Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
°ŦФЯЭŦФ°

SOM BÁSICO

Recommended Posts

OLA AMIGOS...

ESTOU FAZENDO UM SOM BEM BASICO PARA O DIA DIA

JA QUE TRABALHO MUITO COM MEU FIESTINHA

BOM EU JA COMPREI TUDO SÓ TO EM DUVIDA

SE VAI FICAR UM SOM AGRADÁVEL

E SE OS MODULOS VÃO CASAR CERTINHO A IMPEDANCIA

EU TENHO:

1 SUBWOOFER SPYDER USINA 12 350WRMS 4OHMS

1 PAR FALANTES COAXIAL 4 40WRMS 4OHMS

1 PAR DE COAXIAL 4X6 40WRMS 4OHMS

1 HURRICANE 4.120 - PARA O USINA

1 TARAMPS T170.2 - PARA OS FALANTES

O TARAMPS T170 EMPURRA OS 4 FALANTES?

VAI FICAR UM SOM BOM E AGRADAVEL?

DESDE JA AGRADEÇO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLA AMIGOS...

ESTOU FAZENDO UM SOM BEM BASICO PARA O DIA DIA

JA QUE TRABALHO MUITO COM MEU FIESTINHA

BOM EU JA COMPREI TUDO SÓ TO EM DUVIDA

SE VAI FICAR UM SOM AGRADÁVEL

E SE OS MODULOS VÃO CASAR CERTINHO A IMPEDANCIA

EU TENHO:

1 SUBWOOFER SPYDER USINA 12 350WRMS 4OHMS

1 PAR FALANTES COAXIAL 4 40WRMS 4OHMS

1 PAR DE COAXIAL 4X6 40WRMS 4OHMS

1 HURRICANE 4.120 - PARA O USINA

1 TARAMPS T170.2 - PARA OS FALANTES

O TARAMPS T170 EMPURRA OS 4 FALANTES?

VAI FICAR UM SOM BOM E AGRADAVEL?

DESDE JA AGRADEÇO

Fala cara...

Deixa eu ver se entendi direito...

Me diga uma coisa, esse Usina seu é o de Bobina simples 4ohms ou bobina dupla 4 ohms?!?

Pq o módulo Hurricane manda 2 canais de 240rms a 4 ohms (bridge), nesse caso se o seu sub for de bobina simples vc poderá ligar apenas uma saida do amp nele (Não se pode ligar saídas juntas), nesse caso vai faltar potência para o sub (Gap 240~350), empurrar vai empurrar, mas devido à falta de potência o amp vai enviar distorção ao sub pois vai dar muito pico, sem contar que você ficaria com uma saida do amp ociosa... Mas se seu sub for de bobina dupla 4 ohms e vc pretende ligar uma saída do amp em cada bobina, vc terá outro tipo de problema, inicialmente o da potência, pois se são 350rms total no sub, isso significaria 175rms para cada bobina, vc colocando 240rms do módulo em cada bobina também seria potência demais, isso poderia queimar suas bobinas, fora isso, não é nada aconselhável ligar as bobinas de um sub em saídas diferentes do amp, pois sempre há uma diferença de sinal, mesmo que mínima entre um canal e outro do amp, isso fará com que as bobinas não funcionem em sincronismo perfeito, o que pod queimá-las...

Quanto à parte stéreo de seu set:

O cálculo de potência não está errado, mas uma vez que vc pretende usar 2 coaxiais em cada canal, vc terá problemas com a impedância, pois esse módulo manda 2 canais de 85rms a 4 ohms (acredido que ele não possa trabalhar com impedância menor)... E no caso de associação de falantes em um mesmo canal, como você pretende fazer, no caso da ligação em paraleleo a impedância cai pela metade, e no caso de ligação em série a impedância dobra, ou seja, caso vc ligue seus falantes em paralelo vc terá 4/2 = 2 ohms (o que pode danificar o amp), e no caso de vc ligar em série vc terá 4*2 = 8 ohms o que derrubará razoávelmente a potência que o amp conseguirá enviar, não chegando aos 85 rms iniciais (4 ohms), e faltando potência enviada aos falantes mais uma vez vc tem distorção....

