Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Renguennays

Configuração do som X potencias dos aparelhos

Recommended Posts

Olá pessoal,

Tenho intenção de montar um sonzinho, e comecei a pesquisar o assunto no Autosom.net, mas continuo com algumas duvidas. Gostaria da colaboração de vcs, para conseguir fazer uma boa escolha.

Eu to afim de um sonzinho mais ou menos tranquilo, por que o meu uso dele será o seguinte: vou usar bastante no dia-a-dia do transito, entao quero um grave muito gostoso dentro do carro. Mas quando eu estiver em um churrasquinho, gostaria que ele conseguisse mandar um pouco para fora tambem. Resumindo: nao quero gastar muito pois nao vou sair por ai estrondando a janela de todo mundo, mas ja que vou fazer, tambem nao quero fazer um som meia-boca.

Eis as duvidas onde gostaria da colaboração de vcs:

Eu quero montar a caixa com a seguinte configuracao: 2 subwoofer de 10", 2 tweeters, 2 cornetas (o subs eu quero dois mesmo, mas cornetas e tweeters, nao sei a necessidade, se 2 ou 1 mesmo).

Pelo que eu andei lendo no Autosom, tenho que ficar atento na potencia que o modulo vai mandar com a potencia que os subs suportam. Mas nao entendi se tenho que somar as potencias dos subs para definir a do modulo. E como escolher as potencias do tweeters e cornetas em relacao às dos subs? E eu tenho que somar todas as potencias dos subs, tweeters e cornetas para poder definir a do modulo?

Se for possivel, gostaria tambem da sugestao de vcs sobre as potencias a escolher, de acordo com o uso que eu farei do som.

Desde já, agradeço a todos os que colaborarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso dai passa lonje de SQ, melhor ir para o Trio...

Me diz quanto quer gastar que agente ajuda na escolha dos equipamentos...

E cornetas e st não ficariam legal pra sua finalidade, podem tocar alto, mais pra um som dentro do carro chega até a dar dor de cabeça...

O melhor que tem a fazer é colocar um bom kit duas vias nas portas da frente e um 6x9 que seje bom atras (os Pioneer são otimos!)

Com isso você pega um amplificador 4 canais e liga neles... O kit duas vias vai ter dar uma boa qualidade e os 6x9 não vao fazer feio quando quiser "tocar para fora"...

E quanto aos subs, o pessoal usa muito o Pioneer 308 que é um otimo CxB e no seu projeto ficaria legal pois ele toca bem tanto pra dentro quanto pra fora...

Se quiser um par de sub legal para dentro tem os Bravox UXP que dão o grave gostoso que você procura, mais pra fora ele já não rende tanto...

Mais tudo depende de quanto você quer gastar, e eu apenas citei marcas de facil acesso, mais tem muito mais por ai, Fosgate P3, MTX, DD, tem muita marca boa por ai, Depende de quanto você quer gastar... :legal:

Sobre a questão de potencia, não tem segredo, um sub de 500 rms, um modulo de 500 rms vai empurralo bem, 2 subs de 500 rms, um modulo de 1000 rms... E por ai vai...

Não tem problema se o modulo for mais forte ou mais fraco, vai tocar de qualquer jeito, só tomar cuidado pra não mandar distorção...

E sobre a quantidade de potencia pro sub e pras "cornetas", nem liga pra isso, pois a sensibilidade de um sub dependendo do sub é uns 89 db/w, e a de uma corneta é 105 db/w+, ou seja 50 rms amplicado em uma corneta toca MUITO mais do que 50 rms aplicado em um sub e por ai vai...

Por elas terem essa sensibilidade grande elas tocam alto e com pouca potencia aplicada, mais como já falei, se quer um som bom pra ouvir no dia dia e só de vez em quando abrir a mala, duas vias e 6x9 tão de bom tamanho!

Me fala quanto você quer gastar que agente te ajuda melhor com marcas e etc... :legal:

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, isso dai passa lonje de SQ, melhor ir para o Trio...

Me diz quanto quer gastar que agente ajuda na escolha dos equipamentos...

E cornetas e st não ficariam legal pra sua finalidade, podem tocar alto, mais pra um som dentro do carro chega até a dar dor de cabeça...

O melhor que tem a fazer é colocar um bom kit duas vias nas portas da frente e um 6x9 que seje bom atras (os Pioneer são otimos!)

Com isso você pega um amplificador 4 canais e liga neles... O kit duas vias vai ter dar uma boa qualidade e os 6x9 não vao fazer feio quando quiser "tocar para fora"...

