Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Paranoid

[Dúvida] Módulo para meu set (Partindo de 2000wrms)

Recommended Posts

Calma gente, tenho total convicção q Carlos amanha vai detona com as regulagens e u q tinha 3 pioneer digo total certeza q os over regulados assim tocam mais subgrave q os pioneer, imagina então td alinhadinho. ate acho q meu sd 1800 rms vai pedir agua. hehheheheh, mas esta bem alimentado e deve estar mandando uns 900 rms ou mais para cada over. Vou botar fotos de tdo e regulagens feitas. ok gente. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ExTrEmE SPL: vc deixa o seu LOUD em low?

Consegui fazer um teste rapido hj no final da noite. Com o loud em low, pude colocar o som no msm volume que eu colocava antes com loud off...a diferença é que pra dentro do carro a melhora foi mto grande! tocou mto mais macio! e pra fora do carro o grave fica forte ja em volume mais baixo, porem qdo bota no talo, desligando o loud fica a msm coisa. É bem isso q vc disse msm :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara sinceramente, suas caixas tao erradissimas nas sintonias

:+1 à espera da sintonia correta. Grato por deixar a dica para nós.

Pra fora tb dá diferença. Não achei tão gritante quanto é pra dentro do carro não. Mas a diferença é boa viu?!

Testa depois no fim de semana.

Eu tb so chego em casa tarde e moro em prédio... impossível testar som lá. So fds e olhe lá...

Olha, na minha opinião o uso do LOUD só melhora a resposta nos graves para dentro do carro (e muito), se sentir a mesma melhora fora do carro deve ser meio psicológico!

Eu mesmo quando liguei o LOUD postei aqui que melhorou muito, mas algum tempo depois, fazendo muitos e muitos testes com diversas regulagens, chegue à conclusão que o Loud em volume alto é desnecessário pelo fato de forçar o falante sem necessidade.

Putz, também moro em prédio e sofro desse mal. Se bem que convenhamos, quem mora em casa e tem vizinhos também não pode ficar testando som depois das 22hrs rs.

Testei com o Loud ligado em volume mais alto, e a diferença no peso do grave foi enorme! mesmo em low.

Problema é que pra dentro do carro o som fica abafado daí, pq como nao tenho mg, o grave acaba encobrindo a voz...então ainda falta achar a regulagem ideal.

Mas ja adianto pra vcs que ficou com a pegada bem mais forte ali na faixa dos 50hz...testei so com sertanejo, e foi absurda mesmo a melhora :legal:

Quero ver se hj consigo dar mais umas mechidas.

Sim rpz, a diferença dos graves com o loud ligado é gritante... mas para dentro do carro! Para fora, em ambiente aberto, como é difícil gerar um gravão de responsa a gente acaba exagerando na dose sem perceber e corre o risco de maltratar o falante, portanto prefiro deixar desligado mesmo.

Outra coisa que muda muito o som, é deixar o equalizador em powerful (nos pioneers), com o loud desligado. Dá uma resposta bacana também, mas os drivers tocam meio agudo demais.

Numa garagem fechada, ouvindo Fernando e Sorocaba - Passando Mal, meu som tremeu tudo, vibrava o chão sem brincadeira, se tocasse tudo aquilo num local aberto eu tirava o chapéu para os Over rs.

Chegou a testar o LPF em 100hz man?

RaFaEl_P,

Paranoid,

O meu crossover Stetsom Stx104 possui o corte subsonico em 24Db/8. Sera que essa é a diferença? E olha que é muita...

Quando deixo o subsonico do modulo no meio (50hz) e o subsonico do crossover todo fechado (20hz), o som fica muito mais macio. Com muito mais subgrave!

Quando deixo o subsonico do modulo no meio (50hz) e o subsonico do crossover em 50Hz, o som fica muito mais fraco. Com menos subgrave!

O que devo fazer?

Minha caixa esta com 118-119 Litros brutos para cada over! Creio que estao com 105 Livres!

Cada over esta com 2 dutos de 4''X11cm de comprimento.

Simulei no BassBox e minha caixa esta sintonizada em 45HZ!

Olha Extreme, pode ter certeza que existe uma enorme diferença nesses cortes aí viu! Snme o SD faz os cortes em 12db/8, então seu cross corta com o dobro de DB uma oitava abaixo. Por isso mesmo que eu perguntei se você ñ tem nenhum amigo com cross digital para fazer um comparativo.