Na minha opinião, caso vc não queira trocar nenhum componente, ficará um pouco difícil conseguir montar um set com qualidade sonora e que seja durável (lembre do risco de queima das bobinas e amp que falei acima)...

Outro detalhe, esse set seria um set de característica "Geral", pois para um set SQ nenhum desses componentes é adequado, para sq vs teria q trabalhas com 2 vias e não coaxial, não poderia fazer associação de falantes, para não perder o efeito palco, o sub teria q ser fosgate, NAR, JL, etc... Os amps também não seriam adequados, e por ai vai...

Abraços cara...

Editado por Harada

Compartilhar este post

Link para o post

Fala cara...

Deixa eu ver se entendi direito...

Me diga uma coisa, esse Usina seu é o de Bobina simples 4ohms ou bobina dupla 4 ohms?!?

Pq o módulo Hurricane manda 2 canais de 240rms a 4 ohms (bridge), nesse caso se o seu sub for de bobina simples vc poderá ligar apenas uma saida do amp nele (Não se pode ligar saídas juntas), nesse caso vai faltar potência para o sub (Gap 240~350), empurrar vai empurrar, mas devido à falta de potência o amp vai enviar distorção ao sub pois vai dar muito pico, sem contar que você ficaria com uma saida do amp ociosa... Mas se seu sub for de bobina dupla 4 ohms e vc pretende ligar uma saída do amp em cada bobina, vc terá outro tipo de problema, inicialmente o da potência, pois se são 350rms total no sub, isso significaria 175rms para cada bobina, vc colocando 240rms do módulo em cada bobina também seria potência demais, isso poderia queimar suas bobinas, fora isso, não é nada aconselhável ligar as bobinas de um sub em saídas diferentes do amp, pois sempre há uma diferença de sinal, mesmo que mínima entre um canal e outro do amp, isso fará com que as bobinas não funcionem em sincronismo perfeito, o que pod queimá-las...

Quanto à parte stéreo de seu set:

O cálculo de potência não está errado, mas uma vez que vc pretende usar 2 coaxiais em cada canal, vc terá problemas com a impedância, pois esse módulo manda 2 canais de 85rms a 4 ohms (acredido que ele não possa trabalhar com impedância menor)... E no caso de associação de falantes em um mesmo canal, como você pretende fazer, no caso da ligação em paraleleo a impedância cai pela metade, e no caso de ligação em série a impedância dobra, ou seja, caso vc ligue seus falantes em paralelo vc terá 4/2 = 2 ohms (o que pode danificar o amp), e no caso de vc ligar em série vc terá 4*2 = 8 ohms o que derrubará razoávelmente a potência que o amp conseguirá enviar, não chegando aos 85 rms iniciais (4 ohms), e faltando potência enviada aos falantes mais uma vez vc tem distorção....

Na minha opinião, caso vc não queira trocar nenhum componente, ficará um pouco difícil conseguir montar um set com qualidade sonora e que seja durável (lembre do risco de queima das bobinas e amp que falei acima)...

Outro detalhe, esse set seria um set de característica "Geral", pois para um set SQ nenhum desses componentes é adequado, para sq vs teria q trabalhas com 2 vias e não coaxial, não poderia fazer associação de falantes, para não perder o efeito palco, o sub teria q ser fosgate, NAR, JL, etc... Os amps também não seriam adequados, e por ai vai...

Abraços cara...

BOM MEU AMIGO É O SEGUINTE...APENA O MODULO TARAMPS T170 EU AINDA NÃO COMPREI

MAIS SOBRE O HURRICANE PARA EMPURRAR O USINA FICARIA SIM AMIGO PERFEITO

JA QUE A IMPEDANCIA CASARIA...AI SÓ REGULAR O GANHO QUE NÃO TERÁ PROBLEMA

OU ESTOU ERRADO?

