Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LHL

O que é realmente importante para ter um som de qualidade?

Recommended Posts

Gostaria de abrir aqui um debate e troca de idéias a respeito do que vocês acham que é realmente importante ter para ter (em ordem) um som dito de qualidade?

- O que devemos ter primeiro para poder dizer que temos um som de qualidade?

- Qual a parte do projeto que deve merecer maior atenção?

- Que equipamento é mais crítico e deve receber maior investimento?

- Que cuidados em uma instalação devemos ter?

Esta são algumas das muitas perguntas que todos nós temos. Poderia lista outras, mas acho que isto vai acontecer naturalmente neste post.

Deixo então o espaço aberto para ouvir a opinião e seus comentários, e novas perguntas sobre o tema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de começar dando minha opinião sobre dois pontos que considero críticos e de suma importância para ter no final um som de boa qualidade, na minha ordem pessoal:

1) Qualidade da Gravação

E não estou falando aqui ainda sobre um CD ou um MP3 ou um FLAC da vida (ainda que este seja um dos pontos a ser discutido neste tópico), estou falando ainda antes, lá nos estúdios da gravadora e do engenheiro de som.

Sem isto não há sistema Top que dê solução, ou seja, aquela velha história de lixo na entrada é igual a lixo na ssída.

De nada adianta um tremendo sistema com os melhores equipamentos e a gravação do CD ser ruim. Acho que este é um ponto crítico, que inclusive é resaltado bastante em um set de qualidade.

Incrível como é difícil conseguir isto de uma boa gravação e mixagem... :-(

2) Kit de Falantes Dianteiros

Acho que este é o ponto mais sensível entre os equipamentos que faz a maior diferença, mesmo antes de Players, Amplificadores, etc. Afinal a maior responsabilidade esta aqui em transformar os impulsos elétricos em ondas sonoras em harmonia.

Minha opinião é que em termos de equipamentos, aqui deva ter sua maior atenção e investimentos, pois faz toda a diferença.

E para você quais os pontos (em ordem de importância) que deve-se ter para conseguir um som de qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sendo um pobre novato nesta área vou dar minha opinião ;)

Na realidade, ao meu ver, não sei se é possível separar o que é mais importante e o que é menos importante em um SQ. Creio que a diferença esteja na soma de cada componente, na combinação deles...

Mas objetivamente falando, classificaria em três patamares:

1. Equipamentos: HU, Amplificadores e Alto-falantes;

2. Fiação e cabeamento;

3. Instalação.

No "1" a escolha errada de um componente prejudica o outro, por exemplo: Amplificadores tops + alto-falantes tops e uma HU Roadstar ¬¬

No "2", se mal investido, prejudica o "1", pois o som sairá abafado, com ruídos, interferências etc.

O "3", se não feito por profissionais do ramo, com experiência e estudo, prejudica o "1" e "2" - em geral - isto é, desde a péssima regulagem/configuração até a danificação de componentes...

Acho que é isso, opinião de um leio hahaha!!!

Forte abraço amigo. Sucesso com o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Estudo. Saber minimamente bem o que está tentando se fazer.

A definiçao do projeto. Se vai ser DVD ou não. Se vai ser 2 ou 3 vias. Definir quantidades de subs, idéias e possibilidades de posicionamento. Ficar mudando toda hora depois de montado não ajuda muito.

Falantes do stereo. Não que não se possa ter uma sistema excelente com equipamentos não tão caros. Mas nem todo equipamento não tão caro trará resultados bons. Depois amplificador e HU, Subwoofers.

Se vai deixar em alguem, saber a capacidade dele. Se vai fazer DIY, saber como vai lidar com os pontos negativos no projeto. Reflexão, difração, como ter bom palco e imagem e por aí vai.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, pra mim antes de mais nada é definir aonde vc quer chegar com o som..

Se é o maximo de definição ou apenas um som pra ouvir tranquilo..

Depois de definir isto vai nesta sequencia:

1 - HU, ela é o coraçao do sistema, afinal nao adianta ter tudo bom se a fonte é ruim, quanto pior a fonte, pior sera o seu sistema!

2 - Kit 2 vias ou 3 vias, se os tweeters nao forem detalhados, medios descerem bem dificilmente vc conseguira ter um palco acertado e a impressao dos graves virem da frente!

3 - Amplificador, quanto melhor for, mais dificilmente tera um efeito hiss, vai melhorar o detalhamento do kit, vai abrir o palco e aumentar a profundidade do som..

