Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
jlm

Caixa para JL 12W6 (antigo)

Recommended Posts

Galera, novamente eu aqui pra incomodar vocês a respeito de dúvidas sobre som, especificamente, sub.

Vocês saberiam dizer uma caixa "ideal" para 2 jl 12W6 (o antigo 6 + 6ohms)... dou preferência para caixa dutado, pois busco um bom SPL e com bastante qualidade, ou seja, que o sub desça bem..... procurei na pesquisa e não consegui encontrar assunto relativo ao que quero, por isso abri o tópico... não sei usar programas para cálculo de duto.

Desta vez estou pensando seriamente em fazer eu mesmo a caixa, visto que as lojas estão cobrando meio caro.... no manual da JL tem especificado pra selada em torno de 35lts e dutada 63lts.... 63lts é muita coisa, visto que tenho um pug 207 e o porta malas é pequeno... se alguém já montou ou pode me sugestionar medidas, será bem vindo.

valewww :legal:

Editado por jlm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testa a selada de 35L que tem uma resposta bacana.

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

interessante... 35lts é bom tamanho....

conseguirei um bom SPL tb nessa configuração?

Testa a selada de 35L que tem uma resposta bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

A menor caixa dutada especificada pela JL (tenho os manuais originais) é de 1.50 pés cúbicos ou 42,5 litros.

Duto de 4" x 19" (48 cm).

Compartilhar este post

Link para o post

alguém poderia simular pra mim como fica a dutada de +- 46,47lts? Se ficar bom, posso aproveitar o box q eu tenho, q hj tem 45 lts, mas abrindo um pouco ele, pra colocar de 12", aumento esse pouco na litragem....

Compartilhar este post

Link para o post
alguém poderia simular pra mim como fica a dutada de +- 46,47lts? Se ficar bom, posso aproveitar o box q eu tenho, q hj tem 45 lts, mas abrindo um pouco ele, pra colocar de 12", aumento esse pouco na litragem....

Se você descontar o volume do sub (+/- 3 litros) vai ter a caixa que eu te indiquei, pois o volume indicado é sempre o volume livre.

Compartilhar este post

Link para o post

certo..... mas com essa litragem, terei um bom SPL e um grave macio será?

Veja só.. pergunto pq? como quero tentar aproveitar meu box, q hj tem 45lts e toca dois W6 de 10", ele tem um bom SPL e desce pra caramba.... eu não acredito que um sub de mesmo modelo, porém polegada maior, vá ficar igual numa caixa de mesma litragem, masss.... acho q não custa tentar.. por isso q pergunto como ficaria o grave e o SPL nessa configração...

Se você descontar o volume do sub (+/- 3 litros) vai ter a caixa que eu te indiquei, pois o volume indicado é sempre o volume livre.

Compartilhar este post

Link para o post
certo..... mas com essa litragem, terei um bom SPL e um grave macio será?

Veja só.. pergunto pq? como quero tentar aproveitar meu box, q hj tem 45lts e toca dois W6 de 10", ele tem um bom SPL e desce pra caramba.... eu não acredito que um sub de mesmo modelo, porém polegada maior, vá ficar igual numa caixa de mesma litragem, masss.... acho q não custa tentar.. por isso q pergunto como ficaria o grave e o SPL nessa configração...

No manual, esta caixa recebe classibicação A para normal e B para dB monster. Não é uma caixa para puristas, mas acredito que toque bem e tenha um SPL razoável. É lógico que não chegará a tocar como 2 de 10", pois a área de cone é bem maior.

Compartilhar este post

Link para o post

humm... blzzz....... então vou experimentar nesse volume....

eu vou colocar 2 de 12.... tomara q fique com uma qualidade boa....

valew pela sua ajuda. :legal:

No manual, esta caixa recebe classibicação A para normal e B para dB monster. Não é uma caixa para puristas, mas acredito que toque bem e tenha um SPL razoável. É lógico que não chegará a tocar como 2 de 10", pois a área de cone é bem maior.

