Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MarceloAbath

Subwoofer PIONEER 309

Recommended Posts

bom galerinha, instalei hoje meu som, B.Buster 3600 GL e 2 Pioneer 309, uma bateria de 60 no cofre e uma de 60 para auxiliar... então instalei o som tudo certinho e quando o grave era porrada ou ate mesmo em graves baixos tocando nem 2min ele tava uma batida forte e o su pulava excursionando todo o cone.. e o modulo entrava em proteção e dava um barulho no sub..da bobina pegando... oque pode ser?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom galerinha, instalei hoje meu som, B.Buster 3600 GL e 2 Pioneer 309, uma bateria de 60 no cofre e uma de 60 para auxiliar... então instalei o som tudo certinho e quando o grave era porrada ou ate mesmo em graves baixos tocando nem 2min ele tava uma batida forte e o su pulava excursionando todo o cone.. e o modulo entrava em proteção e dava um barulho no sub..da bobina pegando... oque pode ser?

Essa é uma pergunta para os SS's ( super sabidões ), rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Blz pessoal.

Eu vi em uma paginas atrás sobre cheiro de queimado no falante.

Eh normal ele cheirar a queimado, tipo um chiero de tinta?

Isso só acontece qdo eu forço mais ele, se deixar num volume tipo uns 15 ele nw cheira, só forçando msm.

Falows...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma chave de fenda bateu no cone do meu w309, não foi nem a ponta, e fez isso aqui: :banghead

15122012154.jpg

Isso vai aumentar com o tempo? Ou fica assim mesmo? Posso fazer alguma coisa, caso isso piore com o tempo?

Editado por niwdm

Compartilhar este post

Link para o post

Uma chave de fenda bateu no cone do meu w309, não foi nem a ponta, e fez isso aqui: :banghead

15122012154.jpg

Isso vai aumentar com o tempo? Ou fica assim mesmo? Posso fazer alguma coisa, caso isso piore com o tempo?

pra mim isso é apenas um risco , nem aumenta , o meu risco um poquinho quando passei pano nele pra limpa , agora ta com meu cunhado e ta normalzinho .

Compartilhar este post

Link para o post

Blz pessoal.

Eu vi em uma paginas atrás sobre cheiro de queimado no falante.

Eh normal ele cheirar a queimado, tipo um chiero de tinta?

Isso só acontece qdo eu forço mais ele, se deixar num volume tipo uns 15 ele nw cheira, só forçando msm.

Falows...

Distorção detectada!...........

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Distorção detectada!...........

hand26

o q eu faço??? pra resolver?

to com explosound e dvd 4150bt

no aguardo.. valews...

Compartilhar este post

Link para o post

o q eu faço??? pra resolver?

to com explosound e dvd 4150bt

no aguardo.. valews...

Sugiro que vc pegue um módulo com 1500W para ter sobra de potência e com led cliping por cabo, assim vc consegue visualizar na frente do carro qd está no máx. do módulo tendo noção qd. começa a distorçer o sinal!...

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro que vc pegue um módulo com 1500W para ter sobra de potência e com led cliping por cabo, assim vc consegue visualizar na frente do carro qd está no máx. do módulo tendo noção qd. começa a distorçer o sinal!...

hand26

nesse meu eu consigo fazer algo pra melhorar, pq nw tenho grana pra trocar de amp agora?

eu nw percebo nada de distorção ele tá batendo bem pra caramba, ao meu ver. a batida tá bem legal.

o ganho eu deixei na metade.

Valews...

Compartilhar este post

Link para o post

nesse meu eu consigo fazer algo pra melhorar, pq nw tenho grana pra trocar de amp agora?

eu nw percebo nada de distorção ele tá batendo bem pra caramba, ao meu ver. a batida tá bem legal.

o ganho eu deixei na metade.

Valews...

Vc pode não estar ouvindo (o ouvido é muito tolerante á distorção em baixas freq.), mas o AF sente!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Amiga, eu não conheço o seu som e sua caixa, mas isso está me parecendo sistema mal configurado. Tem um monte de fatores que podem fazer um subwoofer excursionar excessivamente:

- Amplificador com ganho muito elevado, tocando acima da potência útil, criando distorções (onda "quadrada" ou "clipada").

- Amplificador sem ventilação (mesmo sem tocar em potência elevada, o calor excessivo gera os mesmos sintomas)

- Uso indiscriminado de equalização nos graves, loudness, "bass boost" e afins na Head Unit (HU) ou no AMP

- Head Unit de baixa qualidade (vide BOSS, Napoli e afins) que gera distorções no som, antes mesmo dele ir pro AMP.

- Má alimentação do AMP (não parece ser o seu caso)

- Filtro subsônico inexistente/mal configurado.

- Caixa grande demais, não fornecendo controle adequado de excursão ao cone do subwoofer.

- Subwoofer "cansado" com Surrounds/Spiders ruins: costuma ser meio óbvio porque aparecem rasgos ao redor do aro.. mas antes dos rasgos aparecerem o som vai ficando esquisito, sem "pegada".. mas não é tão comum de acontecer, ainda mais em subwoofers como os 309 que possuem suspensão de borracha (ao contrário de outros subs mais antigos, de espuma)

Sobre o ganho, como coloquei no primeiro item: não existe isso de "ganho na metade": você pode estar fazendo o amplificador gerar toda a potência possível antes do volume da HU chegar ao "talo".. o que significa que, ao colocar a HU no máximo, você vai estar tocando seu amp "acima do máximo" gerando aquecimento e distorções que, de fato, são a causa numero 1 pra morte prematura dos alto-falantes.

