Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Scar

Começando...

Recommended Posts

Postado em (editado)

Boas,

depois de estudar sobre fidelidade de aúdio aqui no fórum. Passo a próxima etapa.

No momento não quero gastar muito. Estou em busca de referências.

Este é meu primeiro set:

- HU: Pioneer DEH-3UB (já possuo)

- 2 vias: Helix DB52.1 (a definir)

- Sub: Keybass Panther KSW 8-115 8" (a definir)

- Amplificação: stéreo será pelo player por enquanto; RF 200ix para sub (peguei do meu cunhado)

- cabos DIY ou knutconceptz (a definir)

Sei que isso passa longe de qualidade, MAS como já disse, isso é apenas o início.

Gostaria de opiniões sobre os equipamentos, estou bem servido para começar?

Os cortes faço pelo player? (isso se chama cross ativo, correto? ou pelo cross do kit (passivo)?)

Hé algo melhor nessas mesmas faixas de preço?

Os próximos upgrades serão: troca do HU por um Alpine 7892 e instalação de um aplificador para stereo (indicações serão bem vindas).

Obrigado desde já pelas contribuições.

Editado por Scar
Postado em (editado)

O carro é um celta life 2010. Primeiramente vou instalar os mids nas portas e os tweeters perto dos vidros, direcionado para os mesmo, usando reflexão dos vidros (acho que é off axis, estou certo?). Pelo menos foi o que o instalador recomendou. Daqui um tempo irei construir pézinhos e uma coluna para os tweeters.

Editado por Scar
Postado em (editado)

Vc vai precisar urgente de um amp para estéreo, mas pra começar tudo bem. Quanto você está pensando em gastar no amplificador? Eu usei um blaupunk GTA-4 por um bom tempo, e se saíu muito bem. Talvez um blau desse nível cairia bem pra você. O GTA 460 seria o modelo atual.

Se quizer investir um pouco mais, tem o Hertz EP-4, que já foi testado por aqui, e se saiu muito bem.

Editado por R2_luciano
Postado em

Vc vai precisar urgente de um amp para estéreo, mas pra começar tudo bem. Quanto você está pensando em gastar no amplificador? Eu usei um blaupunk GTA-4 por um bom tempo, e se saíu muito bem. Talvez um blau desse nível cairia bem pra você. O GTA 460 seria o modelo atual.

Se quizer investir um pouco mais, tem o Hertz EP-4, que já foi testado por aqui, e se saiu muito bem.

Obrigado pela ajuda, não tenho nem idéia desse upgrade, mas pretendo comprar um amplificador na casa dos R$600,00 até o fim de ano.

20L dutada :legal:

E o tamanho do duto? Não é pouco 20 L pra uma dutada?

Não há nada melhor que este kit 2 vias nessa faixa de preço? Ele é superior ao CS50B? E os kits da Hertz?

Abs.

Postado em (editado)

Obrigado pela ajuda, não tenho nem idéia desse upgrade, mas pretendo comprar um amplificador na casa dos R$600,00 até o fim de ano.

E o tamanho do duto? Não é pouco 20 L pra uma dutada?

Não há nada melhor que este kit 2 vias nessa faixa de preço? Ele é superior ao CS50B? E os kits da Hertz?

Abs.

O WinISD calculou uma caixa de 30L com duto de 3''x 41cm, mas não sei se ficaria muito "boomy".

Com 20L ficou legal sintonizada a 35Hz com um duto de 3''x54cm

Quanto ao kit, eu já usei csp-50B com tweeter selenium 1TW1 cortado só com capacitor de 2,25microF(aqueles pra super tweeter). Sai uns R$200-250 com mid usado(não fabrica mais). Fica muito bom, mas não posso comparar com o kit citado, pois não conheço. Além disso esse mid é exclusivo para pezinho (ou peitinho, mas destes eu desisti de tão feio que tava ficando, hehehe)

Editado por R2_luciano
Postado em

O WinISD calculou uma caixa de 30L com duto de 3''x 41cm, mas não sei se ficaria muito "boomy".

Com 20L ficou legal sintonizada a 35Hz com um duto de 3''x54cm

Por que no WinISD o comprimento do duto é sempre absurdo? como vou usar um duto de 3" de 54cm dentro de uma caixa de 20L?

