Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rodraguirre

Buscando opiniões sobre meu primeiro set

Recommended Posts

Olá Pessoal

Acabei de entrar no Forum e este é o meu primeiro post.

O negócio é o seguinte: Tenho um Gol G4 2p, e estou montando o meu primeiro som. Nunca antes eu tinha me aventurado nessa praia, apesar de ser apaixonado por música em geral. Passei a vida inteira sofrendo com falta de potência e qualidade nos carros que já tive (e também os do meu pai, que nunca ligou pra som), mas agora resolvi mudar a história.

Já comprei os equipamentos que vou instalar, e gostaria de ouvir opiniões de quem entende, principalmente sobre o Sub que eu adquiri, pois não encontrei em lugar nenhum alguém falando sobre ele (E MESMO ASSIM COMPREI! :blink: ).

No meu carro (como eu já disse, um GOL G4 2P) já tenho instalado o seguinte:

CD Receiver Pioneer DEH-P6950IB com entrada pra iPod, 6 Saídas RCA [sendo 2 para o sub (mono)]

Falantes dianteiros: Kit 2 Vias Bravox CS60D:

Tamanho 6.5"

Impedância 4.0 (ohms)

Sensibilidade 89 (dB/W/m)

Gama de Resposta 50-22K (Hz)

Frequência Ressonância 70 (Hz)

Potência Máxima 140 Wmax

Potência Nominal 70 Wrms

Em janeiro chegam as minhas encomendas:

Amp Alpine PDX-5:

Potência a 4 Ohms - 4 x 75 + 1 x 300 Wrms

Potência a 2 Ohms - 4 x 75 + 1 x 300 Wrms

Potência em Bridge - 2 x 150 + 1 x 300 Watts

Signal-to-Noise 77dB

Faixa de frequência 20Hz - 20KHz

Frequências ajustáveis do Crossover Low-Pass - 50Hz - 200Hz

Frequências ajustáveis do Crossover High-Pass - 30Hz - 400Hz

Subwoofer Pioneer Premier TS-SW1201S2:

Tamanho 12"

Impedância 2.0 (ohms)

Sensibilidade 93 (dB/W/m)

Gama de Resposta 20-230 (Hz)

Frequência Ressonância 36.8 (Hz)

Potência Máxima 1500 Wmax

Potência Nominal 400 Wrms

Falantes Traseiros: Midrange Alpine Type-S SPS-507 (coaxial):

Tamanho 5" x 7"

Impedância 3.6 (ohms)

Sensibilidade 88 (dB/W/m)

Gama de Resposta 73-22K (Hz)

Potência Máxima 230 Wmax

Potência Nominal 75 Wrms

RCA Monster Cable MPC I306 6 canais

E aí, o que me dizem? Eu estou especialmente interessado em ouvir comentários sobre o Sub, pois como disse, não achei em lugar nenhum referências sobre ele (na verdade achei comentários muito favoráveis sobre o TSSW3001S4, que também é Shallow mount, mas uma linha abaixo. Como o meu é da linha Premier, acredito que deva ser melhor ainda). As duas coisas que me fizeram decidir por este sub foram:

1 - O tamanho. Não quero perder muito espaço no porta-malas do meu gol, e pelas especificações do manual, a caixa recomendada pra este sub é realmente pequena - apenas 18.4 litros, com uma profundidade 15cm.

2 - A faixa de frequência: 20hz a 230hz. Pelo que li, 20hz é realmente um baixo BEM baixo, portanto, ao que parece, este sub tem um diferencial em relação aos demais shallow-mount do mercado. E juntando com o PDX-5, que aparentemente manda muito bem nos graves, estou esperando um bom resultado.

Bom, é isso aí... espero comentários

Editado por rodraguirre

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sub de 12" em uma caixa com 18.4 litros apenas?

nao sou PRO mas seria melhor validar essas informações antes, seria bom simular essa caixa ai antes para ver oq vai dar amigo.

esse modulo vai deixar o sub passando fome, seria bom rever esse set...

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ai amigao blz?

Seu sete vai ficar legal...

Esse sub ai e legal, mas nao va esperando muito, ele deve ser normal que nem um 307/308, essa faixa de frequencia ai nao é confiavel, pois 20 hz e dificil ele fazer...

