Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
biradf

Pinout CD/MP3 Renault 5408 R0

Recommended Posts

Informações e fotos extraídas de discussão no fórum do Renault Clube:

http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=45&t=11551&start=0

Pessoal, lá no fórum do Renault Clube estamos com uma discussão acerca desse rádio original da linha nova da Renault, fabricado pela Siemens/VDO, que é justamente o que eu vou usar no meu projeto de SQ para o Sandero ( http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=154266 ) para evitar chamar a atenção dos malacos, não quero colocar um rádio aftermarket para vir um vagabundo, estragar meu carro e trocar o som por meia dúzia de pedras de crack.

cd5408.jpg

minidsc00893.jpg

Na traseira deste rádio, temos o seguinte:

minidsc00900.jpg

minidsc008992.jpg

o conector AMARELO é o do comando satélite, que vai no conector "C1" da imagem acima.

minidsc00910.jpg

no manual dele diz o seguinte:

C1 para RCL (no caso é o comando satélite)

C2 para Hands Free

C3 para AUX2 Input

Na Robert Mauser eu encontrei alguns itens interessantes:

1 - Conector AUX2 para Siemens/VDO e Blaupunkt. É o plugue azul de 8 pinos que vai na interface C3.

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=55559

019-0320.jpg

o qual como podemos conferir na imagem acima, só usa 2 terminais do plug mini-ISO azul que vai na interface C3 (não tem pino GND? estranho...).

Encontrei também o seguinte, um conector Mini-ISO que supostamente cria saídas RCA + um conector remote (para ligar módulo). Só que esse usa o conector amarelo (C1), que no 5408 tem todos os conectores já em uso, sendo ele a conexão com o controle satélite.

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=53246

019-0114-2.jpg

Como podemos ver na imagem acima, esse conector utiliza-se de cinco fios (quatro de sinal e um para "remote").

ora, no plugue C3 temos seis conectores sem uso, já que o AUX2 IN usa apenas dois de acordo com a foto acima (não encontrei um fio correspondente ao "terra" na foto). A questão é se esses conectores estão sem função no rádio, ou se poderiam ser usados para outra finalidade (por exemplo SAÍDAS RCA) como ocorre em outros rádios originais de outras marcas com conectores semelhantes (mas com pinout totalmente diferente). Na Mauser podemos encontrar também este plug C3 (mini-iso azul de 8 vias) com fios, para projetos DIY:

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=54081

zrs-iso-3_n.jpg

Outro pinout que seria interessante de saber seria justamente esse que o manual descreve como "hands free", quais pinos são usados para qual finalidade. Se trata de um mini-iso verde de seis vias, também encontrado na Mauser (no link abaixo, com fios, para serem ligados no que quer que seja):

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=54082

zrs-iso-3_z.jpg

alguém aqui já abriu um rádio desses para fuçar? alguém sabe esse pinout de C1, C2 e C3 para os rádios Siemens/VDO originais da Renault?

abração,

Bira

Editado por biradf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

caboauxiliarrenault.jpg

Esse é o cabo usado para fazer uma entrada auxiliar nos carros da renault Megane / Clio / Sandero / Scenic.. se não me engano vai ali no C2 da imagem anterior e não na c3 como ta escrito..

A C1 funciona como entrada para USB e a C3 entrada para ipod..

A entrada do ipod, c3 vc pode usar este cabo aqui:

http://i198.photobucket.com/albums/aa140/tecnoedson/renault2.gif

RN-10AUXP2

e a pinagem do c1 é:

pino 1 - USB D- ligar no usb 2

pino 2 - USB Shield GND

pino 3 - USB GND ligar no usb 4

pino 4 - USB VCC (+5V) ligar no usb 1

pino 5 - AUX_RTN

pino 6 - USB D+ ligar no usb 3

Não sei se era essa a info que você queria.. acredito que não terá como ficar alternando entre as entradas auxiliares pois provavelmente só deve ter 1 entrada ativo no aparelho..

Se vc quiser buscar uma saída RCA do aparelho para o ampbasta usar um conversos fio x rca..

Abraços..

Editado por ImOrrIvEL

Compartilhar este post

Link para o post

caboauxiliarrenault.jpg

Esse é o cabo usado para fazer uma entrada auxiliar nos carros da renault Megane / Clio / Sandero / Scenic.. se não me engano vai ali no C2 da imagem anterior e não na c3 como ta escrito..

tenho que ver direitinho, pois a informação constante no "manuel" do aparelho (segundo informaram no fórum RenaultClube e vou confirmar quando receber meu sandero no dia 4) é "C1 - RCL, C2 Hands Free e C3 AUX". No C1 (plugue amarelo), como dá pra ver nas fotos acima, estão os terminais do controle satélite, com todos os seus fios utilizados,então podemos inferir que "RCL" significa "Remote ControL"...

