Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kintosh

SQ no meu novo carro - Honda Fit 08 - DDX896 SEN-SA-CIO-NAL!

Recommended Posts

Eu sou contra usar bridge pra empurrar kits. não perderá o efeito palco, visto que esse efeito é feito por um som stereo (2 canais) e vç terá esses 2 canais. Mas acho que um amp em bridge não fica legal. Um amp mais forte ficaria melhor com certeza.

Poderia usar o 4600 pra fazer biamp, ai sim teria muito mais qualidade no stereo e melhoraria até mais esse efeito.! E com TA, melhora mais ainda!

Markto

O problema é que o kit pede no minimo 100W por canal, e cada canal tem apenas 30W no 4600.

ficaria muito fraco, por isso usar em bridge.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que o kit pede no minimo 100W por canal, e cada canal tem apenas 30W no 4600.

ficaria muito fraco, por isso usar em bridge.

Na verdade, cada canal do 4600x tem 60W rms. Será que ainda é fraco?

Eu fico confuso, pois aqui nas specs do HEX S500 http://www.sonicelectronix.com/item_17177_Diamond+Audio+S500A+-NEW+2009+MODEL-+.html diz assim:

RMS: 300 watts per system / 150 watts each side

Em bi amp, cada canal alimenta 1 lado do mid e 1 lado do twiter, certo?

Meu lembro que há tempos atrás li sobre headroom e acho que por ansiedade e receio do kit não render todo seu potencial, desisti de bi-amp e estava usando em bridge.

E aí? Será que meu kit 2 vias ficará fraco em bi-amp? Será que em cada lado do kit, o mid é de 75rms e o twitter é 75rms? Se fosse assim, acho que não ficaria tanto ruim não mandar 60rms pra cada um.

E aí, galera esperta? :unsure:

agradeco aos que tiverem paciência de responder tantos "por ques"!

Fábio Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso acho que você pode ir no bridge, com ou sem T.A. Não ter muito ganho por T.A. num tweeter de duas vias. Só se fosse três... Vai na bridge que você ganha em dinâmica. Basta separar os canais corretamente na ligação que voce nao perde efeito nenhum... Apenas quando você usa uma bridge para mono. Duas bridges = stereo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Pad, não entendi direto o que você disse: "acho que você pode ir no bridge, com ou sem T.A. Não ter muito ganho por T.A. num tweeter de duas vias"

Poderia me explicar melhor?

Abraço,

Fábio Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Para qualquer sistema o TA(Alinhamento de tempo) faz a diferença. Mas num sistema duas vias é mais importante nos midbass que no tweeter. Por isso você nesse caso acho melhor usar a bridge.

Já num 3 vias com midrange no painel é mais importante ter biamplificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Pad... É, dá pra ficar um pouco confuso hehe

Vamos ver como vai desenrolar este tópico. Abraço companheiro,

Fábio Lima

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra fazer isso com o dvd kenwood DDX896? http://www.sonicelectronix.com/item_22930_Kenwood+eXcelon+DDX896+-DDX-896-.html

Abraço!

So lendo o manual do dvd!

O lance é o seguinte..

Normalmente quando um kit tem 150 RMS o mid suporta a maior parte desta amplificaçao, como é raro achar um amp que tenha canais desbalanceados tipo front 50RMS e rear 100RMS vc vai colocar a mesma potencia nos mids que aguentam mais e nos tweeters que aguentam menos.

Com isto vc vai atenuar os canais dos agudos e os medios vc vai aumentar o ganho pra ter um melhor rendimento...

Um dos efeitos negativos disto é que vc nao usa a potencia maxima do seu amp que é estavel com 60w @ 2ohms por canal e 30w @ 4ohms por canal...

A perda é significativa!

O seu kit nao vai tocar bem se fizer bi-amp!

O ideal é fazer as 2 bridges para o kit inteiro receber 120RMS dos 150RMS suportados por ele...

Compartilhar este post

Link para o post

Gustavão - citado os fatos citados por você, realmente parece que no meu caso o bi-amp não ficará legal.

Só fiquei confuso pois olha as specs do 4600x abaixo:

4 x 30W @ 4 ohms (12.6V - 0.08% THD)

4 x 60W @ 4 ohms (12.6V - 0.3% THD)

2 x 120W @ 4 ohms (12.6V - 0.3% THD)

Existe muita diferença de 0.08 pra 0.3 de THD? Aliás, como é que em 4ohms eu escolho se quero 30 ou 60rms?

Ô negócio confuso da bixiga!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

cara, isso ai ta errado...

em 4 ohms ele da 30W só... Ja em 2 ohms ele da os 60W, e no bridge voce multiplica a potencia dos canais em 2ohms que voce vai ver que vai dar os 120W em 4 ohms... O mid voce pode colocar ai como uns 120W no minimo e uns 30W para o TW pra esse kit da Diamond...

eu acho que ainda vai ficar faltando um pouco de potencia, mas esse kit hex precisa de bastante potencia... seria interessante colocar um outro ampli que fizesse brigde tambem, de 4 canais, pra ligar cada lado e ter o Headroom que voce disse... que ai ele toca com folga e sobra de potencia... Modelos? só consigo pensar agora nos JVC... Mas com certeza tem mais coisas ai que voce pode pesquisar, mas ai pode ter certeza que é mais caro..

