Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Livio

Reforma de caixa para sub W307

Recommended Posts

Boa tarde, pessoal.

Tenho uma caixa dutada, trapezoidal, de 35 litros, que foi construída para tocar um sub Falcon de 260W RMS. So que eu troquei este sub Falcon por um W307 D4. O problema é que, obviamente, o sub não está rendendo o que deveria, pois esta caixa não foi projetada para ele. O duto que atualmente está na caixa é de 3". Como no momento estou meio sem grana, não vou poder fazer outra caixa, vou ter que me ir me virando com essa mesmo. O que eu poderia fazer para melhorar o rendimento da caixa?

Eu pensei na seguinte opção:

O buraco do duto é na frente e o duto é de 3". Eu pensei em tampar o buraco do duto de 3" e abrir um buraco para um duto de 4" na parte de cima da caixa. So que não sei qual deveria ser o comprimento ideal para este duto.

Aguardo as dicas. Abraços a todos.

Editado por Livio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ñ tem muito o que fazer...

a caixa é pequena, vc tem que ter aí no minimo dos minimos uns 45 litros para o 307 render legal, imaginando que seja de 12" que vc ñ citou...

com esta litragem vc corre o risco até de queimar seu sub...

para aumentar um pouco a litragem sugiro que vc coloque o sub invertido na caixa, ou seja, com o imã pra fora, a parte que o imã ocupava dentro da caixa ficara livre, vc ganhara alguns litrinhos aí...

faça isto e se seu player tiver opção de inversão de polaridade inverta pelo player, se ñ tiver mude os fios no sub mesmo, ligue + do modulo c/ o - do sub... e assim sucessivamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Daniel,

Cara... mto boa sua sugestão. Realmente o sub eh de 12" (esqueci de mencionar). Meu player não tem a opção de inversão de polaridade, mas posso fazer isso manualmente sem muitos esforços.

Mas ainda tenho uma dúvida quanto ao duto: o que está hoje é de 3" de tamanho original (15 cm se não me engano). Neste caso eu poderia colocar um duto de 4" e aumentar o comprimento dele? Caso sim, qual seria o comprimento ideal?

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

caixa pequena demais.. o volume dela está ideal para selada.. portanto, a minha sugestão é você vedar a saida do duto.

Editado por Rodrigo Lima E2K

Compartilhar este post

Link para o post

Eu discordo do carinha ai de cima, selada pra mim só abaixo de 30L..

Relaxa, dá pra enrrolar com essa caixa ai de boa! Também uso 35L pra cada 307.

Não precisa arrombar o duto pra 4" não, apenas deixe o duto de 3" mas aumente o comprimento dele para 16cm com cano pvc.

Se quiser ouvir o som de mala aberta ai sim eu aconselho colocar o duto de 4" para não soprar (fazer barulho de vento).

No caso de 4" o comprimento do duto sobe pra 30cm.

Obs: Todos os valores dos dutos são para uma sintonia de ~42hz, já que caixa pequena não toca subgrave, compensamos no SPL.

Falouras!

EDIT: a idéia de inverter o sub é boa, mas acredito eu que a caixa vá tombar na primeira arrancada..

Editado por F3LIP3DF

Compartilhar este post

Link para o post

se vc aumentar o diametro do duto, vc terá que diminuir o comprimento dele para se ter a mesma area e não alterar a resposta de frequencia e ressonancia da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

se vc aumentar o diametro do duto, vc terá que diminuir o comprimento dele para se ter a mesma area e não alterar a resposta de frequencia e ressonancia da caixa.

é o inverso daniel.. se nao todos os nossos problemas com espaço dentro da caixa estariam resolvidos. rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

é o inverso daniel.. se nao todos os nossos problemas com espaço dentro da caixa estariam resolvidos. rsrsrs

acho que vc entendeu errado, leia direito o post, eu estou citando a area do DUTO, ñ da caixa, área é área, não muda...

vou dar um exemplo xulo

se um duto de 3" de diametro x 15cm de comprimento tem 60cm³ de área, um duto de 4" vai ter que ter menos comprimento para ter os mesmo 60cm³ pois o diametro dele é maior...

um é mais "grosso" que o outro, e terá que ter descontado esta diferença no comprimento para se obter a mesma área...

capiche?

