Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Sergio eduardo

[HELP] Fiação do Projeto SQ

Recommended Posts

Galera preciso de um help,

É o meu primeiro projeto e por isso não tenho muita noção ou experiência, já estou lendo o fórum a um bom tempo mas algumas coisas só quem já fez conhece mesmo, como é o caso dessa minha duvida:

Tenho um corsa hatch 4p, vou fazer a instalação com o modulo na lateral do porta malas e um kit 2 vias, sendo eles respectivamente um audiobank KA 4100 e o CS60k em kevlar da bravox, a HU é um DEH-5280SD, a questão é quantos metros de speaker cables vou usar pra ligar isso ? pelo que pesquisei o ideal seria um 14AWG ou 16AWG certo ? ... e quanto de alimentação também ?

desde já agradeço pela ajuda de todos ! [¨]

abs!

Editado por Sergio eduardo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera preciso de um help,

É o meu primeiro projeto e por isso não tenho muita noção ou experiência, já estou lendo o fórum a um bom tempo mas algumas coisas só quem já fez conhece mesmo, como é o caso dessa minha duvida:

Tenho um corsa hatch 4p, vou fazer a instalação com o modulo na lateral do porta malas e um kit 2 vias, sendo eles respectivamente um audiobank KA 4100 e o CS60k em kevlar da bravox, a HU é um DEH-5280SD, a questão é quantos metros de speaker cables vou usar pra ligar isso ? pelo que pesquisei o ideal seria um 14AWG ou 16AWG certo ? ... e quanto de alimentação também ?

desde já agradeço pela ajuda de todos ! [¨]

abs!

ola amigo, bem vindo.

olha quanto a quantidade de fois a serem ultilizados depende de onde vc colocara os divisores de frequencia, se for na mala vc ira gastar uns 9 metros por cada lado(+/-) agora se vc colocar perto dos falantes e tweeters cai pela metade.qualquer um dos cabos 14awg e 16awg estariam adequados ao projeto, eu prefiro sempre mais expeço para garantir.

o cabo de força tem um calculo a ser seguido, potencia do ampli por canal,ai vc pega este resultado e ve qual a eficiencia dele, se mosfet gira em torno de 50%, então vc aplica no calculo + 50% e divide por 13 que é a media da voltagem do carro(12.6desl e 14.4 lig) ai vc tera um numero x que representa a amperagem consumida, ai no autoforum tem uma tabela de calculos para vc ver, se achar compricado aplique um 21mm que ta bom, mas cuidado 21mm (4awg) mesmo pois tem cabos mentirosos ai (pompeia e coisa e tal)

Compartilhar este post

Link para o post

ola amigo, bem vindo.

olha quanto a quantidade de fois a serem ultilizados depende de onde vc colocara os divisores de frequencia, se for na mala vc ira gastar uns 9 metros por cada lado(+/-) agora se vc colocar perto dos falantes e tweeters cai pela metade.qualquer um dos cabos 14awg e 16awg estariam adequados ao projeto, eu prefiro sempre mais expeço para garantir.

o cabo de força tem um calculo a ser seguido, potencia do ampli por canal,ai vc pega este resultado e ve qual a eficiencia dele, se mosfet gira em torno de 50%, então vc aplica no calculo + 50% e divide por 13 que é a media da voltagem do carro(12.6desl e 14.4 lig) ai vc tera um numero x que representa a amperagem consumida, ai no autoforum tem uma tabela de calculos para vc ver, se achar compricado aplique um 21mm que ta bom, mas cuidado 21mm (4awg) mesmo pois tem cabos mentirosos ai (pompeia e coisa e tal)

o amp é mosfet mesmo de 400rms, achei aqui no forum uma pagina que calculava direitinho e realmente é como você disse 4 AWG, só preciso ver um cabo bom agora.

Quanto aos speaker cables, acho que vou comprar um rolo de 15metros 16 AWG da Blitz Audio, pelo que vi aqui no fórum tem bastante gente que usa dele, é bom mesmo ? ... e quanto aos crossovers, pela metragem de cabo a ser usado eu prefiro deixa-los perto do kit mesmo, só não sei onde o instalador pode coloca-los além do porta malas.

Valeu a ajuda cebolaa !

Compartilhar este post

Link para o post

Cabo CxB para SQ eu recomendo o que estou usando, são cabos PP Eprotenax da Prysmian, 4x1.5mm ligados cruzados, fazendo 2x3.0mm pro kit e 4x2.5 pro sub, perfazendo 2x5.0mm

Custam absurdamente barato, e dão um ótimo resultado.

Editado por evepainkiller

Compartilhar este post

Link para o post

16AWG para tweeters é o bastante,nao para mids e muito menos sub!

Se for deixar na porta os cross,compra 15mts de 12awg que dá tranquilo....

Alimentação 4AWG , pois estara preparado para futuros ups,sem falar que é melhor folga do que faltar...Ou até mesmo um 6awg é tranquilo para esse teu amp...Uns 6mts basta

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso estou usando este para os falantes Karma SS 12 Gauge Speaker Wire comprei 18 mts para usar em minha Parati, e os cabos de força os KLMX Kable 4 Gauge Silver Pearl Power/Ground Cable e ainda os RCA Krystal RCA Kables tudo da Knukonceptz ótimos cabos e muito boa qualidade a preços bons, somente os cabos que estão ligados ao sub são de 8mm que são da fosgate.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera optei por 20M de 16AWG Acoustic Research e 5M de 4AWG Blitz Audio ... já aproveitei e comprei um porta fusivel e um aterrador, ambos blitz audio tbm.

Rola usar esse cabo no sub de boa ?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou usando cabos de 8mm para o sub e 12 awg para o esterio

Por enquanto vou colocar um sub de 200rms e o modulo mandando 240rms nele, acho que não tem necessidade de um cabo tão grosso, não é ?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, não economiza e cabo pro sub... conselho...

Como o cabo é curto (talvez menos de 1m), não sai nem 5,00 de diferença pegar um cabo mais grosso, vai de fé... isso faz MUITA diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

O evepainkiller tem razão todo os equipamentos mal alimentados podem causar dores de cabeças, tanto seus falantes quanto na parte eletrica, fiação de má qualidade e fina esquenta de verdade, a casos de queimar a parte plastica danificando todo os sistema e por ai vai, pense em fios derretendo embaixo dos tapetes do seu carro, ou mesmo no porta malas no carpete.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...