Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dubman

AJUDA - Litragem adequada para caixa dutada.

Recommended Posts

Ola Galera,

Estou mudando o set do meu carro e preciso de uma ajuda.

Gostaria de saber qual a litragem e sintonia adequada de uma caixa dutada para 2 subs.de 12 polegadas pionner 308 D2.

Vale ressaltar que eu escuto muito Black.

Vou tocar esses 2 subs com uma Taramps t 800.

Agradeço desde já pela atenção e ajuda de todos. :legal:

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Galera,

Estou mudando o set do meu carro e preciso de uma ajuda.

Gostaria de saber qual a litragem e sintonia adequada de uma caixa dutada para 2 subs.de 12 polegadas pionner 308 D2.

Vale ressaltar que eu escuto muito Black.

Vou tocar esses 2 subs com uma Taramps t 800.

Agradeço desde já pela atenção e ajuda de todos. :legal:

Abraços !

eu tinha feito uma caixa com 56L pra cada com dutos de 4" x 56cm se não me engano, tinha ficado muito bom, descia legal e dava um bom spl, pra black o sub tocava mto bem, agora nas musicas com batidas mais rapidas nao gostei mto nao

nao lembro exatamente q sintonia a caixa tinha ficado faiz muito tempo q eu tinha calculado

abcs

Compartilhar este post

Link para o post

eu tinha feito uma caixa com 56L pra cada com dutos de 4" x 56cm se não me engano, tinha ficado muito bom, descia legal e dava um bom spl, pra black o sub tocava mto bem, agora nas musicas com batidas mais rapidas nao gostei mto nao

nao lembro exatamente q sintonia a caixa tinha ficado faiz muito tempo q eu tinha calculado

abcs

Fala man,

então, não precisa ser algo exclusivo para black, pois sempre acabo ouvindo um rock (de leve), eletronica (batidas mais rapidas ) , rap ...

Tem que ser mista, ...

Valew pela força !

Posta depois uma foto com o SET montado! :legal:

êêÊêTaa... mas, como eu gosto de um Astra! []-[]

Com certeza posto, se der certo de eu mesmo fazer as caixas, vou postando passo a passo ...

E o Astra realmente é um put* carro da hora, anda bem, confotavel, custoxbeneficio ótimo !!!

[]'s

Quem quiser ajudar, fique a vontade ! [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

pesquisa antes de postar pow, esse tipo de duvida se tem 10 vezes por dia, isso estraga o forum, fazer um topico pro seu som tudo bem, mas pesquisa antes as coisas, pra não carregar demais o forum, fica ruim de pesquisar...

no mais to acompanhando o topico []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

pesquisa antes de postar pow, esse tipo de duvida se tem 10 vezes por dia, isso estraga o forum, fazer um topico pro seu som tudo bem, mas pesquisa antes as coisas, pra não carregar demais o forum, fica ruim de pesquisar...

no mais to acompanhando o topico []-[]

Arthur,

Cada carro é um carro, cada sub é um sub, cada caso é um caso.

Pesquisei SIM antes de criar o tópico, entretanto não achei uma solução para a minha duvida.

Este tópico é pro meu som, quando eu definir a litragem da caixa, vou começar a cortar a madeira e fazer a caixa, instalar...

Vou tentar fazer um passo a passo, para ajudar e incentivar a galera a fazerem com as próprias mãos ...

E para isso conto tambem com a ajuda de todos.

No tempo certo pedirei a um moderador para transferir o tópico para a sesão do D.I.Y.

O que voce postou ja tem aos montes em praticamente todos os tópicos de iniciantes, como voce mesmo disse, esse tipo de resposta se tem 10 vezes por dia.

Minha intenção não é poluir o forum com um tópico inutil, e sim, provar que contando com a ajuda da galera, material necessario e boa vontade se consegue fazer um trabalho legal gastando menos dinheiro.

