Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
vitorvilas

Som inicial

Recommended Posts

Salve galera...

Seguinte:

Montei um setup inicial em um corsa hatch para ser melhorado aos poucos e tenho algumas dúvidas.

Setup:

DVD JVC AVX-44

AMP Roadstar Powerone

SUB Matador Max 800w 12"

KIT 2 vias bicho papão black 80w

Drive Selenium D200

Tweeter Selenium ST200

2 Cabos RCA monster

Caixa trio, com o sub, drive e tweeter. (coloquei uma chave para desligar o tweeter e o drive)

Sei que o SUB está subdimensionado para esse powerone que está ligado em 3 canais mandando apenas 360w para o sub. Porém ainda não troquei a bateria do carro, que é de 55a.

Eu tô com dúvidas quanto a caixa que me foi vendida, postarei fotos em breve assim como a sua medida tb, pois não sei se posso tirar mais do q tiro do SUB, sei que para fora ele n é bom, é mais som para dentro, além de ele n fazer muito feio para fora, sem forçar muito. Eu fico meio receioso de botar o sub pra vibrar mais com medo de queimar ou deslocar a bobina.

Outra dúvida é: O JVC só corta em 80hz - 120hz e 150hz, no amplificador eu tenho a opção de cortar de 40hz a 150hz, enquanto eu posso deixar para que o sub n queime com oscilação de onda, pois sei q se passar muita voz para ele, ele vai acabar vibrando muito e queimando. No JVC está em 80hz e no amp eu coloquei algo em torno de 60 - 70hz. O JVC tb tem um filtro passa alto, que quando deixo passando o grave aumenta, quanto ativo o grave diminui. Neste caso eu posso deixar passando e reduzir o ganho no módulo ou usar o crossx do modulo para cortar a frequência?

Seguem as imagens:

caixap.th.jpg

imagem033hw.th.jpg

imagem035ol.th.jpg

Galera, fiz a medição correta da litragem da caixa, deu 45 litros.

Abraços galera. Obrigado

Editado por vitorvilas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixe o corte somente no Amp ou no player, o sub eu costumo deixar o corte em 70hz acima disso meus mid´s já fazem o trabalho, o seu kit 2 vias eu ja nao sei lhe dizer!

Editado por Guilherme_Vital

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos equipamentos, só ñ gosto do kit bomber... o resto faz "bonito"... qto ao corte, como ja dito pelo guilherme, ou corte pelo player ou pelo modulo... e o corte é pessoal, desde que vc corte o low em uma frequencia e jogue o hi para frequencia seguinte... para ñ ter buracos... mas é mais de gosto mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera pelas respostas, vou fazer isso. Regular esse som não é muito fácil n, rsss.

Coloquei as fotos e uma imagem falando sobre a caixa.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida que assola todos os inciantes.

Li bastante sobre regulagem do módulo junto com o player.

Meu player manda 5v, meu módulo vai de 6 a 0,2v.

Meu sub é de 800w e o módulo tá mandando apenas 360w, o ganho poderia ser mais elevado?

Qual o recomendado?

Li vários artigos, fiz pesquisas aqui no forum mas não consegui compreender muito bem. Uns dizem que é pra deixar zerado no 6v, uns dizem que é pra deixar quase no mínimo, o q vcs recomendam?

Editado por vitorvilas

Compartilhar este post

Link para o post

Se o módulo realmente está mandando os 360W a regulagem está correta, pois esse é o máximo que a Power One manda, se colocá-la pra mandar mais, aí vai mandar distorção que pode ocasionar a queima do Sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida que assola todos os inciantes.

Li bastante sobre regulagem do módulo junto com o player.

Meu player manda 5v, meu módulo vai de 6 a 0,2v.

Meu sub é de 800w e o módulo tá mandando apenas 360w, o ganho poderia ser mais elevado?

Qual o recomendado?

Li vários artigos, fiz pesquisas aqui no forum mas não consegui compreender muito bem. Uns dizem que é pra deixar zerado no 6v, uns dizem que é pra deixar quase no mínimo, o q vcs recomendam?

Vitor,

uma coisa nada tem a ver com a outra...

o ganho é apenas o ajuste de sensibilidade, ou seja, ele vai controlar em que volume do seu player o amplificador vai entregar toda sua potencia, mas lembre-se, é apenas uma regulagem DE QUE em que ponto a potencia maxima vai ser alcançada, NUNCA o amplificador vai entregar maior potencia atravez do ganho.

Se o modulo entrega 1000Wrms o ganho pode estar no maximo ou no minimo, o que vai mudar vai ser em que ponto ele vai entregar, mas nunca vai entregar 1001Wrms.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor,

uma coisa nada tem a ver com a outra...

o ganho é apenas o ajuste de sensibilidade, ou seja, ele vai controlar em que volume do seu player o amplificador vai entregar toda sua potencia, mas lembre-se, é apenas uma regulagem DE QUE em que ponto a potencia maxima vai ser alcançada, NUNCA o amplificador vai entregar maior potencia atravez do ganho.

Se o modulo entrega 1000Wrms o ganho pode estar no maximo ou no minimo, o que vai mudar vai ser em que ponto ele vai entregar, mas nunca vai entregar 1001Wrms.

abraço

Exato, isso eu entendi.

Mas dois problemas passou a acontecer comigo, é que quando regulei corretamente para 5v no módulo, o sub ficou fraco, rsss. Acho que a solução seria mesmo colocar um módulo dedicado pra ele, creio que um de 600w pelo menos ficaria de bom tamanho, assim o kit duas vias acompanharia numa boa. E o outro é que quando tento aumentar a frequencia de 60hz no equalizador do player distorce tb o kit duas vias. Creio que a solução seja manter o grave no limite aceitável pelo kit duas vias e tentar aumentar o grave do sub pelo bass boost. Posso aumentar sem prejudicar os equipamentos? Já q a regulagem da sensibilidade está casada com o player?

Cortei o sub no módulo para algo em torno de 70 - 80hz, e o kit duas vias tá tocando apartir de 75 - 80hz.

Regular o som é o mais complicado de todos, tô vendo q demora um pouco. rsss

Abraço e obrigado pelas respostas e atenção.

Editado por vitorvilas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...