Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

jackshepard

fonte Gilsom..

Recommended Posts

Postado em (editado)

Eu acredito que seria interessante ele levar a bateria em uma auto-elétrica para verificar se a bateria está boa realmente. Caso ela ainda esteja boa para uso, seria interessante dar uma carga lenta.

Quanto ao sistema, está faltando bateria ai. 145+ 120 = 265, porém a bateria vai se descarregando com o tempo, e dependendo do tempo que vc quiser tocar, ela vai se esgotar e ai o som vai "cortar".

Se fosse vc, adicionaria mais uma bateria de pelo menos 100A e verificaria se essa de 145 está realmente boa, se estiver, dá uma carga lenta nela.

Abraços. :legal:

xii... hehe lerdei.

é isso mesmo Armando a bateria não tem carga fixa, vai descarregando.

olha... sei que quanto mais bateria melhor, e igual o Armando citou ali em cima de 245ah seria o ideal. Não discordo disso nem a pau mas...

145ah de bateria + fote de 120ah em 240ah de consumo é pra tocar muiiito tempo (tirando o ampli AB).

tem que considerar o pico de corrente dessa bateria, se ela estiver ok, vai lá por volta dos 800ah.

240ah de consumo do amplificador não é média e sim o máximo que o ampli pode consumir, e para ele consumir 240ah, teria que ouvir uma música que tem uma única frequência em sinal senoidal, e essa frequencia seria a mesma que o módulo consome 240ah.

Acho que ele não ouve esse tipo de música nos churrascos dele por ai! rs

Entendo que por exemplo, o grave de uma música funciona como uma partida de carro... vamos supor que a partida de carro 1.6, tem um pico de corrente que vai lá pelos 100ah (acho que não é tudo isso), se você tiver uma bateria de 100ah no carro (que eu acho difícil em um carro 1.6) uma só partida já descarregaria toda essa bateria? E não é assim... você da várias partidas e se a bateria estiver boa, ela aguenta.

Com o grave, entendo q é a mesma coisa. Consome um pico de corrente Xah. Não é um consumo único, ele varia.

Se eu estiver falando asneiras, me corrijam, por favor! :vts

Editado por thiago_tino
Postado em

olha... sei que quanto mais bateria melhor, e igual o Armando citou ali em cima de 245ah seria o ideal. Não discordo disso nem a pau mas...

145ah de bateria + fote de 120ah em 240ah de consumo é pra tocar muiiito tempo (tirando o ampli AB).

tem que considerar o pico de corrente dessa bateria, se ela estiver ok, vai lá por volta dos 800ah.

240ah de consumo do amplificador não é média e sim o máximo que o ampli pode consumir, e para ele consumir 240ah, teria que ouvir uma música que tem uma única frequência em sinal senoidal, e essa frequencia seria a mesma que o módulo consome 240ah.

Acho que ele não ouve esse tipo de música nos churrascos dele por ai! rs

Entendo que por exemplo, o grave de uma música funciona como uma partida de carro... vamos supor que a partida de carro 1.6, tem um pico de corrente que vai lá pelos 100ah (acho que não é tudo isso), se você tiver uma bateria de 100ah no carro (que eu acho difícil em um carro 1.6) uma só partida já descarregaria toda essa bateria? E não é assim... você da várias partidas e se a bateria estiver boa, ela aguenta.

Com o grave, entendo q é a mesma coisa. Consome um pico de corrente Xah. Não é um consumo único, ele varia.

Se eu estiver falando asneiras, me corrijam, por favor! :vts

Pelo que entendi, o amigo está se referindo ao fator de crista.

Realmente existe o fator de crista. Segundo o Homero Sete (acho que é assim q escreve) esse fator pode chegar a 10db.

Então o que o amigo falou tem razão também. Porém esse sistema tocando no talo, tem uma média (tirando por baixo) de consumo de 300ah. E o amigo está fornecendo apenas 145ah (bateria) + 120ah (fonte). Com o tempo, a bateria vai diminuindo a carga e o sistema chega a cortar. Quando vc tem uma redundância de baterias, vc consegue segurar essa tensão por muito mais tempo. Por isso que geralmente se recomenda 100ah a cada 1000wrs.

PS: Corrente de pico diminui drásticamente a carga da bateria hein?!

