Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

CaDrÉ

Ajudem ae... Projeto em andamento.

Recommended Posts

Postado em

Ae pessoal... ja havia flado com bastante gente a respeito de som e projetos pro meu mégane, mas troquei ele por um Fusion.

Agora queria umas dicas... Vale a pena trocar o som original? Já vi muita gente dizendo que é melhor colocar só um sub na mala...

Minha idéia era a seguinte, manter o player original e colocar um processador Bit One. E fazer um upgrade nos falantes também... O que acham?

Outra coisa, para kits da Focal vale mais a pena pegar o 3 vias Acess ou um 2 vias Polyglass, pois a margem de preço é a mesma.

Desde já agradeço...

Postado em

Iai cara, beleza?

Sem muito sucesso por aqui né??

Bom, vou tentar te encaminhar, para ver se o pessoal começa a ajudar..

Díga-nos algumas coisas para sabermos como ajudar:

Quanto pode gastar??

Tem facilidade pada comprar equipamentos bons, como o Bit One??

O som original do carro te agrada e deseja melhorá-lo ou simplesmente quer trocá-lo??

Quais os tipos de músicas que costuma ouvir??

Bom, com as respostas para estas perguntas, creio que já dê para o pessoal iniciar as ajudas..

A maior fonte de resposta vem através da leitura...

Abraços.

Postado em

Iai cara, beleza?

Sem muito sucesso por aqui né??

Bom, vou tentar te encaminhar, para ver se o pessoal começa a ajudar..

Díga-nos algumas coisas para sabermos como ajudar:

Quanto pode gastar??

Tem facilidade pada comprar equipamentos bons, como o Bit One??

O som original do carro te agrada e deseja melhorá-lo ou simplesmente quer trocá-lo??

Quais os tipos de músicas que costuma ouvir??

Bom, com as respostas para estas perguntas, creio que já dê para o pessoal iniciar as ajudas..

A maior fonte de resposta vem através da leitura...

Abraços.

Opa Bruno, valeu pela resposta...

Então cara, eu tinha outro carro anteriormente, daí já estava para fechar negócio em um 2 vias da Helix P236 Precision, e um amplificador da mesma marca, modelo E40. Acabei tendo um acidente e perdi o carro... Deu PT.

Tinha trocado o player original do Mégane e tudo, já no Fusion não penso em fazer isso, então gostaria de dicas nesse sentido.

Eu conseguiria trazer dos EUA o BitOne, mas preferiria adiquirir por aqui em uma autorizada, devido a garantia.

Sobre o som, me agrada sim, comparado ao meu antigo carro, mas quero melhora-lo... e pra isso só vejo a troca.

Voltando ao processador, eu pensei nele, porque pelo que conheço dele, oque não é muito, ele melhoraria o sinal e também apresentaria regulagens que o player original não possui, coisas que se eu pegasse apenas um amplificador de entrada alta não resolveria. Estou certo?

Ainda sou novo no assunto, estou instalando meu primeiro SQ, qualquer ajuda sera muito bem vinda.

Abraço e obrigado.

Postado em (editado)

Bom, você não disse quanto esta disposto a gastar, mas como quer pegar o BitOne por aqui mesmo, suponho que

esteja disposto a desembolsar uns 4 ou 5 mil reais, é isso mesmo???

Vou partir deste valor para tentar te ajudar, ok?

Pode manter o Player original + BitOne ou (meu preferido) colocar um DVD Alpine com o PXA (processador).

Irá gastar mais ou menos a mesma quantia, se souber procurar pelos equipamentos.

Trocar o kit dianteiro do carro por um Hertz HSK, ou Focal KR, ou Audison VOCE, kits que irá gastar de R$900,00

a R$1500,00 e são excelentes.

Adicionar um amplificador de 5 canais, bi-amplificando o kit duas vias, deixando os auto-falantes trazaeiros

direto no player e o 5º canal para o subwoofer. Ou 4 canais, 2 canais para o kit e com os outros dois, amplificar

o sub com a bridge.

Marcas recomendadas: Hertz, Audison, DLS, MB Quart, Alpine, etc.

Subwoofer você poderia pegar um Hertz, Focal, Audison, NAR, ou seja, tente pegar algo com até 80% da potência declarada pelo

amplificador, por exemplo, se o amplificador oferecer 400Wrms, tente comprar um subwoofer com até 320Wrms, para que o amp.

não seja obrigado a trabalhar em seu máximo...

Cabos: dê boa atenção a esta parte do projeto, pois é de extrema importância.

Marcas boas para isso são: Audison, Monster Cable, Knukonceptz e outros DIY, que você mesmo pode fazer, mas que exigem certa

experiência.

Instalação: também é bastante importante, se não tiver como fazer, designe para um instalador de confiança.

