Editado por Rui
Postado em (editado)

Bom pessoal...

Andei pesquisando muito no forum estes ultimos dias....Mas muito mesmo....Agora já to quase convencido de tentar uma LT para este Peerless...

O que acham?

Tem bom Xmax (12,5mm), BL acima de 10, Qts entre 0,3 e 0,4, só que tem Fs=19,4Hz :blink:...

Se eu sintonizar a LT em 20Hz, terei uma linha de 4,30 metros [""]

Se, por um acaso, eu sintonizar esta LT em 25 Hz (por exemplo), terei muitas perdas? Pois em 25Hz ainda estou entre 12,5Hz e 50Hz, nas primeiras oitavas...

E tenho uma dúvida...Quando temos que acertar a caixa manualmente com o preenchimento interno, este preenchimento não altera a sintonia da caixa? Ou a sintonia é feita unica e exclusivamente pela linha de transmissão?

[]s

Rui

Editado por Rui

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...