Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Edge

Palco sonoro, sem TA?

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de saber se existe alguma forma de ajustar o palco sonoro sem TA. Utilizando a busca não encontra-se nada a respeito, somente com TA, inclusive estava lendo sobre "Ajuda Tecnica com TA". Ocorre que ao realizar testes em meu carro pude vizualizar tal palco, não tenho referencias de palco mas testei com a musica "Rebecca Pidgeon - Spanish Harlem". Logo abaixo imagens sobre o que pude ouvir.

 

Ao posicionar-se ao meio do veículo o som ficom bem legal, bem centralizado:

 

palcobateriavocal.jpg

 

quando posicionado no local do motorista, foi essa impressão que tive:

 

palcobateriavocaldesreg.jpg

 

O som fica sem nexo, fica quase sem palco, percebe-se o estéreo muito forte mas sem dimensão, como se tivesse uma bateria cada lado do carro e a voz fica sem centro.

 

Utilizando do balance puxando pra esquerda em "+1" o palco melhora, mas fica esquisito demais, visto que ainda é possível perceber estéreo forte, mas centraliza o som, desta forma:

 

palcobateriavocaldesreg.jpg

 

Analisei melhor bateria e vocal, gostaria que me informassem se é mais ou menos isso o palco desta musica, pois, não tenho referencia nehuma em minha cidade de SQ ou HIFI. Se possível faça algum desenho do palco para mim acertar o meu, procurei procurei e não encontrei nada. É possível ajustes sem TA? pensei em usar o balance em +1 e baixar o ganho do lado esquerdo que fica mais perto de mim, será que adianta? Aguardo resposta amigos, abraço.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando não se tinha T.A. o pessoal acertava o palco apenas com direcionamento de falantes (mecanicamente) o que tem um resultado melhor, porém dá muito mais trabalho e hoje é muito raro o pessoal não recorrer à eletrônica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui sem TA no primeiro Quality que participei, e com equipamentos bem básicos. Usei Mid-bass + tweeter nos pezinhos. Resultado: O palco ficou centralizado e coerente, mas não muito focado e bem instável. A Rebeca ficou meio gorda e andava de um lado para o outro.

 

No geral ficou legal, mas dá pra melhorar muito com o TA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui sem TA no primeiro Quality que participei, e com equipamentos bem básicos. Usei Mid-bass + tweeter nos pezinhos. Resultado: O palco ficou centralizado e coerente, mas não muito focado e bem instável. A Rebeca ficou meio gorda e andava de um lado para o outro.

 

No geral ficou legal, mas dá pra melhorar muito com o TA.

 

Entendo, é mais ou menos isso que ocorre mesmo, as vezes tenho a impressão que a vocalista anda mesmo.

 

Mas quanto ao TA, dizem que modifica o som tornando-o não natural, é muito perceptivel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo, é mais ou menos isso que ocorre mesmo, as vezes tenho a impressão que a vocalista anda mesmo.

 

Mas quanto ao TA, dizem que modifica o som tornando-o não natural, é muito perceptivel?

 

A maior diferença que senti foi em relação à posição do cantor, fica mais perceptível em que ponto ele realmente está e não disperso como quando desligo o T.A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

T.A????

O que seria?

 

Só pelo que li no tópico deu para ter uma idéia, mas vai que pensei errado. Por favor me expliquem como que é e como que funciona. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

T.A????

O que seria?

 

Só pelo que li no tópico deu para ter uma idéia, mas vai que pensei errado. Por favor me expliquem como que é e como que funciona. :rolleyes:

 

T.A. significa Time Alignment ou alinhamento de tempo. Esse recurso é usado pq 99,9% dos carros não são como o Mc Laren F-1, onde o motorista senta no meio do carro. Sempre sentamos ou do lado direito ou do esquerdo. Isso faz com que fiquemos deslocados em relação ao centro do palco sonoro. Como o ideal é sempre estar no centro de palco p/ouvirmos todos os detalhes corretamente e nas devidas posições onde foram gravadas, o T.A. atrasa o som de alguns falantes p/que dê a impressão de que estamos no centro do palco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara... tenta regular sem ta, mas nao caia na besteira de ouvir um som com ta pra comparar .

pq se ouvir... danou-se! nunca mais vais conseguir ouvir teu player com a consciencia tranquila.

hehehehehe

 

som sem ta pra mim, never more!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alex.

 

Mais uma questão.

 

O palco não teria que ficar na frente do motorista, sendo assim o canal esquerdo com a impressão de estar fora do carro?

Pq no meio do carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alex.

 

Mais uma questão.

 

O palco não teria que ficar na frente do motorista, sendo assim o canal esquerdo com a impressão de estar fora do carro?

Pq no meio do carro?

dae gu,

po fiz a mesmissima pergunta qndo tava tento meus primeiros contatos com ta.

mas eh assim mesmo.. o vocal no meio do painel e nao em frente ao motorista.

 

funciona mais ou menos assim..

 

imagine q o palco sonoro eh um elastico que tu amarra de um tw ao outro e no meio do elastico ta o vocal.

 

se tu puxa o vocal pra frente do motora,o lado esquerdo vai ficar todo embolado, um instrumento em cima do outro. ja o lado direito vai ficar tudo muito disperso e vazio.

 

 

deixando o vocal no meio do painel , cada instrumento tem seu lugar. Alem de ganhar com o "efeito 3d" ganha-se com definiçao dos instrumentos tb.