4 - Cabos, um bom conjunto de cabos vai diminuir as perdas, terá um menor efeito capacitivo e indutivo, consequentemente o amplificador vai receber um sinal mais integro.

5 - Subwoofer, ele ajuda muito a aumentar a precisao do sistema atuando em conjunto com o kit dianteiro, porém e o elemento do sistema que da para manter por mais tempo sem prejudicar tanto o som..

A instalaçao nem acrescentei pois ela é fundamental para qualquer sistema funcionar bem, ja vi alguns sistemas simples que so pelo fato de estarem bem instalados funcionavam muito acima da média, portanto este quesito é prioritário acima de qualquer outro.

Afinal, qualquer coisa da sua vida que fizer mal feito não vai funcionar como devia...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim é um misto de todos:

1) Definição da utilização: SQPL, sq, Hi-Fi e até, de repente, o cara descobre que quer um trio ou SPL com qualidade

2) Orçamento: planejamento e definição do set

3) HU e tipo de mídia: aqui entra a questão da qualidade da gravação (Flac, mídias, DVD e etc)

4) Stereo: 2 ou 3-way, coluna, doorpod, peitinho, porta

5) Ampli: considerando aqui um ampli pra tudo ou 2 amplis pra stereo + mono

6) Fiação: já se torna o gargalo dependendo da primeira instalação

7) Sub: caixa selada, dutada, band-pass(dependente das músicas q vai escutar), outro ampli, 10", 12", 2x8", etc

Como disse o gustavo instalação está presente em todos os itens desde o 3)

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim seria:

1) Qualidade de gravação, como o LHL disse, n adianta nda se a fonte for ruim, n há equipamentos que de jeito.

2) HU e Kit 2 vias, aprendi na marra que a HU é mais importante do que eu esperava, tlavez um dos equipamentos mais importantes, para terem idéia, em um simples coaxial, percebi uma melhora perceptível quando tireo um pioneer 6080 e coloquei um clarion dxz785, e era só um coaxial, sem amp nem nada.

Logo em seguida vem o kit 2 vias

3) Amplificador, cabos, instalação, subwoofer, etc...

O item 3 não menos importante, SQ é um conjunto, tudo tem que ser equilibrado, se vc tiver algo muito abaixo do nível dos seus equipos, este equipamento vai limitar seu SQ.

Mais que quando eu vou montar meu SQ, HOJE, eu dou prioridade a HU e ao kit 2 vias, tomando cuidado para o resto não limitá-los.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opinião em ordem de relevância:

1) Gravação

2) Aparelho reprodutor

3) Amplificador

4) Alto Falantes

5) Cabeamento

6) Tratamento acústico

7) Instalação

8) Ajuste de todo o sistema (coisa que pode levar dias !!!)

Compartilhar este post

Link para o post

Estão colocando instalação no ultimo da fila heim. Já ouvi muito equipo top levar coro pra xing ling por causa de instalação. Julgo isso com vital importância. Primeiramente defina-se os equipamentos em relação ao quanto quer gastar. Capriche na instalação e alimentação e terá resultados surpreendentes.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

olha gente eu acho q é dificil listar o q é mais ou menos importante num sitema..

como todos nos sabemos um sitema de som é um conjunto onde tudas as peças depende umas das

outras pra de alcançar o objetivo

acompanhem o meu raciocinio:

digamos q a HU junto com os amplis sejam o mais importante certo?

ai vc coloca uma HU e amplis TOP cabos tudo de primeira e coloca 2 tw leson e 2 mid novik

nesse caso tb nao aidanta ter uma HU, Amplis Top vai ficar horrivel...

ou msm se tiver todos equipos bons e nao instala-los corretamente tb nao vai ficar bom

na minha humilde opiniao o q importa é instalaçao e ter equipamentos q sejam todos do msm

nivel. e nao priorizar apenas um ponto de projeto e sim e sistema como um todo.

nao adianta caprixar de um lado e deixar meia boca de outro.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

olha gente eu acho q é dificil listar o q é mais ou menos importante num sitema..

como todos nos sabemos um sitema de som é um conjunto onde tudas as peças depende umas das

outras pra de alcançar o objetivo

acompanhem o meu raciocinio:

digamos q a HU junto com os amplis sejam o mais importante certo?

ai vc coloca uma HU e amplis TOP cabos tudo de primeira e coloca 2 tw leson e 2 mid novik

nesse caso tb nao aidanta ter uma HU, Amplis Top vai ficar horrivel...

ou msm se tiver todos equipos bons e na.o instala-los corretamente tb nao vai ficar bom

na minha humilde opiniao o q importa é instalaçao e ter equipamentos q sejam todos do msm

nivel. e nao priorizar apenas um ponto de projeto e sim e sistema como um todo.

nao adianta caprixar de um lado e deixar meia boca de outro.