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida parecida:

Vou usar um 4.6x com um kit alpine SPR-17S.

O player será um Pioneer 5180UB.

Com essas equips é possível fazer bi-amp ou o player não permite?

Se sim, valeria a pena?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu no seu lugar ligaria em passivo mesmo, usando o cross original do kit.

Com esses supostos 30W do RF em 12.6V e 4Ohm, não devem ultrapassar os 50W reais em 14.4V e isso é muito pouco pra esse kit. Quanto a que parte de potêcia vai pro mid e que parte da potência vai pro tweeter, na verdade são próximas (de fato o mid exige um pouco mais).

Quanto ao Bridge, pode fazer sem medo de THD e etc, com certeza os falantes se encarregam de maior parte da distorção, e mesmo que não fosse assim, você não consegue perceber níveis inferiores a 3% de distorção.

Eu uso dois amps de dois canais em Bridge (fezendo "Dual Mono") mandando por volta de 180/200Wrms por lado do kit e absolutamente não tenho a reclamar dos níveis de distorção do meu som.

Editado por Marco_tah

Compartilhar este post

Link para o post

@ScuLt: Tem idéia de modelo de amp pra fazer um bi-amp e +- quanto custa um ampli deste?

@Marco_tah: Sem crise companheiro! Estou tentando achar relatos de que bi-amp realmnte vale a pena... Se valesse, até estudaria trocar meu amp...

Surgiu uma oportunidade de pegar o crossover Hex SX3 e fazer um sistema deste abaixo. É uma boa pegar este cross pro 3 vias, certo? Deixo ele de canto em casa, daí depois de trocar o amp monto um 3 vias:

3viashex.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, modelos tem, mas como custo desse fosgate, impossivel!

Se colocar mais uma grana e tal, da pra achar um ampli legal, cogitaria um JVC AX 5500...

Ou talvez um Hertz EP4, que da na bridge 190W @ 4ohms...

mas logicamente, o preço chega a dobrar ou até triplicar o preço do fosgate...

eu iria no fosgate pra segurar o kit, ou então, pergari o Hertz mesmo, que pra mim, entraria legal ai no seu projeto... Outro opção, que eu acho MUITO VALIDA é o Soundstream do Satyricon que daria 200W em bridge, e ta num preço MUITO legal... eu memso se ja nao tivesse meu Wharf teria comprado o dele.

Compartilhar este post

Link para o post
@Marco_tah: Sem crise companheiro! Estou tentando achar relatos de que bi-amp realmnte vale a pena... Se valesse, até estudaria trocar meu amp...

Surgiu uma oportunidade de pegar o crossover Hex SX3 e fazer um sistema deste abaixo. É uma boa pegar este cross pro 3 vias, certo? Deixo ele de canto em casa, daí depois de trocar o amp monto um 3 vias:

3viashex.jpg

Pior que eu to ranquilo cara... :vts

Te falar, você tem TA no player ou em algum outro processador?

Eu posso até te passar um link que rolando uma discussão legal sobre ativo vs. passivo, mas isso, tá mais na teoria do que na prática...cada um prefere de um jeito.

Dos que prezam o passivo, A maioria são Old Schoolers. Isso gera mega discussões por onde passa.

Quanto ao cross eu pegaria sim, pra um futuro 3 vias passivo.

Ampli pra fazer o 2 way? Quanto pode gastar?

Compartilhar este post

Link para o post

Meu player tem TA sim...

Então... O melhor não é já pegar um ampli pensando em um 3 vias?

Ou eu comprou outro ampli pro 2 vias e deixo o 4600x pro mid-range? (aliás, no 3 vias é adicionado um mid-range ou full-range??)

Sobre o cross pro 3 vias, vou comprá-lo!

Abração e obrigado pela paciência Marco!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu player tem TA sim...

Então... O melhor não é já pegar um ampli pensando em um 3 vias?

Ou eu comprou outro ampli pro 2 vias e deixo o 4600x pro mid-range? (aliás, no 3 vias é adicionado um mid-range ou full-range??)

Sobre o cross pro 3 vias, vou comprá-lo!

Abração e obrigado pela paciência Marco!

Então cara, pro 3 via o seguinte, se for usar ativo teoricamente vc pode fazear ativo se tiver 6 canais pro 3 vias (2 canais pra cada par de falantes). Se for pro passivo, você só precisa de 2 canais usando esse cross.

Como seu player tem T.A, eu particularmente acho que iria no ativo em 3 vias...

Ele faz 3 way?

Agora to indo almoçar, mais pro final da tarde te explico as 2 maneiras detalhadamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, pro 3 via o seguinte, se for usar ativo teoricamente vc pode fazear ativo se tiver 6 canais pro 3 vias (2 canais pra cada par de falantes). Se for pro passivo, você só precisa de 2 canais usando esse cross.

