Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
root

Ligar kit 2 vias

Recommended Posts

Pessoal,

Tenho um kit 2 vias Bravox cs60d ligado em uma Hurricane 4.120. Estou achando o stereo meio fraco, em relação ao grave do UXP12d4, será que está ligado da forma correta?

O instalador, montou da seguinte forma:

dsc03867d.jpg

Fui no site da Bravox, onde nas especificações do cs60d, constam as seguintes infos:

Potência Máxima 140 Wmax

Potência Nominal 70 Wrms

O que seriam essas 2 potências? Isso quer dizer que o cs60d, pode tocar à 140wrms cada falante ou essa potencia máxima é 70+70 de cada falante?

Se cada falante possuir 140wrms, poderia fazer uma ligação bridge, jogando 240wrms? Mas se for 70wrms cada falante, creio que já esteja conectado da forma correta. Se estiver ligado da forma correta, será que ficaria legal instalar mais um cs60d atrás, ou um par de 6x9 ficaria melhor? Assim, usaria os outros 2 canais que não uso da Hurricane.

Outra dúvida, no divisor de frequência, existe uma chave seletora, 0db e -3db. Em que posição ela deve ficar?

Abaixo, specs da Hurricane 4.120:

4 canais x 120W RMS 2ohms

2 canais em bridge x 240W RMS 4ohms

ou 3 canais , sendo 2 x 120WRMS 2 ohms e 1 canal em bridge X 240WRMS a 4ohms

Desculpem as perguntas idiotas, sou noobão! :banghead

Editado por root

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa e ai blz!? Instalei ontem um kit bravox num hurricane então to com a mao quente ainda hahaha.. :rolleyes: olha, dá uma olhada no botão level do seu hurricane, dá uma "aumentada" nele e ve como que as coisas andam. O kit está ligado corretamente, ligar ele em brigde fará vc perder o stereo, o que pra mim não faz sentido nenhum. Quanto ao divisor isso dai é só a taxa de atenuação do cross, nao afeta na potencia.. a posição da chave deve ser de acordo com seu ouvido mesmo.. eu deixaria em 0db.

Mas só uma curiosidade, caso o instalador tenha usado o padrão dos fios para positivo/negativo, nessa foto ai me parece que ele inverteu os polos. Para se certificar de qual é positivo e qual é negativo, desconecte os fios do ampli pegue uma pilha, coloque um fio no positivo da pilha, ou outro vc dá umas batidinhas no negativo e olhe para o falante, se ele "pular" pra fora é pq o fio que está no positivo é o positivo mesmo, se ele "pular" pra dentro é pq o fio que tá no positivo da pilha é o negativo do falante, feito isso com os 2, instale corretamente no ampli e dê aquela ajustada no "level" pra ver se melhora ai.

ahh.. coloque uma foto total ai das ligações do ampli pra eu ver como estão os botões ajustados ai. :legal:

abraço!!!!

edit: portuga.

Editado por pablocorks

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta. Pq ligar em bridge faria perder o STEREO? Isso não é problema num amplificador de 4 canais.

Canais 1 e 2 (bridge) com RCA Left

Canais 3 e 4 com (bridge) RCA Right

Terá o stereo de qualquer maneira. O canal amplifica o que entra nele, e a bridge será a mistura de duas saídas e não de duas entradas.

Pela foto os outros dois canais estao desligados. Mas se estiver usando eles pro sub, aí sim perderá o sinal stereo e terá sinal mono, porque será obrigado a misturar os dois sinais de entrada. Nesse caso deve manter como está, observando essa polaridade aí citada pelo amigo. Se estiver um invertido terá defasagem e com certeza problemas na qualidade de audio.

abraço amigos

Leo

Editado por defaveri

Compartilhar este post

Link para o post
Opa e ai blz!? Instalei ontem um kit bravox num hurricane então to com a mao quente ainda hahaha.. :rolleyes: olha, dá uma olhada no botão level do seu hurricane, dá uma "aumentada" nele e ve como que as coisas andam. O kit está ligado corretamente, ligar ele em brigde fará vc perder o stereo, o que pra mim não faz sentido nenhum. Quanto ao divisor isso dai é só a taxa de atenuação do cross, nao afeta na potencia.. a posição da chave deve ser de acordo com seu ouvido mesmo.. eu deixaria em 0db.