:legal:

+1, O set deve ser equilibrado.

Compartilhar este post

Link para o post

+1, O set deve ser equilibrado.

+++++++++++++++++1 !!

Eu penso apenas na ordem de compra !! pq o set todo deve ser equilibrado !!!

compra 1º Hu, 2º kit i fiação( pq aqui ja da pra colocar pra tocar), 3º modulo, 4º subº......depois só alegria !!!!!heheheheheh!!!!levando em consideração que muito investimento pra tocar mp3 mau gravada nem compensa !!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!

Compartilhar este post

Link para o post

+++++++++++++++++1 !!

Eu penso apenas na ordem de compra !! pq o set todo deve ser equilibrado !!!

compra 1º Hu, 2º kit i fiação( pq aqui ja da pra colocar pra tocar), 3º modulo, 4º subº......depois só alegria !!!!!heheheheheh!!!!levando em consideração que muito investimento pra tocar mp3 mau gravada nem compensa !!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!

Com certeza o set deve ser equilibrado, mas se tiver que investir uma grana a mais em apenas 1 item ou 2 eu com certeza escolheria a HU e o Kit, pois é dai que se tira a maior diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim, pelo que eu já experimentei na prática, o que faz mais diferença (EM ORDEM)

1-Gravação

já que se mencionou, pq. é meio óbvio. Pra quem nunca ouviu gravações boas, consideradas as proporções, elas surpreendem sempre. Em qualquer sistema.

2-Definição do Projeto

Aqui vc. monta o esquema como um todo. Define se vai ser 2 ou 3 vias, cortes passivos ou ativos, porta, pezinho, peitinho, selada, dutada, etc. Aqui se define também o teto do orçamento. Não necessariamente vc. escolhe todos componentes, mas já vai formando uma idéia do que usar. Vai montando um quebra-cabeças que na teoria deve funcionar bem. Detalhe: Vc. nunca vai saber exatamente como um equipamento vai tocar, antes de instalar e testar no sistema pronto. Então, vc. vai formar uma idéia da cabeça e instalar. Se vai ficar o que vc. espera, vc. só vai saber depois. Não adianta pedir receita de bolo ou ficar postando tópicos do tipo "me ajudem a decidir". rsrs Ninguém tem a resposta certa pra você.(a não ser pra dizer o que se encaixa melhor no seu projeto)

3- HU e AMP

Com o orçamento definido, prioridade total pra HU e AMP.

Procure a melhor HU que conseguir dentro do seu orçamento (De preferência com recursos de 3-way e TA, D/A 24 bits, etc). Amp com sensibilidade adequada ao player, bom fator de amortecimento, alta SNR, baixa THD. Veja se são compatíveis com os falantes que você tem em mente. Por que HU e AMP primeiro? Porque não há nada que vc. possa fazer para melhorar o resultado de uma HU ou AMP. Eles são o que são. (ok. sem contar as "turbinadas")

4 - Execução das caixas de som (pezinho, doorpod, peitinho, selada, dutada, etc.) e tratamento acústico

Nesse item vc. usa o que sobrou do seu orçamento para falantes. Muitos vão criticar isso, mas é claro que eu não estou falando de soluções extremas. A coerência faz parte do item 2 (projeto). Muita gente pensa em falantes como os únicos responsáveis pela reprodução. Na verdade não são só os falantes é o conjunto falante + caixa (o sonofletor) que faz a diferença (e muita). A questão aqui é que nos falantes, vc. tem o tipo, a construção, o posicionamento das caixas, e a orientação dos falantes como recursos para tirar o melhor resultado possível. Ou seja vc. tem margem de manobra. De nada vai adiantar colocar falantes caros, high-end, seja lá o que for, se vc. não superar ao máximo todas as dificuldades do ambiente do carro mesmo. Na maioria das vezes não dá pra perceber o quanto o falante A é mais detalhado que o B, se A está nas portas sem tratamento e B em pezinhos. Mesmo que A seja superior (falante por falante). Do contrário, como é que vocês acham que eu conseguiria o terceiro lugar numa etapa do Quality Sound com player pioneer + mids bravox, tweeters selenium e fulls chinesinhos? (Lembrando que o primeiro foi o Helio (DRZ + focal) e o segundo foi o Danilo (Alpine + Morel)

5 - Instalação

Eu chamo de instalação aqui simplesmente a ligação e fixação das peças, incluindo fiação bem dimensionada e de boa qualidade. Não estou falando de cabos caros. Simplesmente cabos de boa qualidade, coerentes com o restante dos equipamentos que você possui. Qualquer coisa a mais, é rasgar dinheiro.