Como se trata de rádios diferentes, é muito provável que a pinagem também seja diferente.

aliás, um padrão para plugues mini-iso desses rádios da siemens é:

C1 - conector AMARELO

C2 - conector VERDE

C3 - conector AZUL

Ainda sobre o rádio esse 5408 R0 é o que está vindo nos Clio/Logan/Sandero de 2010 pra cá.

A C1 funciona como entrada para USB e a C3 entrada para ipod..

A entrada do ipod, c3 vc pode usar este cabo aqui:

http://i198.photobucket.com/albums/aa140/tecnoedson/renault2.gif

RN-10AUXP2

e a pinagem do c1 é:

pino 1 - USB D- ligar no usb 2

pino 2 - USB Shield GND

pino 3 - USB GND ligar no usb 4

pino 4 - USB VCC (+5V) ligar no usb 1

pino 5 - AUX_RTN

pino 6 - USB D+ ligar no usb 3

Não sei se era essa a info que você queria.. acredito que não terá como ficar alternando entre as entradas auxiliares pois provavelmente só deve ter 1 entrada ativo no aparelho..

Se vc quiser buscar uma saída RCA do aparelho para o ampbasta usar um conversos fio x rca..

Abraços..

o conversor é uma opção sim, porém a idéia de cortar diretamente no chicote original me dá arrepios (sabe como o pessoal gosta de cancelar garantia para tudo). estou pensando em comprar um kit de conectores ISO macho e fêmea e fazer algo como uma "extensão" ISO-ISO para ligar o rádio original ao chicote original do carro, de forma a permitir fazer essa ligação dos conversores RCA sem passar o alicate no chicote original do carro.

mais uma prova que esse 5408 R0 é outro rádio, completamente diferente (e curioso, já que é uma funcionalidade totalmente fora do padrão), é que ele oferece DUAS entradas auxiliares (90% dos rádios do mercado, sejam originais, sejam aftermarket, só oferecem uma auxiliar). a AUX1 é a que é ligada pelo plugue P2 na frente do aparelho. A AUX2, seria a que viria conectada pela traseira do aparelho, em um dos plugues "C". As duas auxiliares inclusive vêm habilitadas de fábrica, ao se apertar o botão "Source" se alterna entre rádio,CD,AUX1 e AUX2 (fiz esse teste num sandero que estava no show room da concessionária). Não é (ao menos aparentemente) um modelo de rádio com suporte a disqueteira e por conseguinte (acredito) não poderia ser usado com função USB (ele não "controlaria" o USB adequadamente, pois não tem - imagino - suporte para enviar comandos para outro aparelho).

de qualquer forma, esse plugue RN-10AUXP2 , vc achou ele onde? dependendo do preço que custar, se o cabo que comprei na Mauser (para rádios Siemens, só que vai conectado na C3, diferente desse cabo R0) não servir, e eu não conseguir montar outro usando os plugues mini-iso que comprei, eu compro um ... kkkk

de qualquer forma, agradeço MUITO pelo seu tempo e disposição em dar uma luz a essa matéria. :legal: valeu mesmo.

Editado por biradf

Compartilhar este post

Link para o post

olha só, achei mais uma.

no site da Connects2 (que fabrica interfaces diversas para conectar ipod e afins a rádios originais), tem a interface CTARNIPOD003 , para conectar ipod à entrada de disqueteira de rádios da Renault de 2000 pra cá.

Na foto do equipamento (que não sei se é uma foto "genérica" usada para fins de divulgação ou se é a do CTARNIPOD003 mesmo) mostra uma caixinha com um plugue azul (c3). O nome do arquivo diz que é a mesma da renault, kkk.

CTARNIPOD003.jpg

quando eu tirar meu kit equivalente do xsara picasso vou ver em qual das saídas ele vai no caso, se bobear vou até tentar plugá-la no rádio da renault e ver se funciona (vai que a pinagem e o protocolo do rádio RD3 é igual). Aqui tá a foto do kit do Picasso, também vai na conexão C3:

CTACTIPOD003.jpg

esses kits de conexão de IPOD supõem que o rádio controla disqueteira, eles vão conectados na entrada que seria da disqueteira.

tendo em vista que GERALMENTE as entradas auxiliares são feitas usando a entrada de áudio das disqueteiras, é bem provável que seja possível essa ligação de ipod.

Só não arrisco trazer uma interface dessas específicas da Renault porque elas são caras (em torno de 80 euros), e vai que não funciona no meu rádio, vai ser um parto pra passar pra frente depois.

