Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
JoaoReni

Módulo queimado - BB-2400GL

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

é o seguinte, eu comprei a um tempo atrás um BB-2400GL, usado..

foto:

dscf16080.jpg

Som instalado:

Ch 1: 3x Cornetas 8 Ohms em paralelo = 2,66 Ohm

Ch 2: 3x Cornetas 8 Ohms em paralelo = 2,66 Ohm

Ch 3+4 em bridge: 2x Sub 15" Roadstar 4 Ohms = 2Ohms

Então aconteceu o seguinte, estava escutando o som em volume alto, forçando o módulo, e então o som desligou repentinamente, entrando em protect. Coloquei a mão em cima do módulo e notei que ele estava em uma temperatura excessiva, não conseguindo parar com a mão sobre ele.

Acreditei que ele entrou em proteção contra pela temperatura, então esperei ele esfriar e tentei ligar novamente, e ví que agora ele fica sempre em protect.

Abrí o módulo, ele não apresenta nenhum componente cheirando queimado ou visualmente carbonizado.

Imagem da placa aberta:

dscf1611t.jpg

Acredito que tenha queimado provavelmente alguns dos fet's de saída, que são estes:

dscf1614v.jpg

Procuro ajuda de alguém que tenha experiência neste módulo, ou outros módulos.

Penso o seguinte:

1) trocando os quatro pares de fet's das saídas, ele voltaria a funcionar?

2) Alguma parte pré-amplificadora poderia queimar também por excesso de temperatura?

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos,

Não desistindo do meu módulo, peguei meu multímetro e comecei a testar os fets, até chegar em um que aparentava ter sido trocado préviamente.

não teve erro, com as pontas de prova no pino 1 e 2 estava dando aprox. 100r, quando devia aparecer completa isolação (segundo um tutorial na internet.)

então cortei as pernas dele conforme na foto:

dscf1622u.jpg

e daí liguei o módulo sem ele e a luz do protect está apagada agora.

Me resta adquirir outro fet deste para testar este canal, que é o 4 (visível na foto).

Boa noite a todos, me desejem sorte (:

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante cara, to acompanhando, espero que consiga solucionar... se nao conseguir achar exatamente o mesmo FET.. procure pela datasheet dele e compre outro semelhante, pouca coisa melhor, ou similar... poe ai, testa e diz pra gente se funcionou!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal,

Estou no trabalho agora, na hora do almoço comprei em uma loja de eletrônica aqui um mosfet novo, tive que rodar bastante até achar, pois aqui

na minha cidade (Campo Mourão - PR) é complicado a venda de componentes, aqui não tem nada... é difícil até achar um LM7805 rsrsrs.

Bom, eu também estou com uma idéia 'meio maluca', estou pensando em trocar esses 4 pares de fets de saída por 4 pares de maior ganho, e alterar aguns

resistores da pré amplificação... Mas tenho medo de a fonte não aguentar daí....

A hora que eu chegar do meu trabalho e trocar o componente, eu posto novidades sobre o módulo...

Me desejem sorte nesta empreitada (:

Até mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal,

Estou no trabalho agora, na hora do almoço comprei em uma loja de eletrônica aqui um mosfet novo, tive que rodar bastante até achar, pois aqui

na minha cidade (Campo Mourão - PR) é complicado a venda de componentes, aqui não tem nada... é difícil até achar um LM7805 rsrsrs.

Bom, eu também estou com uma idéia 'meio maluca', estou pensando em trocar esses 4 pares de fets de saída por 4 pares de maior ganho, e alterar aguns

resistores da pré amplificação... Mas tenho medo de a fonte não aguentar daí....

A hora que eu chegar do meu trabalho e trocar o componente, eu posto novidades sobre o módulo...

Me desejem sorte nesta empreitada (:

Até mais.

Caro colega, acredito que já matou a charada!

Acompanhando!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pelo que eu entendi vc está ligando em Bridge à 02 ohms, pelos anúncios que eu vi no MercadoLivre desse módulo, em bridge ele só aguenta 04 ohms...

Acho que deveria rever a instalação antes de colocá-lo pra tocar novamente, pra evitar novas "queimas".

