Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcos.jr4

Tornados de 15" com Taramps 2.5 k

Recommended Posts

Mandei um arquivo no seu email.

Caixa com 79L brutos, sintonizada em 58Hz.

Bão memo ficaria o Eros 815sds nesta caixa.

Valew Farde

Mais tenho algumas duvidas:

Quanto as caixas que você me passou, um amigo meu recebeu um projeto da propria selenium e a caixa possui dutos bem parecidos com os das caixas que vc projetou, porem a caixa nao ficou boa. A caixa que a selenium projetou possui apenas 58,44 litros este pode ser o problema.

Segue abaixo as medidas Internas:

Comp: 46 cm

Altura: 38,5

Prof: 33

Duto:

Prof: 15 cm

Comp: 35,5 - Tamanho da Boca do Duto

boca: 6 cm

Com essas medidas a caixa da selenium realmente ficou horrivel o grave praticamente sumiu, e estavamos utilizando os tornados 15 SW3A.

A segunda caixa pelo que eu entendi ja esta sendo utilizada por alguem que possui ERO 815sds.

Vou pesquisar sobre o modelo do falante, sinceramente nao conheço as caracteristicas do mesmo.

Trabalho embarcado em uma empresa terceirizada e vou embarcar nesta quarta feira dia 14/07, ja liguei para o marceneiro que faz as caixas para mim e pedi que ele encomenda-se uma folha de compençado de 18 mm para fazer a caixa. Quando descer vou convesar com ele para que possamos começar a mesma.

Valew Pela Força....

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, boa noite.

Realmente a caixa da Selenium ficou horrível devido ao baixo volume, sinceramente até agora não entendi por quê a Selenium indicou tal caixa, sendo que este falante (tornado 15SW3A) é mais voltado ao subgrave, necessitando de um volume considerável.

A caixa que te indiquei é um meio termo, com sintonia para um grave com punch, não muito encorpado. Te indiquei esta devido suas limitações de espaço, e porque este volume com esta sintonia dá uma resposta muito boa e acredito que o 15sw3a se saia bem.

Falei do Eros SDS porque é um excelente falante, e entre suas características está a de apresentar um grave com punch, aquela batida rápida e que vai longe, sem perder subgrave. Esta caixa ficaria excelente para ele.

Se procura este tipo de resposta, um grave bom de houvir, para todos os tipos de música, esta caixa deve lhe satisfazer.

Se procura um grave estendido, com mais presença, seria bom aumentar a profundidade da caixa até conseguir uns 90L brutos, e sintonizar um pouco mais baixo.

Para o desenho utilizei o programa autocad, apenas por caprixo e porque com ele as medidas ficam em escala e fica legal de trabalhar.

OBS: se alguém puder opinar, para não me deixar mentir sozinho, seria legal. A caixa que indiquei a ele possui 79,3L brutos e sintonia em 58Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, boa noite.

Realmente a caixa da Selenium ficou horrível devido ao baixo volume, sinceramente até agora não entendi por quê a Selenium indicou tal caixa, sendo que este falante (tornado 15SW3A) é mais voltado ao subgrave, necessitando de um volume considerável.

A caixa que te indiquei é um meio termo, com sintonia para um grave com punch, não muito encorpado. Te indiquei esta devido suas limitações de espaço, e porque este volume com esta sintonia dá uma resposta muito boa e acredito que o 15sw3a se saia bem.

Falei do Eros SDS porque é um excelente falante, e entre suas características está a de apresentar um grave com punch, aquela batida rápida e que vai longe, sem perder subgrave. Esta caixa ficaria excelente para ele.

Se procura este tipo de resposta, um grave bom de houvir, para todos os tipos de música, esta caixa deve lhe satisfazer.

Se procura um grave estendido, com mais presença, seria bom aumentar a profundidade da caixa até conseguir uns 90L brutos, e sintonizar um pouco mais baixo.

