Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
mekatron

AJUDA CONSERTO ROADSTAR POWER ONE EM PROTEÇÃO

Recommended Posts

Caros colegas, saudações.

Amigos, gostaria de contar com a ajuda de vocês na recuperação de um amplificador muito conhecido por todos (Roadstar Power One RS-4510) e imagino que muitos feras aqui já devem ter consertado muitos desse.

Acho que forcei ele demais, pois diminui a impedância abaixo do permitido pelo mesmo e o resultado foi que ele entrou em proteção. A minha dúvida é o seguinte: Ao abri-lo verifiquei que ele tem muitos FETs (FQP33N10) responsáveis pelas saídas dos 4 canais. Então, se apenas um canal queimar, ele entra em proteção também? Sei que forcei os canais 1 e 2, como posso saber quais são os FET's responsáveis por esses canais? Como recomenda que comece os testes nele, tirando cada um dos fets e testando ou isolando a fonte do resto para testar a fonte ou outra forma que queira me sugerir? Não tenho o diagrama esquemático do mesmo e não sei como faria para isolar a fonte do resto.

Por favor, me dê algumas dicas amigo.

De antemão, agradeço pela ajuda e pela paciência.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, saudações.

Amigos, gostaria de contar com a ajuda de vocês na recuperação de um amplificador muito conhecido por todos (Roadstar Power One RS-4510) e imagino que muitos feras aqui já devem ter consertado muitos desse.

Acho que forcei ele demais, pois diminui a impedância abaixo do permitido pelo mesmo e o resultado foi que ele entrou em proteção. A minha dúvida é o seguinte: Ao abri-lo verifiquei que ele tem muitos FETs (FQP33N10) responsáveis pelas saídas dos 4 canais. Então, se apenas um canal queimar, ele entra em proteção também? Sei que forcei os canais 1 e 2, como posso saber quais são os FET's responsáveis por esses canais? Como recomenda que comece os testes nele, tirando cada um dos fets e testando ou isolando a fonte do resto para testar a fonte ou outra forma que queira me sugerir? Não tenho o diagrama esquemático do mesmo e não sei como faria para isolar a fonte do resto.

Por favor, me dê algumas dicas amigo.

De antemão, agradeço pela ajuda e pela paciência.

Abraços

parece que aparecendo cc na saida de um dos canais...e isso aciona a prot.

ligue um voltimetro analogico[digital nao serve] na escala 10volts cc na saida de cada falante,[sem falantes ligados, e claro] e ao ligar o modulo,vc vai ver um pequeno pulso de tensao no canal que ta com problema.compare com os outros canais e vc vai ver a diferença entre os que tao BAO e o, ou os que tao bichados.isole esse canal., desligando

a alimentaçao dele e ai o modulo deve funcionar de novo...troque as peças queimadas

Compartilhar este post

Link para o post

Caro rollingsounds, primeiramente muito obrigado pelas dicas amigo.

Só um desabafo....já ajudei muita gente aqui no fórum, mas infelizmente quando precisamos, principalmente no que diz respeito a reparo em módulos amplificadores, parece que a coisa fica meio complicada por aqui. Muita gente sabe muito a respeito do assunto, mas preferem ignorar os tópicos. De qualquer forma, agradeço até àqueles que estão entrando e lendo. Postarei tudo até o fim, mesmo que poucos me ajudem!

Bom amigo, achei mais seguro, apesar de mais trabalhoso, retirar os 24 FET's da saída fora da placa e testar 1 a 1. Resultado: tinha uns 10 ruins. Não estão nem em curto nem aberto. Simplesmente não trabalham como deveriam, ou seja, estão alterados, pois quando polarizo eles, não conduzem corretamente. O ponteiro vai e volta rapidinho, e alguns o ponteiro quase não se mexe.

Amanhã vou procurar ver se acho eles (FQP33N10) para comprar aqui em Salvador. Assim que trocar, posto os resultados.

Vlww

Compartilhar este post

Link para o post

Caro rollingsounds, primeiramente muito obrigado pelas dicas amigo.

