Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

alesport

Totalmente perdido!

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal! antes que me xinguem e me mandem procurar vou logo me explicando... Coloquei dois tornados de 15" na mala do gol quadrado tocados por um stetsom 3K7, o grave dentro do carro ficou mto bom mas quanto ao som de mala aberta nao estou satisfeito! e no mesmo dia que fui instalar o som vi um outro cara que colocou tambem dois tornados de 15" em um corsa sedan e o som dele ficou mto bom (para fora) os tornados batem mto mais (ele usa um taramps 2K7 e apenas a bateria original do carro!!!). Os meus tornados parecem dois subs mexem um monte e nao tem a porrada mais seca! que tanto quero!! percebi que a caixa dele é menor mas nao sei a litragem e nem ele sabe! o pessoal da loja onde instalei o som vai meio no peito quando o assunto é fazer a caixa, pelo que percebi eles vao meio no olho! NAO simulam e caixa e nem se preocupam com a frequencia dela (confesso que nao faço idéia de como se faz isso) eles simplismente fazem e para caber no carro e pronto... Pedi a eles para fazerem uma caixa que fizesse os tornados ficarem melhor para fora eles foram medindo a caixa do cara do corsa e falaram que ja iam fazer a minha do mesmo tamanho naquele instante!!!! pedi pra que eles esperassem pois eu iria pesquisar um tamanho bom para a caixa!! estou com medo que eles façam outra caixa e esta fique mto pequena ou fique errada novamente e acabe que nao toque NADA os tornados!! Agora é que vem a parte ruim... eu NAO sei simular caixa, Nao sei a litragem que devo usar e nem o tamanho dos dutos!!!! " usa a pesquisa poha" sei que vou ouvir isso, mas ja li TODOS os links aqui do forum a respeito da caixa para tornado, mas confesso que pela minha falta de conhecimento técnico nao ficou claro o que DEVE ser feito, a única coisa que me ficou claro é que a caixa deve ter no minimo 70L e no máximo 90L! e só!! Então gostaria que os amigos mais experientes do forum me ajudassem dizendo como deve ser feita esta caixa, se possível, me dando medidas exatas da caixa e como deve ser o formato da mesma e ainda como devem ser os dutos (acho interessantes os dutos retangulares feitos na propria caixa). Peço desculpas aos usuarios mas pesquisei e fiquei ainda mais confuso com o que li!!! Talvez me mandem procurar outro instalador, mas a loja que fez a instalação vai confeccionar outra caixa sem custo adicional!!! por isso novamente peço a ajuda dos usuarios mais experientes, para que eu nao seja enrolado e o som fique na mesma m****! Gostaria de chegar na loja e dizer pro instalador que eu quero a caixa com "formato "X" e com medidas "X" e com o duto "X" ! para nao ter erro! Não me entendam mau, nao quero ser folgado chegando aqui e pedindo receita de bolo, apenas nao tenho conhecimento para fazer por mim mesmo! Tenho ambem outra duvida, como regulo o meu player para este som? o instalador deixou o loud no maximo, um tal de SLA no nivel 4 e nem sequer mexeu nas funções de corte de frequência (tambem nao sei como fazer isso, pois me parece que depende da caixa não é?) Origado desde ja pessoal!

Postado em (editado)

Deixa tudo em flat, diminui um pouco o duto e tenta colocar uns sacos de areia dentro da caixa pra diminuir a litragem e não ter que gastar com uma nova caixa

Edit: li de novo tudo, faz isso que eu nadei e qdo ficar bom vc ve o volume interno da caixa e manda ele fazer

Editado por EmersonB
Postado em

Deixa tudo em flat, diminui um pouco o duto e tenta colocar uns sacos de areia dentro da caixa pra diminuir a litragem e não ter que gastar com uma nova caixa

Edit: li de novo tudo, faz isso que eu nadei e qdo ficar bom vc ve o volume interno da caixa e manda ele fazer

Mas e no módulo como faço a regulagem do subsonico e level? Ah obrigado pela resposta mas nao tenho como diminuir ou aumentar o duto pois ele é feito na propria caixa! E quanto a caixa nova o cara da loja vai me dar outra nova sem custos!!!

Postado em (editado)

Mas e no módulo como faço a regulagem do subsonico e level? Ah obrigado pela resposta mas nao tenho como diminuir ou aumentar o duto pois ele é feito na propria caixa! E quanto a caixa nova o cara da loja vai me dar outra nova sem custos!!!

1º sua bateria é de quantos ampéres?

2º qual a bitóla da fiação que liga este módulo na bateria?

3º qual das versões do tornado que voce tem o laranja com 1.100RMS ou o cinza com 450RMS?

4º esse cara que te montou essa caixa é louco nem volta mais nele se tu quer meu conselho...

Responde o que perguntei e conversamo denovo amigo.

Editado por jgeraldo
Postado em

Amigo, ja tive exatamente o teu set e sofri bastante pro treco render pra fora.