O que é "boomy"? Um grave muito extenso?

Postado em

Por que no WinISD o comprimento do duto é sempre absurdo? como vou usar um duto de 3" de 54cm dentro de uma caixa de 20L?

O que é "boomy"? Um grave muito extenso?

O WinISD calcula a melhor resposta teórica do falante, então, a caixa que ele sujere normalmente é grande e a resposta que ele calcula perfeita(no caso a caixa de 30L que ele sujeriu). Acontece que normalmente o falante não se dá bem com aquela caixa, ele vai excursionar demais e distorcer muito, deixando o grave estranho. Por isso eu disse que poderia ficar boomy. Se tiver um pouco de madeira sobrando, pode testar esse volume, afinal nesse caso não é uma caixa tão grande.

Agora caixa dutada pra SQ normalmente tem o duto comprido mesmo, por cusa da sinonia baixa, pra tentar extender a resposta ao máximo. Diferente das caixas de SPL, com sintonia lá em cima buscando eficiência numa frequencia única.

O jeito é fazer um caracol mesmo. Ou tentar uma caixa um pouco maior, por exemplo 30L mas sintonizada em 35Hz, o duto teria 30cm de comprimento e vc não teria um pico muito grande.

Mudando de assunto, pela grana que vc pretende gastar com amp eu comprei um JVC6500, usado. Nessa faixa de preço tem também o Audiophonic, que tem sido muito elogiado. O Hertz que eu sujeri não deve ficar muito acima também não.

E se vc tiver muito apertado pode ir de blaupunkt, Audiobank ou Fosgate 4.6.

Postado em

gosto muito do Whrf flex 4-3-2 para estéreo, som muito bom, cristalino - até ficou meio chato com meus tweeters do kit bravox CS57D, mas acabei pegando um hertz ep4 e um kit 2 vias hsl 165 da hertz também...

se quiser, to vendendo, bem barato... manda mp!

Postado em

Está começando bem, ainda mais que está ciente que vai ter que trocar o player logo para melhorar o sistema. Como não vai usar amp para o estéreo agora, vai sobrar grave com esse 200ix, mas deixe o ganho bem baixo. Para o estéreo, se quiser coisa "velha", o 4.6x é um bom pretendente, rende muito bem para isso.

Postado em

Bota um conjuntinho fosgate mesmo pra amplificação. Pega um 4.6x (uns 300,00 usado em bom estado no fórum acha fácil), liga em bridge pra tocar o kit. Eu uso o Helix DB 62 e vou te falar, é excelente pelo que custa, melhor que qualquer nacional nessa faixa de preço.

Qual seu tipo de música predileto?

Postado em

Valeu pela força pessoal.

O stéreo vai ficar para um futuro próximo. Até lá vou me decidir por um 4.6x usado ou por um audiobank KA-4060 novo.

Mais algumas dúvidas me surgiram:

1) Alguém já ouviu esse kit em pézinho? ele desce melhor que um CS50B?

2) A caixa do panther vou fazer uma de 24L dutada, sintonia em 30hz, com 1 duto de 3". Pelo menos no winISD ficou legal a configuração. O que acham?

Abs

Postado em

Quanto ao kit, descer melhor que o CSB em pezinhos pequenos eu duvido. Agora num pezão a coisa pode mudar. Eu já usei o CSB em pezinhos de 2L, e o bixinho ainda descia aceitavelmente. O problema dele é com as frequencias mais altas, precisa de um tweeter que desce mesmo, ou um full-range complementando.

Quanto ao sub, essa caixa deve ficar legal. QQ coisa, se não gostar, mudar a sintonia do duto depois é fácil.

• Upvote 1
Postado em

Qual tweeter desce bem e é barato? O 1TW1 desce razoavelmente?

Sim, acho que no preço dele é o que mais desce. Talvez esse Seas aqui também seja uma opção:

http://www.madisound.com/catalog/product_info.php?cPath=45_229_324&products_id=1466

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142096526-tweeter-hi-end-seas-prestige-200w-resposta-plana-de-3-30khz-_JM

Mas o preço daí é unitário e sem cross-over.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...