No entanto, nao se apegue muito a isso, ele vai tocar bem, acredito que essa litragem de 18 litros, seje pra caixa selada...

Capriche na instalacao com cabos grossos e bateria, que tem tudo pra ficar legal...

Abraco...

Compartilhar este post

Link para o post

nao sou PRO mas seria melhor validar essas informações antes, seria bom simular essa caixa ai antes para ver oq vai dar amigo.

Obrigado pelo comentário!

Bem... rever não tem jeito, pois as coisas já estão compradas

Pois é, como eu disse, esse foi um dos motivos q me levou a comprar esse sub. Dá uma olhada na figura, isso aí é o q tá no manual do sub. Maravilhas da tecnologia.

post-51559-1260408043_thumb.png

Quanto ao módulo, eu tava vendo o q o pessoal costuma ligar nele, até q esse sub não tá muito fora não... são 300W do módulo contra 400W do sub... tem uma sobrinha mesmo, mas pro q tô buscando, imagino que não vou me decepcionar... além do mais, imagino q seja bom pois não vou forçar muito o sub, o q vai dar uma vida extra pra ele, me possibilitando usá-lo num próximo set.

Tô falando besteira?

Compartilhar este post

Link para o post

Vixiiii, deu pau!

Ver post abaixo....

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Fala ai amigao blz?

Seu sete vai ficar legal...

Esse sub ai e legal, mas nao va esperando muito, ele deve ser normal que nem um 307/308, essa faixa de frequencia ai nao é confiavel, pois 20 hz e dificil ele fazer...

No entanto, nao se apegue muito a isso, ele vai tocar bem, acredito que essa litragem de 18 litros, seje pra caixa selada...

Capriche na instalacao com cabos grossos e bateria, que tem tudo pra ficar legal...

Abraco...

Opa! Valeu pela resposta, vc tocou em 2 pontos importantíssimos, q eu tinha esquecido de abordar: Bateria e Cabos.

Os cabos vou pôr tudo de 6mm, a recomendação no manual da Alpine é de 5mm, então vou pôr 1 a mais de lambuja pra não ter galho. Não gostaria de ver meu carro pegando fogo.

Já a bateria, um amigo me recomendou aumentar pra 75Ah... meu carro tá com a bateria original, uma Moura de 48Ah. Não dá pro gasto mesmo? Existe algum lugar onde eu consiga ver qual é a amperagem necessária para a potência instalada? Ah, eu andei lendo que os amps PDX da Alpine, por serem digitais, exigem muito pouco da bateria... (Pensando com meus botões: vou ter MESMO q morrer com mais R$300 pra trocar a bateria?)

Valeu!!

PS - Tô curtindo o Forum

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Me desculpa mas acho que vou jogar um pouco de agua no seu chopp!!!

Vc tem um tem um bom CD (não é top, mas também não faz feio), vc tem um otimo amplificador, mas o sub.....

Não é que ele seja ruim, mas como vc mesmo citou ele é shalow-mount, ou seja, slim! É um sub que realmente ocupa pouco espaço e precisa de caixas bem pequenas, mas por outro lado vc perde muito nos graves. Não se impressione com as especificações de que tocaria de 20hz a 230hz, pois ele tem uma Fs de 36 (que é muito alta, e dificilmente os subs tocam bem abaixo de sua frequencia de ressonancia) e um Qts também muito alto. Por isso que vc não conseguiu referencias do sub, pois é um modelo muito pouco utilizado, por ser slim.

Optando por este tipo de modelo vc tem que ter ciencia que vc perderá qualidade e extensão de graves.

Este tipo de sub é só para realmente quem não tem espaço e quer um sub. E tem outra, não é que este modulo não tocaria seu sub, mas é sempre bom vc deixar uma sobra de potencia, portanto, se seu amplificador gera 300rms, o ideal seria um sub de no maximo 200rms (mas isso na teoria!).

Espero ter ajudado...

[]s

RUI

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Cara,

Vc tem um tem um bom CD (não é top, mas também não faz feio), vc tem um otimo amplificador, mas o sub.....