Anyway, apesar de confiar bastante no subsônico dos SD, quando coloco o som pra tocar forte, sempre deixo o HPF do player ligado junto, e a mesma coisa seria se tivesse um crossover (independente do modelo), afinal prevenção nunca é demais né?

Já tentou comparar o subsônico do player com o do cross? Faz esse teste e diz pra gente!

Uma dica do Bloom: 'Se tua caixa tivesse sintonia mais alta, ia descer menos mas dava pra conseguir até 3dbs de pico em relação ao sistema atual.. e sem fazer feio de 50hz pra cima!'

Então acho que a solução para quem quer extrair um pouco mais de ataque dos Oversub é subir a frequencia da caixa, sacrificando um pouco do subgrave... se for realmente funcional é mais do que válido!

No meu caso, eu não ligo de sacrificar graves ou subgraves, o que quero é que o set toque muito bem um dos dois!

Calma gente, tenho total convicção q Carlos amanha vai detona com as regulagens e u q tinha 3 pioneer digo total certeza q os over regulados assim tocam mais subgrave q os pioneer, imagina então td alinhadinho. ate acho q meu sd 1800 rms vai pedir agua. hehheheheh, mas esta bem alimentado e deve estar mandando uns 900 rms ou mais para cada over. Vou botar fotos de tdo e regulagens feitas. ok gente. :legal:

Adilson, para dentro do carro os Over tocam muito, muito mesmo! Disso ninguém reclama, o problema é quando coloca para tocar de mala aberta, esperando rendimento de woofers, daí ñ rola de jeito nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Paranoid: eu assino embaixo tudo oq vc disse! infelizmente tudo oq vc falou é fato =/

Pra dentro do carro o over desoça msm, da mta pressão! nesse quesito tenho que reconhecer tb.

Não sei se é o fato do meu ser de 15", mas não senti falta de ataque não.

Ta tocando um grave bem bonito e forte, so q nao tem aquele peso do tornado, subão e tal.

E creio que no fim vou voltar pra minha regulagem inical, loud desligado e tal hehe Queria fazer o teste cortando em 100hz, so q o cara q instalou meu som, n ligou na saida sub do player...dai qdo ativo ela, nao da diferença nenhuma :S

a voz q sai dos falantes é meio irritante, pq ela pega uma frequencia q faz a lata do c arro vibrar, fica mto ruim :S

vc acha q compensa tirar o player fora so pra ligar na saida sub?

Compartilhar este post

Link para o post

Paranoid: eu assino embaixo tudo oq vc disse! infelizmente tudo oq vc falou é fato =/

Pra dentro do carro o over desoça msm, da mta pressão! nesse quesito tenho que reconhecer tb.

Não sei se é o fato do meu ser de 15", mas não senti falta de ataque não.

Ta tocando um grave bem bonito e forte, so q nao tem aquele peso do tornado, subão e tal.

E creio que no fim vou voltar pra minha regulagem inical, loud desligado e tal hehe Queria fazer o teste cortando em 100hz, so q o cara q instalou meu som, n ligou na saida sub do player...dai qdo ativo ela, nao da diferença nenhuma :S

a voz q sai dos falantes é meio irritante, pq ela pega uma frequencia q faz a lata do c arro vibrar, fica mto ruim :S

vc acha q compensa tirar o player fora so pra ligar na saida sub?

Eu faria isso. Sem contar que se não me engano os pioneer teem LPF pelo menos 150hz na saída sub. E vc pode cortar subsonico com 18db/8a (se bem que o HPF também corta, no outro RCA, mas se não me engano é 12db/8a).

Quanto ao loud que o pessoal afirma que força falante. Forçar, força, mas tudo tem limite... Se vc usar loud sem clipar não tem problema nenhum.

O loud, se me lembro bem, é um reforço de alguns dbs em 40hz e em uma frequencia na faixa dos agudos que não estou lembrado agora.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 à espera da sintonia correta. Grato por deixar a dica para nós.

Olha, na minha opinião o uso do LOUD só melhora a resposta nos graves para dentro do carro (e muito), se sentir a mesma melhora fora do carro deve ser meio psicológico!

