Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

leandronovy

Ajuda com Som

Recommended Posts

Postado em

Bom pessoal,

Tenho uma caixa selada com as seguintes medidas internas:

Base menor: 7.5 cm

Base maior: 39.5 cm

Altura: 38.5 cm

Largura: 77.5 cm

Pelos meus cálculos ela tem em torno de 70 litros.

Ela está parada aqui e gostaria de usá-lo no meu carro. Ela tem dois buracos para falantes de 10 polegadas.

Inicialmente pensei em usar um hinor star 2 que tenho aqui de 70 w rms e comprar mais um star light de 70 rms

e um módulo de 2 canais de 55w rms para empurrar a caixa.

Porém, estou vendo aqui no site da hinor que a litragem desses falantes para caixas seladas seria de 17 litros.

Gostaria que me ajudassem a pensar em algo para utilizar essa caixa.

Obrigado.

Postado em (editado)

Bom pessoal,

Estou pensando em comprar 2 bombers new edge de 10(sw10bd4) - 150 wms.

E compra o módulo MXR Amplificador B-4.90 4x90WRMS 2ohms.

Ligaria cada sub com as bobinas em série em cada bridge.

Estaria certo? Esses subs tocariam legal nesse módulo e com essa caixa?

Outra dúvida q tenho é, nos subs parece q a conexão é com rca mais a saída do módulo é amplificada...

Como faria para fazer a ligação?

Edit:

Pelo visto não dá, cada bobina é de 4 ohms, em série seria 8ohms...

Para esse módulo não daria para ligar...

Editado por leandronovy
Postado em

Viu, o que pretende fazer com esta caixa, usar no seu carro pra som interno??

Com 70 litros de volume interno vc pode colocar dois bons falantes de 12".

Quanto pretende gastar? Pq fuja destes falantes aí... e esse amp tb, é booster, sem qualidade, alto consumo de energia, pegue pelo menos um amp mosfet.

Passa mais detalhes do que pretende e a gente tenta ajudar.

Abs

Postado em

Gostaria de usar para o som interno msm. Para ter um grave bom.

E gostaria de aproveitar essa caixa. Quanto a grana não gostaria de gastar muito

no momento. Será que dá para fazer um projeto de baixo custo, tipo uns 400 reais?

Estava vendo falantes da audiobank, será que ficaria bom nessa caixa?

Postado em

Dificil conseguir bom amp e bons falantes com apenas 400,00.

E se vc mudar um pouquinho esta sua caixa, diminuindo o volume interno dela e usar apenas um falante de 12"??

Uma sugestão seria um SD400.1D e um Bomber Upgrade 12"

Diminuindo sua caixa para uns 50 litros internos ficaria bom hein.

Postado em

Fernando, ele disse que as medidas que postou no primeiro post lah é INTERNO, se realmente forem medidas internas então a caixa tem 70 litros sim.

Agora, se são medidas EXTERNAS, daí só da pra saber o volume interno se ele falar qual a espessura da madeira usada na caixa.

Postado em

Então amigao, vou dar minha sugestão, faria como nosso amigo Fabillrp comentou, optaria por reduzir o volume da sua caixa, e colocar um sub de 12", podendo ser o Bomber Upgrade, Pioneer 308, Protech Light e um módulo mosfet ou digital para tocar o mesmo.

O resultado seria bem melhor que ficar comprando esses subzinhos de 10 ligados em módulo booster

Numa conta rápida um Pioneer 308 você consegue por R$200 reais novo, um SD400 você consegue um usadinho por uns R$280, gastando um pouquinho na instalação e refazendo sua caixa acho que vai uns R$150, e você teria um bom som.

Está dada a sugestão, qualquer coisa só postar

Postado em (editado)

Blz pessoal. Vou fazer o que recomendam.

Uma pergunda é tem algum site que venda o SD400? E teria de pegar o pioneer d2 ou d4?

Edit:

Bom parece que um colega meu está vendendo subs protech. Se eu pegar um light de 10 + uma sd400 e fazer duas câmaras de + ou - 35 l na caixa, ficaria bom?

Para empurrar 2 protech's de 10, teria que usar qual módulo?