Não é que ele seja ruim, mas como vc mesmo citou ele é shalow-mount, ou seja, slim! É um sub que realmente ocupa pouco espaço e precisa de caixas bem pequenas, mas por outro lado vc perde muito nos graves. Não se impressione com as especificações de que tocaria de 20hz a 230hz, pois ele tem uma Fs de 36 (que é muito alta, e dificilmente os subs tocam bem abaixo de sua frequencia de ressonancia) e um Qts também muito alto. Por isso que vc não conseguiu referencias do sub, pois é um modelo muito pouco utilizado, por ser slim.

Optando por este tipo de modelo vc tem que ter ciencia que vc perderá qualidade e extensão de graves.

Este tipo de sub é só para realmente quem não tem espaço e quer um sub. E tem outra, não é que este modulo não tocaria seu sub, mas é sempre bom vc deixar uma sobra de potencia, portanto, se seu amplificador gera 300rms, o ideal seria um sub de no maximo 200rms (mas isso na teoria!).

Espero ter ajudado...

[]s

RUI

Falou tudo.. eu trocaria o sub por um nar de 180 rms e seria feliz, ficaria um otimo SET!

Agora apenas 6mm pra força, é isso mesmo?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Falou tudo.. eu trocaria o sub por um nar de 180 rms e seria feliz, ficaria um otimo SET!

Agora apenas 6mm pra força, é isso mesmo?

abraços

Todo mundo me chama de exagerado, mas se fosse eu colocaria cabos de 21mm, pois já estaria pronto para um up!!!

Mas de qualquer forma, na minha opinião, 6mm é pouco, mesmo sendo digital!

E quanto a bateria, o ideal é vc trocar mesmo, mas de inicio vai de boa, depois vc troca.

[]s

RUI

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Todo mundo me chama de exagerado, mas se fosse eu colocaria cabos de 21mm, pois já estaria pronto para um up!!!

Mas de qualquer forma, 6mm é pouco!!!

[]s

RUI

pois é cara, eu colocaria no MINIMO 16 mas o ideal era 21! sempre prefiro superdimensionar os cabos!

Compartilhar este post

Link para o post

Nao vai deixar o sub passando fome, o Alpine dá 300rms teoricos,na pratica pode considerar 400....

E o subwoofer é um shallow mount, normal usar apenas 19litros

Compartilhar este post

Link para o post
Nao vai deixar o sub passando fome, o Alpine dá 300rms teoricos,na pratica pode considerar 400....

sei lá, acredito que nao seja um roadstar mas só por ser alpine dá 100 rms a mais? ;~~

nunca tive contato com um amp de classe assim, alpine, mas acredito que nao seja assim!

sei lá

nunca duvidando do amigo, mas essa é minha opiniao!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao boto fé em Shallows Mount, eles sao pra quem realmente nao tem espaco, como em uma saveiro ou montana, Cabine simples e etc,nos outros casos nao há necessidade...

E outra, se vc ja comprou,faça simulacoes no winisd para realmente ver a litragem que mais vai casar com seu gosto.

Eu diria que o set tá muito bacana,dá pra brincar gostoso rs,mas o sub , só por ser shallow mount perde seu encanto..

E quanto aos cabos eu iria de 16mm ou 21mm de BOA qualidade.....

Compartilhar este post

Link para o post
sei lá, acredito que nao seja um roadstar mas só por ser alpine dá 100 rms a mais? ;~~

nunca tive contato com um amp de classe assim, alpine, mas acredito que nao seja assim!

sei lá

nunca duvidando do amigo, mas essa é minha opiniao!

Boto minha mão no fogo que dá mais que 300RMS se for ligado com bons cabos e com bateria suficiente. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Não é bem assim não, 300 são 300. E olha que estes 300rms já são em 14,4V. O que vc pode dizer é que nos alpine, as especificações são verdadeiras, portanto teremos realmente no mínimo 300rms, mas não chega perto de 400rms não!

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post
Cara,

Não é bem assim não, 300 são 300. E olha que estes 300rms já são em 14,4V. O que vc pode dizer é que nos alpine, as especificações são verdadeiras, portanto teremos realmente no mínimo 300rms, mas não chega perto de 400rms não!

