Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

TheDarkne-ss-

DUVIDA EM MEDIÇÃO DE VOLTAGEM

Recommended Posts

Postado em

Galera, pesquisei e li alguns topicos sobre o assunto mas nao consegui encontrar exatamente o que procurava... alguem que entenda destes calculos, se puder me ajudar ficarei muito grato, pois estou entrando nessa de som automotivo agora e to meio perdidao.. bom :

Possuo um corzus HT 600 ( 600w mono ) e 2 subs bravox PXW de 300w cada. Minha duvida é quanto a regulagem do ganho do modulo, pois nunca consigo acertar o ganho pra tirar o desempenho que estes produtos tem de apresentar...

Li que tenho que regular o volume do aparelho em 70% do total, e deixar em modo FLAT, até aí ok, colocar o multimetro na saida do modulo e aumentar até manter a voltagem correta. MAS QUAL É A VOLTAGEM CORRETA ?

agradeço desde ja !

abs !

Postado em

Galera, pesquisei e li alguns topicos sobre o assunto mas nao consegui encontrar exatamente o que procurava... alguem que entenda destes calculos, se puder me ajudar ficarei muito grato, pois estou entrando nessa de som automotivo agora e to meio perdidao.. bom :

Possuo um corzus HT 600 ( 600w mono ) e 2 subs bravox PXW de 300w cada. Minha duvida é quanto a regulagem do ganho do modulo, pois nunca consigo acertar o ganho pra tirar o desempenho que estes produtos tem de apresentar...

Li que tenho que regular o volume do aparelho em 70% do total, e deixar em modo FLAT, até aí ok, colocar o multimetro na saida do modulo e aumentar até manter a voltagem correta. MAS QUAL É A VOLTAGEM CORRETA ?

agradeço desde ja !

abs !

Calma lá... vamos por partes.

Acertar a sensibilidade apenas com o multímetro é muito impreciso. É um quebra-galho mesmo.

Para isso vc. deve colocar o multímetro na escala de tensão alternada e com o player todo em flat e em 70% do volume máximo e com um cd de teste com tom puro medir a saída do amplificador. Na medida em que vc. vai atuando no controle de ganho (sensibilidade) a tensão na saída vai aumentando. No entanto chega a um ponto em que você gira o controle e a tensão não aumenta mais... Nesse ponto, o sistema está saturado e vc. deve voltar o controle para um pouquinho abaixo do momento em que a tensão parou de aumentar. Não tem tensão certa, a tensão "certa" é aquela um pouquinho abaixo do ponto em que ela para de aumentar. Como vc. pode ver, não é muito preciso....

Para acertar o ganho de verdade você vai precisar dos seguintes equipamentos:

1 - osciloscópio

OU

1 - Notebook (ou pc)com software simulador de osciloscópio

2 - cabo atenuador

3 - multímetro

O procedimento está bem explicado na seção de artigos...

Postado em

Calma lá... vamos por partes.

Acertar a sensibilidade apenas com o multímetro é muito impreciso. É um quebra-galho mesmo.

Para isso vc. deve colocar o multímetro na escala de tensão alternada e com o player todo em flat e em 70% do volume máximo e com um cd de teste com tom puro medir a saída do amplificador. Na medida em que vc. vai atuando no controle de ganho (sensibilidade) a tensão na saída vai aumentando. No entanto chega a um ponto em que você gira o controle e a tensão não aumenta mais... Nesse ponto, o sistema está saturado e vc. deve voltar o controle para um pouquinho abaixo do momento em que a tensão parou de aumentar. Não tem tensão certa, a tensão "certa" é aquela um pouquinho abaixo do ponto em que ela para de aumentar. Como vc. pode ver, não é muito preciso....

Para acertar o ganho de verdade você vai precisar dos seguintes equipamentos:

1 - osciloscópio

OU

1 - Notebook (ou pc)com software simulador de osciloscópio

2 - cabo atenuador

3 - multímetro

O procedimento está bem explicado na seção de artigos...

Maravilha brother, obrigado pela ajuda mesmo... só mais uma duvida, este som puro deve ter qual frequencia ? 60hz ? no meu aparelho consigo regular pra no minimo 80hz o sub... deixo em OFF essa regulagem tambem na hora do teste ?

Postado em

Maravilha brother, obrigado pela ajuda mesmo... só mais uma duvida, este som puro deve ter qual frequencia ? 60hz ? no meu aparelho consigo regular pra no minimo 80hz o sub... deixo em OFF essa regulagem tambem na hora do teste ?

depende da faixa que o amplificador tá tocando. p.ex. digamos que seja o amplificador do sub - tocando de 20Hz a 80Hz - o melhor é usar uma frequência que esteja no meio da faixa. Neste caso uns 40Hz. Pra ficar mais fácil, vc. pode deixar os cortes OFF. Assim o amplificador, neste caso, fica com uma faixa maior. p.ex. 20Hz-300Hz, ou até full-range (20Hz a 20kHz)] e vc. pode trabalhar com mais folga. A idéia é usar uma freqüência que não esteja sendo atenuada nem pelos cortes nem pela equalização. Normalmente se usa sem os cortes e com frequências de 60Hz pra grave e 1kHz pra agudo... mas não é uma necessidade estrita...o importante é a frequência não estar atenuada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...