Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ronyk9

[Ajuda] Projeto Certo? Eros 312-L

Recommended Posts

Olá galera seguindo a orientação da galera aqui do forum que me ajudou muito nessa impreitada de som pra fora queria saber se aonde estou ta ficando certo meu projeto ou esta saindo errado =P

2 Eros 312-L 400wrms

Caixa 18mm +o- 35 litros cada camera, Duto 10x10cm , Sintonia +o- 60hz

Chega essa semana T1.2k pra empurrar os Eros

Player pionner p5150ub

Crossover Roadstar 4 vias (visando usa-lo nas cornetas e tweeters)

Bateria 60A (cofre) + 60A (porta malas - compro chegando a taramps)

2 Cornetas e 2 Tweeters do Py (pensando em recomprar por marcas melhores)

No momento com o equip q estou em mão apenas n tenho a taramps e a bateria de 70a to usando uma potencia "capeta" powerpack fexando os dois woofer 2ohms e um bridge da potencia em 2ohms. deve pelos meus calculos estar indo nem 200wmrs para os falantes pois um fusivel de 25a não queima =P e ja estou gostando do resultado mesmo sem potencia o som esta indo longe mesmo sem corneta ( cornetas so virão qnd xegar a taramps (usando a taramps pros woofers ) e a powerpack para as cornetas e tweeters)

a config está Player cortando em HPF 63HZ , crossover no modulo full =X

dai me veio na kbç xegando a taramps ela tera LPF então tocaria de 63hz ate qnts hz?

Abraços espero não ter falado falado e não ter explicado nada ....

Vlws

Segue algumas fotos do projetos abraços :)

http://img101.imageshack.us/i/img0260a.jpg/

http://img687.imageshack.us/i/img0254ar.jpg/

http://img341.imageshack.us/i/img0253au.jpg/

http://img532.imageshack.us/i/img0227ai.jpg/

http://img694.imageshack.us/i/img0207au.jpg/

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara caixa com 35L

a sintonia deve tar a uns 95Hz ..

e utinha 2

com 38 L com sintonia 90Hz

Compartilhar este post

Link para o post

LPF até aproximadamente 800Hz fica bom.

A sintonia da pra aumentar, com 35L fica bem pancadão.

Compartilhar este post

Link para o post

e meio dificil calcular as dimensoes da caixa pois é trapezoidal , e pelas medidas externas fica meio dificil, so se eu retirar o falante e tirar as medidas internas....

Tipo esta +o- 35 a 40 litros e a sintonia em 60hz mesmo , o grave até ta legal mais queria saber se daria problema proo jeito q esta..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

que tipo de problema ?

se ta tocando bem

na otem problema :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Para ter uma noção do volume da caixa, começe acessando o link:

=> http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Na seção: Calculando o tamanho das chapas de madeira Agora eu não tenho ideia volume ocupado pelo falante e também se a caixa tiver reforços estruturais de vem ser considerados.

A partir desses valores a serem subtraídos, você ter´o volume líquido de cada câmara e esse valor é que será considerado para efeito de cálculo.

Fora isso não achei nada errado não. Deixar o corte pelo player é um boa providência, pois a partir dá análise

do volume líquido, simule no software com a potência a ser aplicada nos falantes e apartir disso avaliar o gráfico de

excursionamento. Avaliando esse gráfico, você deve dimensionar o valor do filtro.

Se a sintonia for mais alta do que esses 63 Hz, cuidado na hora de chegar o Taramps.

Com essa potência aplicada atualmente, pode não estar acontecendo nada porque deve ser baixa, mas se aumentar pode ficar crítico, ou seja, aumenta o excursionanento e pode gerar danos ao falante.

Por isso que eu não gosto de deixar a caixa com volume muito baixo e incialmente eu deixei a minha com 47,5 litros brutos, pois corrigir a sintonia depois fica mais complicado.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo pela sintonia q esta você acha que compensa muda-la?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Galera acabei de tirar as dimensoes exatas da caixa: segue em anexo

sintonia na verdade tava mais baixa q pensei =X

compensa mudar algo? aumenta sintonia , diminuir?