Para o desenho utilizei o programa autocad, apenas por caprixo e porque com ele as medidas ficam em escala e fica legal de trabalhar.

OBS: se alguém puder opinar, para não me deixar mentir sozinho, seria legal. A caixa que indiquei a ele possui 79,3L brutos e sintonia em 58Hz.

Valew Farde

Assim que desembarcar darei inicio a montagem da nova caixa...

O que você mais me aconselharia, essa caixa retangular ou uma caixa manifold para os tornados de 15?

Ja tentei encontrar algum projeto mais todos possum uma litragem alta.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera do AutoForum... Encontrei essa dica na internet de como calcular os dutos retangulares.

O que vocês acham, esse calculo realmente funciona?

Exemplo:

Quanto aos dutos retangulares, funciona da seguinte forma, vc pega a área do duto normal, com o valor dessa área, vc precisa achar um retangulo que tenha o mesmo valor dessa area, o comprimento do duto retangular é o mesmo do duto normal.

Exemplo:

Duto de Ø4" = 4 * 25,4mm = 101,6mm - raio® = Ø/2 = 101,6/2 = 50,8mm

Área do circulo = Pi*r² = 3,14159265359 * (50,8)² = 8107,3 mm²

Supondo que a caixa tem 300mm de frente(lado1):

Duto Retangular:

Area = 8107,3 mm²

Area do retangulo = Lado1 * Lado2 => 8107,3mm² = 300mm * L

L = 8107,3 mm²/300 mm => L = 27,0 mm

Portando seu Duto retangular deve ser de: 300,0 mm x 27,0 mm.

LEMBRANDO QUE O COMPRIMENTO É O MESMO DO DUTO NORMAL

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa manifold geralmente é menor em volume que a caixa dutada. Eu nunca escutei mas o pessoal do autoforum gosta desta caixa e diz que toca bem. Pesquize nos tópicos, alguns do wendell, alguém deve ter um projetinho legal desta caixa para o tornado.

E quanto aos dutos, o formato não importa desde que a área seja a mesma. Agora se a área for diferente, aí sim o comprimento deve ser alterado para conseguir a mesma frequencia.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa manifold geralmente é menor em volume que a caixa dutada. Eu nunca escutei mas o pessoal do autoforum gosta desta caixa e diz que toca bem. Pesquize nos tópicos, alguns do wendell, alguém deve ter um projetinho legal desta caixa para o tornado.

E quanto aos dutos, o formato não importa desde que a área seja a mesma. Agora se a área for diferente, aí sim o comprimento deve ser alterado para conseguir a mesma frequencia.

Farde

Vou trabalhar com o 2º projeto que você me enviou de 79,3 litros Bruto por camera.

É que achei os dutos umm pouco grande para a caixa, tipo 6 cm de altura sendo que ela vai ter 39,3 cm de comprimento.. Nao esta muito grande? Se for calcular como o exemplo que citei antes, a altura do duto reduz para +- 4 cm...

A area ocupada por esses dutos esta bem maior que a area ocupada por 2 dutos retangulares de 4"...

Minha duvida é devido aos dutos estarem quase do mesmo tamanho que os dutos do projeto da selenium...

Fiz o calculo dessa maneira:

Area do duto 4" = 8107,3 mm²

L = 8107,3 mm²/393 mm => L = 20,62 mm

20,62 * 2 = 41,25 -> Seria a Altura encontrada x 2 por utilizar 2 dutos

Assim a caixa ficaria com um duto de 4,12 cm de altura por 16,2 cm fundo e 39,3 de comprimento

O que vc acha? Esse calculo é realmente valido, se for qual seria o melhor duto, esse de 4 cm ou o de 6 cm?

Editado por marcos.jr4

Compartilhar este post

Link para o post

pode-se reduzir a abertura do duto sim, o calculo que fiz foi diferente. Não peguei como base os dutos que vc ja tinha, peguei como base a frequencia joguei um valor de abertura do duto e encontrei a profundidade, entendeu?

