Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
andrevm

Projeto VW Polo 9N Hatch

Recommended Posts

Poxa, só eu comento.

Olá pessoal!

Conforme planejado, instalei o som no final de semana...fiquei sábado e domingo o dia inteiro pra conseguir terminar.

Tudo correu bem e a instalação ficou muito limpa, sem modificações no carro, como eu queria.

Sobre o resultado, algumas observações:

1 - Não gostei do kit 2 vias. O midbass bate bem e os médios são bem limpos, mas o tweeter é muito agressivo...mesmo atenuando em -3db no crossover e equalizando os agudos no mínimo, não consegui ficar satisfeito. Estão longe de serem suaves e prefiro muito mais o tweeter do kit NAR. Há algo que posso fazer para acalmar o escandaloso?

Bem vindo ao mundo dos odiadores de tw Mb Quart. Só não citei antes, porque tem gente que gosta, e vc já tinha. Procure tw suave. Se quer custo benefício, tem dayton nos classificados. Se quiser chutar o balde, procure morel/dls, helix, scan, vifa, etc... e também não vá para o lado de focal pois é a mesma coisa.

2 - Quando aumento o volume, o sistema elétrico do carro parece não suportar. As luzes (farois, luz interna, iluminação do painel) enfraquecem quando o grave bate forte. Minha bateria é original do carro (janeiro de 2005), pode ser ela??

De qualquer forma, já deveria ter trocado. Vai ficar na rua qualquer hora. Aliás, qual marca é para durar tanto assim ?

3 - O amplificador esquenta um absurdo! Igual ferro de passar roupa. É normal isso?

Em breve vou postar algumas fotos da instalação.

Obrigado a todos!

[]s

Tem amp que por natureza vc frita um ovo na chapa. Precisava perguntar para quem tem ou já teve esse amp. Mas pode ser problema no amp; mal dimensionamento na parte elétrica/instalação; etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, só eu comento.

Bem vindo ao mundo dos odiadores de tw Mb Quart. Só não citei antes, porque tem gente que gosta, e vc já tinha. Procure tw suave. Se quer custo benefício, tem dayton nos classificados. Se quiser chutar o balde, procure morel/dls, helix, scan, vifa, etc... e também não vá para o lado de focal pois é a mesma coisa.

De qualquer forma, já deveria ter trocado. Vai ficar na rua qualquer hora. Aliás, qual marca é para durar tanto assim ?

Tem amp que por natureza vc frita um ovo na chapa. Precisava perguntar para quem tem ou já teve esse amp. Mas pode ser problema no amp; mal dimensionamento na parte elétrica/instalação; etc.

Realmente, acho que me tornei parte do clube dos odiadores de tw MB Quart... Não sei por quanto tempo vou conseguir ficar com ele. Será que vale a pena trocar apenas o tweeter ou melhor partir pra outro kit? Ainda não deu pra analisar bem, mas parece que o midbass é bom.

A bateria é ACDelco, original do carro. Vou comprar uma Moura de 60ah essa semana.

Sobre o amplificador, tomei todos os cuidados recomendados no dimensionamento dos cabos e tudo mais...não consigo imaginar onde pode estar o problema. Vou esperar mais opinioes antes de me preocupar, talvez alguém confirma que é uma característica dele.

Valeu pelas dicas!

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

O mid da MB geralmente é bom. Vc poderia mantê-lo, mas (sempre tem o mas), vc é como eu.... usa o cross passivo. Então joga tudo para o ar e pega outro kit. Bola para frente.

Já tive ACDelco, e não tive problemas. Já tive Moura prata , e tive problemas. Porque vc não procura a Heliar Racing ? Eu vou atrás de uma. Muito boa aquela bateria.

Bom, até aparecer alguém, porque vc não tira o amp do rack para testar ? Eu chuto que não, mas quem sabe não é o local ?

E aquela gambiarra dos cabos ? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

O mid da MB geralmente é bom. Vc poderia mantê-lo, mas (sempre tem o mas), vc é como eu.... usa o cross passivo. Então joga tudo para o ar e pega outro kit. Bola para frente.

Já tive ACDelco, e não tive problemas. Já tive Moura prata , e tive problemas. Porque vc não procura a Heliar Racing ? Eu vou atrás de uma. Muito boa aquela bateria.

Bom, até aparecer alguém, porque vc não tira o amp do rack para testar ? Eu chuto que não, mas quem sabe não é o local ?

E aquela gambiarra dos cabos ? :rolleyes:

O cross passivo ao qual vc se refere é o do próprio kit, certo? Será que os tweeters Dayton casam bem com ele?