Relação de marcas bem conceituadas:

Alpine, ARC Audio, Audison, Boston Acoustics, BRAX, Clarion, Diamond Audio, DLS, Dynaudio, Focal, Genesis, Helix, Hertz,

Image Dynamics, JL Audio, Kenwood, MB Quart, Morel, Rainbow e Zapco.

Lojas que encontrará esses equipamentos nos EUA: Sonic Electronix e WoofersETC.

Tentei ajudar como pude, de acordo com o pouco que sei.

Boa sorte com tudo e não esquece de ir postando os avanços do projeto.

Abraços.

Edit: erros de portuguêis :banghead

Editado por Bruno Malachini
Postado em

Esqueci de colocar lá mesmo a quantia, mas seria em torno do que disse mesmo.

Então, sobre o DVD da Alpine, eu realmente estou pensando seriamente na questão de esquecer o bitone.

Tenho já uma interface para Alpine que mantém os controles no volante que usava no meu antigo carro, preciso ver se funcionam no Fusion. Quanto saí mais ou menos um DVD Alpine, pelo que sei saí na faixa de R$2500,00? O bitone eu tinha visto de pegar com o pessoal do próprio autoforum...

Todo mundo já me recomendou o Focal KR, eu já escutei o Polyglass, tem muita diferença?

Sobre o palco, tenho algumas dúvidas... É possível ter palco com os mids nas portas? Ou eu precisaria de um direcionamento melhor? O palco fica realmente muito baixo com eles nessa configuração?

Valeu pela ajuda Bruno, abraço.

Postado em

Esqueci de colocar lá mesmo a quantia, mas seria em torno do que disse mesmo.

Então, sobre o DVD da Alpine, eu realmente estou pensando seriamente na questão de esquecer o bitone.

Tenho já uma interface para Alpine que mantém os controles no volante que usava no meu antigo carro, preciso ver se funcionam no Fusion. Quanto saí mais ou menos um DVD Alpine, pelo que sei saí na faixa de R$2500,00? O bitone eu tinha visto de pegar com o pessoal do próprio autoforum...

Todo mundo já me recomendou o Focal KR, eu já escutei o Polyglass, tem muita diferença?

Sobre o palco, tenho algumas dúvidas... É possível ter palco com os mids nas portas? Ou eu precisaria de um direcionamento melhor? O palco fica realmente muito baixo com eles nessa configuração?

Valeu pela ajuda Bruno, abraço.

Cara, é mais ou menos isso ai mesmo, mas depende, é claro, de onde irá comprar..

Se comprar aqui no Brasil, novo, sairá cerca de R$5.500,00 (IVA W505, um usado em bom estado aqui no

forum, sairá nessa faixa de R$2.500,00, mas se puder trazer dos EUA, sai na faixa de $650,00 (dólares), mais barato ainda.

Eu acho que compensa trazer de fora, principalmente se for junto com o processador...

Focal KR é a linha nova, com o tweeter de Kevlar. Ouvi muuuuiiitaass coisas boas dele, mas ainda não tive a oportunidade de ouvi-lo.

Provavelmente será meu UP, mas isso será em um futuro um tanto distante...

Outro kit que chegou para competir, como já disse, é o Audison, linha VOCE. Lí reviews muito bons sobre ele, e dizem que será mais

barato que o Focal KR..

Palco sonoro: Cara, o palco funciona +ou- assim:

Quanto maior a quantidade de frequências emitida na parte de cima, melhor se torna o palco é por isso

que o tweeter é, geralmente, colocado sobre o painel.

Quer um exemplo? Eu uso o kit Morel Tempo 6. O cross dele é horrível, na minha opinião.

As especificações dele dizem que ele toca a partir dos 40hz. E o corte das frequências pelo cross original

é feito em 3800hz a 6 DB. Até ai ta beleza, mas eu modifiquei um pouco isso tudo para ver se melhorava..

Tirei o cross passivo (aquele que vem com o kit), corto tudo através do Player.

Liguei meu kit em bi-amplificação, ou seja, cada uma das saídas do amp. para um equipamento.

E cortei o tw em 2000hz, ou seja, ele passou a emitir uma faixa de 1800hz a mais que antes, elevando assim,

o palco sonoro. Mas este procedimento exige que o corte seja feito com uma proteção maior, ou seja, o Slope

que utilizo é de 24 DB, para não passarem frências menores, ocasionando a queima do tweeter.

Só esclarecendo que fiz isso porque no manual do mit diz que o tweeter do Tempo toca a partir dos 1800hz,

então ainda deixei um margem de 200Hz para segurança.

Existem kits que como o meu, fazem a transição das frequências em um número alto (Morel Tempo - 3800hz)

Já kits mais caros e mais bem construídos, digamos assim, possuem o corte mais baixo, para que o palco seja

elevado. Como o do Morel Supremo, que pode ser feito em até 1400Hz.

Entendeu??