AGORA SOBRE O MODULO PARA O ESTERIO...EU TO QUERENDO UM MODULO MOSFET

PARA NÃO OCASIONAR DISTORÇÃO

Compartilhar este post

Link para o post

BOM MEU AMIGO É O SEGUINTE...APENA O MODULO TARAMPS T170 EU AINDA NÃO COMPREI

MAIS SOBRE O HURRICANE PARA EMPURRAR O USINA FICARIA SIM AMIGO PERFEITO

JA QUE A IMPEDANCIA CASARIA...AI SÓ REGULAR O GANHO QUE NÃO TERÁ PROBLEMA

OU ESTOU ERRADO?

AGORA SOBRE O MODULO PARA O ESTERIO...EU TO QUERENDO UM MODULO MOSFET

PARA NÃO OCASIONAR DISTORÇÃO

Cara, eu sei que pareço apenas criticar, mas tô querendo apenas te ajudar a ter uma respostá satisfatória no seu set, pois assim como a maioria do pessoal aqui, sou apaixonado por som, inclusive estou passando a fazer disso um meio de vida, no entanto tenho que concordar que de vez em quando a parte técnica é um tanto irritante, rsrs...

Vai mais um pitaco..

Quanto ao mono, a regulagem de ganho não te ajudará, pois essa não é a função da mesma, a regulagem de ganho serve para ajustar a linha de entrada do amp (em volts) à saida RCA da HU, é como se fosse uma pré amplificação do sinal, ou seja, se vc tem uma HU cujo RCA trabalha em 4 volts e um amp que trabalha com entrada de 2 a 6 volts, vc deve trabalhar com o ganho no "meio", pois o envio por parte da HU está bem no centro da faixa de trabalho do amp, já se vc tem uma HU que manda 6 volts no RCA, vc tem de trabalhar com o ganho no mínimo, pois a voltagem enviada pela HU já é a máxima que o amp trabalha na entrada, nesse caso aumentar o ganho irá gerar apenas distorção, não aumentará a potência de saida, como muitos pensam, apenas irá fazer com que o módulo trabalhe em um "volume" mais alto que a HU, mas como eu disse há pouco, isso irá gerar distorção... Lembre-se que não basta a Impedância casar, alem disso a potência tem que casar também, o ideal é que o amp envie um pouco mais que o falante trabalha, isso evita distorções, porém também não pode ser muito, para não causar a queima das bobinas...

Em relação ao Stéreo, se vc ainda não comprou o Taramps, recomendo que vc pense em outras opções, pois o Taramps não tem mta qualidade de saída, no seu lugar eu procuraria um módulo 4 canais, assim vc não perde o efeito palco, por não tem de fazer associação de falantes, um módulo que solta 50rms a 4 ohms x 4 canais lhe atenderia perfeitamente...

Quanto ao Módulo ser Mosfet, digital, Booster, ou híbrido, isso não tem nada a ver com distorção ou não distorção, qualquer um deles, se mal dimensionado para o set, irá enviar distorção, pois essa característica faz referência ao funcionamento do sistema de amplificação interna, filtros, proteções, anti-clipping, etc... Não existe um tipo que seja "a prova de distorção" ou nada do tipo...

Abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu sei que pareço apenas criticar, mas tô querendo apenas te ajudar a ter uma respostá satisfatória no seu set, pois assim como a maioria do pessoal aqui, sou apaixonado por som, inclusive estou passando a fazer disso um meio de vida, no entanto tenho que concordar que de vez em quando a parte técnica é um tanto irritante, rsrs...

Vai mais um pitaco..