Abraços

Imagens

Excursão

http://img695.imageshack.us/i/e312lconed.jpg/

Dados

http://img97.imageshack.us/i/erose312l.jpg/

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post

Galera fiz os calculos com precisão aki ,tirei as medidas da caixa internamente com uma fita metrica a sintonia está mais baixa do q pensei está em 55,7HZ alguem poderia dar alguma sugestão? o Cone Displacement me parece totalmente errado!

algo q eu possa fazer?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não se trata de estar errado, depende do seu gosto musical.

Nesta sintonia da sua caixa ele da um grave legal, eu por exemplo deixei a sintonia da minha com 75Hz que é um pouco mais voltado ao pancadão.

Ele da um ganho muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se trata de estar errado, depende do seu gosto musical.

Nesta sintonia da sua caixa ele da um grave legal, eu por exemplo deixei a sintonia da minha com 75Hz que é um pouco mais voltado ao pancadão.

Ele da um ganho muito bom.

então amigo mais para o jeito que esta meu projeto eu deveria fazer um corte de HPF em 63hz e um LPF onde? pois o altofalante percebo que em algumas musicas apenas usando o hpf em 63 sem lpf mesmo com a potencia "generica" excursiona muito. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, corte em 63Hz, e se quizer um pouco mais de grave utilizando o volume mais baixo corte em 50Hz.

O LPF em torno de 800Hz, a partir daí os drivers cobrem o restante da faixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim, não existe uma regra definida, tudo é na prática e no visual.

A gente sempre deve bom senso.

Se no meu sistema eu perceber que no projeto que eu fiz, o falante está excurionando muito subo, a potência de corte na mesma hora.

Não tem o que pensar. Quero é preservar o meu investimento, até porque falantes são bem caros. Não?

Agora se o meu gosto musical, é pelos estilos onde o grave se sobressai, então é lógico que eu escolhi o falante errado. Deveria pegar um Sub e não um Woofer.

Eu jamais vou trabalhar nos limites de projetos de caixa, porque qualquer descuido será fatal. Não vou comprar devisores com corte aí pelos 48 dB/8ª par tentar salvar o falante.

Para não dizerem que eu sou radical e não estou mostrando as opções, em face do problema, como o investimento já foi feito e há divisores aí mais em conta, com nível de corte maior (24 dB/8ª), eu teria desses para proteger os falantes.

Se numa situação que ainda não é a definitiva (potência abaixo do que será), o projeto está crítico, a meu ver há alguma coisa errada aí.

A minha preocupação é fato de que você não tenha considerado o volume que falante ocupa.

Nesse caso, o volume líquido (usado para efeito de cálculo para definir a sintonia) é bem menor, então está furada essa sua sua sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

então o esquema é o seguinte tinha um projeto em mente mais o cara dá loja de som famosa aqui na cidade ignorou meu projeto e falou que iria fazer um melhor , eu como novato no ramo concordei em parte.

agora a caixa está de tal modo litragem sem falante 41L Sintonia em 57HZ no player cortando em 63hz e crossover do modulo em FULL aumentando o volume o falante excursiona alem do normal no meu ver, enquanto vi um projeto de um primo meu que está com o Eros 600-mg um volume altissimo o falante nem se mexe e o grave é fantastico.

estou quase me decidindo seguir o caminho melhor ir lá na loja e reclamar pro cara pra ele ou me dar outra caixa ou pegar a minha de volta e + uma grana para fazer outra caixa mais no projeto q o michel projetista da eros me passou...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Qual foi o projeto que a Eros te passou? Voltado a uma resposta mais plana?

Cortando somente no player é pouco, creio que uns 6dB por oitava, depois que instalar o taramps poderá utilizar o HPF dele e cortar próximo desta frequencia também.

A minha caixa está assim: 40L brutos (35,4 livres) sintonia em 75Hz, falante Eros 312LC 8ohns, amplificador sd2500 2ohns. Não utilizo cross, apenas cortes no player e modulo.

Não acho que ele excursione além do normal, apesar de cada falante, quando ligados os 4, receber uns 600Wrms. Acho que deu no limite.

Mas para esse volume relativamente pequeno de sua caixa, eu elevaria a frequencia de sintonia para em torno de 75Hz. Claro, vai perder o grave, ganha em musicas de pancada.

