Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edmellocosta

Litragem menor pode queimar um falante?

Recommended Posts

Cara, sou técnico. Litragem menor nunca queima nenhum falante, isto é sem lógica. O movimento do cone é o mesmo, independente do tamanho da caixa. Para caixas seladas, onde não há saída de ar, o sub deve ser mais forte, pois os materiais dele, a mecanica dele é mais exigida. Se você sentiu cheiro de queimado no falante pode ter sido alta frequência vinda do módulo, que causa aquecimento da bobina e danos à ela. Pode também ter sido DC (corrente contínua) vinda do módulo devido à algum defeito no mesmo. Se você não sentiu cheiro de queimado nos woofers, pode ter rompido alguma fiação interna dentro do falante. Leve em conta que estes falantes que tu sitou são de má qualidade. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao amigo, suponhemos um Extreme de 15" em caixa de 100L e o mesmo sub em outra caixa de 50L... o Deslocamento do cone seria IGUAL nas 2 caixas?(recebendo a mesma potencia)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa "menor" aumenta a excurçao do cone ? achava que era o contrario... pasmafaute

É só simular e terá a resposta.

excursionamentovolume.jpg

Melhorei o esquema e ficou mais claro!!

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que caixa maior cause maior excursionamento e queima sim

pois ja perdi um falante por causa de caixa grande

quanto aos khromus sao bons falantes pelo preço que é pago.

tenho um par deles um é otimo o outro é queimao.

Compartilhar este post

Link para o post

É só simular e terá a resposta.

excursionamentovolume.jpg

??

explicação pros leigos por favor! rs

Compartilhar este post

Link para o post

??

explicação pros leigos por favor! rs

Eu também discuti isso num outro fórum que participo.

Vou postar a resposta que me pareceu bem mais resumida e didática e depois façam o teste com o falante indicado.

Vou deixar em destaque por não ser de minha autoria.

O gráfico de excursionamento de um falante numa caixa bass reflex tende a apresentar dois picos e um vale (algo que lembra o gráfico de impedância do falante na caixa bass reflex). Um à esquerda da sintonia e outro à direita

(lembrando que há um vale em F3). Normalmente, abaixo de F3 (que geralmente fica próximo de Fb) temos uma perda de controle sobre o cone, o que nos leva a utilizar o filtro HP subsônico para evitar o pior. Pois bem, aumentando-se o

volume da caixa (e mantendo-se Fb em valores otimizados para resposta maximamente plana - ou o que mais se aproxime disto) o pico que fica à esquerda tende a diminuir ligeiramente e se deslocar um pouco para a esquerda. Já o

pico que fica à direita tende a aumentar e a se deslocar também para a esquerda.

Aumentando-se muito o volume da caixa a tendência é que o vale desapareça (mas esta é uma condição extrema, onde o volume da caixa é exageradamente grande - literalmente 4000 litros no meu teste para um Selenium 10SW11A).

Diminuindo o volume da caixa ocorre o inverso, ou seja: O pico que fica à esquerda do vale tende a se deslocar ligeiramente para a direita e aumentar em intensidade (maior XMAX) enquanto que o pico que fica à direita de Fb tende a

diminuir em intensidade e a se deslocar para a direita, de forma a intensificar a diferença entre ambos.

Com volume de 20 litros isto fica bem acentuado. Com volume de 1 litro (caso extremo) nota-se que o pico da direita quase some. Com 0,014 litros ele desapareceu do gráfico.

FASF,

Marcello Lacerda (Forest)

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também discuti isso num outro fórum que participo.

Vou postar a resposta que me pareceu bem mais resumida e didática e depois façam o teste com o falante indicado.

Vou deixar em destaque por não ser de minha autoria.

eu entendi + ou menos o raciocínio, mas nunca entendo isso na prática. :banghead

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

eu entendi + ou menos o raciocínio, mas nunca entendo isso na prática. :banghead

Meus primeiros falante de 18" foi alpha kromus

Esses Kromus são muito fragil!!

Queima muito Facil.

material dela é Pessimo!!

quando tinha eles queimo a bobina 02 vezes no sd 3000

sem clipar. em menos de 01 mes de uso, achei um fio de Deus que me coprace e vendir, nem quero ver um desses em minha frente!!

Editado por grupo_frança

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...