Compartilhar este post

Link para o post
humm... blzzz....... então vou experimentar nesse volume....

eu vou colocar 2 de 12.... tomara q fique com uma qualidade boa....

valew pela sua ajuda. :legal:

Para 2 subwoofers, você deve dobrar o volume da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

simm..... com certeza :legal:

Para 2 subwoofers, você deve dobrar o volume da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

isso é para aquele duto redondo né?

se for duto retangular, como eu tenho na minha caixa, sabe como ficaria?

Outra coisa.... esse manual da JL que vc tem por acaso é aquele que tem diversos modelos de sub e com diversas configuraçãos (tipo A; B)... quando a caixa é mais pra qualidade.... mais SPL... qualidade e SPL juntos??

A menor caixa dutada especificada pela JL (tenho os manuais originais) é de 1.50 pés cúbicos ou 42,5 litros.

Duto de 4" x 19" (48 cm).

Compartilhar este post

Link para o post
Outra coisa.... esse manual da JL que vc tem por acaso é aquele que tem diversos modelos de sub e com diversas configuraçãos (tipo A; B)... quando a caixa é mais pra qualidade.... mais SPL... qualidade e SPL juntos??

isso mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

cara... como consigo esse manual??

já pesquisei na internet e não consegui encontrar.....

isso mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
cara... como consigo esse manual??

já pesquisei na internet e não consegui encontrar.....

Na internet você encontra os manuais dos produtos descontinuados da JL, mas o manual completo só os lojistas mais antigos possuem.

O que eu uso é da NAR Áudio, antigo importador da marca, e acho inviável escaneá-lo inteiro para disponibilizar no forum, mas se precisar de qualquer informação é só postar a pergunta.

Compartilhar este post

Link para o post

humm... blzz.....

por enquanto é isto mesmo.....

valew pela ajuda. :legal:

Na internet você encontra os manuais dos produtos descontinuados da JL, mas o manual completo só os lojistas mais antigos possuem.

O que eu uso é da NAR Áudio, antigo importador da marca, e acho inviável escaneá-lo inteiro para disponibilizar no forum, mas se precisar de qualquer informação é só postar a pergunta.

Compartilhar este post

Link para o post

mandei fazer (ajustar) o box.... o compartimento dele é 45 lts livres, já descontando o sub..... o cara falou q ia ver se dava pra aumentar um pouco mais a litragem (é dutado)..... é o mesmo box que estavam os 10W6, porém, ele irá alargar a boca, pra caber o de 12".....

amanhã vou buscar, aí vamos ver como que fica o resultado...

Compartilhar este post

Link para o post
mandei fazer (ajustar) o box.... o compartimento dele é 45 lts livres, já descontando o sub..... o cara falou q ia ver se dava pra aumentar um pouco mais a litragem (é dutado)..... é o mesmo box que estavam os 10W6, porém, ele irá alargar a boca, pra caber o de 12".....

amanhã vou buscar, aí vamos ver como que fica o resultado...

outra dica:

se o grave não ficar macio é sinal que a caixa está muito pequena. Tente colocar manta acrílica dentro da caixa. Verá que melhora muito.

Compartilhar este post

Link para o post

então... acabei de pegar o box, já com o sub instalado....

a caixa deve ter ficando com uns 47, 48 lts livres +-... ficou até q legal, mas ele não desce tanto quanto descia com o de 10"... eu sinto q tem musicas q ele não responde a certas frequencias mto baixas, coisa que o outro fazia... não ficou ruim.... ficou bom até... dá uma batida legal, não seca, porém não tão prolongada como eu gostaria.... a princípio vou deixar assim mesmo, quem sabe mais tarde eu mande fazer outro box....

a minha idéia foi aproveitar o boz já existente, pra não ter que mexer tb no acabamento do assoalho onde tem os amps... se eu fizesse outro box, perderia ele, e assim vai-se dinheiro ( q por sinal não nasce em árvore e chega até mim de forma dificil hehe)... por enquanto só está tocando com 1 sub, porque o outro ainda não chegou..... aí vamos ver como fica com os 2...