OBS: teria que testar novamente com o taramps antes de mecher ou substituir a caixa. Talvez seu módulo tenha um péssimo controle de cone, e talvez até esteja mandando sinal distorcido em baixa potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigo vou fazer oque você falou mesmo vou diminuir o duto para elevar a frequencia mais antes vou testar com a taramps. Abraços e vlw mesmo.....

aproposito você teria algum video do seus eros? pois do modelo 312l é muito dificil achar um video

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Que pena cara, queimei minha camera digital antes de fazer vídeos, vou ver se consigo uma emprestada aí te aviso.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok vlw :)

Amanha vo cortar o duto e dxar apenas com 1centimetro pra setar a frequencia em 74hz e testar dai a venho aki pra falar como ficou abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas tenha conciencia que só vai tocar legal em musicas de pancada, outros rítimos a qualidade vai cair.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem o volume livre (volume bruto da caixa - volume ocupado pelo falante), de nada adianta.

A partir desse valor mais aproximado possível da realidade, você vai mudando o(s) comprimento(s) do(s) duto(s), até alcançar um valor que lhe agrade.

O importante é já ir aplicando a potência estimada, ou seja, a potência que cada falante deve receber (do Taramps), para ter ideia do comportamento do falante na condição futura.

De posse disso veja continuamente o gráfico de excursionamento, em funções das variações de comprimentos de dutos.

Se o volume bruto está 41L, creio que o volume livre beira os 37~38L, ou seja, bem menor do que o meu projeto (45 livres)

Se fosse no Win ISD saberia dizer como fazer, mas no BassBox, não conheço muito.

Para fazer diversos testes, até mesmo de inversão de falante (cone virada para dentro da caixa), é melhor comprar umas porcas-garras, para não ficar desgastando a madeira.

Com o falante invertido, você ganhará o volume livre e assim verá o comportamento/sonoridade do falante nessas condições lhe agrada mais do que o outro. Se agradar, é sinal que a caixa é pequena.

No caso do E-600, toca bem mais, pois caixa deve estar mais adequada a ele e não ao E312.

Na faixa superior, pode deixar o E312, ir mais alto (os meus deixava Full) . Nos 800Hz,

pode até ficar legal, mas para o Driver que não é boa coisa.

Diminuindo o valor do corte dos Driver, você diminui a potência admissível, sem falar que o Drv com corte mais alto, promove mais qualidade.

Quanto ao vídeo, eis um exemplo:

obs.: Pesquise nas 03 opções: 312L, 312LC ou simplesmente E 312.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

pelo oque deu para intender você acha que eu posso estar calculando errado a caixa? se sim, eu fiz deste modo medi toda a caixa por dentro anotei as medidas fui para a pagina do forum boxdesign coloquei as medidas retiradas e ele me apresentou a litragem livre colocando está litragem no bassbox ele automaticamente calcula o volume bruto agora já com o falante.

eu ate tentaria usar o WINISD até por gostar mais da interface dele, mas toda vez que coloco os parametros do falante e tento abrir o projeto com o falante aparece uma janela de erro "ERROR POINT FLOATING ZERO" e fecha o programa :X

simulando o projeto que a eros me enviou quase em nenhuma frequencia ele excede o xmax cortando apartir de 80hz HPF

então pensei bem antes de diminuir o duto vou esperar a taramps chegar pois não estou botando fé nessa minha potencia "made in china" ela pode estar fazendo o corte errado e talz..

mais já é certeza hj vou comprar uma placa de compensado naval de 15mm 2,20 x 1,60 e montar a caixa q a eros me passou, alias dará para montar 2 :)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, qual foi a caixa recomendada pela Eros, 38L com sintonia em 80Hz?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, qual foi a caixa recomendada pela Eros, 38L com sintonia em 80Hz?

não 34,55 livres sintonia em 82hz dutos retangulares , corte em 80hz hpf

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

não 34,55 livres sintonia em 82hz dutos retangulares , corte em 80hz hpf

Abraços

É, isso resulta em 38L brutos (sem descontar falante e duto).

Tenho esse projeto e ja presenciei esta caixa tocando, ela toca muito bem, pico bem forte, porém sem grave algum como ja havia dito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...