Caixa com 90 litros (recomendada pela fabrica) eh pra tocar o mais flat possivel, sem picos, e mais parelho tanto pra dentro ou pra fora, o que nao era meu caso e pelo jeito nem o teu. Depois de 3 caixas, conseguimos uma que rendeu bem pra fora, ficou com 63 litros por camara , com duto quadrado (de cima a baixo) e 5 cm d profundidade. Um detalhe importantissimo, o subsonico...

O 3k7 tem, e vai ateh 80hz, o que eh otimo. deixa ele na metade q ficara entre 50 e 60hz, e NAO use a saida SUb do player, use a saida rca normal, e se for player pioneer, vah nas configs, em HPF deixe em 63hz o corte (cortara de 63 pra cima) porem como o corte do player eh pouco (poucos db, 6 senao me engano) , da pra deixar em 63hz mesmo. Dessa forma te garanto q vai rende um pouco mais . quanto ao corte LPF , eu como tenho crossover (STX104) deixo em 300hz, se tu nao tem cross, deixe o do modulo entre 200 e 300, acima disso nao eh nessessario para o tornado visto que ele nao vai render e vai clipar antes. Abracao amigo boa sorte.

Postado em

Ah , nao esquece...bateria valendo! To com 350 amperes de bateria, qto menos bateria tiver, mais cedo vai clipar. Quanto ao lip do 3k7, meus tornados (de 18 atualmente) aguentan 8 horas tocando ininterruptamente ficando apenas mornos, com o clip piscando normal (nem forte nem fraco) . Mas lembre-se de verificar toda hora visto q ha musicas mais altas, outras mais baixas . Nao deixe o clip acendendo mto forte, apenas piscando levemente. E seja feliz.

Postado em

1º sua bateria é de quantos ampéres?

2º qual a bitóla da fiação que liga este módulo na bateria?

3º qual das versões do tornado que voce tem o laranja com 1.100RMS ou o cinza com 450RMS?

4º esse cara que te montou essa caixa é louco nem volta mais nele se tu quer meu conselho...

Responde o que perguntei e conversamo denovo amigo.

1º Tenho 280 ampéres de bateria

2º a bitola e de 21mm

3º Tenho o laranja com 1100 rms

4º Pode deixar heheh

Postado em (editado)

1º Tenho 280 ampéres de bateria

2º a bitola e de 21mm

3º Tenho o laranja com 1100 rms

4º Pode deixar heheh

Ola... 75 litros com dois dutos de 4 polegadas por 15 cm de profundidade pra cada falante desses ai vai tocar legal tanto pra dentro quanto pra fora. "com camaras separadas"

Se voce mesmo quer calcular sua caixa aqui abaixo esta o link:

http://www.bravox.com.br/portal/calc_dimensoes.asp

Daí não vai ter desculpa pra quem montar a caixa.

De resto ta maisss que bom!!

Editado por jgeraldo
Postado em

Alesport, parágrafo..

Parágrafo, Alesport..

Aqui vai uma dica.. É quase impossível conseguir ler um texto de 30 linhas sem um parágrafo, fica confuso pra entender..

No mais siga as dicas do Joester, desligue o Loudnesse o sla pode deixar em 0 mesmo.. Regulagem do aparelho em flat..

Fica difícil indicar uma caixa sem saber qual o tamanho da sua caixa e o tamanho dos dutos.. Se vc passar esses dados ai ajuda bastante..

Abraços

Postado em

Alesport, parágrafo..

Parágrafo, Alesport..

Aqui vai uma dica.. É quase impossível conseguir ler um texto de 30 linhas sem um parágrafo, fica confuso pra entender..

No mais siga as dicas do Joester, desligue o Loudnesse o sla pode deixar em 0 mesmo.. Regulagem do aparelho em flat..

Fica difícil indicar uma caixa sem saber qual o tamanho da sua caixa e o tamanho dos dutos.. Se vc passar esses dados ai ajuda bastante..

Abraços

Foi mal quanto a falta de paragrafos mais fui me emplogando na descrição do problema que nem dei conta deste detalhe!!!! mas valew pela dica !!!! vou medir a caixa e colocar aki pra vcs!!!! Obrigado!!

Postado em

Alesport, parágrafo..

Parágrafo, Alesport..

Abraços

http://img13.imageshack.us/i/medidast.jpg/

As medidas estao ai na imagem e os dutos medem 4,5 cm de largura por 30 cm de profundidade.

Postado em

Amigo, ja tive exatamente o teu set e sofri bastante pro treco render pra fora.

Caixa com 90 litros (recomendada pela fabrica) eh pra tocar o mais flat possivel, sem picos, e mais parelho tanto pra dentro ou pra fora, o que nao era meu caso e pelo jeito nem o teu. Depois de 3 caixas, conseguimos uma que rendeu bem pra fora, ficou com 63 litros por camara , com duto quadrado (de cima a baixo) e 5 cm d profundidade. Um detalhe importantissimo, o subsonico...