valew aí... àqueles que contribuiram de alguma forma :legal:

outra dica:

se o grave não ficar macio é sinal que a caixa está muito pequena. Tente colocar manta acrílica dentro da caixa. Verá que melhora muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu usava a caixa dutada de 65 litros e duto de 4" por 31 cm, tinha uma ótima resposta e muito subgrave, espancava muito... eu aplicava algo acima dos 600rms, pois o amp era 640rms 4ohms, e o sub fecha em 3ohms. as no meu caso era apenas 1 subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

pois é...... eu não sei dizer o tamanho ddo dduto da minha caixa, que é retangular..... por fora até consigo medir, mas dentro não sei.... agora, se eu fizesse uma caixa de 65 lts x 2, perderia o PM hehehe com 47lts já ocupa bastante espaço, imagina mais 20lts hehehe

só reparei uma coisa... nessa configuração, o JL tá exigindo mto mais do amp., pra obter força.... o que não acontecia com os de 10"... é normal será, visto que é 12" ou será que é por causa caixa? Sinceramente não senti mta diferença em SPL pros 10W6 (Oq estavam nesta mesma caixa)....

Cara, eu usava a caixa dutada de 65 litros e duto de 4" por 31 cm, tinha uma ótima resposta e muito subgrave, espancava muito... eu aplicava algo acima dos 600rms, pois o amp era 640rms 4ohms, e o sub fecha em 3ohms. as no meu caso era apenas 1 subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

basicamente a diferença entre subwoofers de 10" e 12" é a frequência que eles atingem. Quanto maior o cone, mais ele desce.

A diferênça no som está na caixa mesmo. Forre ela com lã acrílica e veja o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

então.... instalei o outro sub hoje.... ficou forte pra caramba, bem mais que com os 10w6, porém, posso dizer q batida de um JL numa caixa não perfeitamente adequada, quase se equivale a batida de um sub da Pioneer, numa caixa totalmente adequada, ou seja, bate forte, seco e embola um pouco... pra frente terei que fazer outro box mesmo....

Aí, vejam só.... me surgiu outro problema e não sei aqui que devo descrever o mesmo.... mas.....

quando tocando com 1 sub somente, toca normal, a partir do momento que se ligou o 2º sub, veio o problema. O caso:

Meu amp trabalha em até 1ohm... os 2 JL estão ligados em paralelo as suas bobinas, totalizando 3ohms cada sub.... como tenho 2 ligados em paralelo, a impedância deles cai pra 1,5ohm. Correto? Correto. Então, até aí, sem problema algum.

Aconteceu que, quando o 2º sub foi ligado e não foi encaixado no box, tava td normal, a partir do momento que se colocava ele no box, os 2 saiam de controle, ou seja, parecia que entravam em espécie de ressonância e não paravam de mexer mais, até desligar o aparelho. Se desligasse o aparelho e ligasse novamente, tava td normal, mas a hora que a música proporcionasse uma batida, eles saiam de controle novamente... estranho que era só quando colocava na caixa, fora dela, não fazia nd.... e este sub afetava o outro e os dois estão em câmaras separadas.

O instalador mexeu e acabou aterrando o RCA do amp mono, que toca os 2 subs.... a principio parecia que tudo estava resolvido... tocou legal, normal e os subs não se descontrolaram... mas, no momnto que eu liguei o carro, começou tudo novamente e ainda por cima ele captava ruídos (como quando dava a seta, por exemplo).... o que fiz: Vim pra casa, emputiado e encabreirado com o que podia tar acontecendo.

A primeira coisa que fiz foi desligar o aterramento feito, porque ele melhorou com o carro desligado e piorou com ele ligado e fui fuçar no amp, nas regulagens dele....

Achei e ainda acho, que o amp. pode ter algum defeito de fabricação (talvez algum aterramento mesmo)... cabreiro com isso, queria tentar resolver... eis que: liguei, deixar o sub entrar em descontrole e comecei a mexer... "bass boost"; "sub sonic"; LPF... até que.... quando inverto a posição do botão que tem inversão de fase (acho que é isso) - 0º - 180º, parou e ficou normal.... se eu deixo em 0º, toca normal; se eu inverto e deixo 180º, eles perdem o controle...

Alguém sabe o porque disso?

Se deixar nesta posição e inveter a posição pelo rádio, dá uma interferência tb.... ou seja...... amp (0º) e radio (normal)... assim fica tudo normal, sem problema algum......

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...