Quanto ao mono, a regulagem de ganho não te ajudará, pois essa não é a função da mesma, a regulagem de ganho serve para ajustar a linha de entrada do amp (em volts) à saida RCA da HU, é como se fosse uma pré amplificação do sinal, ou seja, se vc tem uma HU cujo RCA trabalha em 4 volts e um amp que trabalha com entrada de 2 a 6 volts, vc deve trabalhar com o ganho no "meio", pois o envio por parte da HU está bem no centro da faixa de trabalho do amp, já se vc tem uma HU que manda 6 volts no RCA, vc tem de trabalhar com o ganho no mínimo, pois a voltagem enviada pela HU já é a máxima que o amp trabalha na entrada, nesse caso aumentar o ganho irá gerar apenas distorção, não aumentará a potência de saida, como muitos pensam, apenas irá fazer com que o módulo trabalhe em um "volume" mais alto que a HU, mas como eu disse há pouco, isso irá gerar distorção... Lembre-se que não basta a Impedância casar, alem disso a potência tem que casar também, o ideal é que o amp envie um pouco mais que o falante trabalha, isso evita distorções, porém também não pode ser muito, para não causar a queima das bobinas...

Em relação ao Stéreo, se vc ainda não comprou o Taramps, recomendo que vc pense em outras opções, pois o Taramps não tem mta qualidade de saída, no seu lugar eu procuraria um módulo 4 canais, assim vc não perde o efeito palco, por não tem de fazer associação de falantes, um módulo que solta 50rms a 4 ohms x 4 canais lhe atenderia perfeitamente...

Quanto ao Módulo ser Mosfet, digital, Booster, ou híbrido, isso não tem nada a ver com distorção ou não distorção, qualquer um deles, se mal dimensionado para o set, irá enviar distorção, pois essa característica faz referência ao funcionamento do sistema de amplificação interna, filtros, proteções, anti-clipping, etc... Não existe um tipo que seja "a prova de distorção" ou nada do tipo...

Abraços!!!

ENTÃO AMIGO O HURRICANE NÃO FICARIA BOM NO USINA?

SERIA MUITA POTENCIA PARA ELE?

E QUAL MODULO VC ME INDICARIA PARA TOCAR TUDO O QUE TENHO AI

AH DESCULPA AMIGO OS COAXIAL SÃO DE 20WRMS

COMO TE DISSE É APENAS PARA UM SONZINHO PRO DIA DIA

Compartilhar este post

Link para o post

ENTÃO AMIGO O HURRICANE NÃO FICARIA BOM NO USINA?

SERIA MUITA POTENCIA PARA ELE?

E QUAL MODULO VC ME INDICARIA PARA TOCAR TUDO O QUE TENHO AI

AH DESCULPA AMIGO OS COAXIAL SÃO DE 20WRMS

COMO TE DISSE É APENAS PARA UM SONZINHO PRO DIA DIA

Então meu velho,

O hurricane e o usina não "Casam" não, na minha opinião, um dos dois teria de ser trocado...

Devido á baixa potência dos coaxiais e média do sub fica difícil conciliar um amp só para tudo...

No seu lugar eu trocaria ou o sub ou o hurricane, mais ou menos assim:

- Mantém o Hurricane porém com 2 subs de aprox. 200rms a 4ohms (CADA), um canal em bridge para cada sub (acho que ficaria exagerado em relação à parte stéreo)

- Mantém o usina porém com um amp 1 canal com aprox. 400rms a 4 ohms (na minha opinião essa seria a melhor opção na atual conjuntura)...

Stéreo:

Dependendo do Player que vc for usar, se for um Pioneer por exemplo, vc pode ligar esses coaxiais diretamente no player, pois esses tem saídeas pré amplificadas que mandam 22rms a 4 aohms por canal, com qualidade razoável (para um player)

Agora, se vc quiser dár um Up, vc pode usar um amp 2 canais ligando falantes em associação mesmo, nesse caso vc poderia usar um módulo como o Stetson TH2060, que soltaria 60rms a 2 ohms, ou seja, vc poderia associar 2 falantes por canal em paralelo sem nenhum problema...

Assim vc ficaria com um set agradável (e pode ver que fica bem mais fácil do que eu mesmo descrevi no começo), é que eu achei que vc queria algo MAISSS entende.. rssrs

Mas do jeito que falei agora acho que vc pode montar um set sem gastar muito e ficar satisfeito com o resultado!!!