Só um desabafo....já ajudei muita gente aqui no fórum, mas infelizmente quando precisamos, principalmente no que diz respeito a reparo em módulos amplificadores, parece que a coisa fica meio complicada por aqui. Muita gente sabe muito a respeito do assunto, mas preferem ignorar os tópicos. De qualquer forma, agradeço até àqueles que estão entrando e lendo. Postarei tudo até o fim, mesmo que poucos me ajudem!

Bom amigo, achei mais seguro, apesar de mais trabalhoso, retirar os 24 FET's da saída fora da placa e testar 1 a 1. Resultado: tinha uns 10 ruins. Não estão nem em curto nem aberto. Simplesmente não trabalham como deveriam, ou seja, estão alterados, pois quando polarizo eles, não conduzem corretamente. O ponteiro vai e volta rapidinho, e alguns o ponteiro quase não se mexe.

Amanhã vou procurar ver se acho eles (FQP33N10) para comprar aqui em Salvador. Assim que trocar, posto os resultados.

Vlww

os mosfets sao tao sensiveis que propria tensao das pontas de prova costumam polariza-los no momento do teste, dando assim um resultado errado.verifica se isso nao ocorreu

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc ligou nele pra ele ter queimado? To pensando em fz uma bridge dele trabalahr em 2ohms e a outra em 4, tomara que aguente :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc ligou nele pra ele ter queimado? To pensando em fz uma bridge dele trabalahr em 2ohms e a outra em 4, tomara que aguente :unsure:

Curinga, eu coloquei cerca de 2,66 ohms no bridge, por isso queimou as saidas.

Se eu fosse voce, nao faria isso.

os mosfets sao tao sensiveis que propria tensao das pontas de prova costumam polariza-los no momento do teste, dando assim um resultado errado.verifica se isso nao ocorreu

Caro rollingsounds, troquei todos os fet's ruins da saida, so que na hora que estava trocando, assim que colocava os fet's de um canal, testava ele em seguida. Estava tudo normal ate que...no ultimo canal, quando fui colocar os 3 ultimos Fet's, o modulo acionou a protecao. Retirei eles e o modulo esta funcionando normal com os outros 3 canais. Ja testei tudo que tem em volta dele (dos fet's) e nao encontrei nada ruim ou alterado.

Preciso de ajuda. Vou colocar uma foto informando quais transistores esta fazendo o modulo acionar a proteçao para alguem me dar uma luz do que olhar. Nao sei se os fet's da fonte tem algo a ver com esses fet's da saida.

OBS: Meu teclado esta ruim e nao to podendo acentuar. Desculpem!

EDIT: moduloruim.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por mekatron

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém pra dar uma ajuda galera??

tenta trocar esse modulo hibrido do canal ruim por um de 1 canal sabidamente bom...

Compartilhar este post

Link para o post

O meu ja trabalha com as 2 bridges em 2,66 tem uns 9 meses, 2 d250x e 1st200 em cada... to pensando em por uma bridge em 04hms ( 2 10pw3 ) e a outra em 2ohms ( 2d405 e e st400 )

Compartilhar este post

Link para o post

tenta trocar esse modulo hibrido do canal ruim por um de 1 canal sabidamente bom...

O que vc chama de módulo híbrido amigo?

O meu tinha um bridge que tocava 2 10pw3 em 4 ohms e sempre tocou tranquilo.

No seu caso, a sua bridge com as 2 D405 e a ST400 vai ficar em 2,666 ohms e não em 2ohms.

Se vc não descascar no ganho, e com os cortes certinhos, acho que aguenta numa boa!

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc chama de módulo híbrido amigo?

O meu tinha um bridge que tocava 2 10pw3 em 4 ohms e sempre tocou tranquilo.

No seu caso, a sua bridge com as 2 D405 e a ST400 vai ficar em 2,666 ohms e não em 2ohms.