Compartilhar este post

Link para o post

acho que vc entendeu errado, leia direito o post, eu estou citando a area do DUTO, ñ da caixa, área é área, não muda...

vou dar um exemplo xulo

se um duto de 3" de diametro x 15cm de comprimento tem 60cm³ de área, um duto de 4" vai ter que ter menos comprimento para ter os mesmo 60cm³ pois o diametro dele é maior...

um é mais "grosso" que o outro, e terá que ter descontado esta diferença no comprimento para se obter a mesma área...

capiche?

meu amigo, voce está viajando na maionese rsrsrsrsrs

primeiro que um duto de 3 polegadas por 15cm de diametro nao vai ter uma "area" mas sim um volume.. segundo que nao é assim que se define a sintonia do duto, que é o que nos interessa no momento... e a regra pra sintonia é quanto maior o diametro do duto, maior tem que ser o seu comprimento para se manter a mesma sintonia...

se nao fosse assim... seria muito facil fazer caixas dutadas sem problemas de sopros e ninguem nunca mais usaria dutos de 3 polegadas..

Compartilhar este post

Link para o post

se sua caixa for pesada seria interessante msm inverter o sub mas se for leve com certeza ela irs tombar, recomendo tbm pra ganhar alguns litros vc poderia por o duto pra fora da caixa tbm, com sub invertido e duto pra fora vc economizaria uns 4 ou 5 litros o q jah faz alguma diferença

Compartilhar este post

Link para o post

meu amigo, voce está viajando na maionese rsrsrsrsrs

é? hmmm

primeiro que um duto de 3 polegadas por 15cm de diametro nao vai ter uma "area" mas sim um volume...

ta, vamos chamar de volume então, é o mais correto.

segundo que nao é assim que se define a sintonia do duto, que é o que nos interessa no momento... e a regra pra sintonia é quanto maior o diametro do duto, maior tem que ser o seu comprimento para se manter a mesma sintonia...

se a area.. opa desculpa, se o volume do duto for o mesmo a sintonia será mantida, isso é mais obvio que 2+2 = 4

se nao fosse assim... seria muito facil fazer caixas dutadas sem problemas de sopros e ninguem nunca mais usaria dutos de 3 polegadas..

sopro é sopro

área é area

volume é volume

existem N motivos para um duto causar sopro, desde mal acabamento c/ cantos vivos até ineficiencia causada pelo diametro ou comprimento devido a movimentação do ar que um sonofletor c/ tamanhos e Xmax diferentes pode causar, agora área é área ou volume é volume e sopro é sopro.

e se eu for transformar meu duto(redondo) e fazer um "duto retangular", a que devo me basear? área.. opa, errei de novo, VOLUME.

qualquer resposta sua diferente desta esta errada cara, o volume do duto é o que vai definir a ressonancia da caixa, pelo cadastro, vc é da época do paulo duto, e ele sempre frizou isto, não gostava da forma que ele tratava as pessoas, agora que ele entende e muito de DUTO ninguem aqui pode duvidar.

Compartilhar este post

Link para o post

cara não manjo muito disso mais se um duto tiver 3" e 15cm de comprimento sua area não será de 112,5cm²?

pois a area não é o volume dividido pela base maior? invertendo isso seria ladoXlado no caso 3' seria 7.5cm X 15

e outra coisa que não intendi vc disse que o diametro é inversamente proporcional ao comprimento certo?

digamos que este duto de 3"X15cm tem area de 112,5cm²

então se no caso eu fizer um corte quadrado na madeira de 20cm de largura X 5.62cm de altura eu terei o mesmo resultado?

até onde eu aprendi que infelismente não foi muito rsrs, o duto pode ter qualquer formato desde que se mantenha seu comprimento, 3', 4', quadrado redondo, contanto que se preocupe com cantos e facilite a saida do ar ele pode ter até formato de estrela rsrsr

enfim auterasse a largura e altura mais se mantem o comprimento sempre, pelo menos esta escrito isso no catalogo da DD

Compartilhar este post

Link para o post

moica, como eu disse, eu dei um exemplo "xulo", ou seja, ñ leve em consideração os dados exatos, mas sim o que eu quis dizer que, o volume de um duto é o que importa para ele dar a ressonancia X ou Y...