Eu mesmo quando liguei o LOUD postei aqui que melhorou muito, mas algum tempo depois, fazendo muitos e muitos testes com diversas regulagens, chegue à conclusão que o Loud em volume alto é desnecessário pelo fato de forçar o falante sem necessidade.

Putz, também moro em prédio e sofro desse mal. Se bem que convenhamos, quem mora em casa e tem vizinhos também não pode ficar testando som depois das 22hrs rs.

Sim rpz, a diferença dos graves com o loud ligado é gritante... mas para dentro do carro! Para fora, em ambiente aberto, como é difícil gerar um gravão de responsa a gente acaba exagerando na dose sem perceber e corre o risco de maltratar o falante, portanto prefiro deixar desligado mesmo.

Outra coisa que muda muito o som, é deixar o equalizador em powerful (nos pioneers), com o loud desligado. Dá uma resposta bacana também, mas os drivers tocam meio agudo demais.

Numa garagem fechada, ouvindo Fernando e Sorocaba - Passando Mal, meu som tremeu tudo, vibrava o chão sem brincadeira, se tocasse tudo aquilo num local aberto eu tirava o chapéu para os Over rs.

Chegou a testar o LPF em 100hz man?

Olha Extreme, pode ter certeza que existe uma enorme diferença nesses cortes aí viu! Snme o SD faz os cortes em 12db/8, então seu cross corta com o dobro de DB uma oitava abaixo. Por isso mesmo que eu perguntei se você ñ tem nenhum amigo com cross digital para fazer um comparativo.

Anyway, apesar de confiar bastante no subsônico dos SD, quando coloco o som pra tocar forte, sempre deixo o HPF do player ligado junto, e a mesma coisa seria se tivesse um crossover (independente do modelo), afinal prevenção nunca é demais né?

Já tentou comparar o subsônico do player com o do cross? Faz esse teste e diz pra gente!

Uma dica do Bloom: 'Se tua caixa tivesse sintonia mais alta, ia descer menos mas dava pra conseguir até 3dbs de pico em relação ao sistema atual.. e sem fazer feio de 50hz pra cima!'

Então acho que a solução para quem quer extrair um pouco mais de ataque dos Oversub é subir a frequencia da caixa, sacrificando um pouco do subgrave... se for realmente funcional é mais do que válido!

No meu caso, eu não ligo de sacrificar graves ou subgraves, o que quero é que o set toque muito bem um dos dois!

Adilson, para dentro do carro os Over tocam muito, muito mesmo! Disso ninguém reclama, o problema é quando coloca para tocar de mala aberta, esperando rendimento de woofers, daí ñ rola de jeito nenhum.

Paranoid,

Discordo totalmente de usar equalização powerfull. Power full são todas as frequencias com ganhos no máximo.

Hoje eu tava mexendo nas regulagens do player (pioneer) e fui mexer naqueles recursos da saída sub. No meu player tem aquele negoço que fala da fase (normal, rev e off) e o outro que aparece umas frequencias. Pelo que li no manual, aquele negoço das frequencias é em que corte vc quer colocar o subsonico e ele corta em 18db/8a. Eu fiquei alterando aquilo com o carro em movimento e percebi que dependendo da música, se vc subir o corte o grave fica bem mais forte (principalmente em músicas eletrônicas).

Já experimentou mexer nessa regulagem?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem fiz um teste rapidamente:

Baixei algumas frequencias no Realmofexcursion e coloquei nos Over.

Cortei o subsonico do Stettsom no meio (50hz) e deixei o crossover cortando em (30hz)

Quando toquei as frequencias 35Hz, 36hz, 40hz 45hz passou tudo!

Quando subi o corte do crossover para 50hz, não passou mais nada abaixo disso!

Entao realmente o subsonico do modulo não é 100%!

Hoje irei fazer mais alguns testes!

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem fiz um teste rapidamente:

Baixei algumas frequencias no Realmofexcursion e coloquei nos Over.

Cortei o subsonico do Stettsom no meio (50hz) e deixei o crossover cortando em (30hz)

Quando toquei as frequencias 35Hz, 36hz, 40hz 45hz passou tudo!

Quando subi o corte do crossover para 50hz, não passou mais nada abaixo disso!

Entao realmente o subsonico do modulo não é 100%!