Estou fazendo os cortes no head...deixei o amp em full pass para todos os canais e estou cortando em 50/60Hz (24db/8) pro kit e 100/80Hz (tb 24db/8) pro sub.

Qual faixa de preço da Heliar Racing? Irei comprar essa semana e achei a Moura prata por R$220...sempre ouvi dizer que são as melhores...

Sobre o rack, acho que não está interferindo muito na ventilação...deixei a parte de baixo do amp sem carpete e ele ficou a uma distância de uns 5mm da chapa...o negócio pega fogo!!

Qual exatamente é a gambiarra dos cabos? Eu fiz as reduções usando porta-fusível, será que pode ser isso?

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

O cross passivo ao qual vc se refere é o do próprio kit, certo? Será que os tweeters Dayton casam bem com ele?

Estou fazendo os cortes no head...deixei o amp em full pass para todos os canais e estou cortando em 50/60Hz (24db/8) pro kit e 100/80Hz (tb 24db/8) pro sub.

O problema é o corte, etc... mas eu citei bobagem, não é dayton, e sim Seas prestige.... 3,5Khz up. Na faixa de 100 a 200 contos. É fácil de achar. Eu "chuto" que irá melhorar.

Qual faixa de preço da Heliar Racing? Irei comprar essa semana e achei a Moura prata por R$220...sempre ouvi dizer que são as melhores...

Depende do modelo. Na faixa de 180 a 280 por aí. É praticamente uma Optima da vida.

http://www.heliar.com.br/produtos.php?produto=racing

Virando o ano, vou pegar uma.

Sobre o rack, acho que não está interferindo muito na ventilação...deixei a parte de baixo do amp sem carpete e ele ficou a uma distância de uns 5mm da chapa...o negócio pega fogo!!

Qual exatamente é a gambiarra dos cabos? Eu fiz as reduções usando porta-fusível, será que pode ser isso?

Valeu!!

Poxa, esquentando tanto assim ? Tem algo errado. A gambi que eu falei foi do porta fuse mesmo. Experimenta aquela imenda que eu postei. Tem para residencial/industrial em qualquer esquina. Uns 10 contos. Mesmo um desse abaixo daria para testar:

http://www.somcuritiba.com.br/loja/terminal-alongador-bateria-olhal-para-cabos-16mm-p-1045.html

Uma ponta de um lado. Outra do outro. Morça e blz. Melhor que usar bananinha com fuse, etc... e mínimo caminho para chegar no borne.

Seria uma tentativa. Mas pode ser outra coisa... ou mesmo o amp com pau.

O lance é ir caçando. Não tem outro jeito se está esquentando tanto assim.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Não gostei do kit 2 vias. O midbass bate bem e os médios são bem limpos, mas o tweeter é muito agressivo...mesmo atenuando em -3db no crossover e equalizando os agudos no mínimo, não consegui ficar satisfeito. Estão longe de serem suaves e prefiro muito mais o tweeter do kit NAR. Há algo que posso fazer para acalmar o escandaloso?

Gosto é gosto mesmo. Uso atenuação no 0 e ainda assim as vezes acho que falta agudos. :)

3 - O amplificador esquenta um absurdo! Igual ferro de passar roupa. É normal isso?

Antes de fazer qualquer coisa, acho que é melhor verificar qual a temperatura de operação deste módulo, as vezes é normal esquentar mesmo.

Agora ferro de passar roupa significa fervendo, coisa de não conseguir nem tocar em cima do módulo de tão quente, neste caso já acho meio preocupante, ainda mais se o aquecimento for muito rápido, ou seja, logo que você liga o módulo. Já viu se a fiação de força também está aquecendo? Principalmente o pedaço com a bitola menor.

Ja que você vai trocar a bateria, faz isso primeiro, antes de partir para algo mais complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é o corte, etc... mas eu citei bobagem, não é dayton, e sim Seas prestige.... 3,5Khz up. Na faixa de 100 a 200 contos. É fácil de achar. Eu "chuto" que irá melhorar.

Esse tweeter tem um som mais natural?

Estou pensando seriamente em trocar o kit...já consegui um comprador pro meu, mas não sei qual pegar.

Depende do modelo. Na faixa de 180 a 280 por aí. É praticamente uma Optima da vida.

http://www.heliar.com.br/produtos.php?produto=racing

Virando o ano, vou pegar uma.

Encontrei a Heliar Racing de 65Ah por 260 reais...tá muito cara? Acho que vou comprar amãnhã!

