Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fosgate 250a2

Como funciona 3 way ? / Woofer serve como Subwoofer ?

Recommended Posts

Recentemente comprei o player Alpine CDA 9835 que faz 3 way.

Gostaria de saber como funciona este sistema ?

Eu posso ligar 1 par de canal nos TWs e outro par de canal nos woofers e ligar o sub normalmente ?

Se puder fazer este tipo de ligação eu não precisarei ligar o crossover do kit 2 vias no TW e no woofer ? Posso ligar direto no ampl. os TW e woofer ?

Se sim..qual a melhor configuração de se fazer 3 way ? Ligar direto nos TW e woofer ou passar pelo Cross ?

Desde já agradeço hand26

Abraço

Ronie

Editado por Fosgate 250a2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que você está fazendo confusão.

No caso do player "fazer 3-way" significa que ele tem corte ativo 3 vias, ou seja, ele pode fazer os cortes sem a necessidade de usar um cross passivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Recentemente comprei o player Alpine CDA 9835 que faz 3 way.

Gostaria de saber como funciona este sistema ?

Eu posso ligar 1 par de canal nos TWs e outro par de canal nos woofers e ligar o sub normalmente ?

Se puder fazer este tipo de ligação eu não precisarei ligar o crossover do kit 2 vias no TW e no woofer ? Posso ligar direto no ampl. os TW e woofer ?

Se sim..qual a melhor configuração de se fazer 3 way ? Ligar direto nos TW e woofer ou passar pelo Cross ?

Desde já agradeço hand26

Abraço

Ronie

É assim mesmo que funciona. Você ligar os canais dianteiros do player, passando ou não pelo amplificador, e liga direto nos Tw.

Os canais traseiros diretos nos Midbass. Você vai precisar de 5 canais de amplificação no caso de usar 1 subwoofer ou 6 canais no caso de 2 subs.

Não é preciso usar o crossover do kit, o player faz todos os cortes sozinho.

Compartilhar este post

Link para o post

É assim mesmo que funciona. Você ligar os canais dianteiros do player, passando ou não pelo amplificador, e liga direto nos Tw.

Os canais traseiros diretos nos Midbass. Você vai precisar de 5 canais de amplificação no caso de usar 1 subwoofer ou 6 canais no caso de 2 subs.

Não é preciso usar o crossover do kit, o player faz todos os cortes sozinho.

Como eu imaginei .. :rolleyes:

Então eu posso pagar mais barato no kit 2 vias né ..? porque o Cross é bem caro tb ..

Mas pensando em SQ, de qual forma teria uma melhor equalização..(Pensando em um kit na faixa de no máx. R$ 300,00) Usar o corte do player ou do cross ?

Aproveitando o tópico para não poluir muito o fórum ..

Tenho intenção de montar o set desta maneira..

1 PLayer ///Alpine 9835 em 3way

1 Ampl. 4 CH

1 Kit 2 vias sem Crossover

1 Ampl. Pro sub

1 ou 2 Subwoofer ?

Pergunto:

Pensando em SQ é melhor utilizar 1 ( Mono ) ou 2 ( Estéreo ) subwoofer ?

Se a resposta for 1 -> Meu ampl. Fosgate 250a2 em bridge libera 250wrms, que pra mim é mais que o suficiente ..

Se a resposta for 2 => Meu ampl. Fosgate 250a2 tem 2 canais de 62,5 wrms então eu pergunto de novo:

Eu consigo ligar 2 (Estéreo) subwoofer em 62,5 wrms cada e ter um bom rendimento ?

Se sim; pergunto:

Qual subwoofer eu poderia utilizar ? Pergunto em potência..(XX Wrms)..

Se não; pergunto:

O recomendável seria um ampl. de 4Ch em bridge formando 2 CH com maior potência, ou um de 2 CH com potência suficiente ? ( Acho que teria um maior custo um de 2 CH ).

Acho que eu ..............pergunto: muito .. o-o- hahahaahhah

Muito obrigado pela ajuda!! []-[] ..Estão ajudando a matar um monte de grilo na minha kuka !! :pirou:

Abraços

Ronie

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu imaginei .. :rolleyes:

Então eu posso pagar mais barato no kit 2 vias né ..? porque o Cross é bem caro tb ..

Mas pensando em SQ, de qual forma teria uma melhor equalização..(Pensando em um kit na faixa de no máx. R$ 300,00) Usar o corte do player ou do cross ?

Aproveitando o tópico para não poluir muito o fórum ..

Tenho intenção de montar o set desta maneira..

1 PLayer ///Alpine 9835 em 3way

1 Ampl. 4 CH

1 Kit 2 vias sem Crossover

1 Ampl. Pro sub

1 ou 2 Subwoofer ?

Pergunto:

Pensando em SQ é melhor utilizar 1 ( Mono ) ou 2 ( Estéreo ) subwoofer ?