Hoje irei fazer mais alguns testes!

É que o corte do módulo é 12db/8a po.. já seu cross é 24db/8a. Se vc colocar os dois com 50hz vc tá cortando 30db/8a.. dai é dificil passar algo abaixo mesmo.

Testa baixar o corte do módulo e do cross ai pra ver como fica tb e posta as impressões :rolleyes:

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

cara sinceramente, suas caixas tao erradissimas nas sintonias

O cara sumiu.....falou que estão erradas e mais nada....sugestões please.....

Compartilhar este post

Link para o post

Armando,

Ontem deixei o subsonico do crossover em 20hz e do modulo em 50hz! Percebi que passa muito subgrave! Muito mesmo! O Xmax deve ser ultrapassado legal!!!!!!!

Quando eu corto no crossover em 30hz e no modulo em 50hz tbm fica com um bom subgrave!

Estou com medo de estragar meus over. Sei que a sintonia da caixa esta em 45hz! POr isso estou tentando deixar o corte em 45hz....

Vou testar mais! Qualquer coisa irei aumentar a sintonia da minha caixa para 50hz. Assim a caixa rendera melhor entre 50-80hz!

Amo subgrave! Mas amo meu bolso tbm! kkkk Não quero "zicar" meus suboes.

Compartilhar este post

Link para o post

Armando,

Ontem deixei o subsonico do crossover em 20hz e do modulo em 50hz! Percebi que passa muito subgrave! Muito mesmo! O Xmax deve ser ultrapassado legal!!!!!!!

Quando eu corto no crossover em 30hz e no modulo em 50hz tbm fica com um bom subgrave!

Estou com medo de estragar meus over. Sei que a sintonia da caixa esta em 45hz! POr isso estou tentando deixar o corte em 45hz....

Vou testar mais! Qualquer coisa irei aumentar a sintonia da minha caixa para 50hz. Assim a caixa rendera melhor entre 50-80hz!

Amo subgrave! Mas amo meu bolso tbm! kkkk Não quero "zicar" meus suboes.

Pras músicas com pegada forte em 80hz pra cima, tenta subir o subsonico pra vc ver o q acontece... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

po eu to sem net em casa so uso no trabalho

rapz eu procurei o post aqui q tinha a litragem com duto

mas nao achei

me lembro q simulei rapido e dava bem baixa a sintonia de alguem q postou tipo perto dos 40hz e achava q tava em 50hz

amanha eu procuro pq tenho muita coisa pra fazer hoje

o adilsonbp ta satisfeito, tem outro user tbm q montou com os de 15 e gostou

amanha vou ter tempo e participo mais, agora vcs escrevem p baralho hein hehehe

demora pra ler tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, testei varios tipos de regulagens. Loud desligado, ligado em low, mid, high, hpf do player ligado/desligado, e cheguei a seguinte conclusão:

Aquele gravão pesado que o tornado toca perto do carro, não tem como conseguir isso com o over! são falantes com caracteristicas mto diferentes. O over toca mais seco que um tornado, porem mais macio que um sds. Então tem que ver o estilo de som que vcs preferem, mais subgrave (tornado), misto (over) ou seco (sds).

No dia que fiz a comparação do meu som com o do meu amigo que tem tornado, fiquei desanimado, pq o dele desoçava o meu no gravão. Dai vim aqui desabafar pra vcs. Porém esqueci de comentar que fizemos o teste pra dentro do carro tb. E os meus overs simplesmente deram mto mais pressão que o dele :legal:

E outra, qdo coloquei musicas eletronicas, o meu grave jogou bem mais longe que o dele e faltou eu testar um pagodão (dizem que é onde o over se sai melhor).

Resumindo, cada falante tem suas caracteristicas.

Posso dizer que hoje, dps daquele desanimo todo rsrs, estou muito satisfeito com meu som! Pq ele toca bem todos os tipos de musicas.

O problema é que a gente investe uma boa grana com som, e sempre queremos ter o melhor.

Só que se pararmos p/ pensar, um falante como o tornado, que é no minimo 100 reais mais caro que um over, que suporta 300w rms a mais de potencia, tem q ser melhor que o over em alguma coisa ne? ;) E é no subgrave! E é só nisso tb =)

Voltando ao assunto de regulagens, Loud desligado, HPF em 50hz no player e crossover praticamente no minimo...falta eu testar na saida sub, que corta em 125hz =)

Editado por RaFaEl_P

Compartilhar este post

Link para o post

Então Rafael, concordo com o que você disse, e eu não acho que o Over seja ruim ou toque mal.