Se vc não descascar no ganho, e com os cortes certinhos, acho que aguenta numa boa!

sao essas plaquinhas verticais que ficam ao redor do cooler. a roastar faz assim pra evitar

que alguem clone seus circuitos.em alguns modulos dessa marca,tipo o rs4500, ela e composta so de resistores,na verdade uma rede de resistores,que costumam dar muito defeito sem causa

pra isso...sao uma porcaria.esses esquemas roadstar sao bem parecidos com os bandas,so que mais complexos

Compartilhar este post

Link para o post

cara cada canal tem 1 diodo 4148 , que informa la pra placa da fonte que o nivel DC esta alto ou ainda algum curto !

levantando esses diodos a protecao deve desacionar ! so que eu ja peguei placas ,onde msm com os diodos levantados , a protecao continua aciona , e isso se deve ao fato de uma grande diferenca dos RDS dos fets ! e isso e pq o amp tocava normalmente como o seu!!!!!

eu nao concerto esses amp mais , pq vc nunca acha peça que presta , nunca acha nada que funcione , e hora ou outra o problema sempre volta...... intao hj o unico amp que entra aqui pra min e piramid pq essa ai nao tem como nao arrumar !vlw ai :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara cada canal tem 1 diodo 4148 , que informa la pra placa da fonte que o nivel DC esta alto ou ainda algum curto !

levantando esses diodos a protecao deve desacionar ! so que eu ja peguei placas ,onde msm com os diodos levantados , a protecao continua aciona , e isso se deve ao fato de uma grande diferenca dos RDS dos fets ! e isso e pq o amp tocava normalmente como o seu!!!!!

eu nao concerto esses amp mais , pq vc nunca acha peça que presta , nunca acha nada que funcione , e hora ou outra o problema sempre volta...... intao hj o unico amp que entra aqui pra min e piramid pq essa ai nao tem como nao arrumar !vlw ai :legal:

Vou dar uma olhadinha nisso nesse fim de semana amigo.

Vlw pela dica ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma olhadinha nisso nesse fim de semana amigo.

Vlw pela dica ai.

Alguém com mais alguma dica aí galera???

O bichinho tá tocando, mas somente com 3 canais (canais 1,2 e 3).

Quando coloco os fets de saída do 4 ele aciona a proteção!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém com mais alguma dica aí galera???

O bichinho tá tocando, mas somente com 3 canais (canais 1,2 e 3).

Quando coloco os fets de saída do 4 ele aciona a proteção!

Galera. Infelizmente não obtive mais ajuda aqui e não consegui resolver o problema sozinho.

Então resolvi levar o módulo pra um técnico e o mesmo resolveu rapidinho. Foi uma das duas placas que ficam na vertical que estava com um ci ruim. Ele serve para proteção do sistema. Foi trocado por outro igual de outro módulo que ele tinha lá para reparos. Está funcionando 100% agora. Valor do serviço: R$ 100,00.

Abraços e agradecimentos a todos que postaram ajudando.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera funciona asim na rodstar power one assim,

O modulo possui 4 canais separados, e para cada canal ele utiliza 4 transistores 33n10, e para se saber qual está com defeito é bem simples, utilize um mutimetro digital colocando ele na posição para teste de diodos, coloque a ponta preta no meio do transistor a ser testado, no lado esquerdo do transisto vai dar uma resposta de um valor de aproximado de 550, no outro lado ele nao apresenta nenhum valor, se quando vc colocar o mutimetro em um lado e ele apitar ou zerar o valor, ´´plim´´ achou o danado, sao de quatro em quatro que se queima entao substitua e acabou seu problema, o transistor custa R$ 6,00 na eletronica ´´Contatos eletronica´´ em brasilia (so entrar no google e pegar o tef , e pode se fazer o teste com ele diretamente na placa.

Qualquer duvida estamos aqui.

Cleibson

Compartilhar este post

Link para o post

grande comprei uma aqui no forum queimada armando proteção

ela chegou na sexta feira e no mesmo dia arrumei

ela estava com um 33n10 queimado

quando medi na placa percebi que estava dando alteração e3 deles

nos mesmos 3 que estão na foto circulado

então tirei-os da placa e medi 1 a 1 e percebi que tinha um qeimado.

como nao tinha nenhum desse ai e nao achei pra comprar

coloquei o 19n20 da roadstar e ficou zerado ja até vendi

Compartilhar este post

Link para o post

como posso medir os fets de meu modulo para saber se estao bons, meu modulo entra em proteção quando quer.

É um 4550NX da Roadstar.

Alguem tem o squema da placa dele?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

meu modulo rs2500ab esta com ruido como fosse rca queimado ..como posso arumar eu mesmo abraço e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...