6 - Acabamento

Aqui é a estética da coisa. É bacana, se tiver grana (ops rimou). mas não vai fazer diferença no som. (lembrando que eu não estou falando de direcionamento, posicionamento, etc. Estou falando de materiais: couro, curvim, carpete, tecidos, pintura, acrílicos, neons, leds, e sei lá mais o que)

7 - Acerto

Aqui o acerto vem por último não porque é menos importante, mas porque não custa dinheiro e também porque tem que ser feito depois de tudo pronto. Fazer o sistema tocar como um sistema e não como um monte de equipamentos, exige tempo, conhecimento e paciência.

Bom espero que isso ajude a clarear um pouco as idéias. Lembrando que é só um ponto de vista. rsrs

Edit: frase fora do lugar

Editado por noslimda

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim, pelo que eu já experimentei na prática, o que faz mais diferença (EM ORDEM)

1-Gravação

2-Definição do Projeto

3- HU e AMP

4 - Execução das caixas de som (pezinho, doorpod, peitinho, selada, dutada, etc.) e tratamento acústico

5 - Instalação

6 - Acabamento

7 - Acerto

Gostaria de fazer apenas dois comentários.

Primeiro de que discotodo do 3 na frente do 4, pois acho mais importante o Kit do que a HU+amp. Acho que a diferença é maior nos falantes, ou seja, pagando um pouco mais a diferença obtida nos falantes é maior do que fazendo o mesmo na HU ou Amp. Quando melhor o Kit melhor a performace.

Ainda que concorde que com o segundo item da definião e do equilíbrio do projeto, se for para economizar, prefiro que seja no player do que nos Kits.

Já gostei de que levantou o acerto. Fundamental.

Compartilhar este post

Link para o post

Então se eu tiver um HU nomeu carro original do meu carro que seja X vai tocar igual uma HU Clarion DRZ ou um ALPINE ou NAKAMICHI pq então gastaria absurdo de caro comprando um HU de marcas se posso continuar com a minha orignal que vai sair o mesmo som, foi isso que entendi. esta correto??? Não compensa comprar um HU pq a original que vem da concessionaria e tão boa quanto.

O seu primeiro estágio do audio seria onde, HU certo. que préamplifica o sinal para o amplificador, não ainda colocar cabos de 7 reais numa Hu de 2mil com amp de 5mil

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de fazer apenas dois comentários.

Primeiro de que discotodo do 3 na frente do 4, pois acho mais importante o Kit do que a HU+amp. Acho que a diferença é maior nos falantes, ou seja, pagando um pouco mais a diferença obtida nos falantes é maior do que fazendo o mesmo na HU ou Amp. Quando melhor o Kit melhor a performace.

Ainda que concorde que com o segundo item da definião e do equilíbrio do projeto, se for para economizar, prefiro que seja no player do que nos Kits.

Já gostei de que levantou o acerto. Fundamental.

Eu entendi o que vc. quis dizer. É que nas HUs e AMPs os degraus de preço são maiores. sair de uma HU sem TA para uma com TA custa praticamente o dobro para uma highend, o triplo. E nem sempre o benefício é proporcional a sair de um kit de entrada nacional, passar para um importado e para um highend.

O que eu estava considerando não era o benefício necessariamente em relação ao preço (custo-benefício) dentro de cada categoria. Ou seja não estou comparando o uso de um ou outro equipamento quando o sistema já está montado (upgrade). Eu considerava o projeto no início. Você não tem a opção de um kit ou outro, uma HU ou outra. É um kit em relação ao sistema como um todo, uma HU em relação ao sistema como um todo.

Não há kit bom que melhore um sinal ruim. Não há kit que tire hiss ou que aumente o detalhamento ou a pureza do sinal. Quando o kit é excepcional, ele é simplesmente transparente.

Quando vc. considera um sistema já montado, trocar um kit, muitas vezes dá melhor resultado que trocar a HU, mas isso vai depender de como todo o resto já está. Se vc. já tiver um DRZ, é provável que um kit melhor faça mais diferença que trocar o player por um mcIntosh. Se tiver um focal utopia

A minha intenção foi mostrar o meu critério na hora de começar o sistema do zero. Eu considero que pra saber até que ponto outro kit pode melhorar o sistema, primeiro tem que player e amplificador estarem zerados...