Poxa, esquentando tanto assim ? Tem algo errado. A gambi que eu falei foi do porta fuse mesmo. Experimenta aquela imenda que eu postei. Tem para residencial/industrial em qualquer esquina. Uns 10 contos. Mesmo um desse abaixo daria para testar:

http://www.somcuritiba.com.br/loja/terminal-alongador-bateria-olhal-para-cabos-16mm-p-1045.html

Uma ponta de um lado. Outra do outro. Morça e blz. Melhor que usar bananinha com fuse, etc... e mínimo caminho para chegar no borne.

Seria uma tentativa. Mas pode ser outra coisa... ou mesmo o amp com pau.

O lance é ir caçando. Não tem outro jeito se está esquentando tanto assim.

Se ouvir em volume baixo, não esquenta muito. O problema é ouvir em volume alto por muito tempo (50 min/1h)...aí sim pega fogo!

Vou procurar essa emenda por aqui, se achar eu faço o teste.

Valeu!!

Editado por andrevm

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto é gosto mesmo. Uso atenuação no 0 e ainda assim as vezes acho que falta agudos. :)

Vc tem o mesmo kit que eu? (MB Quart DSH-216)

Na verdade, não achei o tweeter apenas estridente...pra mim, os agudos são poluídos, artificiais. Ouvindo rock'n roll, o som dos pratos embola completamente, vira uma bagunça....eu gosto de um som mais natural, orgânico...o kit NAR mais simples é bem mais agradável pros meus ouvidos...fiquei bem decepcionado. Mas o midbass ta me dando medo...vou postar um video dele trabalhando na porta, é animal!

Antes de fazer qualquer coisa, acho que é melhor verificar qual a temperatura de operação deste módulo, as vezes é normal esquentar mesmo.

Agora ferro de passar roupa significa fervendo, coisa de não conseguir nem tocar em cima do módulo de tão quente, neste caso já acho meio preocupante, ainda mais se o aquecimento for muito rápido, ou seja, logo que você liga o módulo. Já viu se a fiação de força também está aquecendo? Principalmente o pedaço com a bitola menor.

Ja que você vai trocar a bateria, faz isso primeiro, antes de partir para algo mais complicado.

O aquecimento não é muito rápido...após uns 50 minutos com volume alto ele fica beeem quente...ouvindo em volume moderado, ele esquenta, mas ainda dá pra colocar a mão por alguns segundos...

A fiação não aquece, eu conferi isso sim...

Amanhã vou mandar a Heliar Racing de 65Ah...vamos ver se muda alguma coisa.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Seguem algumas fotos da instalação realizada no final de semana:

5279274284_a153bccf0e_z.jpg

5278668661_82b4694700_z.jpg

5279274688_a098f0252e_z.jpg

5278669103_ff21806c07_z.jpg

5279275106_85ff516eeb_z.jpg

5278673351_d4f844cda1_z.jpg

5279279488_459571474c_z.jpg

5279279822_3cd685c217_z.jpg

5279275354_dbc1579929_z.jpg

5279274074_0d08fe9663_z.jpg

5278670669_2958ddb86b_z.jpg

5279280108_bfc2dd5a81_z.jpg

5278675047_51360b965f_z.jpg

5279276706_7fb70dfbb0_z.jpg

5278671149_4ab016a6b7_z.jpg

5278671781_0c648f8dd7_z.jpg

5279278262_3525410982_z.jpg

5278671969_e9edb6f826_z.jpg

5278671525_acced36ed1_z.jpg

5278675283_720090b6c4_z.jpg

5279281864_a6a2cc8ede_z.jpg

5278675619_99ed625d13_z.jpg

Um videozinho do midbass tocando na porta fechada:

http://www.youtube.com/watch?v=f6lF_j8sLWw

Comenta aí galera...estou aberto às críticas e sugestões!

Valeu!

Editado por andrevm

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que viajei na marca da bateria...não é ACDelco, parece ser Delphi. Não sei de onde tirei essa... :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Man sobre bateria posso dar minha sugestão?

Tinha o mesmo problema quando comprei meu carro e um amigo me indicou a platoon de 85 amp. Essa bateria pode não ser boa mais não é selada o que em parte e bom e nunca me deixou na mão.

Bem deixo ai minha sugestão.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse tweeter tem um som mais natural?

Estou pensando seriamente em trocar o kit...já consegui um comprador pro meu, mas não sei qual pegar.

Quanto pensa em gastar com kit ? Dependendo, troca o tw. Porque o mid está tocando bem.

Encontrei a Heliar Racing de 65Ah por 260 reais...tá muito cara? Acho que vou comprar amãnhã!

É nessa faixa mesmo.

O aquecimento não é muito rápido...após uns 50 minutos com volume alto ele fica beeem quente...ouvindo em volume moderado, ele esquenta, mas ainda dá pra colocar a mão por alguns segundos...