 

testa ai q tu vai ver.

fica bala!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance do palco no meio do painel ou na frente do motorista, eu acho que é muito pessoal...

 

Teste e do jeito que te agradar, voce deixa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa Hugo mandou bem, perfeita a explicação, não precisa falar mais nada.

 

Tenho um CDX-707 e sempre corrigi o palco com TA mas nem sabia que era esse o nome....aiuhaiuahaiuah

Percebi isso mesmo que vc falou, mas imaginei que fosse um erro no meu projeto ou nos meus equips, tinha um 3 vias com mid em dorpods e full + TW no painel.

 

Po agora ta explicado, no próximo vou deixar o palco no meio mesmo.

 

Agora me surgiu uma duvida com relação ao TA do 707.

Lá tem a opção de colocar a distância dos componentes, ele já ajusta para que o palco fique no meio ou para que o palco fique na frente do motorista?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa Hugo mandou bem, perfeita a explicação, não precisa falar mais nada.

 

Tenho um CDX-707 e sempre corrigi o palco com TA mas nem sabia que era esse o nome....aiuhaiuahaiuah

Percebi isso mesmo que vc falou, mas imaginei que fosse um erro no meu projeto ou nos meus equips, tinha um 3 vias com mid em dorpods e full + TW no painel.

 

Po agora ta explicado, no próximo vou deixar o palco no meio mesmo.

 

Agora me surgiu uma duvida com relação ao TA do 707.

Lá tem a opção de colocar a distância dos componentes, ele já ajusta para que o palco fique no meio ou para que o palco fique na frente do motorista?

 

Fala Gustavo!

 

Se você está falando daquele TA pré-ajustado existem vária opções, para o centro, motorista, passageiro... O melhor é utilizar o modo Pro para acertar corretamente, ajustando cada par de falantes ( primeiro tws, depois mids e assim por diante) para que o palco tenha um melhor foco. Utilize uma trena e meça a distância dos falantes para os ouvidos direito e esquerdo e acerte o valor do falante correspondente. Com certeza, você vai gostar do resultado. Esse caso aplica-se a falantes alimentados por canais independentes ok!

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu gustavo,

nao sei muita coisa, mas oq eu ja aprendi nao custa passar pra galera neh.

 

quanto ao seu ta nao sei como funciona.. no dxz medindo com trena e aplicando os valores o palco fica no centro do painel, precisando soh de alguns ajustes de ouvido.

 

como camarada ali falou, se tiveres como fazer bi amp e acertar o ta separadamente o mid e o tw ajuda muiiiiito.

 

hj to usando o mid e o sub no ep4 e o tw direto no player. nao só para poder acertar o ta do tw e mid separadamente, como pra ter controle de volume , cross, equalizador, etc tudo independente para cada tw, cada mid e sub...mas soh to fazendo isso pq ainda nao tenho o segundo amp, o cross do meu kit eh uma porcaria(selenium 52v2a, nao tem nem corte pro mid,eh ruim mesmo)e o tw precisa ser atenuado pq eh uma berracera soh.

 

o resultado foi muito bom!

de surpreender mesmo.

valeu abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

Eu uso a PRO mesmo, meu sistema é ligado em bi-amp, Full + TW em um canal e Mid em outro.

 

Nossa depois que consegui esse 707 meu som mudou da água para o vinho, sei exatamente como funciona tudo, só não sabia o nome...auhaiuha

 

Tenho apenas essa minha duvida de se o TA regula o palco para o centro do carro ou a para o motorista, pois se for para o motorista ai terei que ajustar o delay dos falantes esquerdos puxando o palco para o centro.

 

Entendem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, por gosto PESSOAL eu prefiro o centro do palco na minha frente, sobre o volante. Quando eu vou em um show, ou num cinema, gosto sempre de sentar bem no meio, como se o cantor estivesse realmente de frente comigo. Com o centro do palco no centro do painel eu me sinto no meio da "galera da esquerda" entendem rs...

 

Mas é isso, é mais p/ gosto pessoal mesmo. Mesmo porquê para deixar-se um palco com o centro sob o volante e ainda ter-se largura para a esquerda é muito, mas muito complicado MESMO.

 

Lembro-me de uma F1000 uma vez, há muitos anos que vi um juiz da Iasca avaliando e dizendo que era o melhor palco que ele ja havia escutado, porque como a F1000 tem um painel enorme, realmente o palco ficava enorme! inclusive estendendo-se para FORA do carro, como se a extremidade do palco estivesse uns 30 cm para longe do retrovisor externo da F1000, incrível segundo ele... tiraram leite de pedra...

 

E na época ainda não existia TA... era só no direcionamento e fase mesmo rs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voces tem que escutar um Sistema 5.1 no carro...

 

meu JVC tem TA...e possuo 5.1 com um canal central da Clarion...cara...o palco sonoro fica muito interessante viu...

 

o canal central faz a diferença e muita...

 

Mais pra acertar o palco sem TA acho q deve ser algo MUITO dificil, vai ficar bom...mais com TA ficaria bem melhor...

 

ja tive muito player sem TA...

 

ai qdo adquiri o JVC a diferença nas regulagens foi da agua pro vinho...

 

PRA MIM...palco bem ajustado só com TA mesmo...só assim pra vc conseguir "controlar" o som do geito que vc quer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Por isso que esse mundo do som é interessante, cada um tem um gosto e para cada um surge uma dificuldade diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...