Para outra abertura, 4cm pode ser, a profundidade será diferente, acho que ficaria até melhor porque o duto ocuparia menos espaço da caixa.

Quér que faça com 4cm?

Compartilhar este post

Link para o post

pode-se reduzir a abertura do duto sim, o calculo que fiz foi diferente. Não peguei como base os dutos que vc ja tinha, peguei como base a frequencia joguei um valor de abertura do duto e encontrei a profundidade, entendeu?

Para outra abertura, 4cm pode ser, a profundidade será diferente, acho que ficaria até melhor porque o duto ocuparia menos espaço da caixa.

Quér que faça com 4cm?

Entendi.

Vc saberia me explicar qual a diferença em Frequencia Fb e F3?

Fb seria a frequencia de Sintonia da Caixa e F3 a frequencia de Corte? Para que serve cada 1.

Ok Farde se vc poder desenvolver outra caixa ficaria agradecido. Utilize o 2° projeto de 83 cm de comprimento total(a litragem diminiu bem pouco) assim é mais garantido de entrar no carro :)

Esse 1 litro a menos nao deve dar mt diferença, eu acho!

Quando vc for enviar vc poderia me passar qual será o SPL e Velocidade do Ar referente a esta caixa.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi.

Vc saberia me explicar qual a diferença em Frequencia Fb e F3?

Fb seria a frequencia de Sintonia da Caixa e F3 a frequencia de Corte? Para que serve cada 1.

Ok Farde se vc poder desenvolver outra caixa ficaria agradecido. Utilize o 2° projeto de 83 cm de comprimento total(a litragem diminiu bem pouco) assim é mais garantido de entrar no carro :)

Esse 1 litro a menos nao deve dar mt diferença, eu acho!

Quando vc for enviar vc poderia me passar qual será o SPL e Velocidade do Ar referente a esta caixa.

Abraço

Fb é a frequencia de sintonização da caixa, leva o falante a trabalhar em torno daquela frequencia.

F3 seria a frequencia de corte, ou a frequencia em que o falante ultrapassaria seu xmax com risco de queima, abaixo desta frequencia deve-se efetuar um corte HPF no crossover.

A nova caixa, com 83cm de largura total, é a mesma enviada anteriormente. O que mudou foi somente o duto que agora ficará com 4cm de altura e profundidade total de 10,5cm (8,5 + 2cm do mdf da tampa frontal). A frequencia de sintonia ficou em 57Hz, o pico será em torno de 128dB (4,5dB de ganho) em aproximadamente 68Hz.

Esta caixa dará um som legal pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigo visto os comentarios as dicas e talz.... resolvi me manifestar....

é claro que o tornado nao guenta pau a frequencia dele é totalmente mais voltada ao gravao, digo, pq conheço muito bem este falante pois ja tive um par de tornados 15sw3a 1100 rms ligados num matrix t2000 digital e tocava o absurdo de horas no volume, porem qdo dava uma talada era coisa de 1m a 2minutos pois se não eles nao guentavam.... usei uma caixa de 80litros 2 dutos de 4 pol para cada woofer num total de 160 litros num gol gIII a caixa coube na estica!

Uma dica hj q daria a vc nada melhor q 2 sds 2.4 eros e liga numa t-3500 a t-5000 !

garanto q vc vai gostar !

espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Ola amigo visto os comentarios as dicas e talz.... resolvi me manifestar....

é claro que o tornado nao guenta pau a frequencia dele é totalmente mais voltada ao gravao, digo, pq conheço muito bem este falante pois ja tive um par de tornados 15sw3a 1100 rms ligados num matrix t2000 digital e tocava o absurdo de horas no volume, porem qdo dava uma talada era coisa de 1m a 2minutos pois se não eles nao guentavam.... usei uma caixa de 80litros 2 dutos de 4 pol para cada woofer num total de 160 litros num gol gIII a caixa coube na estica!