Abraxx!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AH FALANDO COM UMA AMIGO MEU...ELE ME DISSE QUE O HURRICANE TOCA TUDO QUE TENHO

SERA VERDADE?

Então toreto,

"Tocar", até toca, porém vc terá problemas com distorção e durabilidade dos componentes, conforme eu escrevi no começo de seu tópico...

Abraxx...

Compartilhar este post

Link para o post

BOM AMIGO COMO EU GANEHI ESSE SUBWOOFER USINA

EU TENHO 1 BRAVOX PREMIUN 200WRMS 4OHMS AQUI...SERÁ QUE AI DÁ PRA TOCAR TUDO??

TEM POSSO TROCAR ESSE POR 1 DE BOBINA 4+4

AGORA QUAL FICARIA BOM

4 OU 4+4 ?

Editado por °ŦФЯЭŦФ°

Compartilhar este post

Link para o post

BOM AMIGO COMO EU GANEHI ESSE SUBWOOFER USINA

EU TENHO 1 BRAVOX PREMIUN 200WRMS 4OHMS AQUI...SERÁ QUE AI DÁ PRA TOCAR TUDO??

Então cara, agora se pá dá jogo...

A hurricane tem 4 canais de 75 rms a 4ohms ou 2 de 240rms a 4 ohms (Bridge)...

Nesse caso vc poderia ligar 2 canais em bridge e no canal resultante disso ligar o premuim que iria tocar legal...

Nos 2 canais restantes vc pode associar 2 coaxiais em cada canal, nesse caso associe em série, pois esse amp não trabalha em 2 ohms, o que acontecerá é que vc ligando em série a impedância dos falantes vai para 8 ohms, e o amp irá funcionar sem problemas, ele só não conseguirá enviar os 75 rms por canal, ele mandará menos, calculo que algo em torno de 45~50 rms, o que já é suficiente no caso, já que vc terá 40rms nos dois falantes juntos, ou seja vc não terá distorção por falta de potência enviada, nem queima de bobinas por potência demais enviada...

Acho que se montar assim fica bacana sim...

Abraxx

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA ALGUEM PODE ME AJUDAR

BOM EU JA TENHO

4 COAXIAL BRAVOX DE 40WRMS CADA

1 HURRICANE 4.120

AGORA TO EM DUVIDA NA BOBINA DO MEU PREMIUM 200WRMS

NÃO SEI SE FICA MELHOR 4 , 4+4 , OU 2+2

ALGUEM PODE ME AJUDAR AI??

AH E FUTURAMENTE SE ELE COLOCAR MAIS 1 PREMIUM QUAL FICARIA MELHOR

SE EU FIZER UMA LIGAÇÃO EM BRIGDE 2X240W 4OHMS NO HURRICANE???

BOM ESPRO QUE VCS POSSAM TIRAR ESSAS 2 DUVIDAS

DESDE JA AGRADEÇO

ABRAÇO A TODOS

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA ALGUEM PODE ME AJUDAR

BOM EU JA TENHO

4 COAXIAL BRAVOX DE 40WRMS CADA

1 HURRICANE 4.120

AGORA TO EM DUVIDA NA BOBINA DO MEU PREMIUM 200WRMS

NÃO SEI SE FICA MELHOR 4 , 4+4 , OU 2+2

ALGUEM PODE ME AJUDAR AI??

AH E FUTURAMENTE SE ELE COLOCAR MAIS 1 PREMIUM QUAL FICARIA MELHOR

SE EU FIZER UMA LIGAÇÃO EM BRIGDE 2X240W 4OHMS NO HURRICANE???

BOM ESPRO QUE VCS POSSAM TIRAR ESSAS 2 DUVIDAS

DESDE JA AGRADEÇO

ABRAÇO A TODOS

Faaala Toreto..

Olha eu de novo...

Deixe-me ver o seu sub é bobina dupla de 2ohms, correto?!?

