Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
douglas_tome

Escolhendo Tweeter! Sugestões??

Recommended Posts

Aqui um link do Projeto: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=138166

Então pessoal, estou escolhendo algum outro tweeter para testar contra os alpine ring radiator derivados do Vifa XT19 que tenho aqui.

Quero experimentar um tweeter soft dome desta vez, embora não tenha certeza se é o meu gosto. Quanto a isso espero ouvir bastante tweeters no campeonato de SP hehehe.

O mid que eles devem acompanhar é o Scan-Speak Revelator

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=8616

Tenho aqui algumas opções:

Peerless HDS 8ohms

Esse aqui são iguais aos Scan-Speak Discovery D2608/9130.

Pelo que li um tweeter bem leve e com boa sensibilidade, 93db 2.83V/1m

FS 700Hz e corte sugerido por volta de 1,4khz.

http://www.tymphany.com/datasheet/printview.php?id=170

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1744

Morel MDT29

Existem as versões 8 / 4 ohms.

FS: 1000 / 900 Hz

Sensibilidade 89 / 92 dB 1W / 1m

Espero que quem já ouviu possa comentar sobre ele no tópico, apesar de que há muito tempo atrás li comentários do Arisa que vou procurar e posto o link.

http://www.madisound.com/catalog/product_i...products_id=567

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=8609

SEAS Prestige 27TDFC (H1189)

6 ohms

FS 500 Hz

Faixa de Resposta 1500 - 25000 Hz

Sensibilidade 90 dB 2,83V / 1m

http://www.madisound.com/catalog/product_i...products_id=792

Vifa XT25TG30-04

4 ohms

FS 530 Hz

Sensibilidade 91,1 dB 2,83V / 1m

http://www.tymphany.com/datasheet/pdf/XT25TG30-04.pdf

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1181

Agora o Piccolo

23112009016.th.jpg23112009017.th.jpg

hand26:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

É isso aí por enquanto, gostaria principalmente de comentários sobre o HDS que apareceu um par com ótimo preço.

Valeu!!!

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto de todos os tweeters que voce sugeriu, exceto pelo piccolo.

O Morel 29 tive por muito tempo no carro e dava um agudo excelente. Melhor que o seas, no carro. Em casa a coisa mudava, o seas era mais correto e melhor no bottom end. O top end do morel eh dificil de bater, mas tem que estar on-axis.

O peerless eh outro tweeter otimo. Um pouco mais marcado que os outros descritos acima, mas eh agradavel de se escutar, mesmo assim.

Eu colocaria na jogada o Vifa XT25-G30. O plate eh igual, mas ele eh ring radiator como o seu xt-19. Eh um tweeter que pode acompanhar melhor o seu scanspeak.

Nao lembro que amp voce vai usar, mas procure um com dinamica e transparencia, para mostrar todo o potencial dos seus falantes.

abs

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post

To com o H1189 instalado no carro. No momento, estou gostando muito, mas tem um porém

-tamanho dele. Grande, possivelmente terá dificuldade para fazer o direcionamento. No caso, você não conseguirá colocar o mais longe possivel dos seus ouvidos pela inclinação do vidro. No caso do meu 206, fica dificil pois o angulo do vidro com o painel eh pequeno.

De resto vale o teste. Vamos ver se consigo deixar acertadinho e você ouve no campeonato.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cyro

Eu realmente nem estava considerando esses tweeters, mas vou pensar aqui. A coluna do corolla é bem larga, acho que não vou ter problemas para acomodar um tweeter com um plate maior. O outro lado da minha escolha é que o tweeter que pode ir para o home se não ficar bom no carro, tenho um Sony aqui e o tweeter é horroroso. Por isso to tendendo a um residencial por agora.

Enquanto fui digitando aqui fui pensando, eu já tava animado mesmo a partir pra casa dos 200 dolares mas vou ficar na dos 100 mesmo por enquanto hehehe. Se eu não gostar depois posso tentar um outro.

Fábio

Legal, tem alguma foto do morel instalado no 307?

Bem esclarecedor seu post cara, principalmente quanto ao SEAS, havia colocado ele na disputa imaginando que aqui no fórum o pessoal conhece bem.

Top end seria o mesmo que dizer que o Morel sobe bem? Alias, procurei no google aqui diferença entre bottom end e top end mas não compreendi, dá uma ajudinha.