Como seu player tem T.A, eu particularmente acho que iria no ativo em 3 vias...

Ele faz 3 way?

Agora to indo almoçar, mais pro final da tarde te explico as 2 maneiras detalhadamente.

e liga o sub onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Duplicou!

Editado por Marco_tah

Compartilhar este post

Link para o post

e liga o sub onde?

Cara, 6 canais pro 3 way...

No caso, pro sub ele poderia ter mais quanto canais e quantos sub quisesse...

1 mono pra desde 1 sub a 10 subs...desde que a potência e a impedância casassem...e por aí vai.

O que eu quis dizer com isso é que o canal do sub é independente.

Kintosh, o seguinte, pra fazer o 3 way, o normal de se usar é 2 Midbass, 2 Midrange e 2 Tweeters.

No 3 way, você pode usar de várias maneiras:

1 - Você pode usar tudo em passivo, com o cross que você mostrou.

2 - Você pode usar tudo passivo com seu cross 2 vias passivo e adicionar outro cross passivo só pro falante que você tá adicionando.

3 - Você pode usar misto com o cross que veio no seu kit (como o explicado no nº 3) e mais um Bandpass ativo pro falante que vai responder as mais baixas frequências no Kit, no caso o Midbass.

4 - Você pode usar tudo ativo, Bandpass de 60Hz a 400Hz pro Mid-Bass (Hp de 60Hz + LP de 400Hz), Bandpass de 400Hz a 5000Hz pro Midrange e pro tweeter um High-Pass de 5000Hz. Pra isso você precisa dos 6 canais que eu te falei (Só pro kit ScuLt).

Usando misto, seria legal você achar um midrange com a mesma impedância do midbass, se não a faixa de corte no cross passivo MUDA! Esse é o problema do misto. O TA aqui fica tranquilo se você usar o MidRange com distância menor do que 20 a 30cm dos tweeters.

Acho que isso tudo vai te deixar meio confuso por que eu não expliquei direito, mas enfim, saca inglês né?!

Essa discussão tá rolando todo dia aqui:

http://phoenixphorum.com/passive-vs-active-in-scott-b-s-words-vt14747.html

Edit: Erro técnico!

Editado por Marco_tah

Compartilhar este post

Link para o post

Aaaaaah saquei agora marco...

no caso precisaria de 4 pares de RCA, é isso? 3 pro 3way e mai 1 pro sub, correto? existem players assim?

eu sempre prensei no 3way como o midbass num par de canais, midrange + tweeter no outro par e o par "sobrante" para o sub...

edit, no meu player é assim, veja: outputs: 6-channel preamp outputs (4-volt front, rear, subwoofer) (Kenwood x494)

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Aaaaaah saquei agora marco...

no caso precisaria de 4 pares de RCA, é isso? 3 pro 3way e mai 1 pro sub, correto? existem players assim?

eu sempre prensei no 3way como o midbass num par de canais, midrange + tweeter no outro par e o par "sobrante" para o sub...

edit, no meu player é assim, veja: outputs: 6-channel preamp outputs (4-volt front, rear, subwoofer) (Kenwood x494)

Player eu não sei, mas processador tem sim.

O que eu tenho (desinstalado ainda) faz isso. Front 1 com 1 par de saídas, front 2 com mais um par de saídar, Rear com mais um par de saídas e 1 saída pro sub.

No caso dele, ele pode usar 1 Y pra suprir a falta de rca, ou no caso de alguns módulos como os fosgate antigos ussando apenas 1 par de RCA pra fazer o estéreo e no próprio cross do amplificar ele faz os cortes ativos.

Entendeu?

Edit: Foto------->

cce2ebe3.jpg

Editado por Marco_tah

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh entendi...

bom, tudo então vai depender do ampli que ele escolher né... por que o player pelo o que vi é 5.1, logo da pra aproveitar bem os canais dele, eu acredito...

Compartilhar este post

Link para o post

Marco: Deu pra dar uma clareada sim! Já li 2x, mas vou ler de novo hehe...

Meu dvd tem 4 pares de rca sim: 4 Sets of 5V preamp outputs (front, rear, subwoofer, and center channel)

Ele também tem sistema 5.1 (Complete 5.1 audio outputs for Dolby Digital and dts audio decoding)...

Mas pelo que vi, ele não faz 3 way não :(

Logo, qual seria a solução pra montar meu 3 way? Eu só não considero desfazer deste Dvd (kenwood ddx896), afinal custou R$ 1650 e aliás, nem instalei ele ainda hehe.

Tenho agora na mão R$ 700 pra investir em um amp. E meu pai está indo esta semana pro PY... Daqui 1 mês daí compro 1 mid-range.

Abaixo, algumas infos do cross do 4600x:

manual4600x.jpg

Afinal, você recomenda que eu compre o cross over diamond Sx3 pro 3 way (abaixo)? É que fiquei confuso se eu precisaria mesmo comprar ele ou não. Ou se além deste que vou comprar, vou precisar de + 1 deste?

Cara, obrigado pelas aulas...

Abraço

Fabio Lima

3viashex.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...