Nesse caso vc deve ligar as bobinas em série (positivo de um lado com o negatido de outro), pq a ligação em série soma a impedância das doas bobinas, fecharia em 4 ohms o que casa com seu amp...

Se vc no futuro quiser ligar mais um Premium, vc deve fazer bridge nos outros 2 canais do amp, fechando em 2 canais de 240rms a 4 ohms, com um Premium ligado (bobinas em série) a cada um desses canais...

Espero ter ajudado...

Abraxx...

Compartilhar este post

Link para o post

Faaala Toreto..

Olha eu de novo...

Deixe-me ver o seu sub é bobina dupla de 2ohms, correto?!?

Nesse caso vc deve ligar as bobinas em série (positivo de um lado com o negatido de outro), pq a ligação em série soma a impedância das doas bobinas, fecharia em 4 ohms o que casa com seu amp...

Se vc no futuro quiser ligar mais um Premium, vc deve fazer bridge nos outros 2 canais do amp, fechando em 2 canais de 240rms a 4 ohms, com um Premium ligado (bobinas em série) a cada um desses canais...

Espero ter ajudado...

Abraxx...

OLA MEU AMIGO

BOM MEU BRAVOX É DE 4OHMS NÃO DE 2+2

É 200WRMS 4OHMS BOBINA SIMPLES

Compartilhar este post

Link para o post

OLA MEU AMIGO

BOM MEU BRAVOX É DE 4OHMS NÃO DE 2+2

É 200WRMS 4OHMS BOBINA SIMPLES

Ah, então é mais fácil ainda...

Liga ele direto em um canal "bridgeado" que fica perfeito...

Nos outros 2 canais sem bridge vc liga os coaxiais (2 falantes em série por canal)...

E mais para frente se vc quiser clocar mais um sub igual, vc tem que tirar os coaxiais desse amp (arrumar outro amp para eles), ligar esses canais em bridge tmb e ligar o sub novo direto nele...

Contudo na minha opinião, vc deve montar o set inicial (1 Premuim + 4 coaxiais), e manter assim, pois se fosse para colocar mais um sub, eu aconselharia vc a da um Up no Stéreo tmb, pois 2 Premium de mono iriam abafar completamente os coaxs, vc só teria grave...

Mas no modo inicial, como descrito acima, deve ficar bem agradável...

Abraxx

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, então é mais fácil ainda...

Liga ele direto em um canal "bridgeado" que fica perfeito...

Nos outros 2 canais sem bridge vc liga os coaxiais (2 falantes em série por canal)...

E mais para frente se vc quiser clocar mais um sub igual, vc tem que tirar os coaxiais desse amp (arrumar outro amp para eles), ligar esses canais em bridge tmb e ligar o sub novo direto nele...

Contudo na minha opinião, vc deve montar o set inicial (1 Premuim + 4 coaxiais), e manter assim, pois se fosse para colocar mais um sub, eu aconselharia vc a da um Up no Stéreo tmb, pois 2 Premium de mono iriam abafar completamente os coaxs, vc só teria grave...

Mas no modo inicial, como descrito acima, deve ficar bem agradável...

Abraxx

ENTÃO AMIGO´ESSE FIESTINHA EU TRABALHO COM ELE, ENTÃO É UM SOM MAIS PRO DIA DIA MESMO ,

PQ SÓ COM COAXIAL NUM FICA LEGAL...ETÃO OPTEI EM COLOCAR UM SUB

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA AMIGO...

VALEW MESMO

Compartilhar este post

Link para o post

ENTÃO AMIGO´ESSE FIESTINHA EU TRABALHO COM ELE, ENTÃO É UM SOM MAIS PRO DIA DIA MESMO ,

PQ SÓ COM COAXIAL NUM FICA LEGAL...ETÃO OPTEI EM COLOCAR UM SUB

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA AMIGO...

VALEW MESMO

Demorou cara, estamos ai para isso mesmo!!!

Depois que vc montar me diz como ficou, se gostou do resultado!

Abraxx...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...