Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LucP

Cortes de Frequência - 9887

Recommended Posts

olá, tudo bom, preciso de ajuda (pra variar...)

alguém podia me ajudar por favor a fazer os cortes de frequência corretamente nesse HU?

não onde fazer e sim como fazer...

acho que minhas dúvidas são mais gerais sobre som, mas já pesquisei aqui mesmo sobre crossover mas não entendi muita coisa... é tudo meio complexo pra mim ainda...

:(

tenho dúvidas por exemplo:

- Slope seria o que mesmo? Oitava?

- cortei low em tanto e mid em tanto... será que tá certo?

tipo, sei que vai variar e não tem "receita" pra isso, mas pelo menos uma idéia pra eu pegar o fio da meada...

uma breve geral sobre o assunto... depois vou me virando e aprendendo.

se alguém puder dar uma força e tiver paciência...

Obrigado desde já!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para poder ajudar nos cortes a serem feitos você precisa dizer o que vai ser instalado principalmente os alto falantes que serão utilizados e os seus parâmetros.

Compartilhar este post

Link para o post

Para poder ajudar nos cortes a serem feitos você precisa dizer o que vai ser instalado principalmente os alto falantes que serão utilizados e os seus parâmetros.

percebí isso... e esquecí de postar. falha minha...

mas procurando na net as especificações do meu kit 2 vias, percebí uma coisa completamente óbvia e que eu não tinha me ligado: Eu uso o Crossover do kit.

simples assim. Burro eu... nunca tinha me ligado nisso....

Portanto, qualquer corte que eu fizer no player para médio e agudo, teóricamente, será anulado pelos cross do kit. certo?

[^]

nas especificações do kit (Polk EX3560), ele diz que opera em 50Hz a 22Khz. (sens. 92dB) achei que é uma "área" muito ampla de aplicação. Aí, tentei descobrir como isso era possível e li sobre o cross do kit (3 linhas abaixo no manual...), o ponto de corte é 4Khz. (12dB/ oitava, 2ª ordem).

por tanto, corte de médio e agudo teóricamente) está resolvido.

agora, quanto ao Sub... é um JL 10W0.

No manual, diz que a "free air resonance" (?) é 24,2Hz. (sens. 85,5dB) Essa é a frequencia do sub?

se sim, posso cortar via HU em 31,5Hz, com slope de 12dB?

Compartilhar este post

Link para o post

Para o kit você deve usar um corte em HI Pass tipo 63Hz ou 80hz e o slop use de 12 para cima. Para o corte do subwoofer você corta Low Pass no mesmo ponto que você usar para o kit com o Slope o mais alto possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o kit você deve usar um corte em HI Pass tipo 63Hz ou 80hz e o slop use de 12 para cima. Para o corte do subwoofer você corta Low Pass no mesmo ponto que você usar para o kit com o Slope o mais alto possível.

mas se eu fizer isso no kit, esse corte não vai perder o sentido quando chegar ao crossover do 2 vias?

Compartilhar este post

Link para o post

mas se eu fizer isso no kit, esse corte não vai perder o sentido quando chegar ao crossover do 2 vias?

O caminho é: HU > Cross > Falante. Se voce corta na HU, ele ja não vai chegar no cross e nem ao falantes, consequentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

O caminho é: HU > Cross > Falante. Se voce corta na HU, ele ja não vai chegar no cross e nem ao falantes, consequentemente.

entendi...

Compartilhar este post

Link para o post

Luc, eu te digo que para fazer o hip pass em 63 ou 80hz pois o crossover do kit apenas faz o corte lowpass em 4khz para o midbass e hi pass em 4 khz para o tweeter. Se não fizer o corte hi pass como te disse o kit vai ficar recebendo freqüências abaixo do que ele foi projetado para trabalhar o que vai causar excursão excessiva do cone principalmente em volumes mais altos, podendo inclusive danificar o mid bass.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...