Ligue os subs em paralelo em apenas um canal ou, ligar os subs em série e em bridge no módulo ou, ligar um sub no canal 03 e outro no canal 04.

Compartilhar este post

Link para o post

vc está ligando a bridge a 2 ohms. Vai queimar os BJTS da saida sempre.

se quiser algo mais forte tente o 2sc5200 e 2sa1943, respeitando quem é pnp e npn. Os originais desse modulo sao 2sc5198 e 2sa1941 pouca coisa mais fracos que os que indiquei.Só troque por transistores toshiba originais.Se na dua cidade não achar esses, pode colocar tip 35 e tip 36

Compartilhar este post

Link para o post

esse b668 ae tá perdido ae nessa placa. já deve ter sido reparado por um tecnico meia boca

esse transistor é mt fraquinho

é usado na saida dessas pyramid roxinha

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite galera.

Trago BOAS NOTÍCIAS!

O bichinho reviveu (:

realmente o B688 estava de besta na placa, perguntei ao ex-dono do módulo e ele disse que este módulo já havia sido reparado préviamente.

Troquei este maldito por um 2sa1941 original da toshiba como o Carlos indicou...

Está como novo, gosto muito deste módulo...porém vou vender ele pois peguei um RS-1200d...

Também peguei mais 2 12" MTX Thunder 3500.

Agora não me acontece mais os problemas de queimar saída...Pretendo ligar os 15" e os 12" em paralelo, e pelas minhas contas, vai dar 1,33 Ohms

no canal do 1200d. Acredito que vai ficar bem bacana :legal:

Vou ter de trocar toda a minha fiação de energia, e colocar uma bateria maior...

Mas isto fica para uma outra ocasião, Gostaria de agradecer à todos que me ajudaram a resolver este problema.

Deixo mais uma pergunta no ar:

Se nas piramids roxinhas tem estes transistors (B688), se eu trocá-los pelos toshibas, aumentaria a potência do módulo?

Abraços a todos. Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

cara isso ai nuam é um mosfet é um transitor ele trabalha em pares

vc pode trocar ele pelo tip 35c e tip36c eles são mais fortes e mais faceis de encontrar

e bom vc testar todos e os pre tambem que são esses transistores menores normalmentes ele são os tip 41 e 42

Compartilhar este post

Link para o post

ola caros amigos, estou com um modulo BB-2400GL, estava armando a proteção, troquei os transistor de saida queimados, e um fet da fonte ele ligou desarmou a proteção 2 saídas funcionaram e outras 2 de lados opostos quando aumento o volume arma a proteção, á o resistor de 015 omos tava aberto e eu troquei... galera não sei mais o que fazer..... ajudem por favor!!!

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal revivendo o tópico, alguem me ajude, queria saber como posso testar meus tip 36c soldados na placa, ou testo fora da placa?

como posso testar isso?

dessoldei um da placa mas nao tenho certeza de como testar a criança =x

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal revivendo o tópico, alguem me ajude, queria saber como posso testar meus tip 36c soldados na placa, ou testo fora da placa?

como posso testar isso?

dessoldei um da placa mas nao tenho certeza de como testar a criança =x

Tip 36c, tive um probleminha com um essa semana !!! :unsure:

vamos lá

temos que encontrar nele dois diodos, nao me lembro se a base é o da esquerda ou o do meio.

vou pegar um aqui, funcionando e te mostro...

é, não consegui encontrar...

preste atenção, pois ele faz casal geralmente com um tip 35 - que a medição funciona ao contrário (ok)

Multímetro digital:

ponteiro vermelho no primeiro terminal, e vc coloca o preto no do meio e no da direita, tem que dar um valor no multimetro entre 500 na escala de diodo.

ou ponteiro preto no primeiro terminal e vermelho nos outros dois...

se a resistencia estiver bem baixa, prox. a 000 (zero) ele tá em curto.

parceiro, é um pouco dificil explicar assim

mas qualquer dúvida pode perguntar ai, pq se nao tiver dado certo, postarei um vídeo explicando... ok

boa sorte... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...