Editado por Transeunte

Compartilhar este post

Link para o post

me bateu uma curiosidade aqui, alguem ai já teve 309 em selada de 35lt?

me bateu uma curiosidade aqui, alguem ai já teve 309 em selada de 35lt?

Instalei numa lateral de fibra de 36lts no Corsinha do meu irmao empurrado por uma Hurricane 4.160 em ponte e qdo ele chegava no portao de casa eu la de dentro ja sabia q era ele, ficou gostoso o grave interno e andando saia pra fora, com mala aberta parado tbm sai um grave bonzinho, ficou bem misto a nessa caixa, eu particularmente gostei, mas nao desce como um dutada maior volume eh claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Detalhe: essa caixa foi comprada, essa q dizem ser universal, entao tive q fazer um bufle de 15mm pra o ima do 309 nao encostar no fiundo, pois originalmente ele ficava faltando de 5 a 8mm pra fechar, pois encosta o ima nos fundo e ficava esse vao pra parafusar o sub

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez troque o carro e junto troco a caixa, atualmente to com bastante subgrave nela, caixa de 60lt, mas estou pensando seriamente em uma seladinha, uma batida mais firme, coisa que nao sinto nas musicas eletrônicas, mas no hiphop apavora!

Obrigado pela reposta w-sound!

Compartilhar este post

Link para o post

Jesus...

16 anos de som...

Nem rir eu consigo

E vc 16 anos?

Acho que não era da época dos impp, rfp1412, endurance roxo, rf4.6(quando lançou), 6988(esse era bom heim, lançou a moda dos 69)...

A modinha do som perto do py era 2 pyramid 800, 2 impp 12 e 4 6988 com player pioneer flipdown(o primeiro de baixar frentinha), sem contar os alpine v12, kicker solobaric de 200rms, ab2000... já ouviu falar em tojo, já ouviu nakamichi tocar?

To com pioneer pq quebrei a conta, acho que não é da epoca que postei meu som com mtx 9515 num fosgate power 1500, ou lembra? foi por volta de 2006 a 2007.. da uma procurada ai...

E Allan, tira a boca do saco do guto kra...

Compartilhar este post

Link para o post

E vc 16 anos?

Acho que não era da época dos impp, rfp1412, endurance roxo, rf4.6(quando lançou), 6988(esse era bom heim, lançou a moda dos 69)...

A modinha do som perto do py era 2 pyramid 800, 2 impp 12 e 4 6988 com player pioneer flipdown(o primeiro de baixar frentinha), sem contar os alpine v12, kicker solobaric de 200rms, ab2000... já ouviu falar em tojo, já ouviu nakamichi tocar?

To com pioneer pq quebrei a conta, acho que não é da epoca que postei meu som com mtx 9515 num fosgate power 1500, ou lembra? foi por volta de 2006 a 2007.. da uma procurada ai...

E Allan, tira a boca do saco do guto kra...

:rever1: :rever1: :rever1:

ok mestre

Compartilhar este post

Link para o post

Galera vou começar a fazer a caixa hj pos 4 de 12'' até domingo a tarde tem que estar tocando ahuahahau

ja fiz o projeto

vai ficar com 48,5L bruto pra cada

Editado por Allanfortes

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, comprei a chapa de MDF 18mm pra fazer a caixa.

Como ainda não entendo muito de sintonia da caixa, segue as medidas para que se alguém puder, verificar se vai ficar boa.

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

E = 40

F = 78,2 (vai ser 80, porém estou descontando a madeira que irá dividir as câmaras)

G = 38

Isso na caixa quadrada/retângulo.

O duto vou colocar de 4", mas ainda não sei o comprimento, mas acho que uns 25cm.

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, comprei a chapa de MDF 18mm pra fazer a caixa.

Como ainda não entendo muito de sintonia da caixa, segue as medidas para que se alguém puder, verificar se vai ficar boa.

http://autosom.net/a.../box_design.htm

E = 40

F = 78,2 (vai ser 80, porém estou descontando a madeira que irá dividir as câmaras)

G = 38

Isso na caixa quadrada/retângulo.

O duto vou colocar de 4", mas ainda não sei o comprimento, mas acho que uns 25cm.

O que acham?

Descontando o ima do sub vai ficar com uns 45l pra cada, vai ser câmara unica ou 2 câmaras? Se for 2 câmaras soh a divisória vc ja perde 2,736L (40x38x1.8).

Resumindo:

Sem divisória: 95,67L brutos menos uns 3L do ima 92,67= 46,335 cada sub sem descontar o duto.

C/ divisória: 92,934L dividido por 2 câmaras ficará 46,467L brutos cada câmara, menos uns 3L do ima 43,467 sem descontar o duto.

Na minha opinião e pelo estilo de som que costumo ouvir ( Hip hop, black ) acho pequena, mas para uma caixa mista acho que ficará boa sim.

Caixa com divisória e um duto cada câmara de 4x30 abaixo:

caixacomdivisria.jpg

Caixa sem divisória com 2 duto de 4x30 abaixo:

caixasemdivisria.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...