Compartilhar este post

Link para o post

1-Gravação

já que se mencionou, pq. é meio óbvio. Pra quem nunca ouviu gravações boas, consideradas as proporções, elas surpreendem sempre. Em qualquer sistema.

Não é tão óbvio. Eu já tou brincando com uns sonzinhos tem quase 10 anos, mas quase não percebi que só estava ouvindo porcaria (só mp3, só música mal gravada e mal ripada, etc) e que não era culpa do set! Fui mudando de CD para MP3 e iPod aos poucos e não percebi que era ali que tava a parte mais fraca do meu som!!

Recentemente caiu a ficha. Tava chateado com meu som, sem saber pq meus MP3 tocavam tão mal. Testei o som com CDs bons e vi que o set tava bom, só precisando de acerto fino pra ficar redondinho. Os MP3 é que eram horríveis. Tem coisa que eu baixei/ripei tem mais de 12 anos!

Aí peguei todos os CDs do fundo do armário; comprei uns CDs de jazz, blues, bossa; tou limpando minha base de MP3s, tirando as piores gravações e baixos bitrates; baixando várias vezes a mesma música pra ver a melhor versão; baixando 320k, lossless... Baita trabalho... Mas é um mundo novo que abriu pra mim.

Ponto bem levantado LHL, noslimba, etc! Vale repetir: -"Busquem boas gravações, bons CDs, bons MP3, etc!".

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tão óbvio. ..

É verdade, pode parecer meio óbvio, mas só depois que cai a ficha... mas realmente tem muita gente por aí, ouvindo música de baixa qualidade e culpando o sistema. E não digo apenas músicas com baixo bitrate, mp3 e afins não... Eu falo de gravações mal feitas mesmo, cds mal produzidos, mal microfonados, mal mixados, mal ... tudo... e independente se é jazz, samba, bossa nova, rock ou eletrônica... Tem muita música boa, mal gravada por aí mesmo no CD original. p.ex. a maioria dos CDs da Legião Urbana...Não me lembro de ter achado um que me empolgasse pela qualidade.... já tem um dos Titãs que eu ouvi recentemente, que é bem legalzinho... bem legalzinho mesmo... Isso falando de cds originais.

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de gravação é engraçado. Dá para perceber claramente na largura do palco. Num sistema padrão que tem a largura nas colunas, é bem possivel que uma boa música toque além das colunas. Já uma mal gravada sofre para chegar neles.

Nas discussão sobre Head Unit x Kit componente, eu prefiro pegar o kit melhor primeiro, pois é bem mais simples apenas ter que mudar uma HU depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, o Pad chegou num ponto legal !!

Vc troca hu, amp, etc, fácil. Mas falantes e instalação, chora na rua. Invista bem nisso para demorar a ser gargalo no set depois. Por que não montar um kit decente ? Por que não forçar no rca, cabo speaker, etc ? Como se diz na info, "memória nunca é demais". Dá trabalho e furta tempo arrancar acabamento, banco, etc.

Com o projeto na cabeça, o que tem mais fácil acesso depois no upgrade ? (upgrade sim... pesadelo de todo mundo que gosta de som).

Se irá começar do "zero", pense nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, o Pad chegou num ponto legal !!

Vc troca hu, amp, etc, fácil. Mas falantes e instalação, chora na rua. Invista bem nisso para demorar a ser gargalo no set depois. Por que não montar um kit decente ? Por que não forçar no rca, cabo speaker, etc ? Como se diz na info, "memória nunca é demais". Dá trabalho e furta tempo arrancar acabamento, banco, etc.

Com o projeto na cabeça, o que tem mais fácil acesso depois no upgrade ? (upgrade sim... pesadelo de todo mundo que gosta de som).

Se irá começar do "zero", pense nisso.

A questão é o bom senso mesmo... pra não correr o risco de ficar com uma mosca branca. Como eu disse, na minha idéia, eu não considerei a probabilidade de upgrade.... eu pensei na ordem e na prioridade de cada parte do sistema como um todo. começando do zero e sem upgrade.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é q, muitas vezes, quando começa a montar o som, vc acha q sabe quando vai parar. E tudo tem q estar proporcional. Minha idéia inicial seria um dvd, um bom kit, um bom módulo e um sub para acompanhar. Aí apareceu uma oportunidade de um sub muito bom e potente. Aí precisava de amp p/ ele. Daí tinha q ter kit p/ acompanhar o grave. Depois amp p/ o kit... Não sei onde isso vai parar (na verdade acho q sei).

Por isso acho q a ordem pouco importa, sendo q tudo é importante.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...