Se formos analizar sonoridade, ele da banho no tornado brincando! Tocando na praia de boa o som altura média fica super agradável de ouvir e impressiona mesmo. Porém na hora de torar o volume pra fazer um estrago, tentamos fazer o sub tocar o q ele não pode, daí o desânimo!

Você precisa ouvir um parzinho de Tornado 18" bem alimentados tocando com força... aquilo sim é subgrave responsa. E eu só coloquei essa idéia na cabeça depois de ouvir pelo menos uns 4 sets nessa configuração.

Por exemplo, vi uma Meriva com 4 Tornado 15" e não gostei do grave! Era relativamente forte mas nada impressionante. Subgrave fraaaco perto dos 18".

Mas ainda acho que o que me deixaria satisfeito é algo mais seco que suba bem e não perca tanto em qualidade de áudio, ou seja, Eros.

Armando, essa tal regulagem do sub no meu não tem =( (AVH3180)

Compartilhar este post

Link para o post

Então Rafael, concordo com o que você disse, e eu não acho que o Over seja ruim ou toque mal.

Se formos analizar sonoridade, ele da banho no tornado brincando! Tocando na praia de boa o som altura média fica super agradável de ouvir e impressiona mesmo. Porém na hora de torar o volume pra fazer um estrago, tentamos fazer o sub tocar o q ele não pode, daí o desânimo!

Você precisa ouvir um parzinho de Tornado 18" bem alimentados tocando com força... aquilo sim é subgrave responsa. E eu só coloquei essa idéia na cabeça depois de ouvir pelo menos uns 4 sets nessa configuração.

Por exemplo, vi uma Meriva com 4 Tornado 15" e não gostei do grave! Era relativamente forte mas nada impressionante. Subgrave fraaaco perto dos 18".

Mas ainda acho que o que me deixaria satisfeito é algo mais seco que suba bem e não perca tanto em qualidade de áudio, ou seja, Eros.

Armando, essa tal regulagem do sub no meu não tem =( (AVH3180)

Já que prefere algo mais seco... o ideal seria os SDS da vida mesmo.

Pra ouvir musica eletronica, eu cheguei a subir o subsonico do player (18db/8a) para 80hz e 100hz e não é ficou com um ataque bem mais forte (isso foi so com o carro em movimento, ainda não testei de mala aberta)... Já em músicas com subgrave, fui fazer isso e não saiu quase nada.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Tava eu ontem a noite me lembrando, que logo após a compra dos meus Over, abri um tópico pra que identificassem um AF da Oversound através de um vídeo no youtube. Se os meus Over tivessem rendendo tão bem quanto esses daí (Apesar de serem alto falantes diferentes), eu já estaria feliz:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=152191

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, testei varios tipos de regulagens. Loud desligado, ligado em low, mid, high, hpf do player ligado/desligado, e cheguei a seguinte conclusão:

Aquele gravão pesado que o tornado toca perto do carro, não tem como conseguir isso com o over! são falantes com caracteristicas mto diferentes. O over toca mais seco que um tornado, porem mais macio que um sds. Então tem que ver o estilo de som que vcs preferem, mais subgrave (tornado), misto (over) ou seco (sds).

No dia que fiz a comparação do meu som com o do meu amigo que tem tornado, fiquei desanimado, pq o dele desoçava o meu no gravão. Dai vim aqui desabafar pra vcs. Porém esqueci de comentar que fizemos o teste pra dentro do carro tb. E os meus overs simplesmente deram mto mais pressão que o dele :legal:

E outra, qdo coloquei musicas eletronicas, o meu grave jogou bem mais longe que o dele e faltou eu testar um pagodão (dizem que é onde o over se sai melhor).

Resumindo, cada falante tem suas caracteristicas.

Posso dizer que hoje, dps daquele desanimo todo rsrs, estou muito satisfeito com meu som! Pq ele toca bem todos os tipos de musicas.

O problema é que a gente investe uma boa grana com som, e sempre queremos ter o melhor.