Se a resposta for 1 -> Meu ampl. Fosgate 250a2 em bridge libera 250wrms, que pra mim é mais que o suficiente ..

Se a resposta for 2 => Meu ampl. Fosgate 250a2 tem 2 canais de 62,5 wrms então eu pergunto de novo:

Eu consigo ligar 2 (Estéreo) subwoofer em 62,5 wrms cada e ter um bom rendimento ?

Se sim; pergunto:

Qual subwoofer eu poderia utilizar ? Pergunto em potência..(XX Wrms)..

Se não; pergunto:

O recomendável seria um ampl. de 4Ch em bridge formando 2 CH com maior potência, ou um de 2 CH com potência suficiente ? ( Acho que teria um maior custo um de 2 CH ).

Acho que eu ..............pergunto: muito .. o-o- hahahaahhah

Muito obrigado pela ajuda!! []-[] ..Estão ajudando a matar um monte de grilo na minha kuka !! :pirou:

Abraços

Ronie

O 250a2 não aguenta alimentar dois canais em 2 ohms não?? Olha de novo isso aí.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

O 250a2 não aguenta alimentar dois canais em 2 ohms não?? Olha de novo isso aí.

[]'s

Crawling Chaos

Não tinha pensado na possibilidade de 2 ohms o-o-:banghead

Em estéreo acho que sim conforme como dito abaixo:

http://www.rockfordfosgate.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=29131

Daí eu precisaria pegar 2 sub com bobina de 4 OHM e ligar em paralelo certo ?

Uma das minhas dúvidas já foram esclarecidas, posso usar 2 Sub com bobina dupla de 150 wrms que os 125 wrms do ampl. já são o suficiente.

Abraço..

Sobe .. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Dá sim para montar um kit 2 vias mais em conta, comprando o mid e tw separados sem precisar de crossover passivo. É só escolher os falantes que agradem (eu estou nesse dilema nesse momento)

Acho que apenas 1 subwoofer é suficiente para um sistema assim como o seu. Estou usando um de 10" no meu carro, mandando 180W para ele e para mim, até sobra graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Vo aproveitar o tópico para não poluir muito ..

Vo ter que trocar os sapatos do meu carro que já estão gastos e a grana encurtou ..uma vez que começo a facu agora em fevereiro as coisas vão piorar...

Daí fiquei com o final de semana prolongado pois peguei 2 dias de banco de horas..sem nada pra fazer e como já tinha vendido meu set de som para comprar um player melhor o ////Alpine 9835, acabei ficando com o Player direto nos falantes originais sem Sub.

Me deparei com um Woofer da bravox da linha endirance parado aqui em casa, aqueles roxinhos... e uma caixa que eu tinha parada também. Daí pensei que poderia usar o woofer como sub-woofer uma vez que vi que a gama de resposta do woofer tá como 35hz a 2000hz e do sub-woofer está de 20 25hz a 2000hz.

Mãos a obras, consegui fazer uma caixa que entrasse no meu porta malas e que ficasse com 18 L ( Dutada, mas ainda não fiz o duto )conforme pede as específicações do manual deste woofer.

http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=429

A caixa ficou exatamente como pede as dimensões e litragem só que fiz com o ângulo, usei madeira de 20mm não MDF mas ficou boa, selei com massa plástica e apliquei Massa anti-ruído na parte interna inteira, dessas pretas que se usa em carro acho que o nome é andercil..

Blz..liguei meu ampl. puxeis os fios ...liguei o woofer e [o_]:blink::angry:

Não funcionou como eu esperava ..na verdade nem chegou perto ..Estava tocando médio ..estava ouvindo metallica e mais parecia um mid bass que um woofer . tentei fazer o corte pelo player 20hz ..25hz 31,5 hz ..mas nada ..continuava saindo guitarra e voz do woofer.. :blink::unsure:

Pergunto ..se eu utilizei a saída SUB do player, fiz o corte do SUB no player nas frequências baixas 20HZ 30HZ que é pra sub ..COMO PODE SAIR VOZ ? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Corte de 20/30 HZ deve ser filtro subsônico. É um Hi-pass pro sub. Você tem que fazer um corte Low-pass em +/-80/90Hz e seu sub irá parar de falar.

Digo isso porque se fosse um Low-pass de 20Hz só seu cachorro iria escutar...

Compartilhar este post

Link para o post

Corte de 20/30 HZ deve ser filtro subsônico. É um Hi-pass pro sub. Você tem que fazer um corte Low-pass em +/-80/90Hz e seu sub irá parar de falar.

Digo isso porque se fosse um Low-pass de 20Hz só seu cachorro iria escutar...

Até é uma boa idéia....usar cachorros pra verificar o funcionamento dos SUBs .. :vts

Se ele sair vuado do carro é porque ta baummm..rsrsrs

Das 2 uma .. eu "fiz" :pirou: ( pelo menos acho :banghead ) o corte em 80 e continuou a mesma coisa..Ou eu não to regulando certo meu player porque ele tem muita função, ou ele tá com pau nos cortes ..

Porque eu faço o corte pelo player e deixo o móludo em Full e sai voz e algo mais do woofer ..

Daí fiz o teste ..fiz o corte pelo Ampl. LP e cortei em 80hz ..PRONTO ..as vozes simiram !!

Alguém que sabe regular este player pra me ajudar ?

Ele tem uma chave seletora atrás que tema a opção 3way e mais outra coisa que não lembro ..será que tem que colocar em 3 way pra fazer o corte do player funcionar pro sub ?

Lembrando que eu to usando as amplificadas do player pros falantes e a saída sub pro woofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Até é uma boa idéia....usar cachorros pra verificar o funcionamento dos SUBs .. :vts

Se ele sair vuado do carro é porque ta baummm..rsrsrs

Das 2 uma .. eu "fiz" :pirou: ( pelo menos acho :banghead ) o corte em 80 e continuou a mesma coisa..Ou eu não to regulando certo meu player porque ele tem muita função, ou ele tá com pau nos cortes ..

Porque eu faço o corte pelo player e deixo o móludo em Full e sai voz e algo mais do woofer ..

Daí fiz o teste ..fiz o corte pelo Ampl. LP e cortei em 80hz ..PRONTO ..as vozes simiram !!

Alguém que sabe regular este player pra me ajudar ?

Ele tem uma chave seletora atrás que tema a opção 3way e mais outra coisa que não lembro ..será que tem que colocar em 3 way pra fazer o corte do player funcionar pro sub ?

Lembrando que eu to usando as amplificadas do player pros falantes e a saída sub pro woofer.

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Se o player estiver em 3way, ele faz os cortes para graves, médio e agudos. Se estiver em F/R SubW, apenas faz cortes Hi Pass para as saídas frontais e traseiras e Low Pass para o subwoofer. No seu caro deveria funcionar em qualquer uma das posições.

Acho meio difícil o player estar com defeito nesse ponto. Verifique certinho como você está fazendo os ajuste. Antes de voltar a mexer no player, aperte o Reset dele para garantir, pois quando se muda a chave de posição tem que ressetar para ele aceitar o ajuste.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o player estiver em 3way, ele faz os cortes para graves, médio e agudos. Se estiver em F/R SubW, apenas faz cortes Hi Pass para as saídas frontais e traseiras e Low Pass para o subwoofer. No seu caro deveria funcionar em qualquer uma das posições.

Acho meio difícil o player estar com defeito nesse ponto. Verifique certinho como você está fazendo os ajuste. Antes de voltar a mexer no player, aperte o Reset dele para garantir, pois quando se muda a chave de posição tem que ressetar para ele aceitar o ajuste.

Achei o errro ..

Eu estava fazendo o corte em 80Hz ..até ai blz ..continuava saindo voz, médio .. só que o problema era que estava em flat ..qdo eu coloquei 6 db/oct sumiu um pouco depois coloquei 12 db /oct sumiu mais e eu deixei em 24 db/ oct ..sumiu o dobro do que o meu módulo conseguia sumir, pelo que vi no manual vai só até até 12db /oct..

Qto eu deixo nos falantes traseiros e dianteiros ? O corte e esse db/oct.

Dianteiros são originais em TW e os traseiros é os NAR CX 507.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Achei o errro ..

Eu estava fazendo o corte em 80Hz ..até ai blz ..continuava saindo voz, médio .. só que o problema era que estava em flat ..qdo eu coloquei 6 db/oct sumiu um pouco depois coloquei 12 db /oct sumiu mais e eu deixei em 24 db/ oct ..sumiu o dobro do que o meu módulo conseguia sumir, pelo que vi no manual vai só até até 12db /oct..

Qto eu deixo nos falantes traseiros e dianteiros ? O corte e esse db/oct.

Dianteiros são originais em TW e os traseiros é os NAR CX 507.

Abraço

Esqueci de te falar desse detalhe. Eu também apanhei nessa parte quando peguei o player pela 1ª vez.

O ajuste certo é o que te agrada mais, vai testando e veja qual tem o melhor resultado, só cuidado com os Tweeters para não sobrecarregá-los, pois podem queimar se jogar um corte muito baixo. Normalmente, acima de 2,5Khz já não tem perigo.

Só como exemplo, os crossvers dos kit 2 vias tem cortes de 6 ou 12dB/oct.

Compartilhar este post

Link para o post

Daí eu precisaria pegar 2 sub com bobina de 4 OHM e ligar em paralelo certo ?

Ou um subwoofer de bobina dupla, de 4 ohms cada uma, por canal do 250a2.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...