Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edjaemca

Filtro Subsonico

Recommended Posts

Pessoal, minha SD foi embora, queimou, e to afim de pegar uma Stetson 2k5 de 2500 W RMS, porem ela nao tem filtro subsonico, vai de 20Hz a 15 Khz full range.

Tenho um par de tornado de 1100 W RMS pra ser tocado com ela, sera q sem o filtro subsonico correria o risco de queimar os falantes por excesso de excursão dos mesmos?

Meu player é um DVD JVC AVX33, nao tem subsonico nele, apenas crossover 7 bandas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc usa crossolver ?

Ex:stetsom stx 84

Compartilhar este post

Link para o post

Nao uso, somente o player mesmo e cortes com capacitores em drivers e tweeters e os Subs eram regulados na propria SD2300, dae a pergunta se sem ter a Stetsom um subsonico, causaria algum dano aos Tornados.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao seria muito bom nao.

Porque vc nao compra um crossolver ? Assim vc ja teria os cortes melhores e mais precisos para as cornetas e ainda usaria o subsonico.

Compartilhar este post

Link para o post
Nao seria muito bom nao.

Porque vc nao compra um crossolver ? Assim vc ja teria os cortes melhores e mais precisos para as cornetas e ainda usaria o subsonico.

Estou pensando nisso, os cortes, tenho apenas drivers e ST, fora os tornados, nos tornados algo como subsonico em 30 Hz e LPF em 250 Hz estaria bom?

E nos drivers, coisa de 900 Hz pra cima pode? Ae tiraria os capacitores das cornetas ou deixo eles la? Nos ST deixo eles, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

pode usar o subsonico nos tornados em 40 ou 50hz e o LP por volta dos 250hz mesmo.

Os drives com corte em 900hz no cross não precisa usar capacitor (experiencia propria...fica mto bom). Os st precisa continuar com capacitor.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem subsonico para os Tornados acho meio arriscado em amigao

Iria na indicação do Vxice, comprar um crossover, por exemplo um Stetsom mesmo, que vai te ajudar no set inteiro, não só na parte dos graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo meu tem 2 Tornados numa 2k5, com um set muito parecido com o seu...

Sem o cross realmente excursiona muito, mas tem um problema, dependendo do cross, o Low pass do sub fica muito baxo a acaba ficando um buraco muito grande entre a corneta e os Tornados.

Caso consiga cortar eles mais altos em low pass, tudo bem, pelo menos eles vão subir até onde der...

Um cross 3 vias pode resolver ...

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo meu tem 2 Tornados numa 2k5, com um set muito parecido com o seu...

Sem o cross realmente excursiona muito, mas tem um problema, dependendo do cross, o Low pass do sub fica muito baxo a acaba ficando um buraco muito grande entre a corneta e os Tornados.

Caso consiga cortar eles mais altos em low pass, tudo bem, pelo menos eles vão subir até onde der...

Um cross 3 vias pode resolver ...

Esse Stetsom STX84 seria uma boa opção? Ele cortaria em Subsonico 40 Hz e LP em 250 Hz, e as cornetas começariam em 900 Hz, esse espaço seria muito grande?

Compartilhar este post

Link para o post

seria não, é hehehe

coloca 2 mg de 10" pra fazer a função de 250hz até 900hz

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Esse Stetsom STX84 seria uma boa opção? Ele cortaria em Subsonico 40 Hz e LP em 250 Hz, e as cornetas começariam em 900 Hz, esse espaço seria muito grande?

nao da pra vc mais pra frente.. adicionar uns Medio grave pra cobrir talvez essa falta? seilah.. pode ser uma ideia!

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de medio grave, o q acompanharia esse sistema legal? Um par de PW3 de 10 polegadas? Ou deixar os tornados sem o corte LP, e deixar eles subirem até onde aguentarem ou assim estaria perdendo potencia de sub deles?

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza era melhor botar o par de PW3 de 10" ;)

Ficaria muito bom dessa maneira, daí você efetuaria os cortes no crossover para os Tornados, os 10PW3 e os drivers.

Compartilhar este post

Link para o post

ja testei o 2k5d no meu p3 sem o subsonico, o sub embolava bastante e nao acompanhava as batidas rapidas de rock o suficiente, pois montei em dutada, porem instalei o STX62 que ja me resolveu o problema 100% nao embola mais e esta com as batidas rapidas tambem. ok? isso com o corte somente em 30hz... um simples detalhe que faz a diferença no sub viu!

Compartilhar este post

Link para o post

eh como falaram ae em cima... n liga os Tornados sem cortes nao...

Compartilhar este post

Link para o post
'edjaemca'

Pessoal, minha SD foi embora, queimou, e to afim de pegar uma Stetson 2k5 de 2500 W RMS, porem ela nao tem filtro subsonico, vai de 20Hz a 15 Khz full range.

Tenho um par de tornado de 1100 W RMS pra ser tocado com ela, sera q sem o filtro subsonico correria o risco de queimar os falantes por excesso de excursão dos mesmos?

Meu player é um DVD JVC AVX33, nao tem subsonico nele, apenas crossover 7 bandas.

Abraços.

O Sub Sônico é extremamente necessário !!!

Os Alto Falantes para Trio tem uma faixa de aproveitamento que é composta das frequências que ele consegue responder plenamente ex:

Vamos supor que seus Tornados tenham como faixa de aproveitamento de 40Hz ~ 250Hz, abaixo de 40Hz vai servir apenas para deslocar demasiadamente o reparo do Alto Falante e/ou aquecer a bobina, acima de 250Hz como ele não consegue responder plenamente vai distorcer !!!

sendo assim o ideal para que os Alto falantes durem mais é usar no mínimo o Sub Sônico !!!

Boa Sorte !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post

Sera que posso usar o corte do crossover stx 80 em 40hz do subsonico para 2 Bruthus 1600 sem problema ?...pois pretendo tirar aquele gravao forte.

aguardo experiencia ed vcs!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...