Só que se pararmos p/ pensar, um falante como o tornado, que é no minimo 100 reais mais caro que um over, que suporta 300w rms a mais de potencia, tem q ser melhor que o over em alguma coisa ne? ;) E é no subgrave! E é só nisso tb =)

Voltando ao assunto de regulagens, Loud desligado, HPF em 50hz no player e crossover praticamente no minimo...falta eu testar na saida sub, que corta em 125hz =)

É vc falo q os over são misto, concordo totalmente, mas quando os meu tocou blach Eyead Peas nossa, internamente no carro tremia td, eles descem muito, mas muito msm, muito forte msm, isso q meu Corolla e td bem firme e travado.

Os Tornado sei q são fortes e tocam muito, mas redondo e limpo q nem os OVER, naum tocam não. fora q os over pelo menos os meu mandam longe. hand26

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Armando,

Qual regulagem que possui o subsonico no Aparelho pioneer??

O modelo do meu é o 7250SD e nunca vi esta regulagem! Sera que esse modelo não possui?

Na saida sub dele nem HPF possui! So possui mesmo o LPF mesmo! O HPF é da saida front!

Ontem fiz mas testes e vou descreve-los.

Com as freuqencias:

Descobri que o maior pico da caixa esta nos 43Hz! Ou seja, proximo da sintonia da caixa que simulei no BassBox uqe deu 45hz.

Nessa freuqencia (43hz) da um gravão de responsa!

Abaixo de 43hz até 36hz ainda tenho subgrave.

Abaixo de 36hz o sub so mexe e quase não sai som.

Acima de 43hz até 45hz ainda tenho um grave mais forte.

Em 50hz até 63hz ainda fica razoavel.

De 70hz a 100hz o sub começa a morrer....

Em 125hz já era! rsrsrs

Com o Subsoinico:

Cortando o subsonico do crossover em 30hz e o do módulo em 50hz todas as baixas frequencias passam: 30hz,35hz,40hz,43hz.....125hz

Ao manter o subsonico do crossever em 30hz e ir aumentando gradativamente o subsonico do modulo percebi que existe uma atenuação nas freuqencias, mas não um corte! Assim todas as frequencias passam: 30hz,35hz,40hz,43hz.....80hz só que atenuadas. Ou seja, mesmo o subsonico no módulo cortando em 80hz, quando coloquei a freuqencia 35hz para tocar os over ficaram vibrando (menos do que vibravam quando o subsonico do modulo estava em 50hz) sem que som algum fosse reproduzido.

Cortando o subsonico do crossover em 50hz a coisa muda! Nada abaixo passa (se passa, quase nao é percepitivel)! Quando coloquei 0s 35hz para tocar, o sub nem vibrou.

Somente freuqencias acima de 50hz são reproduzidas!

Conclusao: O subsonico do modulo não é 100% Talvez pelo fato do corte ser em 12Db/8.

Compartilhar este post

Link para o post

Armando,

Qual regulagem que possui o subsonico no Aparelho pioneer??

O modelo do meu é o 7250SD e nunca vi esta regulagem! Sera que esse modelo não possui?

Na saida sub dele nem HPF possui! So possui mesmo o LPF mesmo! O HPF é da saida front!

Ontem fiz mas testes e vou descreve-los.

Com as freuqencias:

Descobri que o maior pico da caixa esta nos 43Hz! Ou seja, proximo da sintonia da caixa que simulei no BassBox uqe deu 45hz.

Nessa freuqencia (43hz) da um gravão de responsa!

Abaixo de 43hz até 36hz ainda tenho subgrave.

Abaixo de 36hz o sub so mexe e quase não sai som.

Acima de 43hz até 45hz ainda tenho um grave mais forte.

Em 50hz até 63hz ainda fica razoavel.

De 70hz a 100hz o sub começa a morrer....

Em 125hz já era! rsrsrs

Com o Subsoinico:

Cortando o subsonico do crossover em 30hz e o do módulo em 50hz todas as baixas frequencias passam: 30hz,35hz,40hz,43hz.....125hz

Ao manter o subsonico do crossever em 30hz e ir aumentando gradativamente o subsonico do modulo percebi que existe uma atenuação nas freuqencias, mas não um corte! Assim todas as frequencias passam: 30hz,35hz,40hz,43hz.....80hz só que atenuadas. Ou seja, mesmo o subsonico no módulo cortando em 80hz, quando coloquei a freuqencia 35hz para tocar os over ficaram vibrando (menos do que vibravam quando o subsonico do modulo estava em 50hz) sem que som algum fosse reproduzido.