Se voce tiver algo a acrescentar fique a vontade, gostaria muito de ter sua ajuda e dos demais usuarios do forum. []-[]

Caso contrario, como se diz no popular:

Ja muito faz quem não atrapalha. :legal:

Espero que não se ofenda,não estou sendo prepotente, isso foi mais uma indignação minha quanto a este tipo de respostas ...

Valew galera !

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

não é porque seu carro é diferente que precisa de uma caixa especial pra ele, você não é competidor de SPL, se quer sub grave só procurar, se quer som misto é só procurar, ver o tamanho da caixa e adequa a seu porta-malas, mantendo o volume interno...

é simples não tem misterio.

minha sugestão é fugir de tarampis, vai de ht1000, ou sd1000, otimos amplificadores pra subgrave, pretende fazer up no som futuramente?

Compartilhar este post

Link para o post

não é porque seu carro é diferente que precisa de uma caixa especial pra ele, você não é competidor de SPL, se quer sub grave só procurar, se quer som misto é só procurar, ver o tamanho da caixa e adequa a seu porta-malas, mantendo o volume interno...

é simples não tem misterio.

minha sugestão é fugir de tarampis, vai de ht1000, ou sd1000, otimos amplificadores pra subgrave, pretende fazer up no som futuramente?

Que caixa voce me recomendaria ?

Uhm, fugir de Taramps ? eu comprei uma T800 para empurrar os 2 subs de 400, os subs trabalham em 2 ohms a taramps tambem ...

Comprei por indicação de varios amigos, todos estão dizendo que a Taramps é muito boa !!! ??? pasmafaute

Quais os pontos negativos da taramps ?

Bom, eu tenho 1 kit 2 vias bravox CS60D e um par de coaxiais da bravox 5''nas portas traseiras.

Estou pensando em comprar um par de 6x9 para colocar no tampão do porta malas, não gosto de cornetas, tweeters etc ...

Estou planejando tambem de comprar um megacapacitor, o que voces acham ? necessario ?

Seria isso , depois de pronto não pretendo mudar mais nada nete set.

Valew !

Compartilhar este post

Link para o post

Que caixa voce me recomendaria ?

Uhm, fugir de Taramps ? eu comprei uma T800 para empurrar os 2 subs de 400, os subs trabalham em 2 ohms a taramps tambem ...

Comprei por indicação de varios amigos, todos estão dizendo que a Taramps é muito boa !!! ??? pasmafaute

Quais os pontos negativos da taramps ?

Bom, eu tenho 1 kit 2 vias bravox CS60D e um par de coaxiais da bravox 5''nas portas traseiras.

Estou pensando em comprar um par de 6x9 para colocar no tampão do porta malas, não gosto de cornetas, tweeters etc ...

Estou planejando tambem de comprar um megacapacitor, o que voces acham ? necessario ?

Seria isso , depois de pronto não pretendo mudar mais nada nete set.

Valew !

meu amigo usa 50 litros livres, acho que é o limite pra esse sub, já fica com menos spl, mas ganha muito em sub grave, fica bem musical, o duto não lembro o tamanho...

o taramps eu não conheço o t800 em especial, mas os taramps que conheço são fracos de sub grave, por terem a fonte sub dimensionada... muito dificil você ver aqui no forum alguem usar taramps pra subs... quem tem tá vendendo pra ir de stetsom ou SD, mas testa pra ver como fica, já que você já comprou..., o kit cs60d é otimo, eu não colocaria 6x9, a não ser que você pretenda abrir a mala de vez em quando, ai faria tbm a caixa dos paioni com 45 litros! ;)

quanto ao megacapacitor primeiro vc tem que ver quanto voce tem de bateria, o ideal seria pelo menos uma de 90 amperes...