Uma dica hj q daria a vc nada melhor q 2 sds 2.4 eros e liga numa t-3500 a t-5000 !

garanto q vc vai gostar !

espero ter ajudado

sds 2.4 eros

Valew companheiro.

A questão é que comprei os tornados e queimei logo de cara, como recebi 2 novos a +- 1 mes, vou curtir eles um pouco primeiro... A mala do Gol G5 é mt pequena e por enquanto tenho que concentrar todo o som na mala, preciso do banco traseiro..

Mais mesmo assim agradeço.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

nobre colegas gostaria de ajuda, sou novo no forum e montei meu som recentemente com tudo novo,meus tornados de 15 estão fedendo a queimados porem nao sei o qual o problema,observando o funcionamento do som percebi que apresenta os clips no modulo e pode acredito que a potencia da taramps que uso 2700 rms esta pode estar danificando os alto falantes.

outro detalhe que venho percebendo nao sei se é normal é um zunido forte nas twiter e nas cornetas, que aumentam em alguns momentos e em outros desaparecem.

equipamentos instalados:

2 TORNADO DE 15; 1 TARAMPS 2700 RMS; 1 GOOD SERIE 800; 2 TWITER SELENIUM ST400 E 4 DRIVER BOMBER; 1 BATERIA 100A; 1 CROSSOVER TARAMPS 4VIAS; VOLTIMETRO;FONTE DE 180A; CONTROLE INFRATON;TOCA CD PIONNER MP3;

Editado por ulysses10

Compartilhar este post

Link para o post

nobre colegas gostaria de ajuda, sou novo no forum e montei meu som recentemente com tudo novo,meus tornados de 15 estão fedendo a queimados porem nao sei o qual o problema,observando o funcionamento do som percebi que apresenta os clips no modulo e pode acredito que a potencia da taramps que uso 2700 rms esta pode estar danificando os alto falantes.

outro detalhe que venho percebendo nao sei se é normal é um zunido forte nas twiter e nas cornetas, que aumentam em alguns momentos e em outros desaparecem.

equipamentos instalados:

2 TORNADO DE 15; 1 TARAMPS 2700 RMS; 1 GOOD SERIE 800; 2 TWITER SELENIUM ST400 E 4 DRIVER BOMBER; 1 BATERIA 100A; 1 CROSSOVER TARAMPS 4VIAS; VOLTIMETRO;FONTE DE 180A; CONTROLE INFRATON;TOCA CD PIONNER MP3;

Ola Amigo

Quanto aos tornados estarem dando esse cheirinho de queimado, as vezes é normal devido o cone ainda estar amaciando, normalmente este cheiro é do verniz da bobina. Quanto ao modulo, tome cuido quando a regulagem, não importa a potência mais sim a maneira como você esta regulando seu crossover e seu aparelho de som.

Os ruidos das cornetas, observe se você não deixou nenhum cabo de alimentação próximos aos cabos RCA.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

e estou com um serio problema. antes tinha um banda ice 1800 em 2 tornado 15' nunca tive problema nenhum sempre achei que faltava grave...

hoja estou com uma taramps 2.5 platium series em nas 2 tornados so que quando regaço o som mesmo sem clipar o sub cheira queimado e o modulo esquenta muitoo.

teno medo de acontecer algo ... fiação 21mm e 150 ah de bateria. agradeço ajuda =D

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho 2 tornado de 15 com taramps 3,5k... até então sempre deixei ganho no maximo e com o ganho do crossover em 1/4... no máximo do som ele acende um pouco o clip mas é muito raro.. tenho 280ah de bateria.. na boa nunca tive esse problema, estranho tu ter isso com pouca potencia.. meu corte eu fico variando de 40 a 250 ... 80 a 1200 e agora está flat a 1200... nunca tive problema algum.. acho que a caixa tem uns 100l pra cada... aparelho pioneer.. bass bost sempre deixo zerado ou com 1/4 na potencia. mas é raro eu usar bass boost.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 4 tornados de 18 " com uma TA 6500 da taramps , nunca queimou , estou a 1 ano com o som e nunca queimou , uso caixa de 120 litros e 2 dutos de 4" . Verifique sua caixa , porque a minha não acendo clip e nem proteção .

