Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
brunofermino

Projeto Novo - Melhorias

Recommended Posts

Olá pessoal,

Estou querendo montar o seguinte set:

# Player: Pioneer 4950 (já possuo);

# Amplificador: Wharf Audio Flex 4/3/2

# Kit: CS50D Bravox (já possuo);

# Subwoofer: JL Audio 8W1v2-4

# Cabos RCA ?

Em 90% do tempo, eu escuto Rock. Portanto quero um sub rápido, que não embole. Acredito que este sub seja uma boa opção e também um dos motivos de eu ter escolhido este sub é por possuir uma litragem baixa, estou correto? Quantos litros é necessário para este sub?

Estou em dúvida dos cabos RCA, ando lendo bons comentários dos KnuKonceptz, porém qual dos dois que são recomendas (Crystal e Karma) ?

Este sub toca bem com este ampli? Gostaria de saber se esse sub é compatível com o ampli (no sentido de ohms e também se ele consegue alimentar esse sub).

Gostaria de saber se em um carro Sedan (no meu caso Voyage) sentirei falta dos graves com esses subs.

Gostaria de saber se em um carro hatch eu também teria um resultado satisfatório? estou pensando em trocar de carro. (Acredito que se no Sedan tenha um bom resultado, no hatch também).

O kit 2 vias, não sei se instalo em portas ou faço um pezinho.

O que vocês acham deste set?

Uma dúvida que não é referente ao meu set, mas que leio aqui no fórum e que não entendo e tenho curiosidade em saber:

O que são os processadores de aúdio? Qual a utilização do mesmo?

Eles são ligados no amplicador -> processador -> player?

Obrigado pessoal,

Desculpe o texto longo.

Abraços

Bruno Fermino

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelos equipamentos que vc tem eu trocaria o kit 2 vias e botaria um melhor, da uma olhada no forum que tem muitos topics falando sobre kits 2 way.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Arthur!

Quanto aos Knu, o Krystal é melhor do que o Karma ;)

Mas não sei se o 8W1 vai ser suficiente pra passar o grave no Voyage em cara... É um sub pequeno e de pouco SPL, bem voltado pra qualidade. Talvez fosse melhor usar um de 10"...

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

Eu estive pensando em pegar de 2 de 8". Porém pode ser que eu troque de carro e pegue um gol, aí perderia bastante do porta malas.

Vou começar a pesquisar os preços do de 10" então. Vocês sabem me dizer aproximadamente quantos litros de selada é preciso para o sub de 10"?

O amplificador passa que o JL tem a oferecer? Não estará sendo um gargalo?

Fora isso o sistema está bem equilibradinho?

Alguma resposta sobre o processador de aúdio?

Obrigado pelas dicas pessoasl.

Concordo com o Arthur!

Quanto aos Knu, o Krystal é melhor do que o Karma ;)

Mas não sei se o 8W1 vai ser suficiente pra passar o grave no Voyage em cara... É um sub pequeno e de pouco SPL, bem voltado pra qualidade. Talvez fosse melhor usar um de 10"...

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse set o gargalo não é o amp, e sim o player e o kit

Opções: Algum alpine, clarion usado ou de entrada.

Para o kit, hertz, NAR, da uma pesquisada aqui no forum, tem muito amterial disso, abs

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado,

O Kit não irei trocar agora, pois já o possuo e estou sem recursos para tal. Mas para upgrades penso em trocá-lo sim. Mas ainda vai demorar um pouquinho.

De acordo com o site da JL a partir dos 250 Rms, o sub entra em uma zona de perigo, porém aqui no fórum, geralmente o pessoal o alimenta com mais potência do que o normal. Ex: 300 / 350 rms, essa zona de risco é uma zona de distorção ou zona de perigo para queimá-lo?

Pode-se aplicar potência extra no sub sem maiores problemas?

obrigado a todos.

Nesse set o gargalo não é o amp, e sim o player e o kit

Opções: Algum alpine, clarion usado ou de entrada.

Para o kit, hertz, NAR, da uma pesquisada aqui no forum, tem muito amterial disso, abs

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado,

O Kit não irei trocar agora, pois já o possuo e estou sem recursos para tal. Mas para upgrades penso em trocá-lo sim. Mas ainda vai demorar um pouquinho.

De acordo com o site da JL a partir dos 250 Rms, o sub entra em uma zona de perigo, porém aqui no fórum, geralmente o pessoal o alimenta com mais potência do que o normal. Ex: 300 / 350 rms, essa zona de risco é uma zona de distorção ou zona de perigo para queimá-lo?

Pode-se aplicar potência extra no sub sem maiores problemas?

obrigado a todos.

Na verdade a zona de risco é basicamente potência acima da recomendada pela JL. Só que ela bota dessa maneira pra dar uma assustada :P

Digamos, aqui o pessol não usa 600WRMS num sub de 300WRMS? Seria como se ele estivesse na zona de risco do sub, mas sendo bem utilizado, sem distorção, não há problema algum ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Os perigos de se enviar uma potencia muito alta para o Sub são:

1 - A distorçao, isto nao temos como evitar, mesmo amps mais fieis tem um nivel de distoção THD. Este valor pode ser baixo, mas ele existe. Esta informação enviada para o falante nao e reproduzida em sua totalidade, sendo a maior parte desta energia transformada em calor, fazendo com que a bobina do falante esquente, podendo causar o rompimento do fio da bobina resumindo "queima".

2 - Vamos supor que vc não tenha o problema de distorçao e a sua bobina aguente a temperatura, os falantes tem um parametro chamado Xmax que é a excursao máxima que ele pode deslocar o cone. Quando se aplica potência demasiada no falante vc pode ter o desacoplamento da bobina que é quando o falante tenta excursionar mais do que o limite "Xmax".

Agora existe o problema de se aplicar pouca potencia no Sub também:

Os subs mais atuais, por suportarem muita potencia tem o conjunto móvel muito pesado, necessitando de uma potência minima para ele tocar bem, se por exemplo vc tem um falante de 1000w e vc aplica apenas 100w ele vai tocar, porém não terá um bom rendimento pois a potencia aplicada não consegue excitar bem o falante, não tem "força" para deslocar de maneira satisfatória o cone do falante!

Então o ideal é utilizar amps com potência de 70% a 130% da potencia RMS do falante!

De preferencia utilize potências acima de 100% do falante para o amp trabalhar mais folgado e enviar menos distorçao para o sub!

Edit: Corrigir uma frase que ficou estranha! Rss

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com o Gustavo!

Eu gosto de usar cerca de 150% da potência nominal que o falante suporta (os RMS), dá um bom headroom sem grandes riscos pro falante. Em geral quem usa o dobro da potência ou coisa do tipo, é pra curta-duração (competição) ou então porque sabe beem o que está fazendo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...