Editado por leandronovy
Postado em

Para uma caixa de 70 litros pode usar:

2 NAR 10SW2

70 litros - duto 3"x 20 cm - sintonizada em 38 Hz

resposta

30 Hz - 89,2 dB

40 Hz - 94,7 dB

50 Hz - 97,9 dB

60 Hz - 99,1 dB

80 Hz - 98,9 dB

100 Hz - 98,3 dB

120 Hz - 97,9 dB

ou

2 NAR 10SW3

70 litros - duto 3"x 15 cm - sintonizada em 40 Hz

resposta

30 Hz - 92,3 dB

40 Hz - 97,4dB

50 Hz - 98,9 dB

60 Hz - 99,4 dB

80 Hz - 99,8 dB

100 Hz - 100,0 dB

120 Hz - 100,1 dB

Postado em
Blz pessoal. Vou fazer o que recomendam.

Uma pergunda é tem algum site que venda o SD400? E teria de pegar o pioneer d2 ou d4?

Edit:

Bom parece que um colega meu está vendendo subs protech. Se eu pegar um light de 10 + uma sd400 e fazer duas câmaras de + ou - 35 l na caixa, ficaria bom?

Para empurrar 2 protech's de 10, teria que usar qual módulo?

Até um tempo atrás eu usava 2 Light de 15" no Corzus HT600 amigao, e te digo que tocava bem, mas faltava potência para alimentar os subs como deveria...

Um Light de 15" no Corzus HT600, tocava super bem, agora dois, se tivesse mais módulo tocaria bem melhor

Pra você indicaria algum xing ling da vida amigao, já que tem ótimo custo beneficio, tipo Roadstar 1200D, Booster 1500D, Explosound 6000D, ou então entre os nacionais, iria de Taramps T800, ou o próprio Corzus HT600, o SD400 vai ser pouco para 2 Lights

Acho que em relação a custos amigao, fica mais acessível você usar um sub só... menas potência exige menos módulo, menos gastos com cabeamento, além de exigir menas bateria né... tem que pensar em tudo isso

Postado em
Tenho uma bateria de 60A, deveria usar qual porta fusível? 30A ou 60 A?

O fusível é proporcional ao consumo do seu(s) amp(s), e não à sua bateria.

Primeiro escolha os equipamentos (falantes e amps) pra depois, dependendo do amp determinar fiação e fusível.

Postado em (editado)

Bom pessoal,

Acabei comprando dois Subs de 10' sw10d(120 rms @ 2x4ohms) da audiobank e um amplificador x4-k5 mxr novos, por um preço mais em conta.

Bom gostaria de saber o seguinte, os subs são bobina dupla de 4 ohms, posso ligá-las em paralelo em cada canal desse ampli, ou seria melhor ligá-los na bridge a 4 ohms?

E gostaria de ligar um par de triaxiais(50 rms @ 4ohms) sony que estão na frente do carro(posteriormente trocarei por um kit 2 vias) no outro canal.

Qual seria a dimensão do fusível?

Outra coisa, o ampli tem 4 canais (2 entradas RCA) e meu som tem 3 pares(front, rear, sub), como faria a ligação com o ampli?

Obrigado!

Edit:

Outra dúvida é quanto ao ganho no ampli, pelo que vi na ficha dele o ganho varia de 200 mV a 3 V.

E o pioneer 5180 UB tem saída de 4 v.

O ganho teria que ficar no mínimo e eu não poderia passar de 75% do volume certo?

Editado por leandronovy
Postado em

Bom pessoal,

Como disse instalei a módulo mxr X4K5 mais os subs audiobank sw10d.

Gostei do resultado, bons graves dentro do carro.

O único problema que surgiu foi que hj pela manhã quando liguei o carro, um barulho estranho estava saindo pelos falantes antes mesmo de ligar o som.

Gostaria de saber o que pode ser isso, parece com o barulho de injeção, porém fica constante.

Passei os cabos RCA de um lado do carro e os de força por outro.

O mais estranho é que assim que cheguei no serviço, desliguei o carro e liguei de novo o barulho não se repetiu.

Alguma idéia?

Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...