Pois é, então a resposta do Peerless é compatível com o gráfico, a resposta é ascendente. Coisa estranha,

http://www.customanalogue.com/elsinore/els...udio/HDS_FR.gif

Não que isso seja ruim, talvez por isso ele se enquadre mais no meu gosto musical ou costume mesmo. Até hoje me acostumei a ouvir TN52 e TW do QSD, então acostumado com os mal criados rsrs.

O XT25, porque acha que ele acompanharia melhor o mid??

O amplificaodor é um Zapco DC Reference, um enigma. Vamos ver quando chegar daqui a varios meses rsrss.

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post
To com o H1189 instalado no carro. No momento, estou gostando muito, mas tem um porém

-tamanho dele. Grande, possivelmente terá dificuldade para fazer o direcionamento. No caso, você não conseguirá colocar o mais longe possivel dos seus ouvidos pela inclinação do vidro. No caso do meu 206, fica dificil pois o angulo do vidro com o painel eh pequeno.

De resto vale o teste. Vamos ver se consigo deixar acertadinho e você ouve no campeonato.

Abraços

Pois então Gutows, quero ouvir mesmo!!

O tamanho dele ainda não tenho certeza para acomodar lá, mas aqui vai uma foto do painel para ilustrar.

Foto de painel do corolla que peguei na net.

http://www.motivemagazine.com/emAlbum/albu...orolla_S_13.jpg

Valeu!!

Ah, e o Piccolo?? Não gostaram??

Já tenho ele há mais de um ano mas só fui me tocar hoje quando fui esquentar um prato de comida rsrsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Top end é justamente o que diz, a resposta do twt nas frequências mais altas (próximas dos 20kHz) e bottom end, nas mais baixas (próximas do fs do twt).

Pelos reviews eu acredito que o vifa xt25 é a melhor aposta, e não é um twt muito caro. Só há a recomendação de cortá-lo em 2,5kHz que pode te desistimular. Outro que dizem ser bom é o SB Acoustics SB29RDC, parecido com o vifa, mas que desce melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

+1 pro que o offtime falou. Exceto a recomendacao do outro tweeter, que eu nao conheco... :(

Morel 29:

011112ejpg.jpg

01872ejpg.jpg

01542ejpg.jpg

Editado por Fabio Arisa

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo uma coluna assim ate da vontade de arriscar num residencial

ficou mto bacana fabio!

Eu compraria o H1189

bem comercial, fica legal numa book e acho que no carro tbm

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Já escutei os 3.

O XT25 toca melhor que os 3 por larga margem.

Porém é um falante mais transparente. Se o sistema não ajudar, o desempenho vai ser decepcionante.

Uma opção menos arriscada é o Morel. Apesar de não passar nem perto do refinamento(tonal, ataque, decay, dinâmica, bottom e top end...) do Vifa, é meio que garantia de águdo com bastante presença, já que o som é marcado pra caramba, como todo Morel.

O Seas é um bom tweeter. Mas deve-se tomar cuidado, pois ele tende a soar meio apagado, principalmente se comparado ao Morel.

O HDS é um meio termo entre Seas e Morel.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post
Top end é justamente o que diz, a resposta do twt nas frequências mais altas (próximas dos 20kHz) e bottom end, nas mais baixas (próximas do fs do twt).

Pelos reviews eu acredito que o vifa xt25 é a melhor aposta, e não é um twt muito caro. Só há a recomendação de cortá-lo em 2,5kHz que pode te desistimular. Outro que dizem ser bom é o SB Acoustics SB29RDC, parecido com o vifa, mas que desce melhor.

Tá certo, to pesquisando sobre esses Vifa desde ontem aqui mas não encontrei um review bom. Achei no DIYMA sobre outros modelos do XT25 mas não o XT25TG30-04 especificamente.

Mas achei um tópico interessante nesse fórum sobre uma caixa residencial com o Revelator e o Vifa, tem até o projeto do crossover passivo, muito bom memo.

http://www.diyaudio.com/forums/multi-way/5...8w-4531g00.html

Aqui um projeto sugerindo a troca do tweeter scanspeak pelo vifa.

http://www.audiokit.it/ITAENG/KitDiffusori...timo/Ultimo.htm

Isso já mostra que realmente o tw combina com o mid e já foi testado. Só uma colocação, já peguei um ring radiator e estava pensando em pegar o Peerless HDS pela oportunidade que apareceu e para experimentar um tipo diferente de tweeeter.