[]s

RUI

exato, por isso disse aquilo ali em cima ;~

queria ter a chance de poder testar um AMP desses!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara,

[]s

RUI

Amigo,é perfeitamente normal, módulos desse porte, darem mais RMS do que indicam ter,segue um exemplo mais barato,está na pagina http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=108150

"MTX Thunder 421D 2 Ohms

Tensão de entrada=13,62v

Tensão de saída=28,5v

Potência total=406,125wrms @ 13,62v

Declarada pelo fabricante=300wrms @ 12,5v e 420wrms @ 14,4v

http://www.mtx.com/"

Aí tbm está declarada apenas 300RMS,mas em 14,4v está dando 420RMS.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo,é perfeitamente normal, módulos desse porte, darem mais RMS do que indicam ter,segue um exemplo mais barato,está na pagina http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=108150

"MTX Thunder 421D 2 Ohms

Tensão de entrada=13,62v

Tensão de saída=28,5v

Potência total=406,125wrms @ 13,62v

Declarada pelo fabricante=300wrms @ 12,5v e 420wrms @ 14,4v

http://www.mtx.com/"

Aí tbm está declarada apenas 300RMS,mas em 14,4v está dando 420RMS.

Tudo bem, de certa forma eu concordo com vc, o melhor exemplo disso são os Fosgate.

Mas neste caso reafirmo o que disse, os 300rms deste ampli já são em 14,4V e não em 12V ou 12,6V, portanto a diferença é bem menor neste caso, e não chegará perto de 400rms não!

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo bem, de certa forma eu concordo com vc, o melhor exemplo disso são os Fosgate.

Mas neste caso reafirmo o que disse, os 300rms deste ampli já são em 14,4V e não em 12V ou 12,6V, portanto a diferença é bem menor neste caso, e não chegará perto de 400rms não!

[]s

RUI

Nao interessa se tá em 14,4v ,ele vai passar dos 400rms,acho que precisamos de um teste para ver quemt a certo né????? :rolleyes: ,mas a intencao é somente ajudar o amigo,entao por isso deixemos o assunto de lado.

Amigao,vai na fé que seu sub nao vai passar fome,um abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Nao interessa se tá em 14,4v ,ele vai passar dos 400rms,acho que precisamos de um teste para ver quemt a certo né????? :rolleyes: ,mas a intencao é somente ajudar o amigo,entao por isso deixemos o assunto de lado.

Amigao,vai na fé que seu sub nao vai passar fome,um abs!

Como assim "Nao interessa se tá em 14,4v..."? :pirou:

Mas tudo bem, vamos deixar isso de lado, afinal o topico não tem nada a ver com isso....

Compartilhar este post

Link para o post
Cara,

Espero ter ajudado...

[]s

RUI

É, vc jogou uma água no meu chopp mesmo, e te digo q não foi o primeiro... tenho um amigo com experiência no assunto q me disse essas mesmas coisas, e eu tô realmente com a expectativa baixa qto ao sub. O que é ótimo, pois eu corro um sério risco de ter as expectativas superadas... (isso q é pensamento positivo, hein? [¨] ).

De qqr forma, eu tô mesmo pagando pra ver (literalmente, né?)... como eu disse antes, não achei ninguem falando especificamente sobre ESSE modelo, que é o top de linha da pioneer e é relativamente novo. É claro que depois q eu tiver instalado, vou postar aqui minhas impressões.

Obrigado pelos comentários e dicas!

Compartilhar este post

Link para o post
Como assim "Nao interessa se tá em 14,4v..."? :pirou:

Mas tudo bem, vamos deixar isso de lado, afinal o topico não tem nada a ver com isso....

Pô, tô achando bacana a discussão, esse lance de um amp dar mais rms q o declarado é novidade pra mim, fiquei até mais empolgado! Qdo instalar vou ver se consigo medir e posto aqui os results

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Tô tão curioso com esse sub q vou abrir um tópico novo específico sobre ele. Quero ver se encontro uma alma viva que tem ou já viu e ouviu o danado.

Falow!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana, é legal colocar a cara pra bater e testar.. ja montei alguns sets malucos que deixaram muita gente de boca aberta!

boa sorte na empreitada, espero review do comportamento do sub!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...