Compartilhar este post

Link para o post

se uqer subgrave faz caixa entre 50-55 livres pra cada com 30cm x 4'' no duto q fika legal, mas perde akele spl tipo no sertanejao e da uma embolada as vezes no dance mas fika legal. abrass

Compartilhar este post

Link para o post

meu amigo usa 50 litros livres, acho que é o limite pra esse sub, já fica com menos spl, mas ganha muito em sub grave, fica bem musical, o duto não lembro o tamanho...

o taramps eu não conheço o t800 em especial, mas os taramps que conheço são fracos de sub grave, por terem a fonte sub dimensionada... muito dificil você ver aqui no forum alguem usar taramps pra subs... quem tem tá vendendo pra ir de stetsom ou SD, mas testa pra ver como fica, já que você já comprou..., o kit cs60d é otimo, eu não colocaria 6x9, a não ser que você pretenda abrir a mala de vez em quando, ai faria tbm a caixa dos paioni com 45 litros! ;)

quanto ao megacapacitor primeiro vc tem que ver quanto voce tem de bateria, o ideal seria pelo menos uma de 90 amperes...

Arthurzão,

Minha bateria acredito ser de 45 amperes, pois esta escrito 450 A e acho isso inviavel, então creio que seje mesmo 45 amp...

voce acha necessario o mega capacitor nessas condições ? ou seria melhor trocar a bateria por uma mais forte ???

Vou experimentar a taramps tocando, qualquer coisa "passo ela nos cobre"... :vts

Brigadão pela ajuda !

se uqer subgrave faz caixa entre 50-55 livres pra cada com 30cm x 4'' no duto q fika legal, mas perde akele spl tipo no sertanejao e da uma embolada as vezes no dance mas fika legal. abrass

Obrigado ! :legal:

Estou indo atras das chapas de MDF , o que me aconselham , 18mm ou 20mm ?

Compartilhar este post

Link para o post

acho que 18mm está bom pra os paionii, olha EU não faria caixa maior que 50 litros, acho que com 50 litros ele já dár muito sub grave, perdendo um pouco de spl, com 55litros acho que ele deve ficar muito fraco, faz com 50 litros LIVRES que vai ficar bom,

quanto ao taramps se você não ouvi algo diferente vai gostar dele... mas se ouvi um set igual ao seu com outro amplificador acho que você vai querer trocar []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

acho que 18mm está bom pra os paionii, olha EU não faria caixa maior que 50 litros, acho que com 50 litros ele já dár muito sub grave, perdendo um pouco de spl, com 55litros acho que ele deve ficar muito fraco, faz com 50 litros LIVRES que vai ficar bom,

quanto ao taramps se você não ouvi algo diferente vai gostar dele... mas se ouvi um set igual ao seu com outro amplificador acho que você vai querer trocar []-[]

Vou testar a Taramps mesmo, se eu achar que n fica bom, mais pra frente eu troco ....

Arthur, o que voce acha do uso de um megacapacitor ? necessario ? :huh: minha bateria tem 45a ...

Estava pensando em fazer a caixa com 45-50 litros mesmo, vai ficar ideal para esses subs. ... :legal:

axo que na base de 52L brutos ta otimo!!

Obrigado Rodrigo !

Galera,

Preciso definir a potencia que vai tocar o meu estereo, realmente quero colocar os 6x9 no tampão, pois no meu outro set, se abrisse o porta malas com as portas fechadas, não se tinha muita voz, só batida, e pra uma festinha, é bom ter voz tambem ... ;)

Que potencia me indicam para tocar o kit 2 vias bravox + faantes coaxiais bravox + par de 6x9 ?

Valeu !

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

troca a bateria, megacapacitor é a ultima coisa a se pensar em um set, primeiro alimentação adequada, qual a bitola do cabo pro amplificador? ideal 21mm...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar a Taramps mesmo, se eu achar que n fica bom, mais pra frente eu troco ....

Arthur, o que voce acha do uso de um megacapacitor ? necessario ? :huh: minha bateria tem 45a ...

Estava pensando em fazer a caixa com 45-50 litros mesmo, vai ficar ideal para esses subs. ... :legal:

Obrigado Rodrigo !

