Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

hugotsii

Gambiarra..

Recommended Posts

Postado em

Dae..

entao.. denovo ataquei o hometheater da coroa...

ele tem umas caixinhas com falantes fullrange de 70 rms e 4 ohms... dai pensei.. "hm.. isso ai daria um bom teste de 3way no carango".

dai vi q o canal central do HT tinha dos falantes.. entao pra nao dar um desfalque muito grande peguei soh essa caixa. Mas para minha surpresa,

nessa caixa especifica, os falantes sao de 35 rms e 8ohms.. sendo q o fio speaker se divide em dois e alimenta os dois falantes.

mais nao desisti... pq segundo li por ai... se eu tiver um falante de com o dobro da impedancia, ele recebe a metade da potencia..

no caso, como o falante eh 35rms e 8ohmh e eu vou enviar 60 rms a 4ohms.. vai acabar casando tudo ... to certo??

ta e outra coisa..

desse mesmo speaker cable q vai pro full vo puxar um outro q vai pro cross e pro tw (do kit 52a2v da selenium). como q fica a impedacia do tw no fim das contas?

valeu rapaziada

falow

Postado em

1º caso:

Vamos supor que vc tena um Mid de 6' 100W e 4ohms, tbm um full 3' 50W 8ohms, ambos com a mesma sensibilidade.

Se vc ligar cada um em um canal de um amplificador que manda 100W por canal em 4 ohms vc terá 100W no mids e 50W no full, como a sensibilidade de ambos são a mesma então isso quer dizer que o mid irá tocar mais alto que o full.

2º caso:

Ainda supondo que um mid 6' 100W 4ohms mas sensibilidade em 86dB's e full 3' 50W 8ohms e sensibilidade 89dB's.

Ligando eles do mesmo jeito que descrevi acima vc terá 100W no mid e 50W no full mas pelo full ter 3dB a mais que o mid isso quer dizer que ambos tocaram no mesmo nível sonoro.

Como para facilitar tudo normalmente usamos o recurso de achar que tudo é perfeito, então coloque na cabeça que isso é uma teoria e que na prática as coisas mudam um pouco e nada melhor que testes para chegar a um resultado coerente. :legal:

Postado em

Levando em consideração que normalmente a gente liga od fulls cara a cara, e os mids ficam escondidos lá embaixo, nas portas, então os mids têm que tocar mais forte que os fulls mesmo.

Resmindo: Só estando, manda bala!!!

Postado em

dae,

entao, fiz o teste ainda sem ampli, ta ligado direto no player

mas o resultado me agradou bastante.

talvez os mids estejam tocando um pouco mais fortes, mas nada q uma atenuação de 1 ou 2 pontos nao resolvam. na verdade nem precisa, pq essa força a mais esta corrigindo a falta de graves q sentia no meu mid e amenizando a berracera do tw da selenium.

valeu as respostas pessoal. a questão da sensibilidade para mim foi muito esclarecedora!

e o luciano sempre me ajudando a eliminar duvidas.

agora eh soh mandar fazer uma maozinha de responsa pra deixar td bunitinho.

valeu galera

abraço!

Postado em

Uma observação vale apena ser feita.

O ideal é sempre utilizar o amp e falantes com o casamento de impedancias, por exemplo um amp estavel a 4ohms por canal é recomendável utilizar um falante de 4ohms..

Se utilizar uma impedancia maior, por exemplo 8ohms, vai funcionar, porém vai ter uma queda no desempenho do amp, resumindo vai entregar menos potência ao falante.

Se colocar uma impedância menor que a recomendada, por exemplo 2ohm, muitos pensam que o amp vai entregar mais potência, porém estão equivocados, ele vai continuar entregando menos potencia, porém tem um agravante, quando se utiliza impedâncias abaixo da estabilidade o amp força mais a fonte, podendo até queima-la.

Espero que ajude.

Postado em

Para facilitar tudo e para um melhor resultado use o sistema em bi-amplificação, seria vc ligar cada Mid em um canal do ampli e cada conjunto (1Full + 1 TW) nos outros canais restante, os canais para os mid vc lina na saida de som tarzeira e o canal do conjunto na saida dianteira, dessa forma vc consegue equilibrar o sistema pelo "Fader", se o Tw estiver muito alto ai vc parte para um atenuador l-pad para ele.

Sempre usei meu 3 vias dessa maneira e foi a melhor coisa que fiz.

Postado em

Para facilitar tudo e para um melhor resultado use o sistema em bi-amplificação, seria vc ligar cada Mid em um canal do ampli e cada conjunto (1Full + 1 TW) nos outros canais restante, os canais para os mid vc lina na saida de som tarzeira e o canal do conjunto na saida dianteira, dessa forma vc consegue equilibrar o sistema pelo "Fader", se o Tw estiver muito alto ai vc parte para um atenuador l-pad para ele.

Sempre usei meu 3 vias dessa maneira e foi a melhor coisa que fiz.

boa. o meu ta ligado assim tb mas direto no player. o amp ja ta aki em casa mas os cabos ainda nao chegaram.. qndo chegarem vai entrar tb um sub, dai vou ter q rever como instalar...

como soh tenho um amp, o jeito vai ser ou tirar os full pq nao tem cross para eles (estavam sendo cortado pelo player), ou ligar full + tw direto no player (sem amp), oq acho q nao vai ficar legal.

abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...