Cortando o subsonico do crossover em 50hz a coisa muda! Nada abaixo passa (se passa, quase nao é percepitivel)! Quando coloquei 0s 35hz para tocar, o sub nem vibrou.

Somente freuqencias acima de 50hz são reproduzidas!

Conclusao: O subsonico do modulo não é 100% Talvez pelo fato do corte ser em 12Db/8.

Com certeza...

Tipo... se vc coloca o crossover do módulo em 80hz, ele vai atenuar 12db uma oitava abaixo (40hz). 12db já é bastante coisa, mas num sistema que se tem aproximadamente 130db, lógico que vc vai conseguir um SPL razoável ainda.

Já com o cross de 24db/8a somado com o do SD, vc já dimininui 36db/8a. O que daria algo em torno de 94db, algo que ainda é perceptível, mas com pouco SPL.

Quanto ao player pioneer... o meu é um dos mais simples (3ub)... eu só vim descobrir que a função SW 2 era um crossover HPF da saída sub de 18db/8a lendo o manual.

O seu com certeza deve ter a função, mas vc ainda não deve ter se ligado que era essa a funcionalidade.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pelas informaçoes armando!

Ja baixei o manual e irei dar uma lida.

Sera que deixando o subsonico do crossover em 30hz e colocar o subsonico do modulo em 50hz poderei danificar os falantes?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pelas informaçoes armando!

Ja baixei o manual e irei dar uma lida.

Sera que deixando o subsonico do crossover em 30hz e colocar o subsonico do modulo em 50hz poderei danificar os falantes?

Abs

depende.

eu colocaria 50 e 50.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza...

Tipo... se vc coloca o crossover do módulo em 80hz, ele vai atenuar 12db uma oitava abaixo (40hz). 12db já é bastante coisa, mas num sistema que se tem aproximadamente 130db, lógico que vc vai conseguir um SPL razoável ainda.

Já com o cross de 24db/8a somado com o do SD, vc já dimininui 36db/8a. O que daria algo em torno de 94db, algo que ainda é perceptível, mas com pouco SPL.

Quanto ao player pioneer... o meu é um dos mais simples (3ub)... eu só vim descobrir que a função SW 2 era um crossover HPF da saída sub de 18db/8a lendo o manual.

O seu com certeza deve ter a função, mas vc ainda não deve ter se ligado que era essa a funcionalidade.

Abraço.

Armando,

Li o manual do pioneer! Mas na verdade, o SW2 é um LPF da saida sub! So passa as frequencias abaixo da frequencia de corte!

Que pena né...

Assim diz o manual sobre o SW2:

"Apenas as freuquências inferiores às que estavam na faixa selecionada serão emitidas no alto falante de graves secundário."(Pag. 68)

Acho que irei comprar um cross que possua um corte em 24db/8 que não seja chaveado! Ai poderei colocar o subsonico na frequencia que eu quiser!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Paranoid,

Vc tem as medidas da sua Manifold?

To pensando em fazer alguns testes heheh! (so por curiosidade msm)

So que penso em faze-la com uma boa litragem!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Paranoid,

Vc tem as medidas da sua Manifold?

To pensando em fazer alguns testes heheh! (so por curiosidade msm)

So que penso em faze-la com uma boa litragem!

Abs

Cara, eu devo ter aqui no computador sim, vou dar uma procurada e te passo.

2 Manifodas com litragem alta devem ficar bem interessante, gostaria muito de ouvir hehe... algo similar àquela que o Sandro Cafe testou algum tempo atrás sabe?

Mas como você vai alterar a litragem, talvez o ângulo das câmaras também seja alterado, então seria ideal você tirar as medidas úteis da caçamba e pedir pro Wendell simular em software.

Nesse fds toquei num churras só sertanejo e forró, mas dentro de um galpão com teto alto (15m)... meu som tremia todas janelas da empresa, muito forte mesmo.

Porém, ao ar livre ainda acho que ta manco não tem jeito rs.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...