Galera,

Preciso definir a potencia que vai tocar o meu estereo, realmente quero colocar os 6x9 no tampão, pois no meu outro set, se abrisse o porta malas com as portas fechadas, não se tinha muita voz, só batida, e pra uma festinha, é bom ter voz tambem ... ;)

Que potencia me indicam para tocar o kit 2 vias bravox + faantes coaxiais bravox + par de 6x9 ?

Valeu !

[]'s

Já pensou em um TH4120 da stetsom? É ele que quero comprar para meu carro, por enquanto estou só com 4 falantes nos originais, mas já tenho comprado mais um parzinho de 69 para o tampão, estou sugerindo pq já tive stetsom e gostei muito dos amplis...

FLW!!

:legal:[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

troca a bateria, megacapacitor é a ultima coisa a se pensar em um set, primeiro alimentação adequada, qual a bitola do cabo pro amplificador? ideal 21mm...

A bitola ja é de 21mm =D

Quantos amperes voce acha ideal para o meu set? qual marca ?

[]'s

Já pensou em um TH4120 da stetsom? É ele que quero comprar para meu carro, por enquanto estou só com 4 falantes nos originais, mas já tenho comprado mais um parzinho de 69 para o tampão, estou sugerindo pq já tive stetsom e gostei muito dos amplis...

FLW!!

então, eu acho que uma stetsom CL1000He ja daria conta do recado, são 4x50 wrms em 4ohms, apesar dos falates indicarem 60 cada, acredito que não toquem tudo isso não...

Obrigado !

Preciso definir qual 6x9 vou usar no tampão, estava pensando em ir de bravox .... =D

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal seria ter uns 120amperes de bateria, não importa quantas, pra alimentar o taramps e o amplificador de voz, mas com uma bateria de 90amperes no cofre já toca de boa, se a sua bateria estiver boa coloque ela na mala e a nova de 90 você coloca no cofre

Compartilhar este post

Link para o post

então, eu acho que uma stetsom CL1000He ja daria conta do recado, são 4x50 wrms em 4ohms, apesar dos falates indicarem 60 cada, acredito que não toquem tudo isso não...

Obrigado !

Preciso definir qual 6x9 vou usar no tampão, estava pensando em ir de bravox .... =D

Tahi cara, por isso falei da TH4120... vc liga os menores de 60 nas saídas em paralelo e depois os dois 69 do tampão sozinhos nas saídas trazeiras D e E... creio q vai ficar show de bola, pois os 69 aguentam muita porrada né...

FLW!!

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal seria ter uns 120amperes de bateria, não importa quantas, pra alimentar o taramps e o amplificador de voz, mas com uma bateria de 90amperes no cofre já toca de boa, se a sua bateria estiver boa coloque ela na mala e a nova de 90 você coloca no cofre

Vou ver se consigo ir atras de preços de baterias e se ja compro, não queria andar com 2 baterias no carro, até porque a original do carro eu não poderia deixar ela na mala de ponta cabeça, ou de lado , ou enfim , ai teria de investir numa bateria TOP para não vazar ... e tb não quero ($$$$) fazer isso .... heehehehehe

Vou ver se coloco uma mais forte no cofre e mesmo e ja era... minha bateria é nova, o carro é 0km ....

Tahi cara, por isso falei da TH4120... vc liga os menores de 60 nas saídas em paralelo e depois os dois 69 do tampão sozinhos nas saídas trazeiras D e E... creio q vai ficar show de bola, pois os 69 aguentam muita porrada né...

FLW!!

Certo , vou verificar a possibilidade da TH4120...

Valew man !

Alguma outra idéia para aprimorar o meu set ?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

O meu alem dos 6x9 tem o kit 2 vias cs60d e o coaxial hi end das portas traseiras ... esse explosound empurra ?

Meus subs trabalham em 2ohms bobina dupla, fiz certo de comprar a Taramps T800 em 2 ohms , ou teria que ser 4 ohms a taramps ?

Valew =D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...