Quanto ao direcionamento, se não puder fazer pezinhos, para que os mids possam ser direcionados, não há problema,

pois o palco pode ser formado com os mids nos locais originais também, apesar de o resultado não ser idêntico.

Acho que ficou meio confuso, maaass...

Espero ter ajudado.

Abraços.

Postado em

Cara, é mais ou menos isso ai mesmo, mas depende, é claro, de onde irá comprar..

Se comprar aqui no Brasil, novo, sairá cerca de R$5.500,00 (IVA W505, um usado em bom estado aqui no

forum, sairá nessa faixa de R$2.500,00, mas se puder trazer dos EUA, sai na faixa de $650,00 (dólares), mais barato ainda.

Eu acho que compensa trazer de fora, principalmente se for junto com o processador...

Focal KR é a linha nova, com o tweeter de Kevlar. Ouvi muuuuiiitaass coisas boas dele, mas ainda não tive a oportunidade de ouvi-lo.

Outro kit que chegou para competir, como já disse, é o Audison, linha VOCE. Lí reviews muito bons sobre ele, e dizem que será mais

barato que o Focal KR..

Quanto maior a quantidade de frequências emitida na parte de cima, melhor se torna o palco é por isso

Quer um exemplo? Eu uso o kit Morel Tempo 6. O cross dele é horrível, na minha opinião.

As especificações dele dizem que ele toca a partir dos 40hz. E o corte das frequências pelo cross original

é feito em 3800hz a 6 DB. Até ai ta beleza, mas eu modifiquei um pouco isso tudo para ver se melhorava..

Liguei meu kit em bi-amplificação, ou seja, cada uma das saídas do amp. para um equipamento.

E cortei o tw em 2000hz, ou seja, ele passou a emitir uma faixa de 1800hz a mais que antes, elevando assim,

o palco sonoro. Mas este procedimento exige que o corte seja feito com uma proteção maior, ou seja, o Slope

que utilizo é de 24 DB, para não passarem frências menores, ocasionando a queima do tweeter.

Só esclarecendo que fiz isso porque no manual do mit diz que o tweeter do Tempo toca a partir dos 1800hz,

Existem kits que como o meu, fazem a transição das frequências em um número alto (Morel Tempo - 3800hz)

Já kits mais caros e mais bem construídos, digamos assim, possuem o corte mais baixo, para que o palco seja

Entendeu??

Quanto ao direcionamento, se não puder fazer pezinhos, para que os mids possam ser direcionados, não há problema,

pois o palco pode ser formado com os mids nos locais originais também, apesar de o resultado não ser idêntico.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Deu para entender sim, perfeitamente.

Então... andei fuçando no som original e ele tem alguns ajustes denominados: All Seats, Driver Seat, Rear Seats.

Mudando essas configurações você percebe um deslocamento do palco.

All Seats - Bateria mais para a esquerda, Vocalista no centro, guitarra na direita e baixo na esquerda.

Driver Seat - Bateria na esquerda, guitarra direita, vocalista em cima do volante, baixo na esquerda.

Rear Seats - Tudo atrás de mim.

Achei interessante esses ajustes, porém o player só possui esses 3 pré-definidos. São tais ajustes que eu ganharia obtendo o processador?

Valeu pelas ótimas respostas... Abraço.

Postado em

barato que o Focal KR..

Entendeu??

Espero ter ajudado.

Abraços.

Deu para entender sim, perfeitamente. Não ficou confuso...

Então... andei fuçando no som original e ele tem alguns ajustes denominados: All Seats, Driver Seat, Rear Seats.

Mudando essas configurações você percebe um deslocamento do palco.

All Seats - Bateria mais para a esquerda, Vocalista no centro, guitarra na direita e baixo na esquerda.

Driver Seat - Bateria na esquerda, guitarra direita, vocalista em cima do volante, baixo na esquerda.

Rear Seats - Tudo atrás de mim.

Achei interessante esses ajustes, porém o player só possui esses 3 pré-definidos. São tais ajustes que eu ganharia obtendo o processador?

Valeu pelas ótimas respostas... Abraço.

Postado em

É mais ou menos isso...

Com um Bit One por exemplo, você ganha muito mais do que isso...

Eu acho que no seu caso seria legal se pegasse um amp. de 5 canais, de boa qualidade e mantivesse o player.

Com um conversor bem feito, de saídas altas para RCA, consegue eliminar boa quantidade de ruídos e manter o

player original.

Com um amp. que faça os cortes corretos, você conseguiria bi-amplificar o kit 2 vias na frente, fazendo com

que o palco seja melhorado e tenha mais controle sobre as frequências, e com a 5ª saída do amp., tocar um

bom subwoofer em caixa selada, para completar o som...

Agora, já que vai manter o player original, deve levar o carro em um instalador de responsa, como Murilo alanis

da M.A. Audio, Mauro da Bass Audio, Leandro Paganini, e outros, que inclusive são foristas..

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...