Compartilhar este post

Link para o post

Opa pessoal estou acompanhando bastante os foruns e comprei meu som agora essa semana

Estou com 2 Tornados 1100 RMS cada!

2 Drive d305 com jarrão de ferro.

1 Taramps 2k700 Digital 2 Omhs

2 Super twitter ST400 selenium

1 Hurricane pra esterio 650 rms 4 canais

Estou com uma duvida imensa sobre como casar os Sub com a impedancia do meu modulo taramps, como ele tem 2k700 de potencia como eu regulo o ganho dele para mandar apenas o que o TORNADOS suportam..

Compartilhar este post

Link para o post

Será, q 2 tornado+ pw3 ou pw7 +1 d405 +st400 fica maneiro?? ou melhor colocar ao invez de 1 d405, 4 d250x??

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo aqui sobre regulagem e ganho...

fui olhar o meu set...

tenho uma taramps 2000w 4ohms e 2 bicho papao 2012 de 700w 4+4. ligaçao mista pra casar em 4ohms

minha duvida é sobre esse ganho...

se abaixo meu ganho no zero nao dá grave nenhum ( como o amigo comentou que msm em 0 o ampl manda 2000w).

Agora se eu aumento o som até o volume 30 ( por exemplo) e aumento o ganho somente um pouco nem subo quase nada...ja clipa..

e o grave nao sai tao satisfatorio...

Entao tenho que abaixar pra digamos 20 no player e aumentar o ganho pra dar um grave legal....só que ai vem o revés...acabo nao usando tudo que o som pode...

Meu player é um pioneer golfinho deh 8380sd......

O que eu poderia fazer pra resolver?

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo aqui sobre regulagem e ganho...

fui olhar o meu set...

tenho uma taramps 2000w 4ohms e 2 bicho papao 2012 de 700w 4+4. ligaçao mista pra casar em 4ohms

minha duvida é sobre esse ganho...

se abaixo meu ganho no zero nao dá grave nenhum ( como o amigo comentou que msm em 0 o ampl manda 2000w).

Agora se eu aumento o som até o volume 30 ( por exemplo) e aumento o ganho somente um pouco nem subo quase nada...ja clipa..

e o grave nao sai tao satisfatorio...

Entao tenho que abaixar pra digamos 20 no player e aumentar o ganho pra dar um grave legal....só que ai vem o revés...acabo nao usando tudo que o som pode...

Meu player é um pioneer golfinho deh 8380sd......

O que eu poderia fazer pra resolver?

o ganho é apenas para regular a tensão de entrada do modulo com a saida do player... o correto é vc colocar o volume do player em +- 70% e depois ir aumentando o ganho do amplificador gradativamente até dar uma clipadinhas leves... agora se não esta dando um grave satisfatorio ja é outra história, pode ser a sintonia da caixa, regulagem do crossover, e etc...abraços

Compartilhar este post

Link para o post

o ganho é apenas para regular a tensão de entrada do modulo com a saida do player... o correto é vc colocar o volume do player em +- 70% e depois ir aumentando o ganho do amplificador gradativamente até dar uma clipadinhas leves... agora se não esta dando um grave satisfatorio ja é outra história, pode ser a sintonia da caixa, regulagem do crossover, e etc...abraços

Eu sempre enrolo de passar ai na sua casa pra vc dar uma olhada no meu set...

vo ter que passar ai pra vc dar uma olhada..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...