Então até agora o que pretendo testar no meu sistema é Alpine SPX vs Peerless HDS vs Vifa XT25G30

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente animal a coluna.

Me diga uma coisa, como ficava o palco com os twts dessa forma? Eu não consigo ter certeza pela foto mas tá uns 15o off pra fora cada twt? Talvez no começo do ano eu coloque os B&G e queria fazer algo parecido, com o da esquerda bem paralelo com o vidro e o da direita direcionado uns 15o off tb.

EDIT:

ZD5

É uma caixa que usa um scanspeak de 5,5" e o twt vifa xt25. Tem uns pontos interessantes sobre o cross do twt.

Comparativo de tweeters com curvas de resposta

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post
Vendo uma coluna assim ate da vontade de arriscar num residencial

ficou mto bacana fabio!

Eu compraria o H1189

bem comercial, fica legal numa book e acho que no carro tbm

Linda a coluna mesmo, Fabio ainda além de ajudar na escolha do tw me deu idéia de uma coluna para copiar rsrsrs.

Até agora o SEAS é o que menos está me interessando mas também o que menos me preocupa pois espero poder ouvi-lo no campeonato em SP né Gutows.

Compartilhar este post

Link para o post
Já escutei os 3.

O XT25 toca melhor que os 3 por larga margem.

Porém é um falante mais transparente. Se o sistema não ajudar, o desempenho vai ser decepcionante.

Uma opção menos arriscada é o Morel. Apesar de não passar nem perto do refinamento(tonal, ataque, decay, dinâmica, bottom e top end...) do Vifa, é meio que garantia de águdo com bastante presença, já que o som é marcado pra caramba, como todo Morel.

O Seas é um bom tweeter. Mas deve-se tomar cuidado, pois ele tende a soar meio apagado, principalmente se comparado ao Morel.

O HDS é um meio termo entre Seas e Morel.

Hum, então existe uma boa margem aí mesmo hein. Quanto ao resto dos equipamentos infelizmente ainda não os ouvi. Mas os gringos relatam bom casamento entre Denford e Zapco, os cabos serão belden. Mas de qualquer maneira não é um projeto fechado até que eu tenha testado tudo, sendo assim vale a pena mesmo pegar o Vifa para testar aqui, se o sistema não ajudar posso testar outra coisa. Por exemplo o 7892 e o ARC fazendo o cross passivo.

Se o Seas é o mais apagado dentre esses talvez não me agrade muito.

Meus palpites já estão mudando aqui então rsrsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Respostas que deixei passar pelo topic:

O XT25, porque acha que ele acompanharia melhor o mid??

- porque ele eh o mais high resolution dos 3, e tem bastante velocidade e transparencia, como o mid scanspeak.

O Crasher tem uma vasta experiencia com esses tweeters, eu ja ouvi por pouco tempo junto com ele, algumas vezes, entao sei do que ele esta falando, e concordo.

OFFTIME

Me diga uma coisa, como ficava o palco com os twts dessa forma? Eu não consigo ter certeza pela foto mas tá uns 15o off pra fora cada twt?

- A foto esta um lixo, eu sei heheh. Ate tinha uma melhor aqui no forum, mas nao sei onde esta, o moti que tirou com a camera top dele.... Os falantes estao rigorosamente on-axis, esquerda na orelha esquerda do motorista, direita na orelha direita.

Separacao de canais era muito boa no meu sistema (merito do amp, o pyramid com cross ativo, e o DRZ), entao a imagem era bem convincente. O palco era largo e alto(correto), nao tao profundo como eu gostaria, isso pq nao tem milagre com o falante grudado na coluna...

Mas vale dizer que o tweeter morel tocou de maneira fantastica com o corte fixo do amp do Marcelo Diana, que eu usei por um tempinho. Era um agudo que eu nunca tinha ouvido no carro (depois ouvi o utopia Be e tocava mais).

O meu sistema nunca chegou a ser acertado propriamente, eu estava em fase de acerto e montagem do porta-malas quando surgiu a minha viagem. Dai deixei o carro com o meu irmao, e arranquei o som.

DOUGLAS TOME

Linda a coluna mesmo, Fabio ainda além de ajudar na escolha do tw me deu idéia de uma coluna para copiar rsrsrs.