Compartilhar este post

Link para o post

e outra coisa que não intendi vc disse que o diametro é inversamente proporcional ao comprimento certo?

digamos que este duto de 3"X15cm tem area de 112,5cm²

então se no caso eu fizer um corte quadrado na madeira de 20cm de largura X 5.62cm de altura eu terei o mesmo resultado?

exato, esta faltando o comprimento aí neste duto retangular para chegar no resultado igual ao duto de 3".... ele vai ter que ter o mesmo volume do duto redondo para tenha o mesmo rendimento, fazendo isto a diferença vai ficar apenas no tipo de material empregado, um vai ser mdf e o outro pvc, logo o pvc vibra, a madeira não.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, pelo amor de deus.. de onde você tirou esta informação de que o que define a sintonia do duto é o seu volume ???

a sintonia do duto é definida através de uma proporção entre ÁREA x COMPRIMENTO, e quanto mais se aumenta a ÁREA mais deve se aumentar o comprimento para que se mantenha a sintonia!

caso não fosse assim, então todos os programas de calculo de caixas acusticas que já usei em toda a minha vida estão loucos!!

vou fazer um exemplo no winisd e postar aqui as fotos já já ok ? vou determinar uma sintonia de 40hz, e vou pedir que ele me de os comprimentos apra dutos de 3 polegadas e de 4 polegadas.

Compartilhar este post

Link para o post

prontinho.. simulação com mesmos subs.. 40 litros de caixa e sintonia em 40hz:

simulao1.jpg

simulao2.jpg

resultado: para 3 polegadas ele pede que o comprimento seja de 15,41cm para que se tenha 40hz de sintonia.. para 4 polegadas, o comprimento deverá ser de 29,87 para os mesmos 40hz...

agora só falta você me dizer que o programa de simulação tá errado..

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

saudades do paulo duto...

beleza Rodrigo Lima E2K, temos opiniões e/ou fundamentos diferentes.

vou achar algumas das pequenas explicações do paulo que tenho gravadas em meu pc de casa e posto aqui pra vc...

Compartilhar este post

Link para o post

sobre a história dos dutos eu intendi obrigado man

más para converter de tubo(redondo) para quadrado te3m uma continha com o valor de pi e tal né

agente eskeceu de uma coisa...o topico man!

disvirtuo demais e o dono vai fica bravo rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

más para converter de tubo(redondo) para quadrado te3m uma continha com o valor de pi e tal né

a formula para o duto circular de 4" é Pi * D²/4

achando a area frontal basta deixar o comprimento igual para se obter a mesma resposta.

Editado por DanielFreitas

Compartilhar este post

Link para o post

saudades do paulo duto...

beleza Rodrigo Lima E2K, temos opiniões e/ou fundamentos diferentes.

vou achar algumas das pequenas explicações do paulo que tenho gravadas em meu pc de casa e posto aqui pra vc...

essa eu quero ver.. se o paulo duto disse que o que define a sintonia do duto é o seu volume, ele devia ter fumado todas antes de escrever isso rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo o mais confiavel é simular no winisd... é super simples de aprender.. e voce determina a sintonia que ele lhe mostra o grafico de resposta do falante, assim como comprimento do duto, seja quadrado ou redondo..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu discordo do carinha ai de cima, selada pra mim só abaixo de 30L..

volume varia de sub pra sub.. seguem os volumes de caixa selada estipulados no manual deste sub:

SELADA:

recomendado: 35,4 litros

máximo: 49,5

mínimo: 24,1

eu sinceramente acho que ficaria melhor em selada.. ficaria com resposta mais plana.. só não faria selada se estivesse sentindo falta de SPL...

com esse volume e dutada, ainda mais com duto totalmente fora de sintonia, deve estar tocando horrivel.. totalmente mononota, com um pico enorme.. e com riscos de torrar o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a discussão que se desenvolveu no tópico. Pude aprender mais sobre dutos. Muito bom postar aqui, as duvidas sempre se transformam em boas e construtivas discussões.

Agradeço a todos pelas dicas. Vou ver o que posso fazer de melhor na minha caixa até conseguir grana para fazer outra apropriada para o sub. Podem ficar a vontade para continuar discutindo sobre o assunto... Quanto mais discussão, mais aprendo :legal:

Abraços...

Editado por Livio

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a discussão que se desenvolveu no tópico. Pude aprender mais sobre dutos. Muito bom postar aqui, as duvidas sempre se transformam em boas e construtivas discussões.

Agradeço a todos pelas dicas. Vou ver o que posso fazer de melhor na minha caixa até conseguir grana para fazer outra apropriada para o sub. Podem ficar a vontade para continuar discutindo sobre o assunto... Quanto mais discussão, mais aprendo :legal:

Abraços...

man faz oq falaram, a sujestão foi otima,m tampa o duto e deixa ela seladinha, vai perder um pouco de spl mais terá uma resposta bem plana e agradavel, ai mais pa frente vc monta uma pa tira maior disimpenho dele

abrass

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...