Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Itabirito

Módulos/amplificadores/potencia Tubinada?

Recommended Posts

galera vejo muitos módulos/amplificadores/potencias turbinados/mexidos,o que eles trocam nesse módulos?

tipo to perguntando só por curiosidade mesmo(claro que eu num vou tentar fazer),eu sei que eles alteram o trafo colocando mais aspiras afim de aumentar a tensão e trocam os transistores de saída e mais o que eles trocam além disso?os resistores dos transistores de saída tbm são trocados?

tipo to perguntando como que faz num to qerendo saber respostas do tipo"não vale a pena eles geram mta distorção" !

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

creio que tudo começa com uma "turbinada" na fonte...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Na fonte fazem modificações para elevar a tensão de saída, trocam também capacitores de filtragem por outros de maior capacitancia pra segurar mais a onda nos graves, depois na etapa amplificadora eles brincam com os transistores de saída, somente com o aumento da tensao na fonte e alguns acertos na polarizaçao dos transistores de saida eles mesmo conseguem liberar mais potencia, agora se o aumento que voce pretende, for ultrapassar os limites dos transistores originais do projeto, eles costumam colocar transistores diferentes que vão fornecer mais potencia.

Um amplificador é amarrado na fonte, entao brincando na fonte (mas mantendo dentro dos limites dos transistores do amplificador pra nao queimarem) você pode ter um mesmo projeto com potencias diferentes. Esses amplificadores do paraguai usam muito isso, um mesmo circuito basico em todos os modelos, com diferenças nas fontes a medida que se quer um modelo mais potente. Muitas vezes eles usam os mesmos transistores na saída, modificando apenas a fonte e sistema de polarizaçao e casamento de impedancia do transistor.

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Na fonte fazem modificações para elevar a tensão de saída, trocam também capacitores de filtragem por outros de maior capacitancia pra segurar mais a onda nos graves, depois na etapa amplificadora eles brincam com os transistores de saída, somente com o aumento da tensao na fonte e alguns acertos na polarizaçao dos transistores de saida eles mesmo conseguem liberar mais potencia, agora se o aumento que voce pretende, for ultrapassar os limites dos transistores originais do projeto, eles costumam colocar transistores diferentes que vão fornecer mais potencia.

Um amplificador é amarrado na fonte, entao brincando na fonte (mas mantendo dentro dos limites dos transistores do amplificador pra nao queimarem) você pode ter um mesmo projeto com potencias diferentes. Esses amplificadores do paraguai usam muito isso, um mesmo circuito basico em todos os modelos, com diferenças nas fontes a medida que se quer um modelo mais potente. Muitas vezes eles usam os mesmos transistores na saída, modificando apenas a fonte e sistema de polarizaçao e casamento de impedancia do transistor.

Grande abraço

e como eu faço pra dimencionar os capacitores e os transistores que serão trocados?

e pra mudar a impedancia do módulo o q ue deve se trocar?

Compartilhar este post

Link para o post

e como eu faço pra dimencionar os capacitores e os transistores que serão trocados?

e pra mudar a impedancia do módulo o q ue deve se trocar?

Então, capacitores tem 2 valores a serem observados, um deles é a tensão máxima de trabalho, o outro é a capacitancia, ou seja, a quantidade de energia que ele consegue armazenar.

Um exemplo: temos um capacitor de 25V x 4700uF, esse cara trabalha com uma tensao maxima de 25 volts e tem 4700 micro farads de capacitancia.

Você pode comparar um capacitor analogamente como uma bateria, porem, diferentemente de uma bateria, ele tem a capacidade de se carregar e descarregar rapidamente.

Em uma fonte de amplificador, um capacitor de alta capacitancia, consegue suprir momentaneamente uma demanda maior de tensao, como por exemplo, durante a reproduçao de tons graves. Para fazer o correto dimensionamento de um capacitor deve-se fazer uma analise do circuito ao qual ele será inserido, sim pois o mau dimensionamento dele pode causar deficiencia nos transientes (capacitancia baixa) ou no caso de capacitancia muito alta, oscilação do circuito, já que ele vai demorar mais a carregar.

Sempre a tensao maxima do capacitor DEVE ser compativel (igual ou maior) que a tensão liberada pela fonte, caso contrario ele se transformará em uma mini bomba dentro do amplificador.

O dimensionamento dor transistores a serem trocados, deve também começar com a analise do circuito, já que vai envolver especificaçoes como tensao de polarizaçao, corrente de repouso, tensão no coletor e etc, é algo um pouco mais complexo que na maioria das vezes envolve a troca de outros componentes responsaveis pela amplificação.

No caso da troca de impedancia do módulo como voce citou, um modulo não fornece impedancia a um alto falante, mas sim é capaz de trabalhar com uma faixa de impedancia segura ao seu circuito.

Imagino que sua intençao é fazer com que o módulo aceite trabalhar com impedancias mais baixas que o normal, por exemplo 1 ohm (um curto). ISso é complicado, pois além de os transistores da saída terem que suportar tal carga, a fonte também vai ter que conseguir suprir uma maior demanda de corrente, que seria muitas vezes o dobro do normal.

Um exemplo: Porque amplificadores que trabalham em 2 ohms em modo normal, somente aceitam 4 ohms quando em bridge?

Porque a bridge faz com que dois canais trabalhem juntos aumentando a tensao na saída, um canal amplifica a parte positiva da senoide e outro canal amplifica a parte negativa. Assim a fonte consegue manter o nivel de fornecimento de corrente e tensao normalmente ja que cada canal da bridge está fazendo um trabalho distinto e em fases diferentes.

PAra fazer um amplificador aceitar impedancias menores que as previstas no seu projeto original com segurança e eficiencia tem que modificar tanta coisa que é melhor partir para um projeto do zero, especifico para esse trabalho, ou comprar um pronto que satisfaça suas necessidades.

Muitos "turbinamentos" de modulos envolvem basicamente o aumento de tensao e corrente da fonte, que faz os transistores de saida trabalharem mais proximos aos seus limites, gerando por sua vez mais potencia.

Porem tem que ser feito com cautela, é como quando se faz um overclock em um processador de computador, voce altera parametros que fazem ele trabalhar perto do seu limite, ganhando desempenho sem ter que trocar de processador, se o limite for ultrapassado, vai subir fumaça! Com amplificador é a mesma coisa.

Grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

oi pessoal.

to com uma pyramid pb-780 aki e já esta com dois canais queimados, como eu vou trocar os transistores da saida o mais rápido possível, queria que vcs me ajudacem a escolhe-los.

fiquei em duvida com os seguintes componentes:

tip35c e tip36c

2sc5200 e 2sa1943

2sc5242 e 2sa1962

2sc3907 e 2sa1516 (esta escrito na placa da pyramid)

no datasheet os tip possuem uma amperagem na base bem maior que a dos outros porém a voltagem é a metade.

me ajudem ai..

por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, capacitores tem 2 valores a serem observados, um deles é a tensão máxima de trabalho, o outro é a capacitancia, ou seja, a quantidade de energia que ele consegue armazenar.

Um exemplo: temos um capacitor de 25V x 4700uF, esse cara trabalha com uma tensao maxima de 25 volts e tem 4700 micro farads de capacitancia.

Você pode comparar um capacitor analogamente como uma bateria, porem, diferentemente de uma bateria, ele tem a capacidade de se carregar e descarregar rapidamente.

Em uma fonte de amplificador, um capacitor de alta capacitancia, consegue suprir momentaneamente uma demanda maior de tensao, como por exemplo, durante a reproduçao de tons graves. Para fazer o correto dimensionamento de um capacitor deve-se fazer uma analise do circuito ao qual ele será inserido, sim pois o mau dimensionamento dele pode causar deficiencia nos transientes (capacitancia baixa) ou no caso de capacitancia muito alta, oscilação do circuito, já que ele vai demorar mais a carregar.

Sempre a tensao maxima do capacitor DEVE ser compativel (igual ou maior) que a tensão liberada pela fonte, caso contrario ele se transformará em uma mini bomba dentro do amplificador.

O dimensionamento dor transistores a serem trocados, deve também começar com a analise do circuito, já que vai envolver especificaçoes como tensao de polarizaçao, corrente de repouso, tensão no coletor e etc, é algo um pouco mais complexo que na maioria das vezes envolve a troca de outros componentes responsaveis pela amplificação.

No caso da troca de impedancia do módulo como voce citou, um modulo não fornece impedancia a um alto falante, mas sim é capaz de trabalhar com uma faixa de impedancia segura ao seu circuito.

Imagino que sua intençao é fazer com que o módulo aceite trabalhar com impedancias mais baixas que o normal, por exemplo 1 ohm (um curto). ISso é complicado, pois além de os transistores da saída terem que suportar tal carga, a fonte também vai ter que conseguir suprir uma maior demanda de corrente, que seria muitas vezes o dobro do normal.

Um exemplo: Porque amplificadores que trabalham em 2 ohms em modo normal, somente aceitam 4 ohms quando em bridge?

Porque a bridge faz com que dois canais trabalhem juntos aumentando a tensao na saída, um canal amplifica a parte positiva da senoide e outro canal amplifica a parte negativa. Assim a fonte consegue manter o nivel de fornecimento de corrente e tensao normalmente ja que cada canal da bridge está fazendo um trabalho distinto e em fases diferentes.

PAra fazer um amplificador aceitar impedancias menores que as previstas no seu projeto original com segurança e eficiencia tem que modificar tanta coisa que é melhor partir para um projeto do zero, especifico para esse trabalho, ou comprar um pronto que satisfaça suas necessidades.

Muitos "turbinamentos" de modulos envolvem basicamente o aumento de tensao e corrente da fonte, que faz os transistores de saida trabalharem mais proximos aos seus limites, gerando por sua vez mais potencia.

Porem tem que ser feito com cautela, é como quando se faz um overclock em um processador de computador, voce altera parametros que fazem ele trabalhar perto do seu limite, ganhando desempenho sem ter que trocar de processador, se o limite for ultrapassado, vai subir fumaça! Com amplificador é a mesma coisa.

Grande abraço

Cara me fale mais sobre o que vc sabe,tipo,como eu faço pra saber se a capacitancia ta boa se esta muita ou pouca...

vc disse que o dimensionamento dos transistores é um pouco complexo,mas pode me falar mais sobre isso caso eu nao entenda alguma parte eu te pergunto.

vlw cara isso ta me ajudando pra caramba...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara me fale mais sobre o que vc sabe,tipo,como eu faço pra saber se a capacitancia ta boa se esta muita ou pouca...

vc disse que o dimensionamento dos transistores é um pouco complexo,mas pode me falar mais sobre isso caso eu nao entenda alguma parte eu te pergunto.

vlw cara isso ta me ajudando pra caramba...

Gustavo, os TIPs são transistores lentos em comparaçao aos outros que você citou.

Eu não os escolheria!!!

Moderação,

para saber se a capacitancia tá bem dimensionada em um projeto, voce tem que saber tudo sobre aquele circuito, mas com certeza a capacitancia superdimensionada tem mais vantagem que a capacitancia subdimensionada, basta ter bom senso.

Por exemplo, nao ficaria bom colocar numa fonte de um amp de carro, 4 capacitores de 3300uF (2 por rail) x sei la, 35V. Eu acho pouco dependendo do circuito, mas também não tem que colocar 4 capacitores de 10000uF x 35V sem fazer mais alteraçoes no projeto, PODERIA causar oscilações no circuito, alem do custo desnecessario.

A complexidade em modificar os transistores reside em primeiro, saber o quanto de modificaçoes tem que ser feitas no circuito para se adaptar os novos transistores, depois, comparar o transistor que vai ser trocado com o novo que vai ser colocado lá, saber os valores de tensao e corrente que passam naquela parte do circuito, tem que avaliar se o circuito como um todo vai suportar essa modificaçao com segurança e estabilidade. São muitos fatores a serem observados em uma modificaçao assim.

Eu particularmente não sou muito a favor de turbinamento pesado em amplificadores, no maximo eu daria uma melhorada nos capacitores da fonte, passou disso eu prefiro sempre pegar um outro amp que vá suprir minhas necessidades, ou então iniciar um projeto do zero, seja eu mesmo projetando ou pegando projetos por aí na internet, nesse caso, só seria aproveitado a carcaça do amp, e talvez alguns componentes, mas nem a placa eu aproveitaria, faria outra.

Lógico que pra quem gosta de desafio, o turbinamento é uma boa pedida, nao em questao de valor porque dependendo do que for feito ficará caro, mas sim por ter algo personalizado e único.

Se você se interessa por esse assunto, procure na net por montagem de amplificadores, começe pelos chipamps que são amplificadores que usam circuito integrado ao inves de componentes discretos, com eles voce vai aprender muito, vai ver que variando a tensao da fonte voce teria um amplificador mais forte ou mais fraco, que ao variar a tensao da fonte voce tem limites diferentes de impedancia minima admissivel na saída... nossa, dá pra aprender muito mesmo e nao gasta tanta grana assim montando.

Tem um CI muito interessante para ser usado em carro, é o TDA 1562, que promete 70Wrms, funciona com 12V e nao precisa de fonte simetrica, custa em torno de 30 dinheiros.

Eu sou tec em eletronica, mas trabalho em outro segmento, o contato que tenho com amplificadores é um ou outro de amigo que queima, ou meu mesmo, e uns projetos que monto quando posso, mas se tiver duvida e eu souber responder, eu respondo com prazer.

Grande abraço

Clayton

Compartilhar este post

Link para o post

Clayton,

obrigado pela dica eu estava indo de cara nos tip por causa do preço, valeu mesmo..

Editado por Gustavo147

Compartilhar este post

Link para o post

Grande abraço

E se fosse o caso de eu querer que ele aceite uma impedancia maior mas sem fazer com que ele perca potencia?

tipo,eu tenho um amp de 2x100 rms por canal a 2 ohm e 2x75 rms a 4 ohm e que nao aceita bridge,tenho dois falante de 4 ohm e estao ligados um em cada canal,ou seja tá chegando 75 rms em cada sub...

Se fosse o caso de eu querer que ele libere 100 rms por canal a 4 ohm o que teria que ser trocado?

tava querendo dá uma turbinada nesse meu amp pra ele liberar pelo menos uns 175 rms por canal a 4 ohm mas to meio sem grana no momento e vo deixar isso pra mais tarde,mas se caso algum dia eu resolver dá uma turbinada nele aí eu vo postar algumas fotos no tópico aí tem como vc me ajudar só vendo as fotos?mas eh igual eu te falei ,por enquanto eu vou deixar esse projeto meio de lado e vou ficar só na teoria mesmo.

meu amp eh um full power k2000 igual à esse aki do link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114764641-modulo-full-power-k2000-r16900-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao arrisco, vou arriscar mexer quando tiver bem capacitado, pois se troca algum componente tera que trocar varios outro dependendo ai ja nao compensa

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem mais tem alguma dica?

esse modulo seu parece ser tipo booster e nao da pra turbinar.se fosse mosfet, ai da pra fazer alguma coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...