- Obrigado, mas toda a obra foi do Leandro Paganini. Foi um trabalho e tanto, viu. As tecnicas que ele usa para ficar assim sao impressionantes. Boa sorte para fazer parecido!

Compartilhar este post

Link para o post

Só sobre o posicionamento dos tweeters.

O peerless pode ser usado off-axis???? Vendo aquela curva que postei acima ali me pareceu me pareceu possível, ja testou Crasher??

Só vou esperar minha fatura de cartão chegar e para ver o valor certinho e depois compro no mínimo o Vifa.

Vlw pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
O peerless pode ser usado off-axis???? Vendo aquela curva que postei acima ali me pareceu me pareceu possível, ja testou Crasher??

Não faço a menor idéia do comportamento do falante nesse tipo de montagem.

Mas, apenas a titulo de curiosidade, por que vc quer usar o tw off-axis?

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntei mais a título de curiosidade mesmo rsrs, mas sério, eu estava pensando em montar cruzando no meio ou 30 graus.

Testando aqui achei que foi um tipo de som que me agradou mais não sei explicar bem, tenho interesse também em testar as variações obtidas no palco com a mudança de direcionamento.

Mas sabendo que isso também varia com o tweeter vamos ver o que vai dar.

Agora sobre algo mais distante. Vocês acham válido quanto ao custo benefício usar um tweeter melhor, nesse caso mais caro também dentro do carro tendo em vista as limitações e perdas do ambiente??

Por exemplo o Sacn-Speak 6600

http://www.madisound.com/catalog/product_i...roducts_id=1738

Enfim, até onde vale a penar ir com essa doidera? rsrsrs

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vai do quanto isso vai doer no SEU BOLSO!!! Hehehe

Valer a pena pagar 5x mais nesse twt com certeza não vale, as recompensas são sempre decrescentes. Mas se vc só se contenta com o melhor e tem grana pra isso vai lá! Só tb, se fosse pra gastar uma baba, iria direto no revelator de ring radiator e não ficaria no meio do caminho... pra mim é 8 ou 80, ou vou pro custo benefício (vifa ou sb acoustics) ou vou direto pro melhor e sussego logo.

EDIT: só pra somar, vc tirando o twt do on-axis tb começa a perder resposta no top end, em alguns twts isso é quase imperceptível, mas em outros a queda é brusca. No meu carro por exemplo está direcionado pro centro do carro e eu percebo claramente a queda no final da resposta (outras coisas estão boas como altura e largura do palco, mas enfim, é a história do cobertor curto, puxa de um lado descobre o outro).

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

se quer gastar mais vai no scan speak revelator 7000. Se bem que pensando bem a vantagem dele pro vifa XT esta mais na parte da satisfacao pessoal que no audio. Digo, nao vale 9x mais pela performance.

Eu acabei indo no revelator 7000 para fazer par com esse mesmo mid seu, e nao me arrependo. Acho que para bater esse set so o focal utopia Be, mas 1-eh muito mais caro e 2-a eletronica tem que estar la em cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Huehuehueheu..... isso foi só para algo que um dia possa ocorrer, por agora vou no custo benefício.

E agora você me lembrou do SB Acoustics, ja chegou a ouvi-los??

Ou então me manda um link com um review ou algo do tipo.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

O XT é um tw muuuuuito dificil de se acertar, o twin dele é um caso a parte, bom a transparencia chega a ser analítica, pra carro apresenta pouca profundidade de palco.

O Morel é um tw q apresenta alguma coloração, mas a musicalidade dele é algo indescritível, sou fã de carteirinha e pra mim o piccolo é fodastico.

Hiquphon e DLS entraria fácil na lista

Compartilhar este post

Link para o post
O XT é um tw muuuuuito dificil de se acertar, o twin dele é um caso a parte, bom a transparencia chega a ser analítica, pra carro apresenta pouca profundidade de palco.

O Morel é um tw q apresenta alguma coloração, mas a musicalidade dele é algo indescritível, sou fã de carteirinha e pra mim o piccolo é fodastico.

Hiquphon e DLS entraria fácil na lista

Esse dls entraria na briga?

http://cgi.ebay.com/NEW-DLS-SCANDANAVIA-1-...=item20ae3f76d3

vlwss

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...