Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fabio Cabral

DÚVIDA EM RELAÇÃO A BITOLA DO FIO

Recommended Posts

Galera, é o seguinte. Sou novo aqui no fórum e tenho muitas dúvidas a tirar com vocês. Espero que me ajudem ;)

Eu mesmo estou montando meu som. Quero aprender na prática, mesmo se isso me tirar algum dinheiro extra. hehe

Enfim, vamos ao que interessa. Começando pela parte dos fios de energia...

Tenho uma apostila de montagem de som automotivo, em que o autor mostra uma "fórmula" para calcular a bitola do fio..

I(A)= Potência do módulo em RMS / 12,6(≈ voltagem da bateria.)

Ele diz que se o sistema for montado a 4ohms a fórmula é essa acima. Porém, se o sistema for montado abaixo de 4ohms, ele recomenda

que o cálculo seja esse: I(A)= 2xPotência do módulo em RMS / 12,6 .

O módulo que estou pretendendo pegar(provisóriamente) é o AMPLIFICADOR EXPLOSOUND 3600 1.400RMS

Com os cálculos:

4OHMS:

I=P/12,6

I=1400/12,6

I=111,111.. (A)

ABAIXO DE 4OHMS:

I=2xP/12,6

I=2x(1400)/12,6

I=2800/12,6

I=222,222.. (A)

Com os valores de "I" calculados, ele fornece uma tabela que diz o seguinte:

Se o valor de "I" estiver entre 100 e 125 e o tamanho do fio for de 7 a 10m, a bitola do fio terá que ser de 21,20mm².( No caso, se for um sistema de 4ohms.)

Se o valor de "I" estiver entre 200 e 225 e o tamanho do fio dor de 7 a 10m, a bitola do fio terá que ser de 33,60mm².( No caso, se for um sistema ABAIXO de 4ohms.)

No meu caso, o módulo vai trabalhar tanto com 4ohms quanto com 2ohms:

Potência RMS 4 Ohms_Stereo...........250 watts x 4

Potência RMS 2 Ohms_Stereo ..........350 watts x 4

Potência RMS 4 Ohms Bridge ...........700 watts x 2

Queria saber qual bitola devo usar..

Se eu botar a bitola de 21,20mm² eu vou poder usar somente o stereo ? Se eu usar o bridge corro algum risco ?

Ou devo botar a bitola de 36,60mm² para ficar tranquilo?

PS.: Desculpa falar esse tanto de coisa para fazer uma pergunta que é boba, é que estou tentando entender tanto a teoria como a prática.

Valeeu! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

assim cara, ACREDITO que este amp não consuma tanto assim...tem 3 fusiveis de 20Ah, eu vou usar cabo 25mm residencial (9$ o metro), e praticamente NÃO entra no borne do modulo, vou ter que dar um jeito nisso >.< então 36mm pra ele = impossivel!

Compartilhar este post

Link para o post

Então por ele ter 3 fuzíveis de 20Ah, ele vai consumir 60Ah? Acho que então posso botar um cabo de 21,20mm², correto ? E por curiosidade, o que é 'Borne?'

Compartilhar este post

Link para o post

Então por ele ter 3 fuzíveis de 20Ah, ele vai consumir 60Ah? Acho que então posso botar um cabo de 21,20mm², correto ? E por curiosidade, o que é 'Borne?'

Ele vai consumir, no máximo (e por um curto espaço de tempo) 60A... borne é aquele terminal onde vc concecta os fios/cabos de alimentação no amp...

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, em relação a bitola do fio vocês ja sanaram minha dúvida. Vou aproveitar esse tópico pra tirar todas as minhas dificuldades em relação a energia ok ?

E o fuzível da bateria ? Qual devo colocar? Lembrando que eu pretendo botar esse módulo EXPLOSOUND(Ou quem sabe uma ROADSTAR 1200D) e uma PYRAMID de 800 (ou 1000). Vou ter que puxar 2 fios positivos 21,20mm² da bateria pra mala do carro? (1 pro EXPLOSOUND e 1 pra PYRAMID? Ou posso usar apenas 1 e "dividi-lo" em 2 ? O mesmo eu faço com o negativo ? Faço um aterramento na lata e "divido" em dois ?

Valeu! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, em relação a bitola do fio vocês ja sanaram minha dúvida. Vou aproveitar esse tópico pra tirar todas as minhas dificuldades em relação a energia ok ?

E o fuzível da bateria ? Qual devo colocar? Lembrando que eu pretendo botar esse módulo EXPLOSOUND(Ou quem sabe uma ROADSTAR 1200D) e uma PYRAMID de 800 (ou 1000). Vou ter que puxar 2 fios positivos 21,20mm² da bateria pra mala do carro? (1 pro EXPLOSOUND e 1 pra PYRAMID? Ou posso usar apenas 1 e "dividi-lo" em 2 ? O mesmo eu faço com o negativo ? Faço um aterramento na lata e "divido" em dois ?

Valeu! :legal:

puxe 1 fio 21mm² da bateria do positivo e distribua até 1 de 16mm² pra cada amp ligados nesse de 21, e os negativos use o mesmo que usar para o positivo de cada um (16mm²) e aterre no chassis do carro, no porta malas mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza. Puxarei o de 21mm² e farei "2 de 16mm²" para cada módulo..

Mas e o fuzível ? Qual devo usar? um de 60 ? 80 ? 100 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza. Puxarei o de 21mm² e farei "2 de 16mm²" para cada módulo..

Mas e o fuzível ? Qual devo usar? um de 60 ? 80 ? 100 ?

soma os fusiveis dos 2 amps e bota um do respectivo!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...