O 3k7 tem, e vai ateh 80hz, o que eh otimo. deixa ele na metade q ficara entre 50 e 60hz, e NAO use a saida SUb do player, use a saida rca normal, e se for player pioneer, vah nas configs, em HPF deixe em 63hz o corte (cortara de 63 pra cima) porem como o corte do player eh pouco (poucos db, 6 senao me engano) , da pra deixar em 63hz mesmo. Dessa forma te garanto q vai rende um pouco mais . quanto ao corte LPF , eu como tenho crossover (STX104) deixo em 300hz, se tu nao tem cross, deixe o do modulo entre 200 e 300, acima disso nao eh nessessario para o tornado visto que ele nao vai render e vai clipar antes. Abracao amigo boa sorte.

Cara mto obrigado ai pela ajuda!! ja fiz o que voce falou ai em cima!!! so falta ligar o modulo na saida rca do player pois acho que ta ligado na saida pra sub e regular o LPF no modulo!!! vou fazer daqui a poco!!!

Postado em

Simulando aqui rapidinho acho que tua caixa está com 90 litros brutos e sintonizada em 40hz não acho que seja o problema dela.. Mas se quiser fazer um teste, diminua uns 10cm cada duto.. Apesar que duto de madeira não sei se vc vai conseguir isto..

O tornado é falante de gravão, não tem tanto ataque.. O forte dele é se parecer com um subão.

Mas faça isso que falaram, tire da saída sub, deixe em rear mesmo.. Deixa o HPF do player em 50 ou 63hz mesmo.. E o LPF no amp no máximo ali nos 200hz, dificil tirar algo dos Tornados acima disso.. Quanto ao subsonico do amp vá testando comece nos 40hz e vai subindo até ficar a seu gosto..

Mas eu no seu caso não vejo necessidade de fazer outro box.. No máximo se for pra fazer algo eu diminuiria os dutos..

ps. como vc não falou a altura dos dutos imagina que eles tenham 37cm..

Postado em

Imorrivel

TIve a caixa de 90 litros e axei "orrivel" heuheue

com 63-70 ela ataca bem mais, porem perde subao principalmente pra dentro. Pra fora , gostei muito.

Abraçao

Postado em

Pois é mas ja é uma característica do Tornado né.. Aquele subão pra dentro.. Foi como eu falei, 90 litros como tá a dele o que dava pra fazer é diminuir uns 10 ou 15cms do duto pra subir a sintonia, mas como é de madeira o duto vai ficar complicado e se for pra fazer uma caixa nova, eu faria ela como vc indicou pois ja tem experência com a mesma e alcançou resultados satisfatórios, então se for refazer a caixa toda então segueria a dica dos 63/70 litros..

abraços

Postado em

Pois é mas ja é uma característica do Tornado né.. Aquele subão pra dentro.. Foi como eu falei, 90 litros como tá a dele o que dava pra fazer é diminuir uns 10 ou 15cms do duto pra subir a sintonia, mas como é de madeira o duto vai ficar complicado e se for pra fazer uma caixa nova, eu faria ela como vc indicou pois ja tem experência com a mesma e alcançou resultados satisfatórios, então se for refazer a caixa toda então segueria a dica dos 63/70 litros..

abraços

Para fazer uma caixa com 63 ou 70 litros quais devem ser as medidas? e como deve ser o duto?? Obrigado!!!

Postado em

Imorrivel

TIve a caixa de 90 litros e axei "orrivel" heuheue

com 63-70 ela ataca bem mais, porem perde subao principalmente pra dentro. Pra fora , gostei muito.

Abraçao

Fala joester! cara como deixo o "level" (é o mesmo que ganho não?) no modulo??

Postado em

meu amigo. isso aí é relativo. Se nao me engano , tu nao tens crossover externo neh?

Entao é como os amigos dizem no forum...depois de deixar tudo regulado, o SLA em 0 e tal, o player todo em flat com os devidos cortes (hpf pra usar a saida rear normal) , Dexa o ganho no minimo (do modulo) e bota tocar uma musica q tu costuma ouvir geralmente. O pioneer geralmente leva seu volume ateh 60, entao vá erguendo o volume até que o clip do modulo começe a piscar (piscar apenas, nao ficar aceso hehe). Caso tu chegue la pelo 40~45 (meu gosto) e o clip nao acenda, deixe entre 45-50 e aí sim vai levantando o ganho, até começar a piscar. tu vais ficar em MEDIA com o clip entre 40-50. Isso eh apenas uma base, pq as musicas q baixamos ora vem num nivel ora outro, alem de cada estilo de musica alterar o clip. Entao, fique de olho. Uma coisa que eu fiz (fo**-se a garantia hehehe) foi abrir a tampa de cima do modulo e soldar um fiozinho nas pernas do led clip (um fio duplo , claro) , depois fechei a tampa e puxei esse fio ateh o para-choques traseiro e um fio paralelo a ele ateh o painel (proximo ao player). Usei leds vermelhos (que nao alteran o valor de corrente quase em nada, entao o clip acende normal como antes) . Entao: Fiquei com um led proximo ao player e um proximo ao parachoques traseiro... nunca me perco nas distorcoes hehe. Led-REMOTO. (antes que alguem me pergunte, eu testei o led piscando na minima força e botei os outros 2 em paralelo e o original nao apagou, ou seja, a queda de tensao e aumento de corrente para suprir 3 leds ao inves de 1 foi insignificante, RECOMENDO. abracos a todos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...