E quanto aos subs, o pessoal usa muito o Pioneer 308 que é um otimo CxB e no seu projeto ficaria legal pois ele toca bem tanto pra dentro quanto pra fora...

Se quiser um par de sub legal para dentro tem os Bravox UXP que dão o grave gostoso que você procura, mais pra fora ele já não rende tanto...

Mais tudo depende de quanto você quer gastar, e eu apenas citei marcas de facil acesso, mais tem muito mais por ai, Fosgate P3, MTX, DD, tem muita marca boa por ai, Depende de quanto você quer gastar... :legal:

Sobre a questão de potencia, não tem segredo, um sub de 500 rms, um modulo de 500 rms vai empurralo bem, 2 subs de 500 rms, um modulo de 1000 rms... E por ai vai...

Não tem problema se o modulo for mais forte ou mais fraco, vai tocar de qualquer jeito, só tomar cuidado pra não mandar distorção...

E sobre a quantidade de potencia pro sub e pras "cornetas", nem liga pra isso, pois a sensibilidade de um sub dependendo do sub é uns 89 db/w, e a de uma corneta é 105 db/w+, ou seja 50 rms amplicado em uma corneta toca MUITO mais do que 50 rms aplicado em um sub e por ai vai...

Por elas terem essa sensibilidade grande elas tocam alto e com pouca potencia aplicada, mais como já falei, se quer um som bom pra ouvir no dia dia e só de vez em quando abrir a mala, duas vias e 6x9 tão de bom tamanho!

Me fala quanto você quer gastar que agente te ajuda melhor com marcas e etc... :legal:

Abs

Ok cara! Valew pela atenção!

É o seguinte:

Eu tava afim de gastar na faixa de +ou- uns mil...

eu ja tenho 4 falantes nas portas, que dao um som até razoavel (razoavelzinho) do jeito que ta, mas nao sei o que sao... já vieram no carro. Nao sei se eles podem ficar, caso eu ponha a caixa no porta-malas. Eu jogo o amplificador para eles tambem, ou so nos subs e cornetas/tweeters?

Eu tava pensando na caixa para tanto fazer esse grave interno, e tambem para jogar para fora quando for o caso.

Vc falou sobre um amplificador de quatro canais, nesse caso a potencia dele nao tem que ser o dobro das dos subs? E usar os outros canais para o resto?

E sobre colocar os 6X9, eles teriam que ser no tampão, nao e? Eu nao quero chamar atencao, por que o meu carro passa o dia na rua. Por isso queria fazer a caixa. E eles substituem o papel das cornetas e tweeters, tipo num churrasquinho pequeno, ele manda para fora?

E sobre a configuracao que eu tinha pensado com dois subs de 10", vc sugeriu um de 12". Com os dois de 10" nao fica bom?

Sobre a potencia do modulo, vc disse que se for um sub de 500Wrms, vai um modulo de 500Wrms (isso no caso de um mono, se eu tiver entendido bem). Mas nesse caso eu nao posso ligar cornetas/tweeters nele, nao é?

Desculpa pela chuva de perguntas, mas to entrando agora nesse mundo de som automotivo (embora sei que quero uma coisa simples, mas queria com qualidade), e queria entender um pouco melhor antes de sair comprando e fazendo o som.

Fico muito agradecido pelo que vc puder me esclarecer.

Valew camarada, e a todos que quiserem opinar tambem!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok cara! Valew pela atenção!

É o seguinte:

Eu tava afim de gastar na faixa de +ou- uns mil...

eu ja tenho 4 falantes nas portas, que dao um som até razoavel (razoavelzinho) do jeito que ta, mas nao sei o que sao... já vieram no carro. Nao sei se eles podem ficar, caso eu ponha a caixa no porta-malas. Eu jogo o amplificador para eles tambem, ou so nos subs e cornetas/tweeters?

Se os falantes que vieram no carro são os originais e você quiser amplifica-los eles vão queimar rapidinho, o melhor mesmo era trocar os falantes...

Eu tava pensando na caixa para tanto fazer esse grave interno, e tambem para jogar para fora quando for o caso.

Vc falou sobre um amplificador de quatro canais, nesse caso a potencia dele nao tem que ser o dobro das dos subs? E usar os outros canais para o resto?

O amplificador 4 canais ficaria apenas para o stereo, o sub iria em um amplificador mono a parte...

E sobre colocar os 6X9, eles teriam que ser no tampão, nao e? Eu nao quero chamar atencao, por que o meu carro passa o dia na rua. Por isso queria fazer a caixa. E eles substituem o papel das cornetas e tweeters, tipo num churrasquinho pequeno, ele manda para fora?