A fiação não aquece, eu conferi isso sim...

Amanhã vou mandar a Heliar Racing de 65Ah...vamos ver se muda alguma coisa.

Valeu!!

Esquentar, tem amp que esquenta mesmo. Mas pelo jeito está fora do normal. Por que vc não entra em contato com o "Zé Fosgate" ? Ele manja muito de RF.

Trocar a bat. será bom para tudo. Mas não tem haver com o amp ferver.

Curiosidades .... o que vc fez com aquela parafernália original que vem na capa do cofre da bateria ?

Aquele terra no malas. Foi vc que fez ? Por que não usou o parafuso do cinto de segurança traseiro para aterrar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Man sobre bateria posso dar minha sugestão?

Tinha o mesmo problema quando comprei meu carro e um amigo me indicou a platoon de 85 amp. Essa bateria pode não ser boa mais não é selada o que em parte e bom e nunca me deixou na mão.

Bem deixo ai minha sugestão.

Alison, o Polo tem uma caixa térmica onde fica a bateria e não consigo instalar uma de 85Ah, no máximo 65Ah mesmo, que já entra no limite!

Valeu pela dica!

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto pensa em gastar com kit ? Dependendo, troca o tw. Porque o mid está tocando bem.

Penso em gastar no máximo 100 reais a mais, ou seja, até uns 450 reais tá valendo. Estou pensando na idéia de trocar só o tweeter, mas como vou encontrar um que case certinho com o crossover do MB Quart? Se o kit é de 4ohms, o tweeter tb tem que ser? O corte do cross é em 3200Hz, o Seas Prestige toca a partir de 3500Hz, não ficaria um buraco aí no meio?

Ainda não sei o que fazer...qual kit poderia substituir o meu com som mais suave?

Esquentar, tem amp que esquenta mesmo. Mas pelo jeito está fora do normal. Por que vc não entra em contato com o "Zé Fosgate" ? Ele manja muito de RF.

Trocar a bat. será bom para tudo. Mas não tem haver com o amp ferver.

Tenho o Zé Fosgate no MSN, vou trocar uma idéia com ele.

Curiosidades .... o que vc fez com aquela parafernália original que vem na capa do cofre da bateria ?

Aquele terra no malas. Foi vc que fez ? Por que não usou o parafuso do cinto de segurança traseiro para aterrar ?

A parafernália continua no mesmo lugar, não modifiquei nada! Apenas troquei os terminais originais do carro pelos Stinger.

O terra eu escolhi ali por ser o ponto mais próximo do amplificador. É um parafuso soldado na lata do carro, onde já tinham 2 fios. Pq o parafuso do cinto de segurança seria melhor?

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

E o tweeter NAR (o mais simples)? Eu gosto do som dele...4ohms, toca a partir de 1500Hz. Daria pra mandar ele com esse cross cortando em 3200Hz?

Compartilhar este post

Link para o post

Pq, caso o fusível do negativo romper Adeus as saidas RCA do seu player. Fora o risco de incêndio.

Outra, porque os carros saem de fabrica com a caixa de fusível no positivo da bateria? e não no negativo?

Ao contrario do que se possa imaginar o fluxo de eletrons é do negativo pro positivo :)

Mas o fuse principal está lá pra proteger O CARRO. bote no negativo e vai ver um belo rastro de queimado no seu carpet se der algum curto.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa. Nem pensei nisso. Verdade o que ele comentou. Se queimar o fuse, vc fica sem o terra ! :blink:

O parafuso do cinto traseiro, é o melhor lugar para aterrar o amp. Lixe muito bem o local que irá fixar.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera...informação importante. Vou providenciar a emenda pra eliminar esse fusível do terra.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não troquei a bateria, mas já estou fechando um porta-fusível Stinger e as 2 emendas, também da Stinger:

SPD5101.png

SPD5101

SPT5211.png

SPT5211

Comprei no eBay...deve demorar um bom tempo pra chegar.

Gostaria da opinião de vcs quanto à utilização de um megacapacitor...é algo necessário em um sistema do porte do meu? Traria alguma melhora perceptível? 1 Farad já bastaria pra mim?

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

vc ta usando tratamento nas portas?

Não...vou apenas passar uma camada de feltro e espuma nos forros de porta, pra evitar ruídos.

Compartilhar este post

Link para o post

Troquei a bateria pela Heliar Racing de 65Ah e melhorou MUITO o problema de enfraquecer as luzes quando os graves batem forte. Agora só acontece em volume bem alto. Mantenho a pergunta: vale a pena o megacapacitor de 0,5 Farad?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...