Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

LucP

Ajuda, nova dúvida com set de entrada...

Recommended Posts

Postado em (editado)

:+1

Olá!

Há algum tempo tenho acompanhado o forum mas há pouco resolví me cadastrar. Já tirei muita informação daqui, e tenho que agradecer, antes de mais nada. Tenho acompanhado diariamente alguns tópicos que acho interessante e muitos em busca de informação mesmo. Resolvi criar esse tópico (mais um igual a muitos...) para pedir a ajuda e opinião de vc´s, muito mais experientes em SQ do que eu, sobre alguns equipamentos e o "casamento" entre eles e os que já tinha. e talvez, alguma modificação, dicas de alguns aparelhos, enfim, qualquer coisa que seja possível para ajudar a melhorar ainda mais o som do meu carro.

Carro: Corsa, antigo, hatch 4 portas.

Meu Set original era: (ainda é pq tá montado assim ainda...)

- HU Alpine CDA 9884li

- Kit 2 vias Polk Audio, 6" (Tw na coluna e pézinhos para os mids)

- Sub: Pioneer 10" (Dutada, 36l, Box "universal")

- Amplificador: Hurricane Ha 4.120 [^]

- Cabos: hmmmm...

Up: (equipamentos comprados, mas nada ainda instalado...)

- HU - O mesmo...

- Kit 2 vias - O mesmo...

- Sub: JL 10w0 (caixa de fibra na lateral, 24~25 l, a fazer...)

- Amplificador: Soundstream Rubicon 404 (Comprado do Satyricon (hand26) daqui mesmo...)

- Cabos: RCA - Knukonceptz Krystal 4 ch.

Speakers: Techsound 3mm

Será que esse set está equilibrado o suficiente?

Será que dá pra ter bons resultados com esses equipamentos?

Sugestões e opiniões (sempre) são bem vindas!

Obrigado desde já!

:legal:

Editado por LucP
Postado em (editado)

Boa noite amigo, tudo na paz?

Bom, como pediu uma opinião, darei-lhe a minha hahahaha!!!

Não conheço profundamente seus componentes, mas fique em paz, você está bem servido. Digo que está de parabéns, optou só por boas marcas!!!

Pelo que percebi você trocou o cabeamento, correto? Só nesta alteração você sentirá a diferença, pois de nada adianta bons equipamentos se a fiação for "meia boca". Há quem diga que se deve gastar 10% do total investido com a fiação... E outra, no SQ, a Knukonceptz é sempre citada entre as melhores marcas ;)

Agora, um conselho/ opinião de um pobre leigo no assunto: procure fazer a caixa do Sub em madeira, a diferença sonora é totalmente perceptível!!!

Forte abraço parceiro. Sucesso com o novo projeto.

Editado por Marco Bottino Junior
Postado em (editado)

Opa, obrigado!

tentei mesmo optar por marcas boas... tomara que tenha acertado na escolha dos modelos.

quanto à caixa, sim, sei que a de madeira tem uma qualidade sonora bem perceptível mesmo. porém, não sei como posso fazê-la pois, tenho que ocupar o menor espaço na mala do carro, e ainda devo ter uma acessibilidade satisfatória ao estepe e a caixa deve ser presa ao carro. Nesse caso, não vejo outra saída além da de fibra. Pelo menos, EU não vejo.

alguma sugestão?

Editado por LucP
Postado em

as caixa pra esse JL não precisa ser gigante... Se levar em uma boa loja ai de curitiba, com certeza saberão fazer uma caixa em madeira na lateral do corsinha...

Postado em

Boa escolha de equipamentos broter...

Pode montar assim que vc não se arrepende! Como já disseram, para o W0 use uma caixa pequena, baixe na net um programa chamado "Bassbox", ele pode te ajudar muito no design da caixa...

E é lógico, não economize nos cabos, eles muitas vezes acabam sendo o maior gargalo do sistema...

Conselho que eu dou: RCA-Knuconceptz Krystal, Power-Street Wires ou Knu 21mm², Speaker-Acoustic Research 12AWG...

(Procure o user Janderstyle que ele pode te ajudar com o cabeamento)...

No resto é isso mesmo!!!

Abraxx

Postado em

Pow, brigado pelas dicas!

vou procurar o programinha da caixa...

e quanto ao cabeamento, pode deixar que vou procurar por coisa boa, nem que demore um pouco mais pra montar esses equipamentos.

Valeu!

Postado em

Mais alguém tem alguma idéia, sugestão ou opinião sobre o set?

é que toda ajuda é bem vinda nessa hora...

:unsure:

Postado em (editado)

Atualizando...

Recebí meu módulo (rubicon...) mas ainda não montei nada no carro.

eeeeeeeeee...

Editado por LucP
Postado em

Atualizando...

Recebí meu módulo (rubicon...) mas ainda não montei nada no carro.

eeeeeeeeee...

Belo amp!

Quanto ao set, sugiro que você monte e desfrute dele, pois o resultado será certamente bom.

Simulei o 10w0 no bassbox, para uma resposta plana em caixa selada ele pede 24L, eu faria uma caixa de 24-30L.

Postado em

Obrigado!

realmente tenho ouvido muito sobre esse módulo. Me parece ser um amp. muito bom mesmo...

quanto à caixa, pensei nessa litragem mesmo... algo em torno de 25 litros em caixa selada.

Não vejo a hora de "ver" tocando tudo junto...

acho que esse final de semana já vou conseguir começar a instalar... mas quero fazer com paciência e calma... já comprei vários itens para a instalação... Termoretrátil, manta... quero fazer no capricho mesmo...

vou postando os resultados aqui.

Postado em

Esse seu set só tem um problema!

Não esta montado!

Rssss

Manda ver, num tem erro nao, tem tudo pra ficar bom..

Talvez so nao fique satisfeito com o sub, pq sair de um pioneer para um W0 tem muita perda de SPL!

As vezes e mais jogo colocar um NAR SW3!

Abs

Postado em (editado)

Esse seu set só tem um problema!

Não esta montado!

Rssss

Manda ver, num tem erro nao, tem tudo pra ficar bom..

Talvez so nao fique satisfeito com o sub, pq sair de um pioneer para um W0 tem muita perda de SPL!

As vezes e mais jogo colocar um NAR SW3!

Abs

hehehehe... se esse era o único problema, já está resolvido!!!

Já instalei tudo... no maior capricho que consegui. Levei mais de 12 horas pra montar tudo (e desmontar o que já tava no carro, lógico...)

sei que desmontei tudo, tirei banco, carpet, tudo! e remontei tudo denovo com os equips novos... com o maior cuidado do mundo... fazendo como manda o figurino mesmo! desde porta-fusível, HU, alimentação... fiação toda nova!

O resultado? ficou ANIMAL! Tirando o fato de eu estar com um RCA NOVINHO com mau contato... de resto, muito bom mesmo...

ainda estou me batendo um pouco nas regulagens de frequencia e ganho do módulo X HU... mas isso vou pegando com o tempo.

Depois, com tempo, vou montar um tópico com as fotos no "galeria" pra vc´s verem como foi a montagem... como ficou o acabamento...

aí vc´s tem uma noção do projeto. Pelo menos visual... ehehehe...

AH.. quanto ao SPL do JL... não senti assim taaaaanta diferença. Senti sim, que ele é mais fraco... mas tb, que ele é mais "sensível"... que o sub, mesmo baixinho, "aparece mais cedo" do que com o pioneer.

Enfim... Obrigado a todos pelas dicas e ajudas.

:mac1

Editado por LucP

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...