Editado por biradf

Compartilhar este post

Link para o post

tenho que ver direitinho, pois a informação constante no "manuel" do aparelho (segundo informaram no fórum RenaultClube e vou confirmar quando receber meu sandero no dia 4) é "C1 - RCL, C2 Hands Free e C3 AUX". No C1 (plugue amarelo), como dá pra ver nas fotos acima, estão os terminais do controle satélite, com todos os seus fios utilizados,então podemos inferir que "RCL" significa "Remote ControL"...

Como se trata de rádios diferentes, é muito provável que a pinagem também seja diferente.

aliás, um padrão para plugues mini-iso desses rádios da siemens é:

C1 - conector AMARELO

C2 - conector VERDE

C3 - conector AZUL

Ainda sobre o rádio esse 5408 R0 é o que está vindo nos Clio/Logan/Sandero de 2010 pra cá.

o conversor é uma opção sim, porém a idéia de cortar diretamente no chicote original me dá arrepios (sabe como o pessoal gosta de cancelar garantia para tudo). estou pensando em comprar um kit de conectores ISO macho e fêmea e fazer algo como uma "extensão" ISO-ISO para ligar o rádio original ao chicote original do carro, de forma a permitir fazer essa ligação dos conversores RCA sem passar o alicate no chicote original do carro.

mais uma prova que esse 5408 R0 é outro rádio, completamente diferente (e curioso, já que é uma funcionalidade totalmente fora do padrão), é que ele oferece DUAS entradas auxiliares (90% dos rádios do mercado, sejam originais, sejam aftermarket, só oferecem uma auxiliar). a AUX1 é a que é ligada pelo plugue P2 na frente do aparelho. A AUX2, seria a que viria conectada pela traseira do aparelho, em um dos plugues "C". As duas auxiliares inclusive vêm habilitadas de fábrica, ao se apertar o botão "Source" se alterna entre rádio,CD,AUX1 e AUX2 (fiz esse teste num sandero que estava no show room da concessionária). Não é (ao menos aparentemente) um modelo de rádio com suporte a disqueteira e por conseguinte (acredito) não poderia ser usado com função USB (ele não "controlaria" o USB adequadamente, pois não tem - imagino - suporte para enviar comandos para outro aparelho).

de qualquer forma, esse plugue RN-10AUXP2 , vc achou ele onde? dependendo do preço que custar, se o cabo que comprei na Mauser (para rádios Siemens, só que vai conectado na C3, diferente desse cabo R0) não servir, e eu não conseguir montar outro usando os plugues mini-iso que comprei, eu compro um ... kkkk

de qualquer forma, agradeço MUITO pelo seu tempo e disposição em dar uma luz a essa matéria. :legal: valeu mesmo.

o Plugue, RN-10AUXP2 tem pra vender no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161939089-cabo-auxiliar-renault-p-cd-original-megane-clio-symbol-aux-_JM

Mas o melhor jeito seria usar um conversor Fios x Rca.. No renault se vc cortar o fio na hora da instalação vc perde a garantia do carro, então vc usa Conector Scotchlok da "3m" que não precisa cortar nada e a instalação fica perfeita..

Existem vários conversores Fios x Rca, infelizmente alguns dão ruído ai tem que usar um filtro anti-ruído neles, mas tem os conversores da EaTech, Stetson, Corzus entre outros:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160566493-conversor-rca-stinger-4-canais-remote-p-amplificador-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161423709-conversor-4-rca-converte-a-saida-p-ligar-amplificador-rca-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162920698-conversor-de-fios-para-rca-stinger-sgn11-_JM

http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=436&osCsid=rcu54n5tqqkm493p0dcr33nnk4

Compartilhar este post

Link para o post

Será que existe mais de um modelo de comando satélite para Renault Siemens VDO ?

Tirei o CD original de minha Scenic 10/11, um Siemens VDO sem MP3, com visor separado no painel do carro e com comando satélite de fábrica.

Coloque um Siemens VDO 5408 e liguei o plugue amarelo do comando satélite no C1, mas nada de funcionar o dito comando.

Percebi uma diferença das fotos postadas aqui, onde o comando satélite tem 6 fios e o meu tem 5 fios, ficando um pino sem conexão.

Não achei referência na internet a dois diferentes modelos de comando satélite para Siemens VDO.

Pesquisando melhor, parece que no meu caso o comando satélite é ligado primeiro no display e depois no radio e a questão seria ligá-lo direto no radio.

Alguém sabe como fazer ??

[ ]s

Eduardo

Editado por eduardouw

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...