Bom, ai é você quem sabe, se quiser pode fazer caixinhas para os 6x9 e deixalas na mala, mais ai é muita mão de obra... Eles tocam com mais qualidade que cornetas e tweeters no seu caso...

E sobre a configuracao que eu tinha pensado com dois subs de 10", vc sugeriu um de 12". Com os dois de 10" nao fica bom?

Fica bom sim... dois de 10, um de 12, um de 15, ai você quem escolhe!

Sobre a potencia do modulo, vc disse que se for um sub de 500Wrms, vai um modulo de 500Wrms (isso no caso de um mono, se eu tiver entendido bem). Mas nesse caso eu nao posso ligar cornetas/tweeters nele, nao é?

Se o modulo for mono não pode... No post acima eu tinha sugerido dois modulos, mais ai acho que iria fugir do seu orçamento...

Desculpa pela chuva de perguntas, mas to entrando agora nesse mundo de som automotivo (embora sei que quero uma coisa simples, mas queria com qualidade), e queria entender um pouco melhor antes de sair comprando e fazendo o som.

Fico muito agradecido pelo que vc puder me esclarecer.

Valew camarada, e a todos que quiserem opinar tambem!!!!

Bom com 1000 reais é um pouco dificil fazer o que você quer...

Mais vou tentar montar um projetinho com um bom CxB que toque razoavelmente bem...

Pois com 2 subs você terá que colocar um amplificador apenas pra eles, se fosse apenas um daria pra colocar no mesmo do stereo...

2x Pioneer 258 10" R$ 170-~180 (Procura o pessoal que busca do PY aqui no forum)

Quanto ao modulo, depende de quanto quer gastar, tem os Roadstar 1200d e os Explosound 6000d que são xing ling mas tocam bem, custam cerca de 450 reais... Se quiser colocar algo top, pega um Soundigital 1000 ou um Stetsom 1k5, que já tão na faixa de uns 650~700... Ai o seu bolso que escolhe...

Vai gastar uns 200 reais em instalação e essas coisinhas pequenas fora a caixa...

Só ai já foi quase 1000 reais... rsrsrs

Mais já instalando os subs já vai dar uma boa diferença...

Ai mais pra frente quando sobrar um pouco mais de $$ você pode começar a pensar no stereo...

Pega um modulo B.Buster 1600 gl (R$ 220)

E com isso um kit duas vias Bravox cs60D (R$ 270) pras portas da frente ligando-os no canal 1 e 2 do modulo...

E nas portas de tras você pode pegar uns coaxiais ligados no modulo tambem... Ou se quiser pegar as cornetas e tweeters pode pegar tambem...

Mais toma cuidado se você quer entrar nesse mundo mesmo hein!! Quando eu montei meu primeiro som queria gastar 600 reais quando vi gastei mais de 2000 rsrsrs...

Abração! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom com 1000 reais é um pouco dificil fazer o que você quer...

Mais vou tentar montar um projetinho com um bom CxB que toque razoavelmente bem...

Pois com 2 subs você terá que colocar um amplificador apenas pra eles, se fosse apenas um daria pra colocar no mesmo do stereo...

2x Pioneer 258 10" R$ 170-~180 (Procura o pessoal que busca do PY aqui no forum)

Quanto ao modulo, depende de quanto quer gastar, tem os Roadstar 1200d e os Explosound 6000d que são xing ling mas tocam bem, custam cerca de 450 reais... Se quiser colocar algo top, pega um Soundigital 1000 ou um Stetsom 1k5, que já tão na faixa de uns 650~700... Ai o seu bolso que escolhe...

Vai gastar uns 200 reais em instalação e essas coisinhas pequenas fora a caixa...

Só ai já foi quase 1000 reais... rsrsrs

Mais já instalando os subs já vai dar uma boa diferença...

Ai mais pra frente quando sobrar um pouco mais de $$ você pode começar a pensar no stereo...

Pega um modulo B.Buster 1600 gl (R$ 220)

E com isso um kit duas vias Bravox cs60D (R$ 270) pras portas da frente ligando-os no canal 1 e 2 do modulo...

E nas portas de tras você pode pegar uns coaxiais ligados no modulo tambem... Ou se quiser pegar as cornetas e tweeters pode pegar tambem...

Mais toma cuidado se você quer entrar nesse mundo mesmo hein!! Quando eu montei meu primeiro som queria gastar 600 reais quando vi gastei mais de 2000 rsrsrs...

Abração! []-[]

Aì Guedes, entao to optando por uma caixa trio entao, acho que vai casar melhor com o que quero.... coloquei um post la onde vc disse. Dá uma moral aí, camarada:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=154849

Valew!

Editado por Renguennays

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...