PS2: Um carro não tem só 100ah de partida não... esse valor passa dos 400 amperes de pico, fácil fácil. Por isso que são utilizadas baterias de chumbo ácido para partida dos motores automotivos.

Abraços :legal:

Postado em

Pelo que entendi, o amigo está se referindo ao fator de crista.

Realmente existe o fator de crista. Segundo o Homero Sete (acho que é assim q escreve) esse fator pode chegar a 10db.

Então o que o amigo falou tem razão também. Porém esse sistema tocando no talo, tem uma média (tirando por baixo) de consumo de 300ah. E o amigo está fornecendo apenas 145ah (bateria) + 120ah (fonte). Com o tempo, a bateria vai diminuindo a carga e o sistema chega a cortar. Quando vc tem uma redundância de baterias, vc consegue segurar essa tensão por muito mais tempo. Por isso que geralmente se recomenda 100ah a cada 1000wrs.

PS: Corrente de pico diminui drásticamente a carga da bateria hein?!

PS2: Um carro não tem só 100ah de partida não... esse valor passa dos 400 amperes de pico, fácil fácil. Por isso que são utilizadas baterias de chumbo ácido para partida dos motores automotivos.

Abraços :legal:

Sim, não descordei de você, o ideal é ter os 250ah + fonte. Só quis dizer que com os 145ah + fonte 120ah vai tocar por muito tempo, não descarrega de uma hora pra outra e entra em proteção (como está acontecendo), te garanto isso (se a bateria não estiver danificada) graças ao que expliquei lá em cima.

O amplificador não vai consumir 240 Ampéres em 1 hora, isso é um valor que a fábrica colocou e que foi tirado em testes, foi o máximo que o mesmo consumiu, e esse valor foi tirado nos limites e com uma única frequencia, coisa que ele certamente um usuário não faz.

Não entendi em que tudo isso tem relação com 10db, como você citou, explique por favor (fator de crista)?

Coloquei 100ah só como exemplo, não sei exatamente quanto uma partida tem de consumo, suspeito que de um veículo 1.0 a 1.6 tem 100ah. :legal:

Postado em

hã.. hã.. realmente o taramps entra em proteção somente com a fonte ligada.. há e a bateria tá sempre 'estorando' de carga, pois tenho ela apenas há 2 meses,comprei nova e to sempre na auto eletrica dando um conferes nela.. e soh um detalhe tenho um alternador de 120A!!!

o Tarams ja entrou em proteção quando:

com 7hrs de som ligado com +ou-40% de volume (fonte ligada apos 2hra)desliguei a fonte tocou o som de boa + umas 4 hrs!

com 2 hrs de som ligado com +ou-25 de volume (fonte ligada desde o primeiro minuto) desliguei a fonte, tocou + umas 8 hrs..

Postado em

hã.. hã.. realmente o taramps entra em proteção somente com a fonte ligada.. há e a bateria tá sempre 'estorando' de carga, pois tenho ela apenas há 2 meses,comprei nova e to sempre na auto eletrica dando um conferes nela.. e soh um detalhe tenho um alternador de 120A!!!

o Tarams ja entrou em proteção quando:

com 7hrs de som ligado com +ou-40% de volume (fonte ligada apos 2hra)desliguei a fonte tocou o som de boa + umas 4 hrs!

com 2 hrs de som ligado com +ou-25 de volume (fonte ligada desde o primeiro minuto) desliguei a fonte, tocou + umas 8 hrs..

Nesse caso, o módulo pode estar entrando em proteção por sobre tensão (acima de 16v~18v) na entrada. Caso aconteça isso, seria interessante vc medir a tensão na hora que o som corta.

Caso a tensão ultrapasse os 15~16v, tem que mandar a fonte para conserto.

Abraços.

Postado em

Sim, não descordei de você, o ideal é ter os 250ah + fonte. Só quis dizer que com os 145ah + fonte 120ah vai tocar por muito tempo, não descarrega de uma hora pra outra e entra em proteção (como está acontecendo), te garanto isso (se a bateria não estiver danificada) graças ao que expliquei lá em cima.

O amplificador não vai consumir 240 Ampéres em 1 hora, isso é um valor que a fábrica colocou e que foi tirado em testes, foi o máximo que o mesmo consumiu, e esse valor foi tirado nos limites e com uma única frequencia, coisa que ele certamente um usuário não faz.

Não entendi em que tudo isso tem relação com 10db, como você citou, explique por favor (fator de crista)?

Coloquei 100ah só como exemplo, não sei exatamente quanto uma partida tem de consumo, suspeito que de um veículo 1.0 a 1.6 tem 100ah. :legal:

Amigo,

Acredito que os valores nominais dos amplificadores não sejam medidos em uma frequência específica, e sim com ruído branco ou ruído rosa.

O que quis dizer sobre FATOR DE CRISTA, foi o seguinte. Se vc tem um sinal de 1000wrms @ 60hz, durante o programa musical vc pode ter pontos em que o sinal caia para menos de 100wrms (-10db). Isso já foi muito discutido aqui no forum. Segue o link de uma excelente literatura -> http://www.studior.com.br/semea.pdf

Postado em

Amigo,

Acredito que os valores nominais dos amplificadores não sejam medidos em uma frequência específica, e sim com ruído branco ou ruído rosa.

O que quis dizer sobre FATOR DE CRISTA, foi o seguinte. Se vc tem um sinal de 1000wrms @ 60hz, durante o programa musical vc pode ter pontos em que o sinal caia para menos de 100wrms (-10db). Isso já foi muito discutido aqui no forum. Segue o link de uma excelente literatura -> http://www.studior.com.br/semea.pdf

opa... pode deixar que leio sim. valeu por passar a informação.

sobre os valores, foi o que me falaram, e por incrível que pareça, gente que tá la dentro da taramps!

obrigado amigo!

Postado em

Nem tudo funciona como parece ou deveria ser!

Na prática as vezes muda tudo.

Se o problema estiver realmente em alta tensão, deveria ser resolvido o mais rápido possível e para saber disso, aconselho instalar um voltímetro, para sempre poder estar monitorando.

Se a bateria borbulha, ferve, ela vai danificar rapidamente, até mais rápido do que sempre ficar com pouca carga.

Deveria monitorar a tensão na bateria e na entrada do módulo, para ver se não tem perdas no cabeamento, isso tem acontecido muito, e quase ninguém nota. Também as bitolas e a qualidade dos cabos de força e aterramento, e a qualidade da instalação, pois a bateria pode estar fervendo pela alta voltagem, na entrada do módulo pode parecer chegar a voltagem necessária mas a corrente (Ah), não é a suficiente.

Se a fonte não é estabilizada, tem que monitorar, senão vai continuar encomodando, mas é bom testar e rever sistema todo.

Abraço.

Rafael - Hertz Autosom

Postado em

opa... pode deixar que leio sim. valeu por passar a informação.

sobre os valores, foi o que me falaram, e por incrível que pareça, gente que tá la dentro da taramps!

obrigado amigo!

O correto é medir com ruido branco ou rosa, pois ai vc consegue medir todo o espectro.

Medindo com frequência específica, vc não consegue saber qual a resposta do amp. Vc apenas mensura a potência em uma frequência específica. Por essas e outras que o pessoal vai medir os amps e não conseguem obter o valor nominal.

Postado em (editado)

O correto é medir com ruido branco ou rosa, pois ai vc consegue medir todo o espectro.

Medindo com frequência específica, vc não consegue saber qual a resposta do amp. Vc apenas mensura a potência em uma frequência específica. Por essas e outras que o pessoal vai medir os amps e não conseguem obter o valor nominal.

Faz sentido mesmo!

por isso que o pessoal que faz testes "caseiros", nunca conseguem encontrar o valor que está declarado no amplificador.

mas sobre o consumo tem sentido também... ele não consome 240ah linearmente, tem variações!

esses ruídos rosa/branco, onde encontro o que eles são? naquele link que tu me passou tem?

valeu!

edit: certa vez vi em algum lugar que, esse calculo que é feito pra tirar a potência, não é somente tensão x corrente, o valor dos 2 são postos em uma espécie de gráfico e se tira a angulação x que é de valor da tangente desse angulo do gráfico.

algo assim:

Tensão

|

| angulo (x)

|`,______ Corrente

assim formando um calculo com esses três valores e sabendo a potêcia.

procede?

Editado por thiago_tino

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...