Mas só uma curiosidade, caso o instalador tenha usado o padrão dos fios para positivo/negativo, nessa foto ai me parece que ele inverteu os polos. Para se certificar de qual é positivo e qual é negativo, desconecte os fios do ampli pegue uma pilha, coloque um fio no positivo da pilha, ou outro vc dá umas batidinhas no negativo e olhe para o falante, se ele "pular" pra fora é pq o fio que está no positivo é o positivo mesmo, se ele "pular" pra dentro é pq o fio que tá no positivo da pilha é o negativo do falante, feito isso com os 2, instale corretamente no ampli e dê aquela ajustada no "level" pra ver se melhora ai.

ahh.. coloque uma foto total ai das ligações do ampli pra eu ver como estão os botões ajustados ai. :legal:

abraço!!!!

edit: portuga.

Fala Pablo,

Humm.. saquei! Então ligações bridge, são pra ligações de subwoofers, certo?

A hurricane, tem mesmo as chaves de regulagem, e a level, eu já deixo no talo! Como vc configurou as outras chaves? Além dessas chaves do amp, tb já configurei as config. do player. Acho que o problema, é que o UXP é mto forte mesmo. É mto grave e pouco stereo.. acho que a saída, é mesmo instalar outro kit 2 vias.

Se o instalador inverteu os polos, o kit vai tocar menos ou ele nem toca?

Compartilhar este post

Link para o post
Uma pergunta. Pq ligar em bridge faria perder o STEREO? Isso não é problema num amplificador de 4 canais.

Canais 1 e 2 (bridge) com RCA Left

Canais 3 e 4 com (bridge) RCA Right

Terá o stereo de qualquer maneira. O canal amplifica o que entra nele, e a bridge será a mistura de duas saídas e não de duas entradas.

Pela foto os outros dois canais estao desligados. Mas se estiver usando eles pro sub, aí sim perderá o sinal stereo e terá sinal mono, porque será obrigado a misturar os dois sinais de entrada. Nesse caso deve manter como está, observando essa polaridade aí citada pelo amigo. Se estiver um invertido terá defasagem e com certeza problemas na qualidade de audio.

abraço amigos

Leo

Tb achei estranho perder o stereo.. pq tenho amigos que fazem bridge e tem stereo. Só que assim como eu, utilizam a Hurricane somente pra stereo. No meu caso, não uso 2 canais. Pro sub, uso uma Taramps T-400.

Vou verificar a polaridade dos cabos.

Ah, existe uma emenda nos cabos, que ligam o divisor de frequencia ao tw e falante. Seria bom substituir esse cabo tirando essa emenda?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, emendas nunca são boas, mas tbm nao faz perder potencia. As regulagens pros canais do kit eu sugiro vc colocar o corte em hi-pass tipo em 100hz já que sub tá fazendo todo o trabalho de grave, alem de aliviar o mid. O bass bost do sub vc deixa no zero, não é bom, pode clipar mais facilmente se vc aumentar. Estranho o seu kit não estar acompanhando o sub, o kit que eu instalei o level tá na metade e não dá pra chegar no maximo do player pq fica absurdamente alto dentro do carro. Bem, com eu disse, verifique a polaridade dos falantes, se o seu som tiver controle da saida rca verifique se ela não está mto baixa, no meu som por exemplo tem o controle da saida rca do sub, mas nao dos stereo, mas alguns tem.

boa sorte ai, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, emendas nunca são boas, mas tbm nao faz perder potencia. As regulagens pros canais do kit eu sugiro vc colocar o corte em hi-pass tipo em 100hz já que sub tá fazendo todo o trabalho de grave, alem de aliviar o mid. O bass bost do sub vc deixa no zero, não é bom, pode clipar mais facilmente se vc aumentar. Estranho o seu kit não estar acompanhando o sub, o kit que eu instalei o level tá na metade e não dá pra chegar no maximo do player pq fica absurdamente alto dentro do carro. Bem, com eu disse, verifique a polaridade dos falantes, se o seu som tiver controle da saida rca verifique se ela não está mto baixa, no meu som por exemplo tem o controle da saida rca do sub, mas nao dos stereo, mas alguns tem.

boa sorte ai, abraço!

Pablo, existe algum outro meio de testar a polaridade dos cabos?

Mas tipo, o polo positivo, tem que ficar conectado no polo positivo do falante. O